Radio Futaba 10JH 2.4Ghz - S-FHSS

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Alvaro Sala, benites, Paulinho

eliasrobr
membro

Radio Futaba 10JH 2.4Ghz - S-FHSS

Mensagempor eliasrobr » 09 Abr 2017 19:39

Senhores,já li muito à respeito de Rádios,de várias marcas X,Y,Z, sou leitor do Forun à algum tempo,sou iniciante,mas quando chega a hora de comprar, dá aquele branco total, as dúvidas surgem,os medos idem, acredito que todos os mortais passaram por essa situação em sua primeira aquisição. Por isso peço a ajuda de vocês.

A duvida recai sobre esse rádio !

Meu foco inicial será Helimodelos, estou comprando Simulador Phoenix, o rádio será pra usar no Simulador e também para os Futuros Helimodelos,pois creio que o processo de adaptação de sair do Simulador e passar para o voo real,será mais facil utilizando se o mesmo equipamento.

Obviamente,depois de muitas horas no simulador, o inicio prático, será com os modelos RTF, V911, ou V950 ou outros do mesmo porte.

E seguindo o curso natural do hobby, o Rádio será usado em outras classes de Helis.

Gostaria de saber se atualmente vale a pena comprar o Radio Futaba 10JH 2.4Ghz - S-FHSS, ou se a Tecnologia embarcada neste rádio está ultrapassada, e se alguém tem utilizado este rádio pode me dar referencias desse equipamento.

Desde já agradeço a quem puder compartilhar experiências !
-
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.” 8)

cebola
membro

Re: Radio Futaba 10JH 2.4Ghz - S-FHSS

Mensagempor cebola » 10 Abr 2017 16:40

Elias meu amigo,

Eu possuo este radio e utilizo em todos meus helimodelos.

Posso te dizer que é um radio que vai lhe atender bem, em qualquer classe de heli, eu uso desde o hcp100s (através do módulo ht8) até os classe 700.

O unico ponto ruim a respeito deste rádio é a falta do alerta por vibração no timer pois somente pelo bip (que é bem baixo) fica dificil ouvir quando o tempo de voo acaba.

E caso vier a utilizar vbar/kbar/vbar neo, tome cuidado para utilizar somente a porta sbus normal e não sbus2 porque o resultado é lenha, ja vi com meus proprios olhos.
Gaui X7 Fórmula - Gaui X3 - Goblin 700 Competition - T-rex 700 DFC HV - HK 450 pro

eliasrobr
membro

Mensagempor eliasrobr » 10 Abr 2017 17:04

Cebola, boa tarde !, eu já estava ficando assustado, pois não havia nenhum comentário sobre o meu Post!

Pensei, esse rádio deve ser uma furada !! Sei que num tópico de rádio e ainda Futaba, alguns torcem o nariz, fazer o que !, De inicio, já te digo, obrigado por me salvar...rs amigo !

Você usa no Hcp100s, que ótimo, tem peças disponíveis, fáceis de encontrar desse Hcp100s ? e quanto ao XK110, HK120 ?, será que existe algum módulo que funcione ?, olha eu já perguntando mais coisas, andei lendo sobre esses micros e dizem que são nervosos também.

Precisa de muito simulador né..rs...

Agradeço muito sua ajuda,e as dicas valiosas demais, certamente vou tomar todo cuidado quando estiver voando em relação ao Timer !,rs essa dica é do céu !

Ah, em relação ao Kbar,com certeza em tempo oportuno,quando estiver mudando de classe, vou ter de comprar,instalar, e essa dica foi deverás importante demais cara! (SBUS Normal SEMPRE !)

Outra perguntinha !, você só tem esse rádio..?,, será que é fácil usar o Phoenix nele..?

Cebola, obrigadão mais uma vez !

bons voos
-
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.” 8)

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 11 Abr 2017 07:51

Futaba é Futaba, o resto é porcaria.
O pessoal que torce o nariz quando se fala em Futaba é por que não tem grana para comprar um e preferem criticar ao invés de ajudar.
Eu tenho 3 Futaba e todos comprei usados por que não tenho grana para investir em um novo. Agora virá um "inteligente" e me perguntar se comprei 3 usados, poderia comprar um novo. Coisa típica de troll que não tem o que falar.
Comprei os 3 em tempos diferentes, coisa entre 2 anos para adquirir os 3.
Mas falando do seu rádio, é ótimo para tudo e a dica do Cebola é bem útil sobre as saídas sbus. Só alerta de vibração já é mimo demais, pois em pouco tempo você acostuma a controlar o tempo de cabeça sem precisar de nenhum "vbibrador" kkkkkk. E outra, para que voar no tempo limite?
Muitas quedas se dão no limite do tempo de voo por queda de tensão repentina na bateria devido algum comando mais brusco.
Não alimente um troll

cebola
membro

Mensagempor cebola » 11 Abr 2017 09:39

Vamos por partes!!!

