Speed control para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 02 Out 2006 17:59

Não entendi... Motor 400 não é brushless.

E não há como fazer um speed brushless em casa sem gastar mais do que o preço de um importado.

ArthurB
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Mensagempor ArthurB » 02 Out 2006 18:09

è posivel a costrusão de um ESC para testes de motores brushless?

Talves utilizando uma fonte simetrica e 6 transistores, controlados pela porta parralela do pc?


Claro que só iria servir de teste para motores, vistro que transistores não tem muita potencia(mas são baratos).

Testar motores de cd-rom,se ter o perigo de queimar esc,bateria,receptor

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Julio Cesar
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Mensagempor Julio Cesar » 02 Out 2006 18:19

[quote:3518da8088="ArthurB"]è posivel a costrusão de um ESC para testes de motores brushless?

Talves utilizando uma fonte simetrica e 6 transistores, controlados pela porta parralela do pc?


Claro que só iria servir de teste para motores, vistro que transistores não tem muita potencia(mas são baratos).

Testar motores de cd-rom,se ter o perigo de queimar esc,bateria,receptor[/quote:3518da8088]

Não vai funcionar. Porque os esc bl além de gerar o sinal trifásico para o motor, também lê de volta pelos pólos que não estão em uso os sinais de sincronismo, sem eles, não tem como esc saber onde estão os pólos. Isto é chamado de sensorless(sem sensores hall externos).
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Mensagempor alexcmag » 02 Out 2006 18:21

Se for só pra testar enrolamentos...

Se for estrela, dá pra acionar como se fosse motor de passo, deixa o centro ligado no positivo direto e 3 FETs para acionar as fases para o terra. É tosco mas funciona.

Para acionar os FETs, um 555 (como astável) e um 4017 para acionar as fases em sequencia. O motor deve girar, fraco, mas deve girar.

Transístores de potência para aguentar uns 10A não são muito mais baratos que FETs, se descuidar são mais caros.

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Mensagempor acastro » 03 Out 2006 20:25

QUEQR DIZER QUE SE EU UTILIZAR A PLACA DA MINHA FRESADORA CNC POSSO CONTROLAR O MOTOR DESDE QUE ELE ESTEJA EM ESTRELA?
ESSA CONF STAR PERMITE QUE P MOTOR SEJA USADO NO SPEEDCONTROL?

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Mensagempor Julio Cesar » 03 Out 2006 21:07

[quote:414223ef53="acastro"]QUEQR DIZER QUE SE EU UTILIZAR A PLACA DA MINHA FRESADORA CNC POSSO CONTROLAR O MOTOR DESDE QUE ELE ESTEJA EM ESTRELA?
ESSA CONF STAR PERMITE QUE P MOTOR SEJA USADO NO SPEEDCONTROL?[/quote:414223ef53]

Talvéz muito lentamente, ele trabalharia como se fosse um motor de passo. Se acelerar perde sincronismo e babau.

Pode ser estrela ou delta.
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Mensagempor ArthurB » 03 Out 2006 22:27

A ´placa da sua fresadora deve ser para motores de passo unipolares(5 fios),

Sendo 1 terre e 4 bobinas, se ligar no BL, ele pode andar mas vai pular passos,

Vou montar uma placa de interface porta paralela/Motor BL,

Vou usar um ci de buffer e 3 mosfets,se aguem quiser posto o esquema

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Mensagempor Alexandre de Souza Cruz » 22 Out 2006 14:58

Ola Xará.

Como sou iniciante, to meio boiando na instalçao do esc, pois vi que alguns tem que ser programados, nas na embalagem do meu ICS300LI, nao da para entender nada sobre isto ,,,, este modelo vem pronto para o uso.

abraços

ACS

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Mensagempor Julio Cesar » 22 Out 2006 16:18

[quote:b2e9904625="Alexandre de Souza Cruz"]Ola Xará.

Como sou iniciante, to meio boiando na instalçao do esc, pois vi que alguns tem que ser programados, nas na embalagem do meu ICS300LI, nao da para entender nada sobre isto ,,,, este modelo vem pronto para o uso.

abraços

ACS[/quote:b2e9904625]

Não precisa programar, ele auto-detecta a quantidade de células.


O esquema de ligação é este:

[img:b2e9904625]http://www.gwsus.com/images/product/esc_ics300li_02.jpg[/img:b2e9904625]

e o manual: http://www.gwsus.com/english/product/speedcontroller/300.htm
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esquema e layout placa de interface porta paralela/Motor BL,

Mensagempor acastro » 22 Out 2006 20:32

eu me interessaria muito pois sou um aficcionado em eletrônica e aeromodelismo.
ACastro

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Mensagempor Alexandre de Souza Cruz » 24 Fev 2007 15:39

Bom, agradeço a ajuda de todos por term me auxiliado a instalar o meu ICS 300LI, valeu a todos

Agora se puderem me ajudar, ele QUEIMOU, parece que a peça embaixo do FET esta quebrada ao meio, !!!!!! ALGUEM SABE QUE CONSERTA ISSO,,,

ABRAÇOS

asc

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Mensagempor alexcmag » 24 Fev 2007 15:43

Exatamente embaixo do FET vai um microcontrolador (8 pinos) se não me engano. Se quebrou, esqueça que não tem conserto.

