taranis 9x plus trim invertido

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

welsobral
membro

taranis 9x plus trim invertido

Mensagempor welsobral » 10 Ago 2017 17:22

ola amigo seguinte taranis 9xd estou com problema no trim esta invertido o comando esta correto mais quando vo no trim pra trimar o aero esta invertido so achei video no youtube ingles se alguem puder me ajuda agradeço....
PAI NÃO IMPORTA O TEMPO QUE PASSE SEMPRE TE AMAREI......... SEI QUE ESTA COM OS ANJOS...

Gabriel Velloso
membro

Re: taranis 9x plus trim invertido

Mensagempor Gabriel Velloso » 10 Ago 2017 18:03

Manda o link aqui, talvez te ajudamos a traduzir as partes importantes. No próprio youtube tem geração de legendas, uns 60% precisas, mas quebra o galho.
Ainda tentando voar a 1km/h

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 10 Ago 2017 18:59

Se o trim tá invertido, tem conector virado ou fio trocado. Isso acontece com rádios xing ling e não é o primeiro.
Basta inverter os fios e pronto, problema resolvido.
Não alimente um troll

henriquefunari
membro

Mensagempor henriquefunari » 10 Ago 2017 19:18

O Laercio está correto, é só inverter o conector ou fios.
Essa semana arrumei de um Futaba de um colega na pista que estava com o trim invertido.

thiagobarreto
membro

Mensagempor thiagobarreto » 10 Ago 2017 20:39

Estão todos invertidos? O rádio é novo? Aconteceu comigo e o problema era que o antigo dono por algum motivo (acredito que na intenção de inverter os modos ) teve a brilhante ideia de inverter os sticks (cortou os fios e o stick da direita foi para esq e vice versa). Tentei apenas trocar os sticks de um lado para o outro sem cortar. Mas no futaba não tinha como pq os sticks simplesmente não encaixavam ao contrário devido às posições dos potenciômetros. Sugiro que primeiro descarte algo nas configurações do rádio. Depois abra o rádio (se tiver alguma noção, caso contrário procure ajuda) veja se tem algo de um lado no outro. Se for algum trim específico, veja se tem como inverter o botão ou a placa. Se não funcionar, tente inverter os sticks e depois nas configurações selecionar outro modo. Se msm assim não funcionar talvez o que fiz com o meu resolva. Mas sugiro que estude bem o problema antes de alterar algo
Veni, vidi, viciei

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 10 Ago 2017 20:49

Pelo que sei, não tem na programação do rádio inversão de trims. Sendo assim só resta inverter o conector ou os fios do trim e pronto.
São 3 fios e se troca de posição os das extremidades, deixando o do centro na posição em que está.
Simples, fácil e sem dor de cabeça de ficar procurando cabelo em cabeça de sapo.
Já abri 9X que veio com esse problema e se o problema está só no trim, não perca tempo trocando sticks de lado ou de posição.
Não alimente um troll

thiagobarreto
membro

Mensagempor thiagobarreto » 10 Ago 2017 21:00

É pq não conheço o rádio por dentro Laercio. Lembro que deu a mesma dica no futaba e ele não tinha como realizar essa troca de fios. Mas acabei equiparando ao meu problema que foi atípico e causado. Melhor fazer o que o Laercio falou mesmo q é o mais comum
Veni, vidi, viciei

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 11 Ago 2017 09:48

Os rádios por dentro são praticamente todos iguais, tem uma mesa de stick de cada lado, uma placa mãe no meio e pronto, fio pra todo lado.
Mudam somente como são fixados os sticks e o desenho das trilhas das placas, mas é tudo a mesma coisa.
Não alimente um troll

welsobral
membro

Mensagempor welsobral » 11 Ago 2017 10:03

Gente e um Taranis 9xd plus não e xing ling não como amigo comentou o radio e novo não tem que inverte fio nada pela mor e tudo na programação mais eu não sei como faz e so no profundor
PAI NÃO IMPORTA O TEMPO QUE PASSE SEMPRE TE AMAREI......... SEI QUE ESTA COM OS ANJOS...

henriquefunari
membro

Mensagempor henriquefunari » 11 Ago 2017 12:57

Se o trim está invertido em relação ao stick, só invertendo os fios ou conector ou dependendo do modelo é só soltar 2 parafusos e inverter o botão do trim.
Pode pesquisar o que quiser, não tem programação que inverte isso.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 11 Ago 2017 13:57

A FrSky não é xing ling?
Olha, é chinesa do mesmo jeito e embora seja uma das melhores, não está isenta da falta de controle de qualidade que na China isso é comum.
E como o Henrique falou, não há na programação inversão de trim ou sub trim.
Não é por que a FrSky é uma das melhores marcas para o modelismo rc e que quase se iguala a Futaba e a JR que ela deixa de ser xing ling.
Não alimente um troll

welsobral
membro

Mensagempor welsobral » 11 Ago 2017 14:13

henriquefunari escreveu:Se o trim está invertido em relação ao stick, só invertendo os fios ou conector ou dependendo do modelo é só soltar 2 parafusos e inverter o botão do trim.

Ok tem amigão ja achei é na opção função especias... deu certo nada de abrir radio e inverter...

welsobral
membro

Mensagempor welsobral » 11 Ago 2017 14:18

LaercioLMB escreveu:A FrSky não é xing ling?
Olha, é chinesa do mesmo jeito e embora seja uma das melhores, não está isenta da falta de controle de qualidade que na China isso é comum.
Não é por que a FrSky é uma das melhores marcas para o modelismo rc e que quase se iguala a Futaba e a JR que ela deixa de ser xing ling.

Bom gosto é gosto e não se discute como eu sempre digo o mundo não e ó FUTABA ou JR mais né não se discute mais tem como inverter sim eu achei e um funções especiais, o FRSKY e software aberto você faz o que quer ao contrario dos FUTABA e muitos modelos .......

henriquefunari
membro

Mensagempor henriquefunari » 11 Ago 2017 14:34

welsobral escreveu:
henriquefunari escreveu:Se o trim está invertido em relação ao stick, só invertendo os fios ou conector ou dependendo do modelo é só soltar 2 parafusos e inverter o botão do trim.

Ok tem amigão ja achei é na opção função especias... deu certo nada de abrir radio e inverter...

Não acredito, tem como você fazer um vídeo mostrando como você fez?

henriquefunari
membro

Mensagempor henriquefunari » 11 Ago 2017 14:35

welsobral escreveu:

Não acredito, tem como você fazer um vídeo mostrando como você fez a inversão do Trim?

welsobral
membro

Mensagempor welsobral » 11 Ago 2017 14:47

henriquefunari escreveu:
welsobral escreveu:

Não acredito, tem como você fazer um vídeo mostrando como você fez a inversão do Trim?

estou no serviço agora só não sei como postar video aqui..... mais você tem taranis ...

henriquefunari
membro

Mensagempor henriquefunari » 11 Ago 2017 16:51

estou no serviço agora só não sei como postar video aqui..... mais você tem taranis ...[/quote]

Não tenho Taranis, mas sei que é Top, 90% dos DroneRacers usam Taranis, então sei que é Top.
Eu uso Turnigy, tenho TGY-i10 que adoro e TGY-i6 para fazer Trainer.

Mas fiquei curioso sobre a inversão do trim, posta um video para nós vermos como que faz. Vai judar muitos usuários do forum. Eu posto videos no youtube e depois coloco o link aqui no evoo.

Gabriel Velloso
membro

Mensagempor Gabriel Velloso » 11 Ago 2017 19:17

welsobral escreveu:estou no serviço agora só não sei como postar video aqui..... mais você tem taranis ...

