É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 316
Registrado em: 03 Dez 2015 20:39
Localização: Rio de Janeiro -RJ

É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor Gabriel Velloso » 26 Fev 2017 18:38

Tenho uma lipo da Zippy, 3S 25C 2200mAh, e usei pela terceira vez em um cessna, que voou 32 minutos aproximadamente nos 3 voos, cada voo em um dia, carregando em 0,7C. Hoje percebi que ela está um pouco inchada, bem pouco mesmo, coisa que não era antes.
Esse pequeno inchaço nos primeiros voos é normal?
Ainda tentando voar a 1km/h

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13116
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor LaercioLMB » 26 Fev 2017 19:53

Qual é o consumo do aeromodelo?
Outra coisa é que baterias xing ling nem sempre cumprem o que prometem.
Baterias 25C na maioria das vezes suportam no máximo 20C e as 20C, no máximo 15C e assim por diante, pois a qualidade delas é baixa.
Tem baterias que suportam o que dizem? Tem, mas são poucas já que a qualidade vai somente da sorte mesmo e não da fabricação delas.
2200 x 25 = 55000 mA (55 A)
2200 x 20 = 44000 mA (44 A)
Se o consumo total do seu equipamento chega perto disso, é norma sim a bateria inchar devido ao aquecimento na descarga.
Não conte com somente o consumo do motor, pois tem mais o receptor, ESC e servos consumindo e servos na maioria das vezes já consomem muito. 4 servos com 750 mA cada - 4 x 750 = 3000 mA (3 A).
Aceleradas muito rápidas aumentam muito o consumo, pois o motor força muito ao ser acelerado no máximo bruscamente, ainda mais se estiver usando uma hélice SF.
Tudo isso conta no consumo e uma bateria pode sim inchar se estiver trabalhando no limite e for uma xing ling.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 316
Registrado em: 03 Dez 2015 20:39
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor Gabriel Velloso » 26 Fev 2017 20:03

Acredito que não esteja acima do limite, visto que o motor é de 21A, usa 4 servos um pouco maiores que o 9g. Dura mais de meia hora de voo, então o "consumo médio" da perto de 4,4A, desço assim que o lipo buzzer apita com 3,5v por célula.
Ainda tentando voar a 1km/h

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13116
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor LaercioLMB » 27 Fev 2017 09:51

Não falei acima do limite, falei próximo ao limite e o limite dessas baterias não se pode ter como o máximo que elas dizem ter (25C por exemplo).
Tem muita diferença chegar perto do limite e passar do limite.
O voo dura meia hora, perfeito, mas se o motor estiver com uma hélice que ultrapassa o limite do motor em acelerações tipo o da decolagem que a maioria acelera tudo de vez (o que é errado isso), o pico do motor pode subir muito, principalmente se o motor estiver usando hélice SF (8x4.7, 9x4.7, 10x4.7, hélices desse tipo).
E mais, baterias xing ling não tem nenhuma qualidade e sendo assim, tudo é possível.
Se fosse uma bateria de qualidade mesmo, mas são caras (justamente por terem qualidade), aí sim poderia ter algo errado na eletrônica ou um defeito na bateria, coisa que mesmo até a melhor marca não está imune a defeitos, coisa que as baterias xing ling, defeitos são parte do produto.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: 08 Mai 2014 18:54
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor John-Henrique » 27 Fev 2017 10:00

Sim, é normal quando você consome mais (ou próximo) do que a capacidade que a bateria consegue fornecer ou quando você consome além da quantidade mínima aceitável por célula.

É muito bom lembrar que NEM SEMPRE você vai conseguir consumir todas as células no mesmo nível de carga, em outras palavras, você espera que o alarme dispare a 3,5V, mas isso não garante que uma das células fique abaixo disso, fora isso ainda tem a questão de que você está voando quando o alarme dispara e terá que voltar para pousar e neste percurso você irá continuar consumindo. Dai depois que você desliga a bateria e vai medir elas estão quase sempre no mesmo nível, mas durante o consumo não.

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13116
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor LaercioLMB » 27 Fev 2017 10:01

John-Henrique escreveu:Sim, é normal quando você consome mais (ou próximo) do que a capacidade que a bateria consegue fornecer ou quando você consome além da quantidade mínima aceitável por célula.

É muito bom lembrar que NEM SEMPRE você vai conseguir consumir todas as células no mesmo nível de carga, em outras palavras, você espera que o alarme dispare a 3,5V, mas isso não garante que uma das células fique abaixo disso, fora isso ainda tem a questão de que você está voando quando o alarme dispara e terá que voltar para pousar e neste percurso você irá continuar consumindo. Dai depois que você desliga a bateria e vai medir elas estão quase sempre no mesmo nível, mas durante o consumo não.



Perfeito.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

man1aco
membro
Mensagens: 582
Registrado em: 06 Out 2012 13:19
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor man1aco » 27 Fev 2017 10:44

Ninguem lembrou do carregador.

Todo carregador deve ser calibrado de tempos em tempos e de preferencia testado com mais de 1 multimetro que com certeza será chines tambem por isso a redundancia.

Se seu carregador estiver erroneamente carregando suas celulas acima de 4,23v esse pode ser o motivo de estar estragando baterias com tãos poucos vôos.

O meu eu ja deixo propositalmente calibrado pra 4,19 por celula, alem de ser uma segurança a perca em capacidade será algo da casa dos segundos e imperceptivel.

Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: 08 Mai 2014 18:54
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor John-Henrique » 27 Fev 2017 11:16

Outra coisa que me passou pela cabeça agora...

Quando você consome alguma carga da bateria, a 'transferência' de energia da bateria até a transformação da energia elétrica em empuxo, irá gerar calor (não preciso entrar nos termos científicos), então, caso seus componentes eletrônicos não estejam vem ventilados e isso quer dizer que é necessário ter uma corrente de ar passando por dentro da fuselagem (dependendo do modelo), uma aceleração forte pode gerar calor suficiente para consumir energia sem gerar empuxo* gastando ainda mais a bateria.

A questão aqui é que se não houver refrigeração necessária, o consumo que o seu alarme estará medindo não estará nem perto do valor real. Aqueles momentos em que você acelera bruscamente consome mais energia nos primeiros momentos do que entrega empuxo e isso gera mais calor e o calor impede (impede e não evita) a corrente elétrica de continuar passando.

* Todo sistema elétrico (até a combustão) irá gerar calor consumindo parte da energia, não existe sistema perfeito.

edu.camilo
membro
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Ago 2015 20:43
Localização: São Paulo

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor edu.camilo » 01 Mar 2017 09:43

Todas as minhas que incharam foi por voar perto do limite. Elas esquentam muito e logo ficam inchadas, como Laercio disse, faz parte deste tipo de produto que usam componentes de menor qualidade. Porém tudo depende do setup que esta usando, pois haverá setup que o limite do consumo não vai chegar perto do limite que a bateria dispõe, mesmo considerando a perda pela má qualidade dos componentes. Tenho varias dessas baterias Zippy, 3S 25C 2200mAh, quando usava em motores 2822, nunca incharam, um dia usei em um tucano com um motor um pouco mais forte e com deficiência na entrada de ar, elas esquentaram e incharam.

Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2842
Registrado em: 05 Jan 2007 15:25
Localização: Itabirito - MG

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor Hidden » 01 Mar 2017 10:13

Vamos lá, sempre comento isso com os colegas de pista e em fóruns: A maneira mais eficaz de fazer suas LIPOs durarem mais:

-Somente 80% da capacidade da bateria deve ser utilizada, e a maneira mais fácil de se verificar isso é realizar a leitura do carregador após a carga, é por este motivo que praticamente todo carregador informa quanto mAh retornaram para a bateria durante a carga.

