Rádio FlySky FS-I6 suporta LIPO 2S?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Rádio FlySky FS-I6 suporta LIPO 2S?

Mensagem por Gabriel Velloso »

Esse rádio usa 4 pilhas comuns, AA, o pessoal costuma usar NIMH 4S nele, e suporta perfeitamente, mas será que ele suportaria uma LIPO 2S adaptada dentro dele? Digo dentro porque no compartimento de pilhas não teria espaço.
Ainda tentando voar a 1km/h
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Rádio FlySky FS-I6 suporta LIPO 2S?

Mensagem por Jacimar »

Boa tarde prezado ! acredito que sim, uma boa forma de ter certeza é olhar o diagrama eletrônico do rádio se conseguir achá-lo, ou abri-lo e verificar que tipo de regulador de tensão ele tem, grande parte dos circuitos hoje em dia trabalham em 5 Vcc ou 3,3 Vcc, muitos usam tensões maiores mais por questão de "marketing", veja o caso do T9x . . . se não tiver como fazer isso, uma forma de alimentar o rádio sem perigo de queimar seria usar uma bateria Life 2S, ficaria mais próximo da alimentação original . . . só para você ter uma idéia, tenho um sistema de alarme da JFL em casa e os sensores usam uma bateria de 3V de lítio caras e que não duram nem 3 meses, havia desmontado uma bateria 2S LiPo e passei a usar as células para alimentar esses sensores, ou seja em 4,2 Vcc quando plenamente carregadas, sem problema ! claro que verifiquei os CI's que são usados no sensor, se não tiver certeza . . . NÃO FAÇA ! forte abraço !
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Rádio FlySky FS-I6 suporta LIPO 2S?

Mensagem por Gabriel Velloso »

Eu sou técnico em eletrônica, e faria isso com certeza, até mesmo para ajudar os próximos que possam ter essa dúvida também, mas o grande problema é que eu não possuo o rádio! Estou vendo cada detalhe antes de comprar ele, para não me arrepender no futuro desse investimento.
Perguntei aqui para ver se alguém já viu ou já fez essa adaptação, um lado ruim desse rádio é o uso de pilhas, que mesmo as recarregáveis demoram demais para recarregar, normalmente encontro de 2500mAh, mas que só suportam carga de 0,1C, e olhe lá!
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Rádio FlySky FS-I6 suporta LIPO 2S?

Mensagem por LaercioLMB »

4 baterias recarregáveis de 1,2 V cada = 4,8 V total.
4 pilhas AA 1,5 V cada = 6V e se colocar no rádio e ligar, não chegam a 6V.
Uma bateria 2S tem 7,4V e com carga total ultrapassa os 8V. Quase o dobro da tensão normal de uso do rádio.
Tem gente que usa?
Sim, um monte, mas depois eles reclamam de perda de sinal, de problemas no rádio e culpam a marca, mas nunca o que fazem para isso acontecer.
É o mesmo que você ligar um ventilador 110V em uma rede de 220 V, o ventilador vai funcionar melhor do que em 110V e pode ser até que dure um bom tempo, mas certamente ele irá queimar e a vida útil dele que seria supostamente de 10 anos, não chegará a 10 meses.
Eu já liguei ventilador 110 V em 220 V e sei bem o que é isso, funcionou por muito tempo, mas não durou um ano.
Então, alimentar um equipamento eletrônico com tensão acima do que ele foi projetado para trabalhar, é falta de bom senso de quem sabe disso e falta de aprender a quem não sabe.
Baterias recarregáveis de NiMh de 2500 mA é balela, olhe o tamanho da bateria AA, é um padrão isso e é o mesmo que querer empurrar 5000 litros de água em uma caixa de 2000 litros de capacidade. Não cabe.
A tecnologia melhorou? Sim, melhorou, mas continua sendo NiMh dentro dessa bateria, não mudou a fórmula.
Se antes eram de 600 mA, com a nova tecnologia pode sim talvez colocar o dobro de capacidade no mesmo tamanho, mas aumentar tanto assim com o mesmo produto químico é balela e tem gente que acredita nisso.
É o mesmo que um equipamento de som que diz ter 5000 W PMPO em um carro alimentado por 12V.
Além de precisar de um baita inversor para elevar a tensão muito acima de 12V, a bateria do carro não iria durar nem 10 minutos.
A grosso modo, PMPO seriam 4 vezes a potência em RMS e 5000 W : 4 = 1250 W RMS por canal e isso non ecxiste nos carros alimentados com 12V.
Tem muito gato sendo vendido por lebre e tem muito mais gente acreditando que é uma lebre de outra espécie.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Re: Rádio FlySky FS-I6 suporta LIPO 2S?

Mensagem por Elilson »

tenho esse radio e não é possivel colcar bateria LiPo. Somente pilhas recarregaveis
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Rádio FlySky FS-I6 suporta LIPO 2S?

Mensagem por Wesley_Sniper »

Dá pra colocar life 2s 700mah
:D
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Rádio FlySky FS-I6 suporta LIPO 2S?

Mensagem por Jacimar »

Gabriel Velloso escreveu:Eu sou técnico em eletrônica, e faria isso com certeza, até mesmo para ajudar os próximos que possam ter essa dúvida também, mas o grande problema é que eu não possuo o rádio! Estou vendo cada detalhe antes de comprar ele, para não me arrepender no futuro desse investimento.
Perguntei aqui para ver se alguém já viu ou já fez essa adaptação, um lado ruim desse rádio é o uso de pilhas, que mesmo as recarregáveis demoram demais para recarregar, normalmente encontro de 2500mAh, mas que só suportam carga de 0,1C, e olhe lá!



O consumo desses rádios é bem baixo, a meu ver o grande problema de usar pilhas é a possibilidade de mau contato e perda de sinal, tenho um SpringRC que usa 8 pilhas e já aconteceu comigo.
Com uma carga você pode voar o dia inteiro e ainda sobra . . . outro dia esqueci o meu T9x ligado, ele está com bateria LiPo 3S de 2650mA/h e funcionou 24 horas, só percebi quando ele começou a apitar . . .
Forte abraço.

Em tempo : Alguém sabe se algum receptor além do original, "binda" com o SpringRC ? só tenho um receptor e não achei avulso no Brasil.
edu.camilo
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Ago 21, 2015 8:43 pm
Localização: São Paulo

Re: Rádio FlySky FS-I6 suporta LIPO 2S?

Mensagem por edu.camilo »

Esse radio tem baixo consumo, as pilhas normais duram bem, porém se você voa o dia inteiro o melhor é usar recarregáveis. Elas duram mais que um dia todo de voo podendo ser recarregadas a noite. Lipo não serve, ele vai trabalhar mas com sobre tensão. Pode colocar uma bateria que opera na mesma faixa que as pilhas oferecem, porém não vi vantagem em fazer isso depois de usar o radio.
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Re: Rádio FlySky FS-I6 suporta LIPO 2S?

Mensagem por Elilson »

https://www.youtube.com/watch?v=PHu27hqgGP0

cuidado ao usar pilhas recarregaveis, veja no video
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Rádio FlySky FS-I6 suporta LIPO 2S?

Mensagem por LaercioLMB »

Não generalizem pilhas recarregáveis, pois a maioria tem comprado pilhas clandestinas, piratas e ou cópias descaradas para não pagar o valor de uma boa pilha e se dão mal depois.
Comprar pilha recarregável de camelô, essas sim não se deve usar de forma alguma em um equipamento como os aeromodelos, mas o pessoal não quer comprar pilhas boas e depois reclamam que pilha recarregável não é confiável.
Outro fator, querem recarregar uma pilha que deveria levar 16 horas, em 16 minutos e aí, nem a melhor marca irá suportar isso.
Pilha recarregável não pode ser recarregada em menos de 12 horas, isso non ecxiste.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder