Rádio Futaba com módulo padrão de encaixe Frsky

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Rádio Futaba com módulo padrão de encaixe Frsky

Mensagem por SH4RK0 »

Olá meus caros colegas, depois longos anos afastado do fórum, estou voltando e vejo que muita coisa mudou. Juro que pesquisei e não encontrei algo relacionado ao que desejo saber, caso alguém tenha o link de tal assunto, ficarei muito grato.

Bom, vamos ao que interessa... Tenho um modulo frsky mas a posição dos pinos é para o padão turnigy, Jr, e Frsky... É possível respeitando a alimentação dos pinos o funcionamento deste módulo? Neste caso o módulo ficará preso externamente sendo alimentado por jumps. Abraço a todos e bons vôosonhos.
Thiago Aragão
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Re: Rádio Futaba com módulo padrão de encaixe Frsky

Mensagem por SH4RK0 »

thumb-Pin-outs for DM9 Module.jpg
thumb-Pin-outs for DM9 Module.jpg (11.72 KiB) Exibido 9281 vezes
Thiago Aragão
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Rádio Futaba com módulo padrão de encaixe Frsky

Mensagem por LaercioLMB »

Aí que está o detalhe, o módulo para turnigy tem antena no próprio rádio, já o seu Futaba eu não sei o modelo para te falar algo, mas a conexão de antena é muito rigorosa com medidas e qualquer coisa fora da medida irá aumentar a R.O.E. da antena diminuindo muito o alcance final ou até mesmo vindo a queimar o módulo a médio prazo.
Antena de transmissão não é a mesma coisa que antena de recepção.
Te recomendo vender o módulo padrão JR e comprar um módulo padrão Futaba que será muito mais seguro.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Rádio Futaba com módulo padrão de encaixe Frsky

Mensagem por Caiego »

Tenho os dois módulos (Futaba - DFT e JR - DJT), em ambos a antena de 3db está no módulo. Respeitando as conexões e não utilizando fios compridos, acho, salvo melhor juízo, não ter problemas.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Rádio Futaba com módulo padrão de encaixe Frsky

Mensagem por LaercioLMB »

O meu também a antena está no módulo e não no rádio. Uso um módulo e receptores FrSky, embora ainda tenha o módulo e receptores originais Futaba.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Rádio Futaba com módulo padrão de encaixe Frsky

Mensagem por brunobragantine »

Pelo que entendi o SH4RK0 não quer mexer na antena, ele quer usar um modulo Frsky padrão JR (que serve no turnigy e afins) porem em um radio Futaba, e pra isso ele quer deixar o modulo fora do encaixe padrão do radio, ficando igual o pessoal que usa Dragon Link... e a antena se mantem a original do modulo Frsky

SH4RK0 pelo que sei o dragon link (que nada mais é que um modulo RF externo) funciona em qualquer radio então creio o Frsky siga a mesma ideia mas só testando pra descobrir...

o que eu entendi que ele quer fazer:
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Rádio Futaba com módulo padrão de encaixe Frsky

Mensagem por LaercioLMB »

O sinal PPM do Futaba não é igual ao JR. Tanto é que se o PPM dos dois fosse igual, seria fácil fazer um cabo treinador entre os dois rádios, mas tem que ser feito um circuito compatibilizando os sinais dos rádios para um simples cabo treinador.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
arthurinacio
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Jun 23, 2014 1:46 pm
Localização: Clementina

Re: Rádio Futaba com módulo padrão de encaixe Frsky

Mensagem por arthurinacio »

LaercioLMB escreveu:O sinal PPM do Futaba não é igual ao JR. Tanto é que se o PPM dos dois fosse igual, seria fácil fazer um cabo treinador entre os dois rádios, mas tem que ser feito um circuito compatibilizando os sinais dos rádios para um simples cabo treinador.


Realmente, parece que os níveis lógicos do sinal PPM Futaba e JR são contrários (um pulso HIGH no Futaba equivale a um LOW no JR, talvez também haja uma diferença na amplitude desse sinal, me corrijam se eu estiver enganado) . A não ser que o módulo esteja preparado para reconhecer essa diferença de sinais, se quiser usar um módulo JR num Futaba, ou vice e versa, será necessário construir um simples circuito inversor de sinal PPM, com um simples transistor. É só jogar no Google "PPM Signal Inverter" que tem varios exemplos.
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Rádio Futaba com módulo padrão de encaixe Frsky

Mensagem por Caiego »

LaercioLMB escreveu:O sinal PPM do Futaba não é igual ao JR. Tanto é que se o PPM dos dois fosse igual, seria fácil fazer um cabo treinador entre os dois rádios, mas tem que ser feito um circuito compatibilizando os sinais dos rádios para um simples cabo treinador.

É verdade! Não tinha me atinado para isso.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Rádio Futaba com módulo padrão de encaixe Frsky

Mensagem por LaercioLMB »

Então, resumindo tudo, se tem que fazer muita coisa para "adaptar" e tornar o serviço instável, é melhor comprar um módulo padrão Futaba e vender esse padrão JR se não for mais usar.
Quanto mais se adapta as coisas, mais fácil de arrumarmos problemas.
Sinais de rádio se não forem bem feitos os circuitos, podem ser afetados por sinais externos e prejudicar o correto funcionamento do sistema.
Se temos como fazer de forma correta, para que "adaptar"?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder