Speed control para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

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LUCAS_IPLINSKY
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Mensagempor LUCAS_IPLINSKY » 26 Abr 2007 19:55

alguem sabe me explicar como faço um speed control em casa?
é possivel fazer um para motores brushless?

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 26 Abr 2007 20:02

É possível fazer em casa, mas sinceramente não vale a pena.

O projeto que costumo usar quando preciso fazer ou consertar um ESC brushed é este: http://www.designsoft.com.au/ahome/rc/PIC-ESC/

Ele usa microcontrolador PIC12F675, custa cerca de 6 reais, FET pode ser IRF3205 (5 reais), diodo schotky 1N5819 (1 real), regulador de tensão, alguns capacitores, fio e placa.

O PIC precisa ser gravado, ele é como um PC com o HD zerado, para fazer qualquer coisa precisa que seja instalado algum programa.

É preciso fazer com cuidado para não sair mais caro o molho do que o frango. Se tiver algum mal-contato ou curto durante o vôo não perderá apenas o valor do ESC, mas vai avião, receptor, motor e servos pro chão, se não acertar algo que seja danificado junto.

Quanto a brushless, definitivamente não compensa. Eles precisam de CPU mais poderosa e mais FETs.

Só contando 15 reais do microcontrolador mais 6 FETs de 5 reais, mais uns 5 reais de reguladores e o resto necessário já deu o preço de um ESC xing-ling qualquer, que por pior que seja é melhor do que um feito em casa.

beto
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Mensagempor beto » 30 Mai 2007 01:11

Alex,
desculpe a pergunta, mas ja li o tópico todo e não achei uma resposta p/ minha dúvida : estou fazendo um pegueno barco de madeira e vou fazer ele RC, mas pelo modelo, não preciso de tanta velocidade, vou usar um motor 12v e uma bateria de moto, agora eu pergunto: o esc para isso pode ser um ICS480 ? ele aguenta essa volt. de entrada?O rx pode ser qualquer de 4 canais? E os servos,
irão receber a voltagen correta? desculpe a bateria de perguntas , mas estou perdido a esse respeito.

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Mensagempor alexcmag » 30 Mai 2007 08:29

O ICS480 aguenta bateria de 12V sim, equivale a uma LiPo 3S. Só cuide do consumo, não deve passar do nominal (25A) e se ficar totalmente vedado dê uma folga extar (15A).

Os ESC deve ser ligado no RX, assim como os servos, assim RX e servos receberão 5V certinho (do BEC).

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Mensagempor beto » 30 Mai 2007 19:00

Valeu mesmo Alex

O consumo do motor é em torno de 4 a5A , sera que poderia usar o ICS300?
Então a entrada dos 12v é no esc e nele eu ligo o RX , e no RX eu ligo os servos ,
seria isso?

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 30 Mai 2007 19:17

Pode ser, ICS300, ICS480, tanto faz para esta corrente.

Os 12V entram no ESC, onde está escrito BAT. O ESC vai no RX e os servos no RX. O mesmo esquema de ligação normal:

[img:88d07a363a]http://www.e-voo.com/forum/files/esquemaaero_156.jpg[/img:88d07a363a]

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Michelfas
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Mensagempor Michelfas » 30 Mai 2007 21:07

tenho um esc de 20A, qual é o máximo que posso usar? quer dizer posso umsa r um motor que puxe 19A?
ou tem que ter uma folga bem grande?
e se eu deixar ele bem ventilado, do lado de fora do aero, e por um dissipador nele ele pode funcionar mais perto do limite?

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wildcat
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Mensagempor wildcat » 30 Mai 2007 21:15

[quote:5f9cc7c7b1="Michelfas"]tenho um esc de 20A, qual é o máximo que posso usar? quer dizer posso umsa r um motor que puxe 19A?
ou tem que ter uma folga bem grande?
e se eu deixar ele bem ventilado, do lado de fora do aero, e por um dissipador nele ele pode funcionar mais perto do limite?[/quote:5f9cc7c7b1]

Vamos trocar esse ESC por uma CORDA!
A corda aguenta 200kg, e você pesa 190!

Vai arriscar descer um paredão?!?! heheheh

Particularmente uso um limite de 60/70% da capacidade!
Meus escs são de 18A, e meu motor consome 13A!
Fica uma folga boa!

