taranis 9x plus trim invertido

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
welsobral
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Jan 07, 2013 10:27 am
Localização: presidente prudente

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por welsobral »

WarlikeOfChaos escreveu:Não colega, vc está confundindo as coisas; exponencial invertido e input invertido são duas coisas completamente diferentes:
-exponencial positivo: stick menos preciso no centro e mais preciso no final do curso;
-exponencial negativo: stick mais preciso no centro e menos preciso no final do curso;
O input é uma entrada: stick, variável global, uma chave, um potenciômetro, um valor da telemetria, uma constante, uma função...No openTX é possível inverter essa entrada, por exemplo a entrada do stick aileron é ail, invertida fica !ail; a entrada da chave A é SA, invertida fica !SA e assim com as outras entradas.

No openTX funciona da seguinte forma a programação dentro da aba inputs:
http://openrcforums.com/forum/download/ ... p?id=15904
Input>Side (+,-, ou all)>weight>curva>offset>switch>flight mode.
O trim entra paralelamente ao final dessa pilha.
O que acontece é se vc botar no mixer como input !ail ao invés de ail vc inverte o input do aileron, consequentemente inverte o trim do aileron já que os trims também são inputs.
Outra forma de inverter o input é inverter o weight conforme o gringo apresenta no vídeo.
Inverter input é diferente de inverter o canal na aba servos.


Amigão agradeço pela força do topco que eu abri agradeço mesmo ja vi que taranis voce manja muito .... outra coisa esse pessoal da velha guarda vamos dizer assim e assim mesmo negocio és so Futaba e outros sou tecnico em eletronica sei muito eletronica dos radio como são taranis é o radio show de bola vlws mesmo muito obrigado pels dicas..
PAI NÃO IMPORTA O TEMPO QUE PASSE SEMPRE TE AMAREI......... SEI QUE ESTA COM OS ANJOS...
welsobral
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Jan 07, 2013 10:27 am
Localização: presidente prudente

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por welsobral »

WarlikeOfChaos escreveu:Não colega, vc está confundindo as coisas; exponencial invertido e input invertido são duas coisas completamente diferentes:
-exponencial positivo: stick menos preciso no centro e mais preciso no final do curso;
-exponencial negativo: stick mais preciso no centro e menos preciso no final do curso;
O input é uma entrada: stick, variável global, uma chave, um potenciômetro, um valor da telemetria, uma constante, uma função...No openTX é possível inverter essa entrada, por exemplo a entrada do stick aileron é ail, invertida fica !ail; a entrada da chave A é SA, invertida fica !SA e assim com as outras entradas.

No openTX funciona da seguinte forma a programação dentro da aba inputs:
http://openrcforums.com/forum/download/ ... p?id=15904
Input>Side (+,-, ou all)>weight>curva>offset>switch>flight mode.
O trim entra paralelamente ao final dessa pilha.
O que acontece é se vc botar no mixer como input !ail ao invés de ail vc inverte o input do aileron, consequentemente inverte o trim do aileron já que os trims também são inputs.
Outra forma de inverter o input é inverter o weight conforme o gringo apresenta no vídeo.
Inverter input é diferente de inverter o canal na aba servos.


exato falo tudo perfeita explicação ...
PAI NÃO IMPORTA O TEMPO QUE PASSE SEMPRE TE AMAREI......... SEI QUE ESTA COM OS ANJOS...
welsobral
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Jan 07, 2013 10:27 am
Localização: presidente prudente

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por welsobral »

henriquefunari escreveu:estou no serviço agora só não sei como postar video aqui..... mais você tem taranis ...


Não tenho Taranis, mas sei que é Top, 90% dos DroneRacers usam Taranis, então sei que é Top.
Eu uso Turnigy, tenho TGY-i10 que adoro e TGY-i6 para fazer Trainer.

Mas fiquei curioso sobre a inversão do trim, posta um video para nós vermos como que faz. Vai judar muitos usuários do forum. Eu posto videos no youtube e depois coloco o link aqui no evoo.[/quote]

amigão o Turnigy tive um durante 5 anos nunca tive problema meu ultimo radio foi um 9xrpro eu estva entre um i10 ou taranis
PAI NÃO IMPORTA O TEMPO QUE PASSE SEMPRE TE AMAREI......... SEI QUE ESTA COM OS ANJOS...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por LaercioLMB »

.... O que acontece é se vc botar no mixer como input !ail ao invés de ail vc inverte o input do aileron, consequentemente inverte o trim do aileron já que os trims também são inputs.

Baseado na frase acima, se você inverter o aileron, automaticamente o trim também é invertido?
O problema aqui não é o canal não estar invertido, mas o trim está?

Foi isso que eu entendi até agora.

Na programação diz ter a função ail e !ail para invertido. Tem também a função trim e !trim para inverter o trim?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Não existe a possibilidade de selecionar a entrada trim, o trim não é considerado uma entrada mas um modificador da entrada, logo não temos !trim (mas no openTX é possível por exemplo selecionar o trim do ruder pra ser usado no aileron por exemplo, assim temos a possibilidade de cross trim, ou fazer ele ser null, assim o botão de trim para aquele input é desabilitado; vê o pdf que linkei pra visualizar melhor); lembra que eu falei que o trim entra paralelamente ao final? (vê o pdf) Então, logo ele não sofre inversão da cadeia de input junto com a entrada do stick, pois em momento algum o trim passa pela cadeia.
Ou seja; botou, por exemplo, !ail (o stick) como input, os trims "sofrem inversao" (na verdade o que inverteu foi o input do aileron, o trim continua normal); aí o usuário que não leu a documentação e colocou acidentalmente !ail, mas os outros inputs normais (ele, thr e rud), vai lá na aba servos, vendo que o comando esta invertido no modelo e como é de praxe nos outros sistemas, vai e reverte o canal inteiro na aba servos, aí os comandos do canal ficam normais, mas o trim invertido para o aileron e os outros canais ficam com seus trim normais.

