Esses refletores de colocar na antena do radio funcionam?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Esses refletores de colocar na antena do radio funcionam?

Mensagem por Gabriel Velloso »

Serve de alguma coisa esses refletores de alumínio que colocam atrás das antenas do radio para concentrar o sinal? Será que aumenta o alcance?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Esses refletores de colocar na antena do radio funcionam?

Mensagem por John-Henrique »

O @ LAERCIO é o cara que tem embasamento pra dizer isso, mas cá entre nós, a resposta desta questão vai de um raciocínio lógico, veja, estes são os 3 tipos de 'ondas de sinais' que nossas antenas emitem

Observe que apenas a antena direcional emite sinal apenas para 'um lado', as demais emitem uma onda em que a antena estará sempre no centro. Agora vamos ao raciocínio.

Sabemos que a antena do radio é ominidirecional, então, o que acontece com a onda se eu ''bloquear'' um dos lados dela?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Esses refletores de colocar na antena do radio funcionam?

Mensagem por LaercioLMB »

Um refletor deve fazer parte do projeto da antena, não se coloca algo simplesmente por colocar esperando sucesso.
As antenas dos rádios do aeromodelismo em sua maioria para não dizer todas, são omnidirecionais e o simples colocar de um refletor sem projeto da antena, pode atenuar a emissão de sinais do rádio, mesmo que concentrando os sinais em uma única direção.
Para o nosso hobby, a transmissão omnidirecional é a mais eficaz já que se direcionar o sinal do rádio em uma única direção, te obrigará a manter o rádio o tempo todo apontado para o modelo e quanto maior for a distância de voo, mais preciso terá que ser o direcionamento do rádio ao modelo.
E aí eu pergunto; como ficam os que voam FPV onde o modelo muitas vezes está voando nas costas do piloto?
Para que serve um refletor então?
Um refletor de sinal de rádio serve para concentrar a potência de transmissão em uma direção pré definida e com isso, manter a qualidade total do sinal em toda a sua extensão.
Então não aumenta o alcance?
Imagine o sinal de um rádio alcançando 5 km, mas devido a diversos outros sinais de rádio existentes, nesses 5 km o sinal do teu rádio estará muito fraco, podendo ser sobremodulado (são os harmônicos) por outros mais facilmente já que a potência de sinal dos outros estará maior do que a sua.
Já com uma antena direcional, você irá garantir que a qualidade do seu sinal seja praticamente a mesma até chegar os 5 km que óbvio, passará um pouco mais, porém com perdas de qualidade o que indiretamente passou dos 5 km aumentando aparentemente o alcance, mas o que foi feito, foi somente melhorar a qualidade do sinal dentro do raio máximo de alcance do rádio.
O que realmente aumenta o alcance de transmissão de um rádio é o aumento da potência de transmissão, ou seja, o rádio tem potência de sinal de 2W e você o amplia para 6W, mas isso irá bloquear sinais de outros rádios já que a potência do seu está muito maior do que a dos outros.

Gabriel, onde tem esses links de refletores de alumínio para as antenas dos rádios rc que eu nunca vi? ( não disse que não existe)
Só para você ter uma ideia, eu uso um rádio Futaba FP-T8UAFS e nele eu coloquei um módulo FrSky e sabemos que os rádios Futaba tem uma alça de ferro que passa por trás da antena original dele, mas ao colocar o módulo, essa alça ficou bem próxima da antena 2.4 que tem que ficar deitada e não em pé como as antenas FM e nesse caso, a alça funcionaria como um refletor, mas as ondas estacionários aumentariam muito no rádio o que me causaria um problema no alcance final do rádio e podendo vir a queimar o módulo devido essas ondas estacionárias poderem ser muito grandes.
Para os rádios amadores, existem medidores de R.O.E que são para medir essas ondas estacionárias nas antenas e eliminá-las o máximo possível. Já para os rádios rc, nunca vi um medidor de R.O.E já que nunca se precisou fabricar antenas diferentes para esses rádios e sendo assim, se não tem como medir o R.O.E de uma antena, não se aventure a fazer uma, pois transmissão de rádio não é a mesma coisa que recepção de rádio, onde uma antena um pouco fora da medida não irá afetar muito o sinal.
Note que quanto menor for o alcance de um rádio transmissor, mais precisas tem que serem as medidas das antenas desse sistema.
Por isso é que um simples fio serve de antena em um rádio FM para ouvir músicas, pois ele está somente recebendo um sinal que cobre um raio de mais de 100 km, mas agora se o sinal só cobre um raio de 5 km, a medida da antena já deverá ser mais precisa para não diminuir esse alcance.