O radio tem sim a saida pra simulador, mas não é aquele cabinho padrão que se usa no spektrum, turnigy e etc, quando vc comprar o cabo do simulador provavelmente vira o adaptador... guarde ele muito bem em um cofre!!!

Tenho o hcp100s sim, na verdade tenho dois, é um heli bruto, mas pensa num micro bruto!!! ele não arrega pra quase nada, mas não é um micro heli pra iniciante, pois alem de não ser muito estavel tem o problema do delay de comando de cauda. Te recomendo o k110, mais manso e estável e é compatível com o futaba 10j sem necessidade de satelite ou modulo no rádio. Ambos tem muita peça de reposição.

Quanto ao alerta de vibração Laércio, vc pode achar mimo demais por voar aero, eu voo heli e o tempo de voo é bem mais curto. Pra ter idéia no meu x7 com dois packs de 6s 5000 eu voo 3:30 min e isto passa muito rapido, 30 segundos de voo a mais ja pode comprometer a bateria. Como voo bastante em eventos, o barulho externo atrapalha muito, somando com o buzzer baixo do radio ja viu o resultado né...
Gaui X7 Fórmula - Gaui X3 - Goblin 700 Competition - T-rex 700 DFC HV - HK 450 pro

cebola
membro

Mensagempor cebola » 11 Abr 2017 09:58

Ah... tem mais um detalhe.

No caso do 10jh ele vem com uma capinha pra vc colocar no trilho do gimbal do canal do coletivo. esta capinha é muito importante pra quem voa heli pois ela elimina aqueles clicks do stick do motor, este click atrapalha muito porque tira a precisão do coletivo.

No meu caso, meu radio não é a versão para helicoptero e eu tive que lixar o trilho pra tirar os clicks, ficou bom e me atende muito bem.

eliasrobr
membro

Mensagempor eliasrobr » 11 Abr 2017 11:35

LaercioLMB escreveu:Futaba é Futaba, o resto é porcaria.
O pessoal que torce o nariz quando se fala em Futaba é por que não tem grana para comprar um e preferem criticar ao invés de ajudar.
Eu tenho 3 Futaba e todos comprei usados por que não tenho grana para investir em um novo. Agora virá um "inteligente" e me perguntar se comprei 3 usados, poderia comprar um novo. Coisa típica de troll que não tem o que falar.
Comprei os 3 em tempos diferentes, coisa entre 2 anos para adquirir os 3.
Mas falando do seu rádio, é ótimo para tudo e a dica do Cebola é bem útil sobre as saídas sbus. Só alerta de vibração já é mimo demais, pois em pouco tempo você acostuma a controlar o tempo de cabeça sem precisar de nenhum "vbibrador" kkkkkk. E outra, para que voar no tempo limite?
Muitas quedas se dão no limite do tempo de voo por queda de tensão repentina na bateria devido algum comando mais brusco.

Bom dia Laercio,
Agradeço seu comentário,o rádio não é barato!,o barato sai caro demais,e não compensa mesmo,isso já vemos em tudo o que compramos, no Hobby não deve ser diferente não é !, mas cada cabeça uma sentença , diz um velho ditado rs...

abraço
-

eliasrobr
membro

Mensagempor eliasrobr » 11 Abr 2017 11:57

cebola escreveu:Vamos por partes!!!

O radio tem sim a saida pra simulador, mas não é aquele cabinho padrão que se usa no spektrum, turnigy e etc, quando vc comprar o cabo do simulador provavelmente vira o adaptador... guarde ele muito bem em um cofre!!!

Tenho o hcp100s sim, na verdade tenho dois, é um heli bruto, mas pensa num micro bruto!!! ele não arrega pra quase nada, mas não é um micro heli pra iniciante, pois alem de não ser muito estavel tem o problema do delay de comando de cauda. Te recomendo o k110, mais manso e estável e é compatível com o futaba 10j sem necessidade de satelite ou modulo no rádio. Ambos tem muita peça de reposição.

Quanto ao alerta de vibração Laércio, vc pode achar mimo demais por voar aero, eu voo heli e o tempo de voo é bem mais curto. Pra ter idéia no meu x7 com dois packs de 6s 5000 eu voo 3:30 min e isto passa muito rapido, 30 segundos de voo a mais ja pode comprometer a bateria. Como voo bastante em eventos, o barulho externo atrapalha muito, somando com o buzzer baixo do radio ja viu o resultado né...

Valeu, por mais essa dica do adaptador para o Simulador...

Andei lendo sobre o K110, e até já tinha esquecido que é compatível com o Futaba, e sua dica "mais manso e estável " já esta anotada !

Quem sabe um dia eu chego no seu nível, não de participar de eventos, mas de conhecimento e habilidades,aprendendo sempre amigo, e te agradeço pelas dicas, certamente vou ter mais duvidas e agradeço a você e ao Laércio pela ajuda !
-

eliasrobr
membro

Mensagempor eliasrobr » 11 Abr 2017 12:01

cebola escreveu:Ah... tem mais um detalhe.

No caso do 10jh ele vem com uma capinha pra vc colocar no trilho do gimbal do canal do coletivo. esta capinha é muito importante pra quem voa heli pois ela elimina aqueles clicks do stick do motor, este click atrapalha muito porque tira a precisão do coletivo.

No meu caso, meu radio não é a versão para helicoptero e eu tive que lixar o trilho pra tirar os clicks, ficou bom e me atende muito bem.

Opa, legal, quando eu estiver com o rádio em mãos, vou me atentar pra esse detalhe !

Obrigado amigo !

bons voos
-

eliasrobr
membro

Mensagempor eliasrobr » 11 Abr 2017 16:32

cebola escreveu:Ah... tem mais um detalhe.

Meu caro amigo Cebola,

Procurei pela net e não consegui informação nem com o pessoal do Mercado Livre que vende o modelo do rádio, e era de se esperar que soubessem a resposta, mas....

Esse Rádio requer alguma atualização de firmware ?

Qual bateria você utiliza no rádio,se puder me passar modelo, marcas,é fácil a "instalação" ou tem alguma dica especial ?

E pra carregar,balancear, que carregador você usa ?, acredito que seu carregador seja pra bateria do rádio e para os Helis não é...

Amigo, desculpe tantas perguntas...

abraço e bons voos...
-

henriquefunari
membro

Mensagempor henriquefunari » 11 Abr 2017 19:02

Foi detectado um fanboy.
Não dá para levar a sério...

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 11 Abr 2017 23:05

henriquefunari escreveu:

Foi detectado um fanboy.
Não dá para levar a sério...

KKKKKK Sou fã de Futaba mesmo kkkkkkkk.
Não dá para generalizar mesmo, tem outras boas marcas de rádio, mas rádios xing ling por melhor que pareçam, controle de qualidade é zero e se pode dizer que os problemas podem ocorrer em 50% ou até mais, coisa que rádios de qualidade as chances de darem problemas são bem menores, pois não existe equipamento 100% a prova de falhas, mas devemos optar pelos que dão menos problemas.
Os Futaba que tenho, o único que deu problema foi um que comprei já com defeito, mas o defeito não foi do rádio e sim do oreia que era dono antes que adaptou o stick do turnigy nele e deu pau no rádio, pelos valores dos potenciômetros serem bem diferentes e o padrão de funcionamento desses controles serem diferentes no Futaba e no Turnigy.
Muitos rádios xing ling são lindos, oferecem recursos que a maioria nunca usaremos, mas e a qualidade onde fica nisso?
Não alimente um troll

henriquefunari
membro

Mensagempor henriquefunari » 11 Abr 2017 23:48

Só que não, é chato e desonesto principalmente com os novatos que entram aqui buscando informações e querem aprender. Você é fanboy de várias marcas. O que um iniciante vai pensar quando ler uma frase dessas, " Futaba é Futaba, o resto é porcaria", não é verdade que os ching ling não tem qualidade, se informe, inclusive o IPhone que você também é fanboy é fabricado na China, apesar de eu não gostar(já tive) sei que não é porcaria. Porém sei que tem opções melhores e mais baratas.
Voltando aos rádios, mais de 90% dos corredores profissionais de multirotor usam Frsky, fabricado na China, basta entrar no site e abrir o perfil dos corredores.
Enfim, existem rádios tão bons quanto futaba ou até melhores.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 12 Abr 2017 00:25

Não tenho Iphone kkkkkk, detesto celular. Tenho um samsung por obrigação, mas na maioria das vezes fica em casa. Mas celular não vai derrubar meus aeromodelos a não ser que eu vá atender o telefone enquanto estiver pilotando um dos modelos.
Tenho módulo FrSky, mas não troco um rádio Futaba por um rádio Xing ling.
Os módulos FrSky realmente são muito bons, tanto é que as chances de darem problemas são pequenas igual os Futaba.

Não esqueça que tem Futaba feito na China também.
Há os produtos de primeira linha feitos na China, mas os rádios Chineses mesmo, a qualidade é baixa. Os montados na China já começam a desejar.
Isso me fez lembrar do tempo dos rádios FM com cristais. surgiram receptores compatíveis entre os rádios, mas apareceu um xing ling chamado Corona, ô receptorzinho que deu problema, principalmente os sem cristal, mas era baratinho e a maioria encarava os problemas do receptor por que era barato.
Muitos compraram vários receptores que se somados os valores de todos que compraram, comprariam uns dois ou três de qualidade e não teriam problemas.
Qualidade nunca vai estar aliada a preço baixo.
Não alimente um troll

henriquefunari
membro

Mensagempor henriquefunari » 12 Abr 2017 00:44

Concordo, futaba é Xing ling.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 12 Abr 2017 07:22

henriquefunari escreveu:Concordo, futaba é Xing ling.

Alguns de agora, mas não todos. Os que tenho são Made in Japan.
Não alimente um troll

Japaparadoxx
membro

Mensagempor Japaparadoxx » 13 Abr 2017 00:28

Amigo me desculpe mas aqui você esta exagerando. Escreve isso em um fórum gringo que vao rir da sua cara.
Futaba é otimo radio mas seu custo ja esta muito acima do benefício. Brasil afora frsky esta dominando com o Taranis que atualmente é o melhor radio custo beneficio do mercado.
Tenho um 9XR que foi meu primeiro radio e funciona até hoje e um futaba 8J que não é la um dos melhores da marca, e sinceramente acho a interface dos menu do 8J um lixo, uma porcaria, é um radio que quase nao uso. Não posso dizer que os outros modelo da futaba sao lixo pq ninca tive :)

E com certeza se hoje eu fosse comprar um radio eu iria sem duvidas de taranis, os produtos da Frsky sao ótimos. E nao, nao sou nenhum fanboy da Frsky.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4

WarlikeOfChaos
membro

Mensagempor WarlikeOfChaos » 13 Abr 2017 20:45

Falar que só uma única marca de rádio é bom é generalizar o resto como lixo é complicado, mas não deixa de ser uma opinião.

O colega contribuiu com as opiniões dele sobre rádios de marca, deixa eu contribuir com uma opinião open source agora.
Eu iria de taranis como rádio e vou expor os quatro pontos principais (estou afastando daqui a questão preço):
-Open Source: Garantia de atualizações pela comunidade e você pode ir lá no git e contribuir pro progresso do opentx (sim, apoio e contribuo com o software livre e não, não sou Linux Fan boy, sem o open source e iniciativa da comunidade, o que deixaríamos de ter acessível hoje? Fico por aqui, isso é assunto pra outro tópico). Com rádios de marca vc vai fazer o que? Esperar a boa vontade do fabricante atualizar? E se essa atualização for paga? E se simplesmente o rádio perder suporte como vimos com walkera?
-Peças de reposição: Sim, é fácil encontrar peças de reposição do taranis pra caso der defeito (o máximo que eu já vi até hoje nos fóruns gringos foram defeitos nas chaves, mas isso qualquer rádio dá), vc mesmo conserta seu rádio. Rádios de marca vc vai fazer o que? Pagar o envio exorbitante pro exterior pro conserto e tomar no nabo pela receita? (A receita federal vai pouco se lixar se vc vai justificar que foi para conserto quando voltar, o temer vai querer café de qualquer maneira);
-Confiabilidade: O protocolo decomunicação apesar de não ser aberto como o FW do rádio (mas já temos algumas iniciativas como o opensky), é bastante confiável. Eu vôo helis, também comecei com o v911, passei pelos micros CP e desde que montei meus 2 450 usando o X4rsb e usando o Sbus pra comunicar com o FBL até hoje nunca tive um aviso de rssi sequer.
-Telemetria: Lipo Buzzer? Que nada, põe um sensor na lipo e manda pro A2 do RX que ele manda de volta pro taranis, quando chegar próximo do limite da bateria, aquela voz sexy vai te avisar que está na hora de pousar. Fora que vc vai também ter no rádio o A1 que é muito bom pra detectar se ocorrer algum brownout no receptor; Detalhe, o taranis tem opção de logar tudo no cartão SD para posterior análise desses logs.
Taranis, Tarot 450 Pro V2 belt, Alzrc 450 Sport belt, HCP100S, HCP80.

eliasrobr
membro

Mensagempor eliasrobr » 13 Abr 2017 21:13

WarlikeOfChaos escreveu:Falar que só uma única marca de rádio é bom é generalizar o resto como lixo é complicado, mas não deixa de ser uma opinião.

O colega contribuiu com as opiniões dele sobre rádios de marca, deixa eu contribuir com uma opinião open source agora.
Eu iria de taranis como rádio e vou expor os quatro pontos principais (estou afastando daqui a questão preço):
-Open Source: Garantia de atualizações pela comunidade e você pode ir lá no git e contribuir pro progresso do opentx (sim, apoio e contribuo com o software livre e não, não sou Linux Fan boy, sem o open source e iniciativa da comunidade, o que deixaríamos de ter acessível hoje? Fico por aqui, isso é assunto pra outro tópico). Com rádios de marca vc vai fazer o que? Esperar a boa vontade do fabricante atualizar? E se essa atualização for paga? E se simplesmente o rádio perder suporte como vimos com walkera?
-Peças de reposição: Sim, é fácil encontrar peças de reposição do taranis pra caso der defeito (o máximo que eu já vi até hoje nos fóruns gringos foram defeitos nas chaves, mas isso qualquer rádio dá), vc mesmo conserta seu rádio. Rádios de marca vc vai fazer o que? Pagar o envio exorbitante pro exterior pro conserto e tomar no nabo pela receita? (A receita federal vai pouco se lixar se vc vai justificar que foi para conserto quando voltar, o temer vai querer café de qualquer maneira);
-Confiabilidade: O protocolo decomunicação apesar de não ser aberto como o FW do rádio (mas já temos algumas iniciativas como o opensky), é bastante confiável. Eu vôo helis, também comecei com o v911, passei pelos micros CP e desde que montei meus 2 450 usando o X4rsb e usando o Sbus pra comunicar com o FBL até hoje nunca tive um aviso de rssi sequer.
-Telemetria: Lipo Buzzer? Que nada, põe um sensor na lipo e manda pro A2 do RX que ele manda de volta pro taranis, quando chegar próximo do limite da bateria, aquela voz sexy vai te avisar que está na hora de pousar. Fora que vc vai também ter no rádio o A1 que é muito bom pra detectar se ocorrer algum brownout no receptor; Detalhe, o taranis tem opção de logar tudo no cartão SD para posterior análise desses logs.

Obrigado amigo, pela sua colaboração !, suas conclusões são bem vindas e vale a pena parar e analisar !

Não é questão de preço, mas também,não dá pra jogar dinheiro no lixo, a questão é sim de conseguir ir a frente sem desmotivar,por pegar um rádio "complicado " pra um iniciante !

Andei lendo sim sobre o Taranis,me assusta a Programação dele..rs.,pelo que li é super confiável, mas...ainda não fechei a questão em relação à ele.

Outro Rádio que tenho observado é o Turnigy TGy i10, me pareceu mais tranquilo sua programação, vem com muita tecnologia, estou pendendo, e minha opinião é que este é mais adequado para momento.

O que acha..?

Obrigado mais uma vez pela ajuda...
-

WarlikeOfChaos
membro

Mensagempor WarlikeOfChaos » 13 Abr 2017 23:06

Como sempre eu me admiro pela comunidade Open Source.
O taranis tem bastante coisa a respeito. É só ler a documentação, como foi feito por usuários, inclusive a wiki do taranis ensina a usar o opentx com exemplos.
Vc pode baixa o companion pra ir se acostumando. Inclusive o companion tem um "simulador" do rádio, com telinha e tudo, vc mexe pelo PC e depois manda pro taranis.
Dá uma olhada aqui, foi tudo escrito por entusiastas que não ganharam um centavo pra passar o conhecimento pra frente e contribuir com os outros:
http://open-txu.org/
Taranis, Tarot 450 Pro V2 belt, Alzrc 450 Sport belt, HCP100S, HCP80.

eliasrobr
membro

Mensagempor eliasrobr » 15 Abr 2017 11:44

WarlikeOfChaos escreveu:Como sempre eu me admiro pela comunidade Open Source.
O taranis tem bastante coisa a respeito. É só ler a documentação, como foi feito por usuários, inclusive a wiki do taranis ensina a usar o opentx com exemplos.
Vc pode baixa o companion pra ir se acostumando. Inclusive o companion tem um "simulador" do rádio, com telinha e tudo, vc mexe pelo PC e depois manda pro taranis.
Dá uma olhada aqui, foi tudo escrito por entusiastas que não ganharam um centavo pra passar o conhecimento pra frente e contribuir com os outros:
http://open-txu.org/

Mais uma vez, agradeço sua ajuda amigo,

Abs e bons voos
-

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”