Ventilação é importante independente do consumo!
Abraço
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 30 Mai 2007 23:36

Também gosto de margens de segurança da ordem de 80 a 100 %

beto
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Mensagempor beto » 31 Mai 2007 00:17

Obrigado mesmo Alex,

agora se eu não enteder com esse esquema eu corto a cabeça fora que só ta servindo p/ separar as orelhas. eheheheheh

Brigaduuu

dspic18f
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Mensagempor dspic18f » 01 Ago 2007 19:26

qual dos codigos e qual esquema vc utiliza

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Zé Renatto
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Mensagempor Zé Renatto » 20 Fev 2008 11:36

Amigos... uma pergunta...

O ESC também amplifica/dá um ganho na corrente? ou ele só opera e serve pra controlandar o RPM do motor?

Obrigado...

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Eduardo Dada
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Mensagempor Eduardo Dada » 24 Mar 2008 21:38

Olá

Para montar modelos até 2kg vcs pderiam me imformar a relação entre bateria e speed
Por exemplo modelos até 300g 1000 kv esta de bom tamanho sim ou não????

Aguardo retorno

neycm
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Mensagempor neycm » 27 Mar 2008 10:49

Amigos,

Eu dei uma de "louco" e por imprudência liguei invertido o fio do meu speed control na bateria, de curto e não funcionou mais.

Vou comprar outro speed, mas queria saber se o meu procedimento irresponsável foi capaz de danificar somente o speed ou pode comprometer também o motor e o receptor?

Uma outra dúvida, é como instalar o conector dean nos fios do speed, se alguém tiver um tutorial pra me ensinar, pois eu não consegui soldar o meu, pois a solda não segura.

Aí tentei colocar o fio diretamente no encaixe (conector dean femea) da bateria, só que não observei que estava invertido (vermelho com preto e preto com vermelho) e na hora que toquei o polo do fio vermelho deu um curto.

Na primeira tentativa (liguei certo) e começou a soar um apito e o speed esquentou muito.

Então pensei que estava errado (sou iniciante), e fiz a "BURRADA!!!" :oops: de ligar invertido e restante já sabem...

Então a dúvida (resumida):

- como instalar o conector dean macho no fio do speed?
- é normal esquentar muito?
- e os apitos, são normais? (detalhe a bateria é nova e ainda não foi carregada).

Meu speed é um: Towepro MAG8 18A

Se puderem me ajudar ficarei agradecido!

neycm
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Mensagempor neycm » 27 Mar 2008 12:27

Meu motor é um E-MAX 2822, como meu Speed Control (Towepro Mag8 18A)queimou (burrada minha), queria que alguém me dissesse se este motor e esc são compatíveis com meu aero?

Meu aero é um Extra 300 (90cm de envergadura e 80 de fuselagem), tem + ou - 900g (completo), uso um receptor Futaba FP-R127DF (normal, não é micro), 3 micro servos (9g) e uma bateria de 2100Mah, 3S, 20C.

Nesse caso, que motor e esc vcs indicariam para mim?

Att. Edney

christiantico
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Mensagempor christiantico » 22 Jun 2008 11:31

olá...alexcmag!!!!poxa fico feliz em saber que tem gente boa assim como voçê,
esse seu tópico sobre speed control,me ajudou bastante pra tirar muitas dúvidas,sou iniciante no hobby,e logo de cara comprei um belt-cp,e no primeiro dia de voo,queimou o ESC,não sei como isso aconteceu porque eu tinha testado
na bancada uns 4 minutos ligado o heli,e tudo tava beleza,no dia seguinte fui pro primeiro voo,e nem se quer sair do chão e o fumaceiro cubriu,lá se foi o speed control,só que lí aqui seu tópico e fiquei alegre em saber que pode ter concerto,
não entendo de eletronica mais acho que queimou dois transístores,(o que eu observei,peça quadrada quando ligada esquenta muito por ta queimada)eu acho,.....será que poderia ter concerto ?me desculpe pelos erros deis de já se poder me responder...muito obrigado.

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Hunter
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Mensagempor Hunter » 10 Ago 2008 07:05

[quote:d607bbdd91="alexcmag"]É possível fazer em casa, mas sinceramente não vale a pena.