Se passar os paços que você seguiu já serve, quais opções e onde vc foi entrando.
Ainda tentando voar a 1km/h

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 11 Ago 2017 20:17

welsobral escreveu:

Bom gosto é gosto e não se discute como eu sempre digo o mundo não e ó FUTABA ou JR mais né não se discute mais tem como inverter sim eu achei e um funções especiais, o FRSKY e software aberto você faz o que quer ao contrario dos FUTABA e muitos modelos .......

Eu por acaso falei em preferência?
Só falei que FrSky é xing ling sim e que é dos melhores que tem.
Por que misturar gosto é gosto?
Eu falei que Futaba ou JR é melhor?
Falei que FrSky se compara com essas marcas e se se compara, significa que também é bom.
Se encontrou a função, melhor ainda e se encontrou, é sinal que procura por algo e não precisaria ter aberto um tópico para isso.
Software aberto, beleza, só sei que a Futaba começou a degringolar quando os rádios começaram a trabalhar com software, pois até então, era o rádio e a experiência do piloto, agora software dá pau o tempo todo.
Não alimente um troll

WarlikeOfChaos
membro

Mensagempor WarlikeOfChaos » 11 Ago 2017 20:32

LaercioLMB escreveu:
welsobral escreveu:

Eu por acaso falei em preferência?
Só falei que FrSky é xing ling sim e que é dos melhores que tem.
Por que misturar gosto é gosto?
Eu falei que Futaba ou JR é melhor?
Falei que FrSky se compara com essas marcas e se se compara, significa que também é bom.
Se encontrou a função, melhor ainda e se encontrou, é sinal que procura por algo e não precisaria ter aberto um tópico para isso.
Software aberto, beleza, só sei que a Futaba começou a degringolar quando os rádios começaram a trabalhar com software, pois até então, era o rádio e a experiência do piloto, agora software dá pau o tempo todo.

Software da pau o tempo todo em software fechado. Em software aberto, no repositorio, temos as diversas branch: beta, testing, nightlies, release candidate e stable;
Usando stable não tem bronca, já foi testado e de bugado por muitas pessoas entusiastas, que fazem isso porque gostam, ao contrário do proprietário que é apenas por um pequeno grupo visando lucro e sujeito aos estresses e impedimentos do trabalho.

No software livre não existe corrida por lucro e sim pelo bem da comunidade.

Sem o software livre não teríamos esse boom no hobby; se vc observar, nos quads é tudo Open Source: betaflight, clearflight, blheli, opentx, micro OSD, pixhawk, antenas pagoda, F3, F4...

O software é uma filosofia. Vc deveria contribuir com o software livre também colega; da uma passada no repositório do openTX e começa a conversar com os outros users lá.
Até um tempo atrás não tínhamos CCPM mix no openTX; um usuário com bastante experiência nos cálculos CCPM trocou idéias com os desenvolvedores e finalmente nessa versão atual do openTX temos CCPM.

Eu ajudo como posso, divulgando, fazendo tutoriais, incentivando as outras pessoas a irem pro software livre, traduzindo...

Defendendo o outro user, diversas vezes vc falou da sua preferência por futaba...; qual o problema de abrir um tópico pra perguntar? Por acaso é proibido fazer um novo questionamento aqui? Acho perfeitamente válido abrir um novo tópico pra dúvidas e postar depois sua solução que vc pesquisou e encontrou, assim fica de log pro próximo user.
Taranis, Skyzone SKY01S, ALZRC 450 Sport FBL, HCP100S (grounded), custom 90mm micro racer, lizard90, 215mm racer (em construção), DW flying wing.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 11 Ago 2017 21:04

Sim, por diversas vezes falei sobre minha preferência por Futaba, mas em nenhum momento nesse tópico eu falei que o FrSky era ruim e tinha que ser Futaba ou falei?
Só frisei o fato de dizerem antes que o FrSky não é xing ling.
Por acaso a frase xing ling significa que tudo é porcaria ou a origem do produto?
Eu não confio muito em softwares e não é por serem gratuitos que estão isentos de dar algum bug em alguma atualização ou novo lançamento ou estão?
Não alimente um troll

