Carregador Turnigy Simples e Manutenção baterias Lipo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Jonas Jon
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Sáb Jun 17, 2017 2:49 pm
Localização: São Paulo

Carregador Turnigy Simples e Manutenção baterias Lipo

Mensagem por Jonas Jon »

Colegas,
Tenho lido diversas postagens aqui na seção de baterias/carregadores, há muita coisa, e não estou conseguindo concluir algumas dúvidas no meu caso particular. Então abri um tópico, específico para esse carregador simples (sem programação, sem storage).

Recebi duas baterias lipos porém ainda irei demorar utiliza-las (ainda preciso montar o aero).
Uma de 1300mA e outra 2650mA (para rádio), ambas 3S.
E um carregador/balanceador turnigy simples, sem programação e sem opção de storage (saída 800mA/h).

Na caixa de uma das baterias está escrito algo como, 'saiu com 30% de carga, fazer storage assim que possível'.

Como ainda vou demorar para usa-las, e como andei lendo aqui sobre ciclos, sobre descarregar, sobre não guarda-las totalmente carregadas, nem descarregadas, etc, gostaria de perguntar, o que devo ou consigo fazer com essas baterias, e carregador, enquanto não começo a usa-las efetivamente?

Preciso descarrega-las antes de uma carga completa? Se sim, como?
Como dar uma carga parcial, se o carregador tem apenas dois leds indicadores? (um verde para indicar carregando e outro carregada). Agradeço.
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Carregador Turnigy Simples e Manutenção baterias Lipo

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Carrega as lipos totalmente; então descarrega usando um led ou um motor até suas lipos ficarem com 3.8v~3.9v cada célula ou ~11.7v no total, que é a voltagem de storage das lipos.
Vc vai precisar de um multímetro pra medir a voltagem.

Como vc está usando 3s, não deixe suas lipos passarem de 12.6v e não o deixe elas ficarem abaixo de 11.1v pra vc tirar o máximo proveito delas e afastar qualquer problema de sobrecarga, baixa voltagem ou inchamento.
Avatar do usuário
Jonas Jon
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Sáb Jun 17, 2017 2:49 pm
Localização: São Paulo

Re: Carregador Turnigy Simples e Manutenção baterias Lipo

Mensagem por Jonas Jon »

Grato por responder.
Sobre não passar da voltagem de 12.6V, pelo que li nas especificações desse carregador, ele já se encarregue disso.
Mas sobre não deixa-las abaixo de 11V, não dizem que é recomendável guarda-las com uma carga parcial, não a carga total, por questões de segurança? Ou entendi errado?
Avatar do usuário
Jonas Jon
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Sáb Jun 17, 2017 2:49 pm
Localização: São Paulo

Re: Carregador Turnigy Simples e Manutenção baterias Lipo

Mensagem por Jonas Jon »

Estou achando que esse carregador que comprei é só para uso em campo, para dar cargas completas.
Digo isso porque não tem modo storage, não vem com fonte (comprei separado), e só garras para ligar na bateria do carro.
Se for isso acabei comprando algo errado, que não me atende.
Estou complicado aqui, com duas lipos que não vou usar ainda e não sei o que fazer. Estou com receio de carrega-las totalmente e deixa-las guardadas, pelos relatos de incêncio que li, e não sei como fazer essa tal carga storage para armazenamento. Se alguém puder me orientar sobre esse carregador...
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Carregador Turnigy Simples e Manutenção baterias Lipo

Mensagem por Bivo »

Amigo, é simples. Coloque a bateria na carga e monitore com um multimetro a tensão total no conector para balanceamento. Quando ela alcançar aproximadamente 11,5v você pode desligar e guarda-la que não haverá problema.
Avatar do usuário
Jonas Jon
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Sáb Jun 17, 2017 2:49 pm
Localização: São Paulo

Re: Carregador Turnigy Simples e Manutenção baterias Lipo

Mensagem por Jonas Jon »

Medi ambas lipos com multímetro e estão com 11.5V e 11.3V (3.8V e 3.76V por célula, respectivamente). Então acredito que possam ficar guardadas assim por mais alguns dias. Acabei encomendando um carregador Imax B6, que já tem essa função de storage, para ficar mais tranquilo. Se alguém tiver interesse nesse meu outro carregador/balanceador Turnigy 2S/3S me avise, estou com um que provavelmente eu troque ou revenda. Valeu.
filho
membro
Mensagens: 176
Registrado em: Seg Jul 20, 2009 9:08 am
Localização: catanduva

Re: Carregador Turnigy Simples e Manutenção baterias Lipo

Mensagem por filho »

Boa noite estou com um problema em meu carregador turnigy accucel , ele da err de voltagem.
Quem poderia arrumar pra mim ou qual peca compro para arrumar o carregador.
obrigado
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Carregador Turnigy Simples e Manutenção baterias Lipo

Mensagem por John-Henrique »

filho escreveu:Boa noite estou com um problema em meu carregador turnigy accucel , ele da err de voltagem.
Quem poderia arrumar pra mim ou qual peca compro para arrumar o carregador.
obrigado

Antes de sair comprando novos carregadores ou peças, é MUITO interessante você mostrar uma foto ou explicar melhor o que acontece... Procurar um manual do teu carregador já é um caminho e descrever exatamente qual a mensagem de erro apresentada é outro caminho igualmente bom para conseguir ajuda.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Carregador Turnigy Simples e Manutenção baterias Lipo

Mensagem por LaercioLMB »

Fonte que aparentemente tenha 12V, nem sempre supre a corrente necessária para o carregador funcionar.
Se você usar uma fonte de 12V 1A e colocar o carregador para recarregar a 0.8A, provavelmente a tensão da fonte irá cair abaixo de 10,5V o que ocasiona essa mensagem de erro de voltagem já que a tensão caiu abaixo do mínimo permitido para o bom funcionamento do carregador.
Isso pode ocorrer também se a tensão da fonte for superior a máxima exigida pelo carregar ou ligar invertido os fios da bateria a ser recarregada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder