Speed control para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

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king_
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Mensagempor king_ » 08 Abr 2010 11:32

Pergunta bem boba... mas estou muito na duvida:
Tenho um speed 50-60 A a algum problema em usar com um motor que utilizaria no maximo 40A? O Speed manda mais, amperagem (corrente elétrica) para o motor?

Obrigado!

white_m0u5e
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Mensagempor white_m0u5e » 08 Abr 2010 11:37

[quote:d96ecc2354="king_"]Pergunta bem boba... mas estou muito na duvida:
Tenho um speed 50-60 A a algum problema em usar com um motor que utilizaria no maximo 40A?

[color=red:d96ecc2354]NÃO. Salvo o peso morto ..[/color:d96ecc2354]

O Speed manda mais, amperagem (corrente elétrica) para o motor?

[color=red:d96ecc2354]NÃO , NUNCA ! [/color:d96ecc2354]

Obrigado![/quote:d96ecc2354]

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floydbh
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Mensagempor floydbh » 04 Mai 2010 23:38

Galera, O que eu e mais alguns amigos gostariamos de entender é: Qual a diferença entre os ESC com BEC linear e os demais ESC?

O que significa este "linear"?

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 05 Mai 2010 08:53

Linear significa regulador linear, ele trabalha causando uma queda de tensão linear e por isto dissipa a energia que sobra como calor.

Chaveado significa que o BEC chaveia, ou seja, liga e desliga quantas vezes for necessário para que a tensão média fique em 5V. Ligar e desligar é algo que causa pouco aquecimento e não diretamente proporcional à queda de tensão, por isto eles aguentam baterias com mais de 3S e correntes maiores.

Como comparação entre a diferença de trabalhar linearmente e chaveando. Nossos ESCs usam MOSFETs SMD do tamanho de um carrapato que chaveiam mais de 20A facilmente, enquanto um transístor linear para 20A é do quase do tamanho de um quindim de festa e precisa de um dissipador enorme para não superaquecer nesta corrente.

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floydbh
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Mensagempor floydbh » 05 Mai 2010 09:02

Grande Alex, eu ia lhe enviar um MP, mas acho importante colocar aqui minha dúvida, que desta forma ajudo outros que podem possuir o mesmo tipo de dúvida!

Portanto: Intendi que em modos grosseiros a diferença está na dissipação de calor!
Logo, em se tratando de instalar um ESC Turnigy Super Brain Linear em um copterX 450 pode ser uma boa, afinal, com o funcionamento do rotor, o aquecimento do ESC pode ser facilmente contornado, certo?!
Ou eu espero a chegada de um ESC chaveado (que está em BK) e compro logo um que não tenha este problema?

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SkyRaptor
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Mensagempor SkyRaptor » 15 Mai 2010 14:13

Olá Floyd.. vou me intrometer no assunto, he he.

A questão do aquecimento existe, mas não é a principal.. como vc mesmo disse, o ESC pode ficar num lugar bem ventilado. Mas pense por outro lado.. toda essa energia que está sendo dissipada em forma de calor está vindo de sua bateria.. Ou seja, vc está jogando fora a preciosa energia q vc usa para voar!!!

Vou dar um exemplo para esclarecer.

Digamos q vc use baterias 3S (11.1V) no seu 450 e seu BEC linear (interno ao ESC) tenha uma saida de 5V. Digamos que durante o voo sua eletronica (receptor, servos, gyro) tenha um consumo médio de 2A.

O seu BEC vai drenar da bateria esses 2A, abaixar a tensão para 5V e assim alimentará a eletronica..

Vamos aos calculos.

Potencia drenada pelo BEC: 11.1V x 2A = 22.2 Watts.
Potencia entregue à eletronica: 5V x 2A = 10 Watts.

ou seja, seu BEC está drenando 22.2W e entregando 10W.. os outros 12.2W estão sendo, literalmente, jogados fora.

Mesmo não sendo muito, esse valor diminui o seu tempo de voo... e, com sabemos, cada segundo de voo é precioso, he he.. então por que jogá-lo fora??

Abraços.

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 15 Mai 2010 14:23

Complementando, não é só a capacidade de dissipar a energia, mas também a estabilidade e a temperatura nas junções internas do silício. Com um dissipador e boa ventilação até fica um pouco mais folgado, mas se o BEC aguenta no máximo 3A (em 2S) ou até menos, ao chegar à corrente máxima a tensão de saída não será mais estável.

dietrich
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SPEED NÃO FUNCIONA

Mensagempor dietrich » 08 Jun 2010 23:16

Boa noite a todos.

Adquiri recentemente um ESC 25A da Tower Pro, modelo Mag 8. Um motor Turnigy 2213/22 com 924Kv.
Meu problema é que eu ligo o ESC na no Receptor (Spektrum 6 canais) no canal do acelerador. Plugo o motor e ligo a bateria (LiPo 3s 1350mAh).
Baixo o manche do acelerador e ligo o transmissor. Teoricamente eu deveria ouvir os beeps do ESC, mas nada acontece. Nem beep nem nada de o motor girar. O receptor liga e o canais respondem. Só o motor que não dá sinal de vida, e os beeps do ESC.

Alguem tem alguma sugestão ou alguma idéia?

Grato,
André

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 08 Jun 2010 23:43

Provavelmente mau contato nos fios do motor, ou fios rompidos. Testou os enrolamentos com um multímetro ?

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Mensagempor dietrich » 08 Jun 2010 23:46

Testei, todos apresentam uma resistencia média de 1ohm. Eu inclusive consegui medir a tensão gerada pelo motor quando eu giro ele com a mão.
Se eu não conectar um motor ao ESC ele não "beepa" ??

Att,
André

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 08 Jun 2010 23:47

Não. Quem emite o som é o motor....

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Mensagempor dietrich » 09 Jun 2010 21:21

Uhmm, ok! É que eu achei que quem emitia o som era o ESC. Bom, meu motor não está queimado, consegui fazer funcionar em uma rede trifásica 60hz 12V.

Mas ainda não fiz funcionar com o ESC. Não faço ideia do que pode ser. O canal funciona perfeitamente com o servo. E o ESC é zerado, novo.

André

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 09 Jun 2010 21:24

Os "bips" só serão ouvidos se ligar o motor à saída do ESC.... é o MOTOR que emite os "bips", mas quem gera a corrente para isso é o ESC...

eduardo_loko
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Mensagempor eduardo_loko » 28 Dez 2010 20:46

boa noite a todos!!! eu li todo o topico e nao achei resposta para a minha duvida. será que alguem sabe se tem como almenta a capacidade de um esc brushless?? é que eu tenho um esc de 20A e queria saber se tem como modificalo para 25 ou 30A? desde ja agradeço pela ajuda e pela atenção, feliz 2011 a todos!!!

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Mensagempor claudiorfoi » 28 Dez 2010 20:52

Isso não é tarefa para leigos, e seguramente sai mais caro que comprar o ESC da capacidade correta.

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 28 Dez 2010 21:44

Para modificar um ESC aumentando a corrente é preciso colocar meia dúzia de FETs em paralelo com os originais, reforçar as trilhas e testar.

Como o Cláudio disse, não é para leigos, mas para te desanimar um pouco mais a meia dúzia de FETs custa 30 reais, quase a mesma coisa que se paga num ESC de 25A...

eduardo_loko
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Mensagempor eduardo_loko » 29 Dez 2010 19:41

muito obrigado pela dica. concordo plenamente com o que o Cláudio disse que isso não é para leigos. posso ser novato por aqui, mais não acredito que eu seja um leigo nesse asunto, eu só preciso saber qual FET colocar e aonde colocar. se os FET custarem 30 reais vai ficar barato pq o esc de 30A mais barato que eu achei foi de 45 reais mais 20 reais de frete via pac, e ter que esperar de 10 a 15 dias uteis pra chagar. vai compensar modificar o que eu tenho. e si nao der certo vou reenrolar meu motor pra ele ficar mais economico. Obrigado pelas dicas e um feliz 2011 a todos.

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Mensagempor ze_mayer » 14 Jan 2011 17:21

se não tiver faltando potencia, é só reduzir a hélice que o consumo reduz também. tentando modificar um esc vc pode estragar ele, e se o motor tá puxando mais corrente que devia, vai acabar queimando.

eduardo_loko
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Mensagempor eduardo_loko » 18 Jan 2011 18:23

e que eu reenrolei um motor que eu ganhei de um amigo, só que o motor não veio com nenhuma especificação de marca e nem quantos kv, só dava pra sabe que tinha 12 imãs e 9 polos, entao eu enrolei ele com fio 24 e com 28voltas fechando em delta ele tava dando 1kg de empuxo com uma 10x6 e tava gastando 20A, como meu esc era de 20A e 25A de pico, ele esquento muito, por isso que eu queria modificar o esc, mais resolvi reenrolar o motor que foi bem mais facil e não gastei nada. mais obrigado pela atenção.

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Mensagempor tonycbr » 01 Mar 2011 21:47

Pessoal, boa noite!

Aproveitando o assunto... sou calouro no ramo e estou querendo comprar um motor brushless e um esc mas não sei como escolher o esc correto para o motor a partir das especificações do motor, alguem pode me dar uma forcinha?

Desde já agradeço...

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Mensagempor serginho_la » 01 Mar 2011 21:53

Tony, primeiro dê mais informações: qual motor, qual aeromodelo, qual bateria, qual hélice?

Tudo se leva em conta, o motor em si sozinho não dá para calcular, pois depende do tamanho da hélice e do seu passo, a bateria do numero de células ( quanto maior a voltagem, maior esforço fará o motor ).

No fim tudo tem que se casar, por isso se tem dúvidas, pergunte, pesquise e só compre depois de saber tudo sobre o que realmente quer.

Abraço.

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Mensagempor tonycbr » 02 Mar 2011 20:39

Valeu Serginho,

Na verdade seria para fazer um upgrade em um heli Walkera 59#d, tava pensando em importar pois aqui no Brasil está tudo muito caro... tinha pensado em um motor da himodel que tem 3600kv, na descrição diz que esse motor tem capacidade de corrente:81A/60s. O Heli usa pás de 290mm e uma engrenagem principal com 190 dentes... se alguém tiver alguma dica sobre esse upgrade (tipo de motor/esc, etc) tb agradeço...

valeu...

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Mensagempor serginho_la » 02 Mar 2011 21:23

Tony, infelizmente sobre eletrônica de helicópteros eu não "sabo" nada.
Tenta postar algo na área de Helicópteros do fórum que com certeza vai ter ajuda.

tonycbr
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Mensagempor tonycbr » 03 Mar 2011 19:03

Blz, de qq forma fico grato pela dica...

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Neokayros
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Mensagempor Neokayros » 04 Mar 2011 10:08

Olá a todos,

bem pessoal, li o topico e não achei nada referente ao meu problema, é o seguinte: Tenho um radio HK-T6A e ao coloca-lo em um novo aero não consigo resposta nenhuma com o ESC conectado no canal 3 (anteriormente estava funcionando). Para ter resposta do Receptor, preciso fazer uma ligação extra no canal BAT.

Alguem já teve algum problema como esse? ou sabe como resolve-lo?

PS: Já testei 2 ESCs diferentes e o problema continua. Usar outro canal tb não funciona.
Fiquei sabendo que: "Acertando o CG tudo voa!"
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