Problema com placa MinimOSD

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Oseias
membro

Problema com placa MinimOSD

Mensagempor Oseias » 08 Fev 2019 13:24

Comprei uma placa MinimOSD pelo Ebay a um tempo atrás para montar meu primeiro sistema FPV no meu TBS Clone com APM 2.8.

Quando a placa chegou fui atualizar o firmware dela e logo de cara tive um baita problema, ficava aparecendo a mensagem ""Failed to talk to bootloader". Passei algumas semanas procurando uma solução para o problema antes de cogitar a possibilidade de comprar uma nova, até que um dia descobri que para fazer o flash do firmware nessa placa precisava pressionar o botão de Reset e sem soltar o botão, mandava o firmware para placa, consegui atualizar e configurar a placa.

Montei o TBS com o sistema FPV certinho, porém, ao ligar tudo, o vídeo no óculos FPV fica limpo, como se não tivesse OSD, não aparece nenhuma informação, nada. Desliguei e liguei tudo, vi um vídeo no Youtube que ao ligar o OSD o vídeo estava limpo, sem informação nenhuma, ao desligar e ligar o sistema todo as informações apareceram, no meu não aconteceu isso.

Não sei se tem diferença, mas eu não uso tela, uso o óculo Eachine EV800.

O sistema está ligado da seguinte forma:
► Show Spoiler

Japaparadoxx
membro

Re: Problema com placa MinimOSD

Mensagempor Japaparadoxx » 08 Fev 2019 14:42

Você soldou o jumper pra alimendar o osd na parte do vídeo? Outro detalhe impontante é se você esta alimentando o conjunto apm-osd com o power module. Se estiver alimentando o conjunto com um esc ou power module. É bem provavel que o osd vai começãr a falhar quando acelerar.

A questão do botão do osd já tive o mesmo problema e SE não me engano, estava relacionado na conecção FTDI-OSD. Os pinos CTS e GND do conjunto DTR, RX,TX,VCC, CTS,GND devem estar conectados em uma ordem correta se não dava esse erro que você relatou.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4

Oseias
membro

Mensagempor Oseias » 08 Fev 2019 15:04

Obrigado por responder.

O OSD tem a entrada de 12v vindo junto com o vídeo e a entrada de 5v vindo da APM, eu soldei o jump que alimenta a parte do vídeo com o mesmo 5v que vem da aMP, por isso só entro com o cabo de vídeo no OSD e depois sai para o VTX.

Uso um power modulo com uma bateria própria para alimentar o VTX, APM e o OSD, e outra bateria para alimentar os motores.

O mais estranho é que o vídeo passa pelo OSD porém quando chega no óculos o vídeo está limpo como se não tivesse OSD, se pelo menos tivesse aparecendo alguma informação mesmo que errada, seria outro ponto de partida para resolver o problema.
Editado pela última vez por Oseias em 08 Fev 2019 15:58, em um total de 1 vez.

Japaparadoxx
membro

Mensagempor Japaparadoxx » 08 Fev 2019 15:17

Experimente ligar não só o cabo de vídeo, mas conecte o negativo no OSD também e verifique. Já passei exatamente pelo mesmo problema porém não lembro da solução.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4

Oseias
membro

Mensagempor Oseias » 08 Fev 2019 15:45

No momento estou trabalhando, logo quando chegar vou ligar os fios negativos e vou testar, quem sabe funcione.

Oseias
membro

Mensagempor Oseias » 08 Fev 2019 19:40

Fiz a ligação dos polos negativos também e continua a mesma coisa, o vídeo no óculos fica limpo sem nenhuma informação ainda. :|
Talvez seja questão de configuração, vou verificar.

Japaparadoxx
membro

Mensagempor Japaparadoxx » 09 Fev 2019 08:17

Vou dar uma olhada como está a ligação na minha zagi, se nao me engano foi nela que tive o problema. Assim que chegar do trabalho te informo.

Japaparadoxx
membro

Mensagempor Japaparadoxx » 09 Fev 2019 14:52

Amigo fiz um esboço de como meu sistema está ligado para que tenha uma idéia de como está instalado.
Lembrando que no meu caso uso uma bateria apenas para tudo.

Oseias
membro

Mensagempor Oseias » 09 Fev 2019 17:20

Pelo seu esboço, Japaparadoxx, não tem muito mistério na montagem do sistema com OSD, acredito que não seja a montagem, mas sim a placa OSD que eu comprei, devo ter sido sorteado com uma placa defeituosa.
Caso não consiga de fato resolver esse problema, terei que adquirir uma nova. :|

Edit:
Acabei de mudar algumas configurações, mudei as ligações e continua a mesma coisa, o vídeo no meu óculos continua sem nenhuma informação, como se não houvesse uma placa OSD.

Japaparadoxx
membro

Mensagempor Japaparadoxx » 10 Fev 2019 10:53

Estranho mesmo, era para ao menos estar mostrando as informações na tela.
De qualquer modo vale a pena refazer uma checagem de tudo desde o firmware até a ligação antes de descartar a placa. As vezes está passando alguma coisa.

Oseias
membro

Mensagempor Oseias » 11 Fev 2019 20:30

Vou revisar tudo pra ver se alguma coisa passou batido, quem sabe.
Estou usando o firmware 'MinimOSD-Extra_Copter_Pre-release_2.4_r726', também instalei versões anteriores a essa para saber se era culpa do firmware, mas não funcionou também, as configurações de tela também já dei uma boa olhada e não achei nada.
O pior de tudo é que não aparece nenhuma informação se quer na tela, isso me deixa intrigado.
Vou verificar tudo de novo, quem sabe encontro algo.

waltaopqd1
membro

Mensagempor waltaopqd1 » 12 Fev 2019 23:13

O meu as vezes precisa apertar o reset do osd pra funcionar, tenta aí.

waltaopqd1
membro

Mensagempor waltaopqd1 » 12 Fev 2019 23:19

Eu usei a versao 936MM ou 934 do night gost nâo me lembro agora. Até abri um furo na tampa em cima do botão reset pra cutucar na hora de voar,se precisar, as vezes não aparece, mistério.

Oseias
membro

Mensagempor Oseias » 13 Fev 2019 10:39

Boas, waltaopqd1.
Pensei a mesma coisa, as vezes apertando o botão de reset ele funcionaria, porém, não funcionou, testei várias vezes e nada. :(
Vou testar o firmware que você mencionou, talvez dê certo.

waltaopqd1
membro

Mensagempor waltaopqd1 » 14 Fev 2019 19:40

Amigo, os 12v tem que passar pelo osd tb, veja no esquema do link, o meu esta ligado assim.

http://ardupilot.org/copter/docs/common ... guide.html

* somente os 5v não dá certo.

Oseias
membro

Mensagempor Oseias » 15 Fev 2019 11:06

Já havia feito esse mesmo esquema com os 12v, a placa funciona normalmente, porém, continua sem aparecer nenhuma informação na tela do óculos.
O problema não é a placa não funcionar, pior, ela funciona só que não aparece nenhuma informação, o OSD não está mesclando as informações ao vídeo.
Ontem não pude mexer, hoje chegando em casa vou dar uma olhada novamente, ainda não pude testar outro firmware.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 15 Fev 2019 11:44

Já imaginou que pode ser o OSD que não está aceitando? Existem modos de vídeo NTSC e PAL M, PAL N e outros e se essas configurações não estiverem compatíveis a imagem não é mostrada como deveria.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Oseias
membro

Mensagempor Oseias » 15 Fev 2019 11:56

Não havia pensado nessa possibilidade, já que o vídeo aparece perfeitamente no óculos, porém, sem qualquer informação de navegação.
Na parte de trás do OSD tem um ponto de solda para vídeos do tipo PAL, a minha câmera é uma Mini HD 700TVL PAL, já testei com e sem esse jump de solda, o resultado é sempre o mesmo, o vídeo aparece normalmente sem informações de navegação.
É possível mudar configurações de vídeo no OSD?

Japaparadoxx
membro

Mensagempor Japaparadoxx » 15 Fev 2019 13:28

Oseias escreveu:Não havia pensado nessa possibilidade, já que o vídeo aparece perfeitamente no óculos, porém, sem qualquer informação de navegação.
Na parte de trás do OSD tem um ponto de solda para vídeos do tipo PAL, a minha câmera é uma Mini HD 700TVL PAL, já testei com e sem esse jump de solda, o resultado é sempre o mesmo, o vídeo aparece normalmente sem informações de navegação.
É possível mudar configurações de vídeo no OSD?

Sim existe uma aba (depende da sua GUI) onde você muda seu tipo de vídeo.
Amigo você já configurou seu GPS? Se sim como você deixou os jumpers para o compasso externo? Pois estou configurando uma apm 2.8 agora e estou incerto sobre esses jumpers.

waltaopqd1 escreveu:Amigo, os 12v tem que passar pelo osd tb, veja no esquema do link, o meu esta ligado assim.

http://ardupilot.org/copter/docs/common ... guide.html

* somente os 5v não dá certo.

Dá sim, até não recomendam alimentar o lado 12V pois o risco de você queimar a placa com as flutuações na alimentação é muito maior.

Oseias
membro

Mensagempor Oseias » 15 Fev 2019 15:41

Japaparadoxx escreveu:Amigo você já configurou seu GPS? Se sim como você deixou os jumpers para o compasso externo? Pois estou configurando uma apm 2.8 agora e estou incerto sobre esses jumpers.

Meu módulo GPS ainda não chegou, por enquanto ainda não configurei a parte de GPS, foi ficar te devendo.
Chegando em casa vou verificar essa opção de mudar o vídeo.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 15 Fev 2019 21:03

Oseias escreveu:É possível mudar configurações de vídeo no OSD?

Isso eu não sei te informar, pois existem várias marcas e modelos de OSD e cada um com suas características e recursos de configuração.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

waltaopqd1
membro

Mensagempor waltaopqd1 » 18 Fev 2019 19:33

Estou usando esta gui MinimOSD-Extra Config Tool 2.4.1.5 r935DV

https://github.com/night-ghost/minimosd-extra , no rc groups é o firm preferido, tem as instruçoes lá direitinho.

Sobre o video, tem uma aba '' Video Mode'' com opções Ntsc, Pal, e Auto, acho que não é isso mas...

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”