WarlikeOfChaos
membro

Mensagempor WarlikeOfChaos » 12 Ago 2017 08:32

LaercioLMB escreveu:Sim, por diversas vezes falei sobre minha preferência por Futaba, mas em nenhum momento nesse tópico eu falei que o FrSky era ruim e tinha que ser Futaba ou falei?
Só frisei o fato de dizerem antes que o FrSky não é xing ling.
Por acaso a frase xing ling significa que tudo é porcaria ou a origem do produto?
Eu não confio muito em softwares e não é por serem gratuitos que estão isentos de dar algum bug em alguma atualização ou novo lançamento ou estão?

Pra que deu uma opinião furada pro outro usuário sem pesquisar e sem saber a respeito mandando ele abrir o rádio dele?
É sabido que no OpenTX é possível reverter e remapear todos os sticks, chaves e trims...só vc que manda abrir rádio. Não é porque no futaba é assim que resolve que no OpenTX vai ser da mesma forma.

Agora a respeito do outro assunto.
Aqui no Brasil xing ling significa de origem chinesa duvidosa.

Uma empresa que está em um stock market (mercado de ações), que tem suas próprias patentes e copyrights por acaso vai manchar seu próprio nome com hardware e QC ruins?
https://www.frsky-rc.com/pages/about/
Aí acima está o motivo de eu usar um frsky e não um hobbyking turnigy que também conta com a possibilidade de embarcar o opentx.

A FrSky só fez parceria com a comunidade falando "vou lançar um rádio. Comunidade o que vcs acham legal ter?"
"Queremos um hardware robusto, com possibilidade de nos mesmos consertar e um software que seja Open Source (openTX), assim não será amarrado, que seja mantido pela comunidade, assim teremos nosso próprio controle de qualidade, nossas próprias atualizações e se por algum acaso vcs falirem, nos usuários não ficaremos na mão."

Separando as laranjas das maçãs: no taranis, o hardware (parte física, protocolo de transmissão e módulos são da frsky), o openTX (software open source embarcado que faz a coisa toda funcionar é da comunidade e nunca será proprietário pois está amarrado ao copyleft).
Lembrando que software gratuito e open source são duas coisas completamente diferentes.

Isento de falha, assim como qualquer coisa, o openTx não está; mas se alguém detecta uma falha, avisa no git do openTX (abre uma issue):
https://github.com/opentx/opentx/issues/5134
e logo um dos devs voluntários do projeto vai verificar e o mais breve possível será corrigido. No ticket é inclusive aberta uma discussão sobre o problema, pra outros users darem seu feedback e falarem se estão passando pela mesma situação:
https://github.com/opentx/opentx/issues/5104
Quando a falha é corrigida é dado um closed e encaminhado uma solicitação pra ser incluído na próxima atualização:
https://github.com/opentx/opentx/pull/5148
Lembrando que só vai ser merged na stable (oficial) depois de inúmeros testes (também realizados pela comunidade):
https://github.com/opentx/opentx/pull/5009

Na futaba, como vc faz?
Passa um email xingando e dizendo que está pagando por aquilo, E aí? Eles podem simplesmente te dar um /ignore e fica por isso mesmo. Vc consegue acompanhar o andamento da sua solicitação? Vc consegue trocar idéias com os outros que estão passando pelo mesmo? Vc consegue dar soluções? Vc consegue falar diretamente com a pessoa que assumiu e está tentando resolver a jaca não porque está ganhando dinheiro pra isso, mas porque ama o projeto e a comunidade?

Mais uma vez colega, precisamos de pessoas no openTX:
https://github.com/opentx/opentx
Como é abertamente falado, "a força do openTX está na comunidade":
http://open-txu.org/

Deixando claro que não defendo a marca (frsky), mas defendo o Open source (openTX):
http://open-txu.org/home/undergraduate- ... ce-basics/
Se algum dia futaba ou JR embarcarem o openTX e baixarem os preços, já que não vão ter custos com a firmware do rádio, com certeza vendo meu taranis e compro um rádio dessas marcas.

Se continuar com essas idéias de "odeio tecnologia", "não confio em software" e "software dá pau", vc está no hobby errado e está na hora de ir viver em uma ilha ou em uma caverna colega.

E finalizando, advinha o que aconteceu com a grande Nokia, com também anos de mercado, mas que não abraçou o software livre (android) e decidiu ficar com software proprietário?
Taranis, Skyzone SKY01S, ALZRC 450 Sport FBL, HCP100S (grounded), custom 90mm micro racer, lizard90, 215mm racer (em construção), DW flying wing.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 12 Ago 2017 22:51

Isento de falha.
Vou falar o que?

Gosto é gosto e pelo visto, você só interpreta o que quer interpretar e volto a te dizer que nunca falei que o FrSky é ruim e xing ling não tem nada a ver com duvidoso e sim de onde vem, da China, mas se você quer pensar assim, fique à vontade.
Agora dizer que é isento de falhas, nada é ou está isento de falhas, mas se acreditas nisso, vá em frente.
Me diga se em algum momento eu falei que não é bom usar software livre seja ele qual for e que o FrSky não é bom.

Faça o seguinte cara, não tente me explicar o óbvio e se há um modo de inverter o trim via software, simplesmente me diga, tem sim como mudar isso e dê a resposta ao usuário, mas não desperdice seu tempo com falas desnecessárias, pois se eu errei em não ter visto essa opção na programação, faz parte e eu não perderei mais meu tempo lendo suas mensagens.

Abraço.
Não alimente um troll

WarlikeOfChaos
membro

Mensagempor WarlikeOfChaos » 12 Ago 2017 23:34

Colega, é vc que só interpreta o que quer. Vc parou e leu o que postei? Eu falei em algum momento que está isento de falhas?
Eu falei que assim como qualquer coisa, o openTX não está isento de falhas, mas as falhas são corrigidas pela comunidade quando detectadas e isso é feito de forma rápida; e ao contrário de vc que só manda pesquisar; mostrei e linkei como funciona as correções dentro do openTX.
Agora vc que fala as coisas sem noção e sem fundamentos:

Vc leu o manifesto da empresa né? Viu as patentes, ok? Viu que ela participa de stock market certo? Como assim uma empresa que participa de uma bolsa e detém propriedade intelectual não vai ter QC? (controle de qualidade)
Quebra esses paradigmas velhos que se é da china não tem controle de qualidade colega; por exemplo, hoje temos Tarot dando banho na Align em qualidade e Alzrc lançando produtos muito melhores que a SAB.

LaercioLMB escreveu:Software aberto, beleza, só sei que a Futaba começou a degringolar quando os rádios começaram a trabalhar com software, pois até então, era o rádio e a experiência do piloto, agora software dá pau o tempo todo.

Como assim mano? Então quer dizer que essa evolução que tivemos nos rádios foi ruim? Telemetria que hoje temos é ruim? Inversao por software é ruim? Mixagem CCPM via software é ruim? Ajustes de PID via scripts em lua são ruins? Sistemas giroscópios de estabilização dão ruins? Quads já que utilizam uma FC são ruins? Helis que usam um sistema FBL são ruins? Vôo autônomo via way points é ruim? Mission planer é ruim?

Abraço e bons vôos colega.

O user falou que já tinha solucionado, mas segue para os demais que pesquisarem:
http://open-txu.org/home/undergraduate- ... mixer-613/
Pra quem nao manja de inglês: no openTX se vc botar um peso (weight) negativo no mixer ou no inputs, o trim inverte; se botar um peso normal (positivo), o trim fica normal.

henriquefunari
membro

Mensagempor henriquefunari » 13 Ago 2017 09:55

Como inverte o Trim via Software no Taranis?

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”