Bateria para o Futaba 14SG

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
eliasrobr
membro
Mensagens: 221
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 3:28 pm
Localização: Santo André,São Paulo

Bateria para o Futaba 14SG

Mensagem por eliasrobr »

Bom dia galera !

Sou iniciante no Hobby,tenho o Futaba14SG,que estou utilizando inicialmente no Simulador, e a bateria NMH que vem nele dura muito pouco.

Por gentileza, alguém sabe qual o melhor tipo de bateria e especificação devo usar no rádio Futaba14SG ?

A original é: NMH 6v - 1800mA - 10.8 W

Estou comprando um carregador na Bangood,original, já prevendo o futuro das recargas e balanceamento.

Alguém já trocou por uma LiFe, Lipo ?

obrigado,e bons voos.
-
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.” 8)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Bateria para o Futaba 14SG

Mensagem por LaercioLMB »

Essa bateria dura muito, desde que você respeite o recarregamento correto dela.
Nunca se usa um pouco e se recarrega, sempre antes de recarregar, selecionar descarga antes, assim tanto o tempo de duração da bateria como o de tempo de uso no rádio irão aumentar muito.

Tem gente que usa dessas;
http://www.rcworld.co.uk/acatalog/Futab ... S2800.html

Eu não posso garantir que são boas já que a tensão nominal do rádio é 6V e essas baterias superam essa tensão, coisa que não me inspira confiança.
O que eu faço?
Tenho 2 packs de baterias NiMh originais do meu rádio e enquanto estou usando uma, a outra está recarregando.
Um detalhe importante, jamais recarregue essas baterias com carga rápida, não irá durar muito tempo e logo terão problemas de tempo de uso, ou seja, com 30 minutos se foi a carga.
Sempre recarregue elas com no máximo 200 mA, mesmo a bateria sendo de 1800, o 0,7C não se aplica nesse tipo de bateria, somente nas LIPO.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
eliasrobr
membro
Mensagens: 221
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 3:28 pm
Localização: Santo André,São Paulo

Re: Bateria para o Futaba 14SG

Mensagem por eliasrobr »

LaercioLMB escreveu:Essa bateria dura muito, desde que você respeite o recarregamento correto dela.
Nunca se usa um pouco e se recarrega, sempre antes de recarregar, selecionar descarga antes, assim tanto o tempo de duração da bateria como o de tempo de uso no rádio irão aumentar muito.

Tem gente que usa dessas;
http://www.rcworld.co.uk/acatalog/Futab ... S2800.html

Eu não posso garantir que são boas já que a tensão nominal do rádio é 6V e essas baterias superam essa tensão, coisa que não me inspira confiança.
O que eu faço?
Tenho 2 packs de baterias NiMh originais do meu rádio e enquanto estou usando uma, a outra está recarregando.
Um detalhe importante, jamais recarregue essas baterias com carga rápida, não irá durar muito tempo e logo terão problemas de tempo de uso, ou seja, com 30 minutos se foi a carga.
Sempre recarregue elas com no máximo 200 mA, mesmo a bateria sendo de 1800, o 0,7C não se aplica nesse tipo de bateria, somente nas LIPO.


Pois é Laercio, o problema é a tensão,eu também não confiaria em utilizar uma bateria 7.4 v num rádio que usa 6v !
Andei pesquisando com alguns vendedores e tem uns vendedores no Mercado Livre, que dá pra perceber, que o cara vende, mas nem sabe o que está vendendo,por isso temos de ler muito e prestar a máxima atenção ao comprar....fica a dica pra quem esta iniciando assim como eu!
Por enquanto estou utilizando o carregador que veio junto com o rádio e só tenho essa bateria.
Acho que vou comprar outra original,assim, faço todo o procedimento no carregador que já foi comprado e está a caminho, dessa forma não tem como errar....
Obrigado pela ajuda.
-
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.” 8)
Avatar do usuário
eliasrobr
membro
Mensagens: 221
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 3:28 pm
Localização: Santo André,São Paulo

Re: Bateria para o Futaba 14SG

Mensagem por eliasrobr »

LaercioLMB escreveu:Essa bateria dura muito, desde que você respeite o recarregamento correto dela.
Nunca se usa um pouco e se recarrega, sempre antes de recarregar, selecionar descarga antes, assim tanto o tempo de duração da bateria como o de tempo de uso no rádio irão aumentar muito.

Tem gente que usa dessas;
http://www.rcworld.co.uk/acatalog/Futab ... S2800.html

Eu não posso garantir que são boas já que a tensão nominal do rádio é 6V e essas baterias superam essa tensão, coisa que não me inspira confiança.
O que eu faço?
Tenho 2 packs de baterias NiMh originais do meu rádio e enquanto estou usando uma, a outra está recarregando.
Um detalhe importante, jamais recarregue essas baterias com carga rápida, não irá durar muito tempo e logo terão problemas de tempo de uso, ou seja, com 30 minutos se foi a carga.
Sempre recarregue elas com no máximo 200 mA, mesmo a bateria sendo de 1800, o 0,7C não se aplica nesse tipo de bateria, somente nas LIPO.


Ola,comprei o carregador, é o SKYRC Imax B6, ( original ) lendo o manual e tentando carrega-la em 200mA,não estou conseguindo alterar o valor para 200 mA

Mesmo acionando os botões Dec ou Inc,não é alterado o valor, mas muda para outra tela, eu já tentei alterar esse valor por várias vezes,alguma luz ?
-
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.” 8)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Bateria para o Futaba 14SG

Mensagem por LaercioLMB »

Eu uso o Turnigy Accucell 6 e nele quando uso a tecla type até chegar em NiMh, uso as teclas select para selecionar charge e aperto start e começa a piscar a corrente de recarga e com as teclas select, mudo a corrente para 0,2A que é = a 200 mA, simples conversão de unidades. Só então pressiono e seguro a tecla start para o carregador dar início a recarga da bateria.
A princípio todos esses modelos são meio parecidos e uns inclusive só mudam cor e nome, mas são o mesmo carregador.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
eliasrobr
membro
Mensagens: 221
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 3:28 pm
Localização: Santo André,São Paulo

Re: Bateria para o Futaba 14SG

Mensagem por eliasrobr »

LaercioLMB escreveu:Eu uso o Turnigy Accucell 6 e nele quando uso a tecla type até chegar em NiMh, uso as teclas select para selecionar charge e aperto start e começa a piscar a corrente de recarga e com as teclas select, mudo a corrente para 0,2A que é = a 200 mA, simples conversão de unidades. Só então pressiono e seguro a tecla start para o carregador dar início a recarga da bateria.
A princípio todos esses modelos são meio parecidos e uns inclusive só mudam cor e nome, mas são o mesmo carregador.



Agora sim, consegui entender como funciona, é mais simples do que possa parecer,mas pra quem está começando,as duvidas e medos acontecem,ao menos comigo está sendo assim..rs...

Obrigado Laercio, valeu demais pela grande ajuda.

Bons voos...
-
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.” 8)
Clark Kent
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 6:29 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Bateria para o Futaba 14SG

Mensagem por Clark Kent »

Olá @LaercioLMB,

Apenas tirando uma duvida contigo. Qual o processo de descarga voce usa em sua bateria Futaba? Tenho extamente este radio, com a bateria original, e sempre usei o carregador original para carregar,

O problema é que sempre o carrego uma vez por mes, mas nunca espero descarregar completamente. Sei que estou comprometendo a vida util da bateria, mas gostaria de saber ao certo como seguir com o ciclo de descarregamento/carregamento desta bateria usando um Turnigy Accucell 6.

Muito Obrigado,
Responder