O projeto que costumo usar quando preciso fazer ou consertar um ESC brushed é este: http://www.designsoft.com.au/ahome/rc/PIC-ESC/

Ele usa microcontrolador PIC12F675, custa cerca de 6 reais, FET pode ser IRF3205 (5 reais), diodo schotky 1N5819 (1 real), regulador de tensão, alguns capacitores, fio e placa.

O PIC precisa ser gravado, ele é como um PC com o HD zerado, para fazer qualquer coisa precisa que seja instalado algum programa.

É preciso fazer com cuidado para não sair mais caro o molho do que o frango. Se tiver algum mal-contato ou curto durante o vôo não perderá apenas o valor do ESC, mas vai avião, receptor, motor e servos pro chão, se não acertar algo que seja danificado junto.

Quanto a brushless, definitivamente não compensa. Eles precisam de CPU mais poderosa e mais FETs.

Só contando 15 reais do microcontrolador mais 6 FETs de 5 reais, mais uns 5 reais de reguladores e o resto necessário já deu o preço de um ESC xing-ling qualquer, que por pior que seja é melhor do que um feito em casa.[/quote:d607bbdd91]



Esta é minha primeira postagem no forum, ja tenho algumas dezenas de horas lendo o fórum, sem comentarios o que a gente aprende... Estou desde a 01:00 da manhã e agora ja sao 07:00 horas e nao vi passar o tempo com tanta informação. Sou técnico em eletrônica e pretendo montar meu cessna 182 até la muitas horas de leitura ainda, mas o start ja foi dado.

Agora vamos a pergunta. Amigo, estou querendo montar uma lancha e fazer TUDO, inclusive o TX RX etc... so falta o projeto do ESC, gostaria de faze-lo por completo, você nao teria um esquema de um analogico, caso resposta negativa, vc tem o gravador de pic ? Se sim poderia me vender um pronto para este projeto?

Grato, primeiro de muitos posts.
Para um paraquedista o céu não é mais o limite!

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 10 Ago 2008 13:06

Tem projeto de ESC analógico sim.

Na página http://www.math.niu.edu/~behr/RC/speed-ctl.html tem várias informações.

Por exemplo, este circuito: http://www.math.niu.edu/~behr/RC/KW/kw-low-schem.pdf é o primeiro da lista e pode ser feito apenas com componentes discretos.

Em todos estes ESCs, não use em hipótese alguma o FET da lista de componentes. Como são todos circuitos antigos, os FETs são de alta resistência interna.

Em vez disto, use um IRF3205 (um FET bem razoável e fácil de achar em lojas de eletrônica), ou se for comprar na Farnell, use um dos abaixo:

- IRLR7843 (D-Pak ou I-Pak, 3,3miliOhms, 30A por limitação do encapsulamento, pois aguentaria mais de 100A);
- IRL3713 (TO-220, 3 miliOhms, 75A por limiração do encapsulamento, pois aguentaria mais de 200A);
- IRF7832 (SO-8, 4 miliOhms, 20A).

Não costumo recomendar ESC discreto porque:
- Depende de calibração, muitas vezes pára de funcionar por descalibrar com o uso. ESCs microcontrolados têm ajuste automático de faixa, não precisam de calibração alguma;
- Usam muitos componentes, o que fica mais pesado e menos confiável;
- A maioria dos circuitos tem PWM de baixa frequencia, que trabalha pulsado, algo não muito recomendável para caixas de redução por exemplo. ESCs microcontrolados têm PWM de alta frequencia e ainda controlam o pulso mínimo para não deixar os FETs trabalharem sem saturar;
- O funcionamento geralmente é linear. O problema é que potência é quadrática (metade da tensão = 1/4 da potência), por isto o acelerador não fica linear. ESCs microcontrolados têm uma curva para fazer com que à metade do acelerador se tenha metade da potência.

O último deste tipo que passou pela minha mão era um ESC de barco de 100A, com 5 FETs e um bocado de eletrônica, do tamanho de um maço de cicarros. Achei muito feio e fiz um circuito microcontrolado do tamanho de uma caixa de fósforos, com capacidade para uns 150A...

Não é difícil fazer um gravador de PIC, aliás é mais fácil do que calibrar adequadamente um ESC discreto. Mas se precisar, posso te enviar um PIC já programado para este circuito do designsoft por exemplo.

Se você pretende fazer TX e RX, o mais confiável seria usar módulos de RF prontos (circuitos mais estáveis e testados), e encoder e decoder por microcontrolador também (novamente, mais simples e confiáveis), portanto como objeto de pesquisa é uma boa começar a pesquisar microcontroladores.

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Mensagempor Hunter » 10 Ago 2008 13:29

Muito bem alex... entendi tdas as questões que vc me relatou, realmente posso ter dificuldades quando a potência linear, não tinha pensado nisso...

A questão de tamanho não seria problema pra mim já que não vou utilizar ao voo, e este projeto que vc passou é bem simples.

O Módulo da frequencia do TX e do RX realmente vou pegar pronto, só que em outra frequência, possivelmente 299,1 ou 433 MHZ. Porém são canais analogicos onde cada canal precisa de um receptor.

Já havia iniciado com micro-controladores, porém agora quero me focar na fabricação do barco e também do aeromodelo que pretendo começar em breve. (Com eletôncia pronta) Já passo algumas horas por dias no forum lendo, neste momento seria mais facil e econônico pegar um PIC pronto se eu continuar com o projeto. Apesar de que seria só um incremento de velocidade, levando em conta que para minha utilização posso manter a aceleração constante.

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Mensagempor alexcmag » 10 Ago 2008 16:07

Não entendi bem o "canais analógicos" que você quer dizer.

Se os módulos RF que você pretende utilizar aceitarem comunicação serial, você pode aplicar um sinal PPM ou PCM neles no TX e decodificar no RX, assim na verdade só precisa de um canal.

Os 4,5,6,7,8,9, etc. "canais" dos transmissores e receptores FM não são realmente "canais" diferentes, mas apenas comandos diferentes enviados na mesma frequencia.

Se os módulos TX/RX não aceitarem sinal serial, você pode usar manchester encoding, como no projeto de transmissão de dados por canal de áudio que o André postou há algumas semanas.

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Mensagempor ARSMODEL » 11 Out 2008 21:41

:roll:
Olá Alex, tenho um Stick com motor Brushed 300 GWS, reduzido, ESC ICS-300, utilizo hélice 10x8 e inicialmente usava um pack de NiMh de 8 células 9,6v.
Mas devido baixa autonomia e força, resolvi arriscar e colocar uma Lipo 2s-20C-800mAH, como Cut-Off do esc é 5,6 procuro não utilizar a carga até o fim e assim vem sendo utilizada sem problemas.
Contudo tenho duas baterias que me foram disponibilizadas de 3s-20C-1300mAH e gostaria de colocar neste conjunto, porém tenho receio de que a amperagem que o motor possa puxar, pela disponibilidade de carga da bateria seja maior que o limite do ESC(15A cfe. a GWS) e venha danificá-lo, ou então de "torrar" o motor.

Em sua opinião posso arriscar?
"Nunca é tarde para tentar o desconhecido. Nunca é tarde para ir mais além."
Autor: (Gabriele D Annunzio)

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Mensagempor alexcmag » 11 Out 2008 23:20

Troque a hélice por uma 10x6HD e pode usar a 3S.

A redução de perfil e passo na hélice deve equilizar o consumo com o aumento de tensão.

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Mensagempor ARSMODEL » 13 Out 2008 12:29

Ok, obrigado pela dica.
"Nunca é tarde para tentar o desconhecido. Nunca é tarde para ir mais além."

Autor: (Gabriele D Annunzio)

YIVAN
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Mensagempor YIVAN » 14 Out 2008 09:11

Alex com um motor ligado ao esc normalmente o consumo é de 11.4 Amperes, ai fui colocar uma estenção de 15 cm para outro tipo de aeromodelo que faz a ligação do esc ao motor o consumo foi a 24 amperes. Estou iniciando no eletrico e a minha duvida é o aumento de comsumo é devido a distancia ou seria o tipo de fio usado para esta estenção já que o fio é um pouco mais fino do que o do esc . um abraço

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offsyde
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problemas com esc

Mensagempor offsyde » 12 Nov 2008 03:32

gente preciso de ajuda, comprei um esc de 40A e não consigo fazer nenhum motor funcionar com ele, quando ligo a bateria, ele fica dando sinais sonoros, e o motor não funciona de geito algum. onde será que estou errando ?
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"


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