Então, uma bateria de 2200mAh somente deve absorver 1760mAh durante a carga (pode arredondar para 1800). Sempre que for voar um novo aero, com novo setup ou novas baterias, faça um vôo mais curto, memorizando quanto tempo voou, após o vôo coloque a bateria para carregar e deixe carregar até o fim e anote quantos mAh retornaram para a bateria. Agora faça uma "regra de três" levando em conta quantos minutos voou e quanto foi consumido da bateria, assim poderá saber quantos minutos poderá voar no máximo até que se atinja os 80% da capacidade da bateria.

Alarmes que medem a tensão das células e apitam quando a tensão está baixa, são um excelente recurso principalmente no caso de esquecermos do tempo, mas o correto mesmo é você sempre verificar quantos mAh retornaram para a bateria a cada carga.

Respeitando os 80%, te garanto que suas LIPOs vão durar muito tempo e trazer muitas e muitas horas de vôo.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...

Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1015
Registrado em: 06 Out 2008 15:28
Localização: Jaragua do Sul - SC

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor atoniollo » 01 Mar 2017 12:03

32 minutos em cada voo... CARABA!!!!

Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 316
Registrado em: 03 Dez 2015 20:39
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor Gabriel Velloso » 01 Mar 2017 14:49

Realmente, 32 minutos, fiquei impressionado, e estava treinando aproximação para pouso, voava com menos de 50% de acelerador, e olha que o aeromodelo está com 820g com bateria.

Quando aos 80% da carga, eu deixo o alarme para 3,6v/cell para ter uma margem, quando pousa não chega entrar os 2200mAh da bateria, vou anotar no próximo voo.
Ainda tentando voar a 1km/h

Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: 08 Mai 2014 18:54
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor John-Henrique » 01 Mar 2017 15:12

atoniollo escreveu:32 minutos em cada voo... CARABA!!!!

Ele estava voando com um treinador que normalmente usa motores de pouco consumo, tem voo lento e qualquer ventinho consegue dar sustentação pra ele voar ainda mais tempo. Particularmente já consegui 48 minutos com uma bateria de 1800 mA numa zagi com perfil grosso (desenhado no chutômetro), com 1 metro de envergadura e pesando cerca de 450 gramas.

Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: 08 Mai 2014 18:54
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor John-Henrique » 01 Mar 2017 15:14

Gabriel Velloso escreveu:Realmente, 32 minutos, fiquei impressionado, e estava treinando aproximação para pouso, voava com menos de 50% de acelerador, e olha que o aeromodelo está com 820g com bateria.

Quando aos 80% da carga, eu deixo o alarme para 3,6v/cell para ter uma margem, quando pousa não chega entrar os 2200mAh da bateria, vou anotar no próximo voo.

Não dê tanta atenção ao peso do aeromodelo, é importante saber a carga alar e envergadura, é isso que vai definir se o aeromodelo com 820 gramas está leve ou pesado.

A grosso modo, se teu aeromodelo tem 820 gramas de peso e a sustentação gerada pela asa suporta 1500 gramas ele voará tão bem que praticamente só usará motor pra subir. O @ LAERCIO seria a pessoa mais indicada para apresentar as fórmulas (não sem nenhuma) :lol:

Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 316
Registrado em: 03 Dez 2015 20:39
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor Gabriel Velloso » 01 Mar 2017 19:56

Esse meu aeromodelo é um "cessna", de 110cm de asa, com perfil, mas o diedro é negativo, a asa tem algum pequeno angulo para baixo (igual o Antonov 225, não tanto igual ele), eu comprei com a asa reta, mas quando colei varas de fibra de vidro por algum motivo ela entortou para baixo. Quanto a voar devagar, realmente, eu levantava voo com 70% de motor, fazia a curva com 30% e pousava com 10%, isso umas 10 vezes, e voou 32 minutos, achei muito bom.
Ainda tentando voar a 1km/h

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13116
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor LaercioLMB » 01 Mar 2017 21:05

Obrigado @Jonh (kkkk a arroba kkk) pela recomendação.
Existem fórmulas sim para isso, mas o rccalc que se consegue aqui no fórum é mais fácil e mais completo já que com os dados de envergadura, corda e peso, ele te dá velocidade de estol, velocidade segura e velocidade de passeio com boa precisão.
Agora, calcular que velocidade o modelo poderá ter para comparar com os resultados do rccalc, aí sim necessitarão de cálculos.