Esse link fala bem sobre o R.O.E de um sinal de rádio.

https://under-linux.org/showthread.php?t=95100

Agora fica o problema, como instalar um medidor de R.O.E ou um wattímetro entre o rádio e a antena dele?
Só fazendo uma torre para a antena e colocar um cabo da antena até o rádio.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Esses refletores de colocar na antena do radio funcionam?

Mensagem por Gabriel Velloso »

O refletor que me refiro são uns usados para os phantons da vida, so conheco esses.
https://www.google.com.br/search?q=refl ... BITsuw0xDM:

Pensei em cortar uns 60 graus de uma latinha, até fiz para testar, mas agora que você disse que pode atenuar o sinal fiquei assustado.
Como no local que eu costumo voar não tem como ir para trás do controle eu queria uma maneira de nao desperdiçar a transmissão nos 180 graus que iria na minha direção.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Esses refletores de colocar na antena do radio funcionam?

Mensagem por LaercioLMB »

Esse tipo de refletor é muito usado em recepção de sinais e não em transmissão.

Veja um exemplo de antena com refletor de transmissão e não tem nada a ver com parábola.



Essa antena não é para 2.4 GHz, é somente um exemplo de antena de transmissão direcional, pois se fosse para 2.4 GHz, seria muito menor.

Esse sistema de parábola, recebe o sinal e o redireciona para um único ponto e o melhor exemplo disso são as antenas de TV por assinatura.
Veja que as antenas de TV por assinatura quando usadas para a internet, onde tem recepção e emissão de sinais, a internet nunca é 100% boa e confiável e se lê muita reclamação dessas companhias criticando a qualidade do sinal e um dos motivos é exatamente esse, emitir sinal em uma antena projetada para receber sinal.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Esses refletores de colocar na antena do radio funcionam?

Mensagem por Gabriel Velloso »

Então resumindo, esse que eu fiz só serve para gambiarrar meu rádio, certo?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Esses refletores de colocar na antena do radio funcionam?

Mensagem por LaercioLMB »

Certo, pois sem medida e nem distâncias corretas, só te ajudarão a aumentar a R.O.E do seu rádio.


Um bom exemplo que te dou sobre isso, são os rádios instalados em carros, onde a antena muitas vezes era instalada no parachoque do carro. Falo dos rádios PX e PY de rádio transmissão.
Compare com os rádios de viaturas policiais que as antenas são instaladas no teto do carro.
O que isso tem a ver?
É que aquele tipo de antena se chama plano terra, onde o irradiante é a antena levantada e o refletor é o próprio carro.
Quando você instala a antena no teto do carro, você tem uma qualidade de sinal no máximo (se o cabeamento estiver dentro do recomendado), mas se você coloca a antena no para choque do carro, o irradiante terá interferência do refletor e a qualidade do sinal cai muito.
O que significa isso?
Que o alcance de comunicação do rádio também cai.
Usei muito rádio PX instalado no carro e sei muito bem o que se perde de alcance quando a antena está instalada no para choque do carro, só que fica ruim instalar uma antena no teto do carro e por isso não uso mais o rádio PX no carro, pois o alcance cai muito.
Qual o alcance?
Se a antena instalada no parachoque do carro, eu conseguia falar com a cidade toda onde eu estava, por exemplo Porto Alegre e conseguia um sinal razoável com o sul do estado de São Paulo, já com uma antena instalada no teto, conseguia falar com um bom sinal com o pessoal na Bahia.
Rádio transmissão não é qualquer fio de qualquer comprimento e antena de qualquer jeito, tudo tem medida certa e padrão a ser seguido se não, só terá problemas.
Quer outro bom exemplo?
Nunca pegue na antena do rádio com ele ligado, você causa uma R.O.E altíssima nele e fazendo isso seguido, irá queimar a saída RF do rádio e irá parar de transmitir.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Re: Esses refletores de colocar na antena do radio funcionam?

Mensagem por Elilson »

Laercio escreveu: Nunca pegue na antena do rádio com ele ligado, você causa uma R.O.E altíssima nele e fazendo isso seguido, irá queimar a saída RF do rádio e irá parar de transmitir.

isso vale para nossos tx de baixa potencia,menor que 1W????
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Esses refletores de colocar na antena do radio funcionam?

Mensagem por LaercioLMB »

Sim, vale.
Quanto de potência você acha que tem um rádio faixa do cidadão que alcança até na Europa?
Meros 5W.
O módulo RF foi projetado para trabalhar em uma determinada potência e sendo assim, os componentes são de maneira grosseira, mais fracos e por tanto, seus limites também são menores.
Mas cada um sabe como cuidar de seu equipamento.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder