Speed control para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Danangeli escreveu:Alex e Atari.... Valeu aí !!

E se puser um motor maior q o 400BR?é muito mais caro? qual seria o "nome" dele? existe ?

Alex, fiz um protótipo mau feito e ficou c/ 730g, usei minha bateria.....sem motor e esc.....mas dá pra caprichar mais e perder algumas gramas!

Atari, valeu pelo telefone do Toni, ligarei pro cara.........mas deve ser uma fita entrar na padaria e pesar o bitelo :lol: ...................emprestei uma balancinha picareta pra pesar....o peso q consegui deve ser aproximado....


O motor GWS 400 (código EPS400C-DS) sai R$85,00 na HobbyFly já com redução. Rende melhor que o 400BR.

Motores 400 de 6V (400QRP, etc.) rendem melhor ainda. Mas custam mais caro.

Acima disto tem motores 500, 550, 600, mas o consumo de bateria começa a ficar cada vez mais exagerado.

730g sem motor deve subir para pouco mais de 800g com motor, o que é bem razoável para um planador de 2m. O 400 reduzido deve dar conta tranquilamente de levá-lo, claro que não terá performance para subir na vertical como um brushless, mas deve ir legal.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

730g sem motor deve subir para pouco mais de 800g com motor, o que é bem razoável para um planador de 2m. O 400 reduzido deve dar conta tranquilamente de levá-lo, claro que não terá performance para subir na vertical como um brushless, mas deve ir legal



É sabido q terei q trocar de bateria....aumentará + um pouco o peso, mas construindo sem pressa, sai bem feito.....vc tinha dito q LiPo e LiIon fica melhor, concordo, mas de início queria NiMh pra poder usar meu carregador... mais pra frente vou adquirir bat. e carreg. melhores....
No meu caso, nem que suba devagar, quero deixar ele com características de um planador pra térmicas, utilizando o motor apenas pra colocálo no alto! :roll:
Qual é a NiMh mais potente? é aquela KAN ?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

É, as melhores NiMh são as Kan.

Uma de 9,6V 950mAh iria legal, mas fica pesadinha...

Dependendo do motor, redução, hélice, é possível usar uma Kan 650mAh, economizando um bocado de peso.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

Se eu utilizasse uma KAN 650 mAh, ao invés de 900mAh, apenas iria diminuir o tempo de funcionamento? e ganharia em peso! Mas o desempenho do motor em relação ao empuxo seria o mesmo? ( no 400br reduzido)
Avatar do usuário
mnovaes
membro
Mensagens: 1255
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:33 pm

Mensagem por mnovaes »

ATARI escreveu:aqui vai uma tabelinha rapida dos modelos "oficiais" e quanto aguenta... os mais comuns ...

JST aguenta +/- 6A
Imagem



------------------------------------------------------------------------------------

Deans micro plug até 12A
Imagem



------------------------------------------------------------------------------------

Deans ultra plug até 20A
Imagem


onde acho esse micro plugs deans ?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Danangeli escreveu:Se eu utilizasse uma KAN 650 mAh, ao invés de 900mAh, apenas iria diminuir o tempo de funcionamento? e ganharia em peso! Mas o desempenho do motor em relação ao empuxo seria o mesmo? ( no 400br reduzido)


Sim, o desempenho seria o mesmo com o 400BR. As Kan têm uma resistência interna muito baixa.

Vai gastar uns 8A com 9,6V e dar um empuxo de uns 400g. Deve ser o suficiente para levar seu planador, a Kan 650mAh aguenta isto tranquilamente e um pack destes (650mAh 9,6V) pesa uns 100g, esta diferença deve ajudar bastante na razão de subida e nas térmicas.

O tempo de vôo com motor no máximo vai cair para uns 6 minutos, mas isto deve ser mais do que o suficiente para você chegar onde quer com ele.

Claro que uma LiPo 3S de 1500mAh para cima pesaria o mesmo e daria um tempo de vôo e performance muito melhores, mas o preço é muito maior também.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

mnovaes escreveu:onde acho esse micro plugs deans ?


aqui ... ou em lojas de modelismo nacionais... mas os meus vieram dai ...

http://www.aircraft-world.com/shopexd.asp?id=1743
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

Olá pessoal!

Gostaria de saber se pode ou se vcs usam um speed control da GWS com baterias lipo por causa do cut-off.

Se eu comprar uma lipo tenho que trocar o meu ICS 300 por um que tenha um cut-off para lipo (5,6V)?
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Cassiusfxg escreveu:Olá pessoal!

Gostaria de saber se pode ou se vcs usam um speed control da GWS com baterias lipo por causa do cut-off.

Se eu comprar uma lipo tenho que trocar o meu ICS 300 por um que tenha um cut-off para lipo (5,6V)?

Veja: http://evoo.locaweb.com.br/forum/viewtopic.php?p=29564&highlight=cutoff#29564
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

gustabmo escreveu:
Cassiusfxg escreveu:Olá pessoal!

Gostaria de saber se pode ou se vcs usam um speed control da GWS com baterias lipo por causa do cut-off.

Se eu comprar uma lipo tenho que trocar o meu ICS 300 por um que tenha um cut-off para lipo (5,6V)?

Veja: http://evoo.locaweb.com.br/forum/viewtopic.php?p=29564&highlight=cutoff#29564


Muito obrigado.
Não preciso trocar o meu speed! :D :D :D
Paixao pelo hobby
Responder