Pra evitar esse problema, já falei e vou repetir, é só prestar atenção se os input estão normais na aba input: ail, ele, thr, rud e não !ail, !ele, !thr, !rud.
Avatar do usuário
henriquefunari
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 12:17 am
Localização: maringá, parana

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por henriquefunari »

Quando você "inverte" o trim via software, essa operação fica valendo para todos os outros modelos salvos no rádio?
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por WarlikeOfChaos »

henriquefunari escreveu:Quando você "inverte" o trim via software, essa operação fica valendo para todos os outros modelos salvos no rádio?


Meu deus colega; vc leu alguma coisa que eu escrevi? Ou quer apenas ouvir o óbvio que essa configuração vale apenas pra esse modelo e vir argumentar que precisa abrir o rádio e inverter os fios do trim?

Se vc ler com calma vai perceber que é problema de inversão da entrada...
Vc leu a parte que é possivel a inversão de input no openTX e que os trims são modificadores e não entradas e se aplicam paralelamente ao final do input?
Se vc for bem esperto, e sei que é, vai perceber que abrindo o rádio e invertendo os fios do trim vai ferrar com todos os outros modelos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por LaercioLMB »

Pelo que entendi, para fazer isso, você tem que fazer aquilo, cuidar isso, ajustar aquele outro para não inverter o outro lá.
Para que simplificar se pode dificultar.
Quanto mais firulas, mais fácil de dar problemas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Pra mim que sou da área de computação; eu admiro a documentação, controle de versão e implementação do openTX; é simplesmente sensacional.
Colega, mais uma vez; o opentx é da comunidade; não de um grupo pequeno de usuários velha guarda que voam apenas aeros DIY LOS ou acro;
O opentx abrange usuários de heli, quad, planador não motorizado, asas, VANT, FPV....
O que vc chama de firulas, nos chamamos de funções; se vc não usa, ok, mas outros usuários usam.
Mais uma vez, a força do openTX está na comunidade, usuários se ajudando, não opinando que as funções implementadas são "firulas".
Os rádios proprietários te dão opção de PPM center shift (vê essa função, é interessante)? Te dão opção de scripts em lua para alterar PIDs (proporcional, integral, derivada) do quad em pleno vôo? Telemetria bypass? A possibilidade de ligar em um PC e já ser reconhecido como uma interface de controle assim não precisa de um caro USB dongle de simulador? Te dão a opção de mixagem CCPM 90, 120 e todos os outros tipos de bailarina de helicoptero possíveis? Vou nem listar todas as outras possibilidades...
Ah, se não quiser essas funções, o openTX te dá a opção de desabilitar ao enviar a firmware pro rádio...exemplo vc que voa apenas modelos caseiros, é da velha guarda e dane-se os outros tipos de RC...é só desabilitar as funções de mixagem (helicóptero), global variables, scripts lua e todas as outras que vc acha que são "firulas".

Sei que vc manja muito de cálculos de aeromodelos e já tem lá sei quantos anos de hobby, ok colega, parabenizo muito vc por isso; Mas perceba que os tempos mudaram...
O que antes 3D era a sensação, hoje é o FPV; o que antes uma acrobacia de um aeromodelo escala era sensacional hoje uma corrida de racers é mais incrível para outro público....hoje temos também vôos autônomos, mission planer, pixhawk....

Finalizando e não posto mais nessa thread porque já cansei; se quiserem experimentar o openTX, bem vindos, comecem por esse link e vamos trocando ideias:
http://open-txu.org/
se não, abraço e bons vôos.
Avatar do usuário
henriquefunari
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 12:17 am
Localização: maringá, parana

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagem por henriquefunari »

WarlikeOfChaos escreveu:
henriquefunari escreveu:Quando você "inverte" o trim via software, essa operação fica valendo para todos os outros modelos salvos no rádio?


Meu deus colega; vc leu alguma coisa que eu escrevi? Ou quer apenas ouvir o óbvio que essa configuração vale apenas pra esse modelo e vir argumentar que precisa abrir o rádio e inverter os fios do trim?

Se vc ler com calma vai perceber que é problema de inversão da entrada...
Vc leu a parte que é possivel a inversão de input no openTX e que os trims são modificadores e não entradas e se aplicam paralelamente ao final do input?
Se vc for bem esperto, e sei que é, vai perceber que abrindo o rádio e invertendo os fios do trim vai ferrar com todos os outros modelos.


veja sua frase e leia com atenção:
WarlikeOfChaos escreveu -"vai perceber que abrindo o rádio e invertendo os fios do trim vai ferrar com todos os outros modelos"

Você se enganou ao escrever a palavra "ferrar", no lugar de ferrar o correto é CONSERTAR.
Vejamos como ficaria a frase:
"abrindo o rádio e invertendo os fios do trim vai CONSERTAR com todos os outros modelos" ,obviamente estamos falando no caso em que o trim está invertido

É sobre isso que estou falando, se o trim está invertido fisicamente, só fisicamente para resolver o problema corretamente.
Agora se o feliz proprietário de um openTx quiser dar um jeitinho, dai tem que inverter vários parâmetros para dar certo e dá para cada modelo, conforme o vídeo que postei acima e os documentos que você postou, porem não resolve por completo, porque quando se troca de modelo(aeromodelo) o trim estará novamente invertido sendo necessário inverter vários parâmetros para cada um dos modelos salvos no rádio.
Responder