taranis 9x plus trim invertido

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por LaercioLMB »

Sim, por diversas vezes falei sobre minha preferência por Futaba, mas em nenhum momento nesse tópico eu falei que o FrSky era ruim e tinha que ser Futaba ou falei?
Só frisei o fato de dizerem antes que o FrSky não é xing ling.
Por acaso a frase xing ling significa que tudo é porcaria ou a origem do produto?
Eu não confio muito em softwares e não é por serem gratuitos que estão isentos de dar algum bug em alguma atualização ou novo lançamento ou estão?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por WarlikeOfChaos »

LaercioLMB escreveu:Sim, por diversas vezes falei sobre minha preferência por Futaba, mas em nenhum momento nesse tópico eu falei que o FrSky era ruim e tinha que ser Futaba ou falei?
Só frisei o fato de dizerem antes que o FrSky não é xing ling.
Por acaso a frase xing ling significa que tudo é porcaria ou a origem do produto?
Eu não confio muito em softwares e não é por serem gratuitos que estão isentos de dar algum bug em alguma atualização ou novo lançamento ou estão?


Pra que deu uma opinião furada pro outro usuário sem pesquisar e sem saber a respeito mandando ele abrir o rádio dele?
É sabido que no OpenTX é possível reverter e remapear todos os sticks, chaves e trims...só vc que manda abrir rádio. Não é porque no futaba é assim que resolve que no OpenTX vai ser da mesma forma.

Agora a respeito do outro assunto.
Aqui no Brasil xing ling significa de origem chinesa duvidosa.

Uma empresa que está em um stock market (mercado de ações), que tem suas próprias patentes e copyrights por acaso vai manchar seu próprio nome com hardware e QC ruins?
https://www.frsky-rc.com/pages/about/
Aí acima está o motivo de eu usar um frsky e não um hobbyking turnigy que também conta com a possibilidade de embarcar o opentx.

A FrSky só fez parceria com a comunidade falando "vou lançar um rádio. Comunidade o que vcs acham legal ter?"
"Queremos um hardware robusto, com possibilidade de nos mesmos consertar e um software que seja Open Source (openTX), assim não será amarrado, que seja mantido pela comunidade, assim teremos nosso próprio controle de qualidade, nossas próprias atualizações e se por algum acaso vcs falirem, nos usuários não ficaremos na mão."

Separando as laranjas das maçãs: no taranis, o hardware (parte física, protocolo de transmissão e módulos são da frsky), o openTX (software open source embarcado que faz a coisa toda funcionar é da comunidade e nunca será proprietário pois está amarrado ao copyleft).
Lembrando que software gratuito e open source são duas coisas completamente diferentes.

Isento de falha, assim como qualquer coisa, o openTx não está; mas se alguém detecta uma falha, avisa no git do openTX (abre uma issue):
https://github.com/opentx/opentx/issues/5134
e logo um dos devs voluntários do projeto vai verificar e o mais breve possível será corrigido. No ticket é inclusive aberta uma discussão sobre o problema, pra outros users darem seu feedback e falarem se estão passando pela mesma situação:
https://github.com/opentx/opentx/issues/5104
Quando a falha é corrigida é dado um closed e encaminhado uma solicitação pra ser incluído na próxima atualização:
https://github.com/opentx/opentx/pull/5148
Lembrando que só vai ser merged na stable (oficial) depois de inúmeros testes (também realizados pela comunidade):
https://github.com/opentx/opentx/pull/5009

Na futaba, como vc faz?
Passa um email xingando e dizendo que está pagando por aquilo, E aí? Eles podem simplesmente te dar um /ignore e fica por isso mesmo. Vc consegue acompanhar o andamento da sua solicitação? Vc consegue trocar idéias com os outros que estão passando pelo mesmo? Vc consegue dar soluções? Vc consegue falar diretamente com a pessoa que assumiu e está tentando resolver a jaca não porque está ganhando dinheiro pra isso, mas porque ama o projeto e a comunidade?

Mais uma vez colega, precisamos de pessoas no openTX:
https://github.com/opentx/opentx
Como é abertamente falado, "a força do openTX está na comunidade":
http://open-txu.org/

Deixando claro que não defendo a marca (frsky), mas defendo o Open source (openTX):
http://open-txu.org/home/undergraduate- ... ce-basics/
Se algum dia futaba ou JR embarcarem o openTX e baixarem os preços, já que não vão ter custos com a firmware do rádio, com certeza vendo meu taranis e compro um rádio dessas marcas.

Se continuar com essas idéias de "odeio tecnologia", "não confio em software" e "software dá pau", vc está no hobby errado e está na hora de ir viver em uma ilha ou em uma caverna colega.

E finalizando, advinha o que aconteceu com a grande Nokia, com também anos de mercado, mas que não abraçou o software livre (android) e decidiu ficar com software proprietário?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por LaercioLMB »

Isento de falha.
Vou falar o que?


Gosto é gosto e pelo visto, você só interpreta o que quer interpretar e volto a te dizer que nunca falei que o FrSky é ruim e xing ling não tem nada a ver com duvidoso e sim de onde vem, da China, mas se você quer pensar assim, fique à vontade.
Agora dizer que é isento de falhas, nada é ou está isento de falhas, mas se acreditas nisso, vá em frente.
Me diga se em algum momento eu falei que não é bom usar software livre seja ele qual for e que o FrSky não é bom.

