Speed control para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

mikedundee
membro

ESC, a dúvida

Mensagempor mikedundee » 06 Mar 2011 10:13

Ola pessoal, é um prazer fazer parte desse forum e essa é minha primeira interação (pergunta) com voces.

Esse tópico já tem um tempo que não tem mensagens mas é que lendo esse mensagem acabei ficando com mais dúvida sobre quais equipamentos comprar.

Bom, sou novo em aeromodelismo, apesar de tentar iniciar durante anos :)

Estou montando um aero de depron (um F-22) e comprei motor, esc, servos, etc na HobbyKing. E lendo a mensagem abaixo, foi que minhas dúvidas aumentaram, pois como comprei sem ler antes (nunca façam isso em casa kkk), de cara eu comprei um motor brushless e um ESC que não era brushless. Depois de descobrir o erro, comprei um ESC brushless e aguardei ele chegar (em média está levando 20 dias vindo de Hong Kong).

Comprei uma bateria Rhino 1550mAh 2S1P 25C Lipoly Pack 7.4V e o ESC HobbyKing 30A BlueSeries Brushless SBEC: 5V/ 3A Output

Fiz os cálculos:

Potencia drenada pelo BEC: 7.4V x 1550mAh = 11.47 Watts.
Potencia entregue à eletronica: 5V x 3A = 15 Watts.

Essa é a conta correta para o mAh? Não conheço quase nada de eletrônica mas já estou procurando iniciar também.

Se a conta for correta significa que tenho pouca potência para entregar a eletrônica? Se eu estiver errado, o que devo fazer?

Valeu, abraços a todos.

[quote:12954f08ba="SkyRaptor"]Olá Floyd.. vou me intrometer no assunto, he he.

A questão do aquecimento existe, mas não é a principal.. como vc mesmo disse, o ESC pode ficar num lugar bem ventilado. Mas pense por outro lado.. toda essa energia que está sendo dissipada em forma de calor está vindo de sua bateria.. Ou seja, vc está jogando fora a preciosa energia q vc usa para voar!!!

Vou dar um exemplo para esclarecer.

Digamos q vc use baterias 3S (11.1V) no seu 450 e seu BEC linear (interno ao ESC) tenha uma saida de 5V. Digamos que durante o voo sua eletronica (receptor, servos, gyro) tenha um consumo médio de 2A.

O seu BEC vai drenar da bateria esses 2A, abaixar a tensão para 5V e assim alimentará a eletronica..

Vamos aos calculos.

Potencia drenada pelo BEC: 11.1V x 2A = 22.2 Watts.
Potencia entregue à eletronica: 5V x 2A = 10 Watts.

ou seja, seu BEC está drenando 22.2W e entregando 10W.. os outros 12.2W estão sendo, literalmente, jogados fora.

Mesmo não sendo muito, esse valor diminui o seu tempo de voo... e, com sabemos, cada segundo de voo é precioso, he he.. então por que jogá-lo fora??

Abraços.[/quote:12954f08ba]

Rickremers
membro

Mensagempor Rickremers » 01 Mai 2011 19:25

Li na primeiro pagina que a muitos esc da gws e esses mais enconta nao teem cut off para bateria LiPo...alguem pode me dizer qual esc mais enconta teria esta função?

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 01 Mai 2011 21:11

[quote:d4bdce7b2c="rickjf"]Li na primeiro pagina que a muitos esc da gws e esses mais enconta nao teem cut off para bateria LiPo...alguem pode me dizer qual esc mais enconta teria esta função?[/quote:d4bdce7b2c]

Atualmente você praticamente não encontra mais ESCs que não tenham corte para bateria LiPo, nem para motores escovados.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

Alvin
membro

Mensagempor Alvin » 03 Set 2011 14:00

Realmente muito bom o topico explica tudo bem certinho um abraço

julio.edu
membro

Mensagempor julio.edu » 18 Out 2011 14:28

Senhores, preciso tirar dúvidas que não achei no tópico ainda. Caso não seja o local, favor me repassar onde deverá ser colocado o post.

Possuo um ESC de 45A e motor (conjunto da Hobby King HK3027) compatível com o mesmo. Preciso ligar o ESC em uma bateria de carro 12 Volts de 65 Ampéres.

Como deveria fazer?
O ESC suportaria, ou a bateria de 65A queimaria o ESC (lembrando que o motor é compatível com o ESC)?? Ou não tem nada haver, o ESC só não suportaria a SAÍDA com mais de 45 A (a corrente de entrada maior sem problemas...??)???

Qual o SINAL (tensão + corrente máxima) que devo "injetar" no cabo de sinal do ESC??? QUal a tensão máxima e mínima que um RX injeta no ESC para o controle da velocidade????

A idéia do conjunto é ligar uma FAN com o ESC numa bateria de carro com possibilidade de controle de velocidade via "potenciômetro" no cabo de sinal do ESC.

Alguém pode dar uma luz????

