Speed control para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 12 Nov 2008 08:45

O speed control deve sempre ser ligado com o stick do acelerador para baixo. Se o rádio for Futaba, é preciso inverter o canal 3.

Fazendo isto, deve funcionar.

Veja também se não tem nenhum jumper (conector com 2 pinos) sobrando.

Praticamente todos os casos de speed apitando direto que tivemos foram por não ligar no mínimo ou por programação para tensão maior.

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offsyde
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Mensagempor offsyde » 12 Nov 2008 10:30

vlw alex, vou tentar tudo denovo e me certificar se não tem nenhum conector sobrando, o speed foi ligado no canal tres mesmo, o rádio é um E Sky 6ch.

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alex colombo
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Mensagempor alex colombo » 13 Fev 2009 20:11

olá desculpa minha iguinorancia como faso para progamar meu ESC eu tenho um esc da e-max de 30 é nessesario cartão ou tem como fz isso 100 cartão de progamação ?

emanuelead
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Mensagempor emanuelead » 02 Mar 2009 14:01

"O speed control recebe a posição do stick do acelerador e liga/desliga continuamente a alimentação do motor para diminuir a tensão média recebida pelo motor."

Alguém poderia me informar que forma de sinal é esse que o ESC recebe do receptor. A partir desse sinal ele gera o PWM do motor, não é?

É que estou usando um controle diferente, e queria simular esse sinal de controle do PWM.

Fico no aguardo, até mais!

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 02 Mar 2009 14:08

Emanuel, dê uma pesquisada para obter mais detalhes, tem muito material no fórum e também na net, mas em resumo, os sinais que o receptor entrega ao ESc (e aos servos) são pulsos de largura variável entre 1 e 2 ms, sendo 1,5 ms a posição "central" e 1 e 2 ms os extremos. Esses pulsos se repetem a uma frequência aproximada de 50 Hz.

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wolverinehj
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Mensagempor wolverinehj » 19 Mar 2009 00:38

Boa noite, gostaria de saber como faço para instalar dois speeds diferentes, porque eu tenho um titan 80 opto com bec e outro jet advanced 77 plus sem bec, para dois motores typhoon 2w 20 e uma ou duas baterias que já tenho 4s twenty 20c 14,8 de 3700, estou pensando em colocar o rx normal com a sua propria bateria e bec, pois o meu su-27 que estou construindo, pesará em torno de 1500g, se for possivel me mande um esquema completo para eu poder fazer este teste. muito obrigado
Anexos
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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 19 Mar 2009 08:43

Dê uma lida em http://www.e-voo.com/perguntas/index.php?id=1627 e veja estas figuras.

Só adiantando que é altamente recomendável usar 2 ESCs iguais, caso contrário a diferença de potência entre eles poderá atrapalhar o vôo.

Para 4S geralmente o BEC do ESC tem que ser desativado, exceto se for chaveado. Neste caso, pode usar um UBEC externo ou uma bateria extra no receptor, a seu critério. Como seu setup será meio complexo, talvez seja mais fácil mesmo a bateria adicional do que ficar passando mais fios para chegar do UBEC até a bateria principal.

[img:506de56386]http://www.e-voo.com/perguntas/imgs/2escs.gif[/img:506de56386]

[img:506de56386]http://www.e-voo.com/perguntas/imgs/2escs2bats.gif[/img:506de56386]

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Mensagempor wolverinehj » 19 Mar 2009 13:46

Muito obrigado meu amigo. O titan é chaveado o bec, deixa ligado ou desligado, e qual seria melhor, uma bateria ou duas, essa parte de eletronica eu não entendo muito, manjo muito mesmo é na parte da construção. O que eu faço é de fibra e asa chapeada, todo feitio por mim, antigamente eu voava glow, ficou mais caro. Por isso que tenho dois speed diferentes, um estava neste avião e o outro em um f-16, estou querendo fazer este teste, pois comprar outro speed sairá muito caro em trono de R$ 400,00. Se precisar de alguma coisa estarei disponível.

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Mensagempor alexcmag » 19 Mar 2009 13:54

Neste caso você pode usar o BEC do Tital alimentar tudo, nem precisa se preocupar com bateria externa.

Você pode testar com 2 ESCs diferentes, mas faça o teste em várias condições diferentes, eles têm que dar partida mais ou menos ao mesmo tempo e manter potência semelhante conforme você acelera, senão o avião vai ficar "puxando" para um lado.

Se você está pagando 400 reais por um ESC, acho que você deve pesquisar melhor antes de comprar.

QUanto a usar uma bateria ou duas, se uma só aguentar, pode usar, se for pouco, use duas em paralelo para alimentar os dois ESCs em paralelo.

Cuidado com o posicionamento e corrente das baterias. Muitas vezes é necessário posicionar a bateria longe do ESC, neste caso para esta corrente é preciso um fio bem grosso.

Já vi casos em que o fio necessário para colocar a bateria próxima do nariz e não precisar de lastro para acertar o CG acabava ficando mais pesado do que deixar a bateria onde o fio do ESC alcançar e colocar lastro no nariz.

