Aileron perdendo comando

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Gabriel Velloso
membro

Aileron perdendo comando

Mensagempor Gabriel Velloso » 11 Mar 2017 11:24

Hoje fui voar com um "cessna" e varias vezes o aileron, com dois servos, um em cada lado da asa, parou de comandar, por cerca de meio segundo. Foram umas 4 falhadas, e na hora de pousar ele falhou bem mais, uns 2 segundos, dei sorte dele ja estar alinhado na pista. Quanco fui pegar ele para desmontar, notei que os ailerons estavam totalmente comandados para fazer curva para a direits, e nao obedecia comando, mas o leme, profundor e motor funcionavam perfeitamente.

Agora que estou tentando achar o defeito, ele simplesmente sumiu, parecia mau contato no extensor, mas realizei varios testes na bancada, inclusive de resistência e não encontrei nenhum problema.

Peço para quem já tenha passado por isso me de uma ajuda, um possível defeito. A bateria nao estava descarregada, nem sub-dimensionada.
Ainda tentando voar a 1km/h

Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com

Re: Aileron perdendo comando

Mensagempor Gilberto_CWB » 11 Mar 2017 13:18

Dizer o que está havendo, nesse momento, é puro exercício de adivinhação. Os ailerons estão ligados por cabo Y? Ou cada um trabalha num canal ( diferencial)?
Pode ser o plugue que encaixa no receptor, pode ser um servo com problema de engrenagem, pode ser até o próprio receptor ou rádio, hipóteses difíceis, mas não impossíveis, lincagem de um deles travando...
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 11 Mar 2017 18:56

tamanho do servo e tamanho do avião.
Não alimente um troll

John-Henrique
membro
Contato:

Mensagempor John-Henrique » 11 Mar 2017 22:36

Força do servo contra força do 'arrasto' nos comandos (quanto mais velocidade mais força será necessária)

Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com

Mensagempor Gilberto_CWB » 12 Mar 2017 08:16

Dobradiças dos ailerons, está trabalhando livres?

A lista vai dar uma bíblia !!!!

Defeito intermitente á a pior desgraça.Mais seguro trocar os servos por maior torque, refazendo lincagens e trocando tbm a fiação. A dor de cabeça será menor, certamente.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 12 Mar 2017 08:47

Outra coisa que acontece é fazer linkagem usando somente arames, é a pior coisa que podem fazer, mas continuam fazendo.
Não usam guias, fazem tudo torto e fazendo curvas, tudo soma para servo mover, mas o comando não.
Testar no chão tudo vai dar certo, até aqueles absurdos de linkagem totalmente em diagonal com os comandos o que não pode ser feito nunca, mas continuam fazendo.
Não alimente um troll

Gabriel Velloso
membro

Mensagempor Gabriel Velloso » 12 Mar 2017 20:12

Eu tenho esse aeromodelo a pelo menos 3 anos, sempre funcionou perfeitamente, ja destrui a frente dele umas 3 vezes(pouso errado, outro pouso errado e uma batida do quinto andar de um predio kkkkk), a falha do aileron sempre foi na aproximação, logo com pouco esforço. Os dois servos (com cabo y) pararam, então não é problema no servo. Acredito ser mau contato na extensão, pois apertei mais os contatos, limpei, desoxidei e parou. Fiquei uma hora movendo e forçando o aileron (nos dois servos e sentidos) e nada de dar problema. A um tempo ele dava uns tranquinhos do nada, em solo, igual quando pluga um servo no receptor. Refiz as soldas dos conectores e da antena. Me lembrei que essa era a extensão que eu usava em um avião amaldiçoado que caiu porque aparentemente perdeu sinal, mas acho que foi o mesmo problema do comando do aileron. Vou continuar testando, se der de novo o problema volto a postar.

John-Henrique
membro
Contato:

Mensagempor John-Henrique » 12 Mar 2017 21:44

@ LAERCIO suspeita do mesmo defeito que eu suspeito?
GABRIEL VELLOSO escreveu:ja destrui a frente dele umas 3 vezes(pouso errado, outro pouso errado e uma batida do quinto andar de um predio kkkkk), a falha do aileron sempre foi na aproximação

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 12 Mar 2017 23:06

John-Henrique escreveu:@ LAERCIO suspeita do mesmo defeito que eu suspeito?
GABRIEL VELLOSO escreveu:ja destrui a frente dele umas 3 vezes(pouso errado, outro pouso errado e uma batida do quinto andar de um predio kkkkk), a falha do aileron sempre foi na aproximação

Yessssssss.

Outra coisa, jamais se conecta ou desconecta servo do receptor com o receptor ligado.

Ahhhh, eu sempre fiz isso e nunca deu problema!

Mas está caçando um.
Não alimente um troll

Gabriel Velloso
membro

Mensagempor Gabriel Velloso » 13 Mar 2017 07:43

Não, eu que nao sabia pousar mesmo, sempre estolava o aviao e afundava o bico. No prédio, nao sei como, nao vi ele, so percebi que tinha batido quando escutei o barulho.

LaercioLMB escreveu:

Yessssssss.

Outra coisa, jamais se conecta ou desconecta servo do receptor com o receptor ligado.

Ahhhh, eu sempre fiz isso e nunca deu problema!

Mas está caçando um.

Obrigado pela dica, vou usar daqui para frente.

Jacimar
membro

Mensagempor Jacimar » 13 Mar 2017 08:24

"
Não, eu que nao sabia pousar mesmo, sempre estolava o aviao e afundava o bico. No prédio, nao sei como, nao vi ele, so percebi que tinha batido quando escutei o barulho.

"

Bom dia prezados ! isso normalmente acontece com os novatos ( meu caso ), parece perseguição, as árvore, prédios e postes tem o hábito de entrar na frente do aero, principalmente na hora do pouso :D

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 13 Mar 2017 08:38

Aeromodelo sempre vai estolar de ponta de asa se fizer a aproximação usando aileron.
Se usa somente o leme para isso, mas parece que não ensinam mais para que serve o leme em um avião.
Eu já fiz vídeo mostrando o efeito do leme e dos ailerons em baixa velocidade em um aeromodelo.
As árvores e postes não perseguem os novatos, eles é que voam em lugares inapropriados, principalmente prédios.
Não alimente um troll

Gabriel Velloso
membro

Mensagempor Gabriel Velloso » 13 Mar 2017 16:07

LaercioLMB escreveu:Se usa somente o leme para isso, mas parece que não ensinam mais para que serve o leme em um avião.
Eu já fiz vídeo mostrando o efeito do leme e dos ailerons em baixa velocidade em um aeromodelo.

Se puder passar o link, ou o nome do canal eu agradeceria bastante. Eu mesmo achave que o leme era so para unir a bequilha, e voar em faca hehehehe.

brunobragantine
membro

Mensagempor brunobragantine » 13 Mar 2017 17:47

Gabriel Velloso escreveu:
LaercioLMB escreveu:Se usa somente o leme para isso, mas parece que não ensinam mais para que serve o leme em um avião.

Se puder passar o link, ou o nome do canal eu agradeceria bastante. Eu mesmo achave que o leme era so para unir a bequilha, e voar em faca hehehehe.

Pensando assim avião comercial não precisaria de leme, tem bequilha na frente e não voa de faca :roll:
aprendam a usar o leme e vão ver o que é voar de verdade... você mesmo pode testar... sobe como aero e faça curvas com leme usando o minimo de profundor necessário e compensando pro lado oposto a curva com o aileron
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!! Engenharia Mecânica- Unioeste

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 14 Mar 2017 00:41

Gabriel Velloso escreveu:

Esse vídeo eu fiz em um simulador, pois não tenho um Piper J3, mas tinha que ser um J3 já que é o mais comum de estolar de ponta de asa e o motivo é o mesmo, curvas em baixa velocidade sem o uso do leme.
Note que deixo o modelo correr na pista (isso faço sempre não importa o modelo) e ele decola sozinho, não preciso cabrar para decolar e esse é outro erro gravíssimo que vejo nas pistas, gente querendo que o modelo saia do chão depois de andar pouco mais de 2 metros na "pista", isso sem falar dos que simplesmente jogam o modelo no ar. Aprender a pilotar assim não tem como.
Depois do Piper J3 sair da pista, note que a curva já feita com o leme, pois as asas não se inclinam e é assim quase todo o vídeo a não ser em dois momentos em que eu faço a curva usando somente os ailerons e profundor e o modelo cai repentinamente, mas o recupero bem rápido e logo a seguir, faço a curva usando o leme em baixa velocidade e o modelo não cai (estola) e assim vai durante o restante do vídeo até a aproximação final que para chegar mais rápido na cabeceira da pista, acelero e uso os ailerons para posicionar o modelo mais rápido e logo em seguida volto a usar o leme até o pouso.

A maioria hoje não sabe mais pilotar, fazem umas manobras ousadas e se acham os caras, mas manobras qualquer um faz e tem caído tanto aeromodelo justamente por isso, não sabem pilotar e juram que sabem.
A uns anos atrás, quando o aeromodelismo era caro, um modelo durava anos e agora muitas vezes não dura nem uma semana.
Por que isso?
Antes se aprendia realmente a pilotar um aeromodelo, hoje só se joga ele para cima e se cair, faz outro.
Eu tenho modelos com mais de 5 anos já e caíram sim, mas nada que não desse para consertar e continuar como novo outra vez.
Aeromodelismo.
Voar faz parte, decolar e pousar é uma arte.
Não alimente um troll

fabioalberti
membro

Mensagempor fabioalberti » 14 Mar 2017 10:19

Me veio uma depressão lendo vocês justificando o uso do Leme.. Piloto de aeromodelo é diferente de Aeromodelista.

John-Henrique
membro
Contato:

Mensagempor John-Henrique » 14 Mar 2017 12:48

fabioalberti escreveu:Me veio uma depressão lendo vocês justificando o uso do Leme.. Piloto de aeromodelo é diferente de Aeromodelista.

Com isso você quis dizer que um deles (piloto de aeromodelo ou aeromodelista) não precisa usar leme?

fabioalberti
membro

Mensagempor fabioalberti » 14 Mar 2017 14:00

Eu me refiro ao fato que o aeromodelismo se tornou um hobby mais democrático, onde alguém pode comprar um modelo e sair voando sem se preocupar em saber o que é um envelope de vôo, saber pra que lado decolar, usar o leme, qual melhor helice, etc. Nem me refiro a construir.

Fico triste quando vejo um aero sendo utilizado de forma efêmera, mesmo que ele seja de isopor, balsa, plástico, fibra.

Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com

Mensagempor Gilberto_CWB » 14 Mar 2017 20:51

Concordo com o colega Fabio. Mas as coisas mudaram, o material não é mais barato, outra vez. Muitas lojas fecharam, pois diminuiu muito o número de praticantes. A tal "democratização" estava levando o hobby para o lado policial, tal as barbaridades praticadas. Como tudo era barato, a segurança era algo secundário. Com preço alto, a maioria dos aeromodelistas vai pensar duas vezes antes de gastar e sair fazendo bobagens. Para a imensa maioria dos brasileiros o voo livre seria algo mais viável, mas daí tem que estudar, pensar, não dá para fazer gambiarra qualquer. Então fica fora de questão. O nosso campo é a gambiarra. Já li aqui no site, alguém ensinando o outro a cortar as peças em depron e deixando bem claro que não precisava ter leme, que era pura frescura! Não é à toa que grandes aeromodelistas sumiram do site...

fabioalberti
membro

Mensagempor fabioalberti » 14 Mar 2017 21:06

Gilberto, concordo plenamente.

Só quis desabafar junto com os colegas. Mas o problema do nosso amigo parece ser apenas um mau contato no Y. Vale lembrar que o Leme serve de contingência para o aileron. Uma outra coisa importante, depois de uma queda, ou batida feia, revise cada parte do modelo, desconfie de servos e de conectores.

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”