Próximo a ele, junto ao fio de saída, tem uma peça em formato de tijolo com cerca de 2mm de comprimento, que é um diodo schotky. Se for esta, que costuma queimar com sobrecorrente ou ligando a bateria na saída, você mesmo pode retirá-la com um ferro de solda e soldar um diodo 1N5418 ou outro schotky de 1A no lugar, com a marca cinza apontando para o fio vermelho da saída do motor.

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Mensagempor Alexandre de Souza Cruz » 24 Fev 2007 16:07

Xará,

boa tarde,

a peça fica embaixo do FET, o FET fica deitado sobre ela que tem duas penas, nao sei dar para identificar.

ASC
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Mensagempor Alexandre de Souza Cruz » 24 Fev 2007 16:08

COM IDENTIFICAÇÃO
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Mensagempor alexcmag » 24 Fev 2007 17:34

Pela foto não dá pra ver muito. Pena que não tenho nenhum ICS300 aqui pra comparar.

Teste com um multímetro se um lado dela está ligado ao positivo do motor e outro ao negativo do motor. Se for, é o diodo que citei.

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Mensagempor Alexandre de Souza Cruz » 26 Fev 2007 09:05

Alex

Esta ocorrendo, que quando ligo ele no modelo nao responde ao comando de aceleração, mantem uma mesmo aceleração constante.

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Mensagempor alexcmag » 26 Fev 2007 10:01

Se a aceleração está constante pode ser que o FET tenha queimado e ficado meio em curto, ou que o microcontrolador tenha pifado.

Dê uma lida nestes tópicos:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=72602
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=17230&highlight=consertar+ics300

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Mensagempor fernandp_mcp » 04 Mar 2007 22:15

Tópico excelente! me esclareceu em muito, entretanto não conseguí identificar se esses ESC sõa próprios para motores brushed que trabalham com 4.8V @ 1.6 A , no caso falo do CN12 RXC da GWS utilizado no rotor de cauda do DragonFly, na versão Direct Drive.

Os ESCs são esses:

ESC Associated AI Quantum Runner Reverse
link: http://www2.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXKYX5&P=7
(19g-sem fios)

ESC Dura Trax 2000 Micro ESC w/Reverse Micro Street Force
link: http://www2.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LXFNE7&P=7
(25g com fios)

Novak Spy Micro Reversible ESC
link: http://www2.towerhobbies.com/cgi-bin/wti0001p?&I=LH5528&P=1
(14.4g-sem fios)

Creio que o da Novak, seja próprio, pelas fotos parece q sim.To certo?

Sds

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Mensagempor alexcmag » 05 Mar 2007 00:04

Estes são todos com reverso, para uso em carros e barcos.

fernandp_mcp
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Mensagempor fernandp_mcp » 05 Mar 2007 10:22

É , disso eu sei, mas queria saber se esses ESC , q disse ali em cima servem para os motores brushed CN12 RXC da GWS, os quais utilizarei para girar 2 propulsores de um hovercraft.Mas o ESC tem que ter reverse, pois os proppulsores devem girar em ambos os sentidos,ainda que a helice utilizada não tenha um bom rendimento em um determinado sentido de rotação.

vlw

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Mensagempor alexcmag » 05 Mar 2007 10:41

Ah, tá... Neste caso, fique com o primeiro mesmo, é mais barato e aguenta tranquilamente a corrente dos motores.

O problema é que estes ESCs são meio exagerados para motores pequenos, ficam pesados. Você poderia usar uns motores maiores.

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Mensagempor Jeco » 19 Abr 2007 14:50

Como iniciante nos aeros... Comprei um Slow Stick 400C, mais um ISC480 LI-PO 25A max. e uma bateria Hyperion CL2100 16C-22C Packs - 2100mAh, 33.6A Continuous. Minha pergunta é a bateria pode queimar o Speed Control, sendo ele de 25A e a bateria 33.6A?

Desculpem pela ignorancia no assunto.

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Mensagempor alexcmag » 19 Abr 2007 17:59

Não tem problema, o que determina a corrente é o motor, a bateria somente deixa ela disponível, como em uma tomada de casa que aguenta 1500W, mas você pode usar com um abajur de 10W sem problemas.

Jeco
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Mensagempor Jeco » 20 Abr 2007 18:08

Valeu Alex.

Então pelo que entendi posso instalar qualquer motor que seja compativel com o Speed Control, no caso brushed, até 25A. É isso mesmo?

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Mensagempor alexcmag » 20 Abr 2007 18:32

Exato, Jeco. Este conjunto vai alimentar o motor original do SlowStick com folga, inclusive dá para fazer bimotores com dois motores 400 usando este ESC e bateria (dê uma olhada em www.e-voo.com/projetos/alexandre/cl215 )


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