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Mensagempor wolverinehj » 19 Mar 2009 18:58

FICARIA MAIS OU MENOS ASSIM:

------------------- MOTOR 2W 20
---------------- TITAN 80 COM BEC
BATERIA=>------------------------------=>RECEPTOR
---------------- JET 77 ADV SEM BEC
--------------------MOTOR 2W 20

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Mensagempor alexcmag » 19 Mar 2009 21:19

Não entendi muito bem... tens mspaint???

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Mensagempor wolverinehj » 20 Mar 2009 12:11

É porque estou tentando adicionar a imagem, mas não vai. Vamos lá, é a 1ª imagem que vc me mandou com uma bateria só. Seria assim: bateria+ dois esc diferentes, mas um só com bec e o outro sem+receptor.

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Mensagempor alexcmag » 20 Mar 2009 15:24

Na verdade você pode ligar exatamente como está no desenho, com uma extensão Y, e não precisa nem se preocupar com o fio vermelho (+).

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Mensagempor gildanml » 13 Jul 2009 20:48

uma perguntinha: usar um esc fraco em um motor forte nao pode certo! mas o contrario pode? tipo um esc de 80A em um motor de 8A?

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Mensagempor alexcmag » 13 Jul 2009 21:11

Usar ESC de 80A em um motor de 8A funciona, mas também não é a melhor das idéias, porque geralmente estes ESCs são bem mais pesados, prejudicando o vôo.

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tópico para esc brushless

Mensagempor fcom » 19 Out 2009 20:13

Olá Alex, tudo bem?

Gostaria de um tópico para as regulagens dos brushless esc's.

é possível?
Time advance, brake, pw.......
Tks
Flavio Martins
fcom@terra.com.br
fiquei maluco pela ZAGGI....
skype: fcombola

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alexcmag
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Re: tópico para esc brushless

Mensagempor alexcmag » 19 Out 2009 20:28

[quote:5ecaddc15d="fcom"]Olá Alex, tudo bem?

Gostaria de um tópico para as regulagens dos brushless esc's.

é possível?
Time advance, brake, pw.......
Tks[/quote:5ecaddc15d]

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=25088
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dúvida

Mensagempor venomkill » 05 Nov 2009 09:31

Comprei esse esc Mystery 60 A Pentium e quando liguei tudo, o motor fica fazendo um som de como estivesse acelerado e os servos não funcionam. O que será que pode ter acontecido??? Será que precisa desse tal de "bec" ou dá para programá-lo sem esse troço??? Me ajudem...

http://www.rk2trade.com/Top_Racing/1jerry/ESC/Mys_60A_ESC_3copy.jpg

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 05 Nov 2009 11:32

A mesma pergunta em dois tópicos ?

ANDRÉ HENRIQUE
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Ligação ESC / MOTOR

Mensagempor ANDRÉ HENRIQUE » 19 Nov 2009 18:00

Boa tarde pessoal!

Me ajudem...

Sou novo no hobby e estou ligando um Emax ESC -25A com um motor Emax CF2812... Liguei os 3 fios do ESC com os do motor, o receptor , e ao conectar a bateria ( 7,4 2S )o esc responde com os bips tudo normal mas o motor esquenta ao maximo em segundos. Sera que estou fazendo coisa errada ou é defeito de alguma peça ???

desde ja agradeço

André

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Mensagempor rubemjpradella » 30 Nov 2009 18:08

Olá amigo alex - sou iniciante e te confeço não ter muita facilidade de entender a elétrica destes modelos, só tenho a boa vontade de querer entender, mas acredito que isso aconteça com muita gente. pelo que li em tuas esplicações a respeito dos sppeds control, existem dois tipos, p/ motores escovados e n/escovados, tudo bém. tenho vários motores, creio ser os escovados, os do oriole p/ exemplo, e gostaria de aproveitálos em algum modelo, tenho dos outros também, assim como os speeds da turnigy, de 10,18 e 30 Amp,. destes, eu ja consegui montar alguma coisa. agora, estou com dificuldade de montar os escovados. minha pergunta seria de; como conseguir ou fazer pesquisa de um esquema de como montar esse tipo de equipamento, não sei se precisa dos mesmos elementos e como ligas em ambos
um interruptor. se poderes me ajudar eu agradeço. o speed que achei foi esse ai do site. - http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewitem.asp?idproduct=4319

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Mensagempor ricardohpb » 28 Fev 2010 15:12

como se testa um esc ?

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Mensagempor claudiorfoi » 28 Fev 2010 15:14

Com motor, bateria e um servo-tester ou um sistema transmissor + receptor.

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Mensagempor Da_ves » 07 Mar 2010 01:10

Olá Alex estou começando agora no hobby e ouvi dizer que teria como voar sem o freio. é verdade ? e como fazer? ....... obrigado

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Mensagempor alexcmag » 07 Mar 2010 11:27

[quote:e589aa235f="Da_ves"]Olá Alex estou começando agora no hobby e ouvi dizer que teria como voar sem o freio. é verdade ? e como fazer? ....... obrigado[/quote:e589aa235f]

Não complique a coisa... Não precisa de freio, não tem que fazer nada.
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