Nesse link você encontrará o rccalc e se precisar de ajuda para inserir novos perfis nesse software, me envia uma mp que te digo como. app.php/page/downloads

Sobre o que o John falou em não dar atenção ao peso do modelo, ele está certo, pois tenho um modelo semelhante ao Ugly Stick, um Fokker III que tem 120 cm de envergadura e pesa aproximadamente 1250 g. Não lembro mais o peso exato dele, mas está no tópico de construção dele essa informação e o modelo voa muito bem com esse peso todo e não é veloz já que usei toda a corda disponível para a envergadura que ficou com 25 cm de corda o que me proporcionou uma ótima capacidade de carga alar e uma velocidade baixa de voo, por isso voou bem com 1250 g de peso pronto para o voo.
São poucos aqui no fórum que sabem realmente que são as asas que fazem o aeromodelo voar e não o motor e são poucos que falam sobre a carga alar de um aeromodelo, pois a maioria só diz que tem que colocar um motor com empuxo maior do que o peso do modelo e pronto, vai voar, mas não é bem assim que a banda toca.


Sobre o tempo de voo, qualquer aeromodelo que bem construído e bem configurado pode sim ultrapassar 30 minutos de voo e fazendo como o John falou, pode sim chegar até uma hora de voo, pois um aeromodelo bem configurado, não precisa de 100% do motor para decolar, pois ele tem que voar alinhado com meio motor e com 60% de motor ele já sai do chão.
Se com meio motor o aeromodelo começa a descer, é sinal que a configuração está errada e certamente o tempo de voo dificilmente irá passar de 10 minutos, o que acontece na maioria das vezes, o pessoal pensa em supermotorizar os modelos e com isso acabam perdendo tempo de voo, pois quanto maior for o canhão (motor), mais pesado ele será e munição (bateria) mais pesada ele precisará.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: 08 Mai 2014 18:54
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor John-Henrique » 01 Mar 2017 22:00

LaercioLMB escreveu:Obrigado @Jonh (kkkk a arroba kkk) pela recomendação.

Virou adepto ao arroba hahaha (sim entendi o trocadilho)

LaercioLMB escreveu:[...]o pessoal pensa em supermotorizar os modelos e com isso acabam perdendo tempo de voo, pois quanto maior for o canhão (motor), mais pesado ele será e munição (bateria) mais pesada ele precisará.

Está aqui uma característica interessante que automaticamente também é um fato, pra explicar isso de forma mais simples... tomando como referencia Volume e Intensidade (porque? Porque sou programador e educador físico).

Tome Volume como a quantidade de atividade realizada (correr ou voar), 10 km
Tome Intensidade como a velocidade aplicada nesta mesma atividade, 40 km/h

Imagine que o aeromodelo é uma pessoa e que esse esta pessoa tem um pernas bem grossas (motor potente), quanto mais grossas as pernas mais força ela desempenha, mais pesadas as pernas (suas pernas são só músculos e músculo é pesado pa ra ca ra le o), agora imagine que tudo que você come é transformado em energia (e na prática é isso mesmo), e pra correr (voar) você consome esta energia. Agora que sabemos que o aeromodelo é uma pessoa, que nossas pernas são os motores e que consumimos energia, vamos ao exemplo.

O cara com pernas grossas e consequentemente mais pesadas precisa gastar mais energia para percorrer 10 km, enquanto o cara com pernas finas conseguirá consumir a mesma quantidade de energia para percorrer bem mais que 10 km. Vide corridas como São Silvestre onde Quenianos vencem com certa folga, observe a estrutura muscular deles.