Faça o seguinte cara, não tente me explicar o óbvio e se há um modo de inverter o trim via software, simplesmente me diga, tem sim como mudar isso e dê a resposta ao usuário, mas não desperdice seu tempo com falas desnecessárias, pois se eu errei em não ter visto essa opção na programação, faz parte e eu não perderei mais meu tempo lendo suas mensagens.

Abraço.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Colega, é vc que só interpreta o que quer. Vc parou e leu o que postei? Eu falei em algum momento que está isento de falhas?
Eu falei que assim como qualquer coisa, o openTX não está isento de falhas, mas as falhas são corrigidas pela comunidade quando detectadas e isso é feito de forma rápida; e ao contrário de vc que só manda pesquisar; mostrei e linkei como funciona as correções dentro do openTX.
Agora vc que fala as coisas sem noção e sem fundamentos:
LaercioLMB escreveu:A FrSky não é xing ling?
Olha, é chinesa do mesmo jeito e embora seja uma das melhores, não está isenta da falta de controle de qualidade que na China isso é comum.
E como o Henrique falou, não há na programação inversão de trim ou sub trim.
Não é por que a FrSky é uma das melhores marcas para o modelismo rc e que quase se iguala a Futaba e a JR que ela deixa de ser xing ling.

Vc leu o manifesto da empresa né? Viu as patentes, ok? Viu que ela participa de stock market certo? Como assim uma empresa que participa de uma bolsa e detém propriedade intelectual não vai ter QC? (controle de qualidade)
Quebra esses paradigmas velhos que se é da china não tem controle de qualidade colega; por exemplo, hoje temos Tarot dando banho na Align em qualidade e Alzrc lançando produtos muito melhores que a SAB.

LaercioLMB escreveu:Software aberto, beleza, só sei que a Futaba começou a degringolar quando os rádios começaram a trabalhar com software, pois até então, era o rádio e a experiência do piloto, agora software dá pau o tempo todo.

Como assim mano? Então quer dizer que essa evolução que tivemos nos rádios foi ruim? Telemetria que hoje temos é ruim? Inversao por software é ruim? Mixagem CCPM via software é ruim? Ajustes de PID via scripts em lua são ruins? Sistemas giroscópios de estabilização dão ruins? Quads já que utilizam uma FC são ruins? Helis que usam um sistema FBL são ruins? Vôo autônomo via way points é ruim? Mission planer é ruim?

Abraço e bons vôos colega.


O user falou que já tinha solucionado, mas segue para os demais que pesquisarem:
http://open-txu.org/home/undergraduate- ... mixer-613/
Pra quem nao manja de inglês: no openTX se vc botar um peso (weight) negativo no mixer ou no inputs, o trim inverte; se botar um peso normal (positivo), o trim fica normal.
Avatar do usuário
henriquefunari
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 12:17 am
Localização: maringá, parana

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por henriquefunari »

Como inverte o Trim via Software no Taranis?
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Se o peso (weight) do canal no mixer ou o input estiver com um valor negativo, o trim inverte; é só usar valores positivos.
Avatar do usuário
henriquefunari
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 12:17 am
Localização: maringá, parana

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por henriquefunari »

Isso não resolve o proplema do trim invertido, o que você está fazendo é dando um jeitinho, afinal se você mudar de aeromodelo o trim invertido estará no outro modelo.
O que você está fazendo é criando um exponencial invertido, mas não está resolvendo de verdade o problema do trim invertido. Fazer exponencial invertido meus radios também fazem.

Você está fazendo o que esse cara fez?
https://youtu.be/oJXETHp2lsE?t=2m25s
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Não colega, vc está confundindo as coisas; exponencial invertido e input invertido são duas coisas completamente diferentes:
-exponencial positivo: stick menos preciso no centro e mais preciso no final do curso;
-exponencial negativo: stick mais preciso no centro e menos preciso no final do curso;
O input é uma entrada: stick, variável global, uma chave, um potenciômetro, um valor da telemetria, uma constante, uma função...No openTX é possível inverter essa entrada, por exemplo a entrada do stick aileron é ail, invertida fica !ail; a entrada da chave A é SA, invertida fica !SA e assim com as outras entradas.

No openTX funciona da seguinte forma a programação dentro da aba inputs:
http://openrcforums.com/forum/download/ ... p?id=15904
Input>Side (+,-, ou all)>weight>curva>offset>switch>flight mode.
O trim entra paralelamente ao final dessa pilha.
O que acontece é se vc botar no mixer como input !ail ao invés de ail vc inverte o input do aileron, consequentemente inverte o trim do aileron já que os trims também são inputs.
Outra forma de inverter o input é inverter o weight conforme o gringo apresenta no vídeo.
Inverter input é diferente de inverter o canal na aba servos.
Avatar do usuário
henriquefunari
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 12:17 am
Localização: maringá, parana

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por henriquefunari »

Quando você faz esse procedimento fica valendo para todos modelos?
welsobral
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Jan 07, 2013 10:27 am
Localização: presidente prudente

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por welsobral »

henriquefunari escreveu:Como inverte o Trim via Software no Taranis?


Amigao não consegui faze video fim de semana foi correria mais e super facil como o amigo ae falo se ficar negativo o comando tem como inverter na função vou fazer video e posto aqui vlws desculpa ae blz...
PAI NÃO IMPORTA O TEMPO QUE PASSE SEMPRE TE AMAREI......... SEI QUE ESTA COM OS ANJOS...
Responder