Grato,

Júlio Eduardo.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 18 Out 2011 17:34

Todas essas perguntas já estão respondidas neste mesmo tópico, colega...

julio.edu
membro

Mensagempor julio.edu » 18 Out 2011 23:21

[quote:066dbad8de="claudiorfernandes"]Todas essas perguntas já estão respondidas neste mesmo tópico, colega...[/quote:066dbad8de]

Não consegui achar amigo... vc consegue me repassar????

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 18 Out 2011 23:22

Tentou ler desde o início do tópico ?

rockefile
membro

Mensagempor rockefile » 07 Dez 2011 21:16

Parabens pela explicacao....

Agora vem a pergunta... Sempre ouço q o ESC numa condicao em q o motor esta com temperatura muito maior q a niminal, ele corta a corrente por segurança.... Isso eh mito ou verdade?

Valeu, Joao

joao a. ghellere
membro

Mensagempor joao a. ghellere » 20 Mai 2012 20:53

Boa noite, por gentileza, me tirem uma dúvida. Se caso eu pegar um Speed destes para utilizar em um aero glow.
A intenção é de utilizá-lo somente como regulador.
No caso eu isolo os fios que iriam para o motor e somente ligaria o fio que vai ao receptor e ponto final.
A intenção de fazer isto é pq ví que os speeds que podem liberar bem mais amperagem que os reguladores a um preço bem mais em conta...

Qual speed ou então regulador eu preciso para um aeromodelo a combustão que utilize 5 servos destes. FUTABA S3305.
http://www.fabmodelismo.com.br/servo-futaba-s3305-standard-de-alto-torque--com-engrenagens-de-metal/

Mais um servo FUTABA S3004 (este para acelerador)?
Pretendo utilizar uma bateria de LIPO de 3000 e/ou 5000 MHA. (Estou cotando preço ainda).

Agradeço antecipadamente pela atenção de todo os que possam me ajudar...

Tenham todos bons vôos.

Moisés Jr.
membro

Mensagempor Moisés Jr. » 12 Jul 2012 14:31

Boa tarde! Preciso saber se um esc towerpro de 40a c dissipador aguenta um motor turnigy 4400 kv c uma bateria nano-tech de 2.650 amperes, q vou instalar em uma asa zagi!!! Alguém pode me ajudar?

Gustavoo
membro

Mensagempor Gustavoo » 15 Ago 2012 10:45

Cara isso não é tao simples assim!! E pelo que percebi você deve ser iniciante, então procure começar com outro aero!!

marcelo.marquesan
membro

ECS

Mensagempor marcelo.marquesan » 17 Set 2012 17:43

Ola amigos

To com um projeto que não tem muito haver com aero modelismo , mas pelo que entendi o motor vai na ecs que sai tres fios para o recptor e que recebe informação do radio para aumentar ou diminuir a rotação do motor certo ?

muito bem

eu nao posso ficar preso em função de um controle o motor tem que estar em rotação maxima , qual a função desse tres fio que vai no recptor tem energia neles ou recebe algum tipo de impulso ? nao posso janpear eles ou ligar um potenciometro e ficar livre de um receptor e controle ? e outra no lugar de bateria vou ter que usar uma fonte pois esse motor ficara ligado por algumas horas e bateria tem autonomia limitada

tiagoczn
membro

Mensagempor tiagoczn » 06 Nov 2012 15:45

Pessoal, boa tarde...
iniciando aki meu primeiro post no forum, me desculpem se tiver no local errado!! :)

bem, já li o topico e esclareci muita coisa...mais ainda preciso da dica de vcs pra resolver um probleminha, que é o seguinte...

tenho um tx futaba 4 canais skyflayer no qual opera na frequencia 72.550 e no canal 38, e um receptor futaba fp-r127df com um cristal 72.690...bom minhas duvidas são as seguintes.... primeiramente quero deixar claro que ganhei estes dois equipamentos sendo que o tx esta sem o cristal.
bom quero que estes dois equipamento tx e rx se comuniquem, e tambem quero saber como ligalos ao esc que possui uma lipo de 3s 1500mah, tenho tambem um bec. é preciso dele??

att: Tiago de Oliveira

Eduardo Silva Pimenta
membro

Mensagempor Eduardo Silva Pimenta » 21 Jan 2013 10:03

Bom dia a todos!

tenho um Phoenix TW-742-II. após uma queda (depois de varias) o motor dele ficou ligado direto, só parou quando desliguei a bateria. pesquisando em sites acho que foi o speed control que deu problema. alguem tem uma solução? ja pesquisei em varios sites mas existe muitos modelos de speed control, sei que o meu é de 30A e o motor é de 390A não sei qual o modelo, a bateria é de 1100mah.

me indiquem uma loja confiavel que seja on-line, preciso compar tambem as helices dele e depedendo o speed control tambem.

detalhe! eu fixei o speed control na fuselagem para que durante a queda a bateria não o danificasse, usei fita adesiva para fixar, mas não cobrir