Ok, o exemplo acima fez uma analogia pra facilitar o entendimento, mas não provou nada, então, vamos novamente, fique de pé com os dois braços estendidos (imitando a estátua do Cristo Redentor), mas numa das mãos (pode escolher qualquer uma) segure um copo com água (faltando 1 dedo para encher por completo), agora permaneça nessa posição com os braços na altura dos ombros (igual a estátua) pelo máximo tempo que você conseguir. Fatidicamente você não conseguirá estender o braço com o copo por muito tempo enquanto o braço sem o copo você conseguirá mais tempo. Isso vai acontecer porque você vai gastar mais energia segurando o peso do copo do que mantendo o braço estendido e o consumo de muita energia em pouca atividade causa o desgaste físico, o que cansa o teu braço e faz você sentir dor.

No aeromodelo o motor superdimensionado irá fadigar a bateria (fonte de energia) diminuindo o tempo de voo/atividade, logo, o volume (quantidade de km percorrido em voo) será menor, justamente porque a intensidade (potencia/aceleração do motor durante o percurso) foi maior que o necessário, em outras palavras, o consumo de energia foi ineficiente.

Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1015
Registrado em: 06 Out 2008 15:28
Localização: Jaragua do Sul - SC

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor atoniollo » 15 Mar 2017 21:16

Obrigado pela explicação! Show de bola!

John-Henrique escreveu:
atoniollo escreveu:32 minutos em cada voo... CARABA!!!!

Ele estava voando com um treinador que normalmente usa motores de pouco consumo, tem voo lento e qualquer ventinho consegue dar sustentação pra ele voar ainda mais tempo. Particularmente já consegui 48 minutos com uma bateria de 1800 mA numa zagi com perfil grosso (desenhado no chutômetro), com 1 metro de envergadura e pesando cerca de 450 gramas.

Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 300
Registrado em: 06 Mai 2012 12:08
Localização: Rio de Janeiro

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor Norba-RJ » 13 Abr 2017 22:00

Use baterias boas e carregadores bons (hyperion e revolectrix)
Calibre para dar carga maxima sempre a 93 a 95% da capacidade da bateria , vai perder muito pouco em tempo de vôo mas vai conservar muito suas baterias
Essa dica foi o tecnico ca revolectrix que me passou quando comprei meu carregador
Se o seu carregador for desses normais tipo emax6B coloque as lipos para carregar até 4,1v , assim vai poupar a bat.

Sds.
Até a próxima e bons vôos .

Abraços

Avatar do usuário
sabbadin
membro
Mensagens: 125
Registrado em: 16 Jul 2012 11:11
Localização: Sorocaba - SP

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor sabbadin » 14 Abr 2017 02:19

Norba-RJ escreveu:Use baterias boas e carregadores bons (hyperion e revolectrix)
Calibre para dar carga maxima sempre a 93 a 95% da capacidade da bateria , vai perder muito pouco em tempo de vôo mas vai conservar muito suas baterias
Essa dica foi o tecnico ca revolectrix que me passou quando comprei meu carregador
Se o seu carregador for desses normais tipo emax6B coloque as lipos para carregar até 4,1v , assim vai poupar a bat.

Sds.


Norba boa noite;

Como ajusto isso no Imax B6??? No olhometro mesmo!? Chegou no 4,1 desligo?
Fundador, e único sócio da FAEAC - Fanáticos por Aeromodelismo Elétrico Aqui em Casa
TX: SPEKTRUM DX18 / João Sabbadin - Sorocaba - SP

Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 300
Registrado em: 06 Mai 2012 12:08
Localização: Rio de Janeiro

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor Norba-RJ » 05 Mai 2017 22:09

Nesse tipo de carregador não consegue fazer esse ajuste , só nos carregadores top
Até a próxima e bons vôos .



Abraços

Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 316
Registrado em: 03 Dez 2015 20:39
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: É normal lipo inchar um pouco no terceiro uso?

Mensagempor Gabriel Velloso » 07 Mai 2017 22:41

Da sim pra calibrar, no youtube tem os paços.
Ainda tentando voar a 1km/h


Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 7 visitantes