Rádio perdendo sinal com menos de 1 quarteirão

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Rádio perdendo sinal com menos de 1 quarteirão

Mensagem por Gabriel Velloso »

Tenho um rádio HK t6a v2, ele está perdendo sinal muito fácil, coisa de menos 1 quarteirão, sem obstáculo, nem árvores, nem nada. Eu sei que ele não é lá essas coisas, mas assim está demais! O maior problema é que isso é intermitente, no mesmo voo eu fui bem longe, e ao fazer a curva para começar a voltar, o avião ficava completamente maluco, girando no sentido de rotação do motor, não sendo problema nos servos, esc, nem motor, já que no outro avião aconteceu o mesmo. Não sei o que pode ser isso, estraçalhei um aeromodelo por causa disso, e caí com outro (sem maiores danos, pois o sinal voltou), sempre usando o mesmo rádio e receptor (só tenho um mesmo para 2 aviões). Acredito não ser interferência, pois uso ele em um sítio, sem antenas de rádio por perto, e nem outros aeromodelos.
Não sei se ajuda, mas tenho um V911, que com bem menos potência, chegou no mesmo local que o avião caiu, saindo de um ponto um pouco mais longe.
A bateria estava carregada, uso uma adaptação de uma lipo 3S de 2200mAh.

Alguém teria alguma ideia do que pode ser esse problema?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Rádio perdendo sinal com menos de 1 quarteirão

Mensagem por John-Henrique »

Tenho a versão HK T4A V2 (quase igual este teu), raramente uso ele, mas não me lembro de ter tido problemas.

Coisas para você verificar:
  1. Verifique o alcance: Ligue o rádio e o receptor, peça para um amigo teu ficar movendo o stick do rádio, e você sai caminhando com o avião até perder o sinal, dai você caminha pra outros lados pra ver qual o radio de alcance...
  2. Verifique os fios: Confira se os no aeromodelo estão bem soldados, se não há mal contato nas conexões entre a bateria e o ESC e entre o ESC e receptor, pode ser que os fios estejam 'desconectando' dependendo do movimento do aeromodelo
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: Rádio perdendo sinal com menos de 1 quarteirão

Mensagem por franciscotargino »

100% de chance de ser a antena do tx ou rx,se lenhou aeromodelo com o receptor dele verificar a antena do mesmo
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Rádio perdendo sinal com menos de 1 quarteirão

Mensagem por LaercioLMB »

Adaptação?
Que adaptação é essa e como você a fez?
Receptores e servos tem limite de tensão de alimentação.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Rádio perdendo sinal com menos de 1 quarteirão

Mensagem por John-Henrique »

LaercioLMB escreveu:Adaptação? Que adaptação é essa e como você a fez?

Ele deve se referir a soldar um cabo para conectar a bateria e deixar de usar pilhas como fonte de alimentação do rádio. Estes modelos usam 8 AAA de 1.5V.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Rádio perdendo sinal com menos de 1 quarteirão

Mensagem por Gabriel Velloso »

Isso mesmo John, no lugar das 10 pilhas que não duram 3 dias.
Chequei tudo, e tudo certo, o problema é que acontece nos 2 aeromodelos q tenho usando o mesmo receptor, então acho dificil ser problema de esc ou mau contato. Realmente não entendo. Pode ser algum tipo de bindagem em um canal de baixa potencia? Já vi que isso acontece em alguns rádios.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Rádio perdendo sinal com menos de 1 quarteirão

Mensagem por John-Henrique »

Realmente rádios com pilhas são um s@co. Você terá que fazer uns testes com o receptor (como expliquei antes) isto vai permitir saber se o problema não está nele, depois faça um teste com outra eletrônica, isto vai permitir saber se o problema não está numa parte da alimentação.

Uma coisa que não levei em consideração, você não falou sobre a eletrônica, qual motor, qual bateria e qual ESC. Pode ser também um problema de deficiência de alimentação, o conjunto consome mais do que a bateria fornece ou pode ser alguma configuração no teu ESC que desliga caso a tensão esteja baixa, não sei se isso desliga o BEC também, se desliga o SERVO fica travado.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Rádio perdendo sinal com menos de 1 quarteirão

Mensagem por LaercioLMB »

Outro detalhe importante, o posicionamento da antena dentro do modelos.
A maioria ignora completamente que antena tem que ter boa posição dentro de um aeromodelo e colocando de qualquer jeito, até uma bateria LIPO pode servir de blindagem de sinal entre o rádio e o receptor.

Tire uma foto de como está a eletrônica dentro do seu aeromodelo e poste aqui para a gente ver, pois a maioria das vezes é somente o ninho de fios o problema.
Fios tem que estarem organizados e bem distribuídos dentro do modelo para evitar que interfiram no sinal entre o rádio e o receptor.
No tempo dos FM isso não era problema, agora é.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Rádio perdendo sinal com menos de 1 quarteirão

Mensagem por Gabriel Velloso »

Certo, parece que uma parte do problema eu descobri. Eu usava a antena com a ponta apontada para o avião, mas nesse dia que ele caiu eu estava com ela de lado, paralela ao chão. Quanto a eletrônica:
No avião pequeno-> Bateria 3S 2200mAh 35C Zippy; esc 18A(ching ling); motor emaxx 2822 (hélice 8x6, sei que é fraca); servos 9g (2 na asa, leme e aileron);
No avião maior-> A mesma bateria de 2200mAh 3S 35C Zippy; ESC 30A Hobbyking; motor d2826-10 (1400kv) (hélice 8x6); servos 9g da hobbyking;
Nos dois eu compartilhava o mesmo receptor e rádio, HK T6A V2 (rádio), HK Tr6A V2 (receptor).

Vale dizer que esse pequeno que caiu enlouqueceu totalmente, começou girar no próprio eixo (em torno da fuselagem), não certinho, mas indo de pouco em pouco, e quanto mais em tentava fazer ele girar ao contrário mais aleatório ele ficava, dando uns trancos pra lá e pra cá. Os servos estão bons, mesmo com teste de esforço, nenhuma engrenagem quebrada nem nada.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Rádio perdendo sinal com menos de 1 quarteirão

Mensagem por John-Henrique »

Dificilmente alguém vai conseguir te ajudar a descobrir o que houve neste 'acidente', não temos o vídeo e não vimos como ocorreu mas, pode ser também uma lincagem com defeito, digamos que um aileron perdeu a lincagem, dai ele iria se movimentar de acordo com a força do ar sobre ele e o outro lado não, isso causaria um comportamento muito estranho como o que você disse, ele girava para um lado e tentando parar o giro você fazia ele dar uma 'freada' (mudar o curso do aileron faz perder velocidade) e posteriormente girar ao contrário, enfim, são teorias e não há como comprovar.

Mas o problema se não me engano seria a questão do alcance, até agora você não disse se fez o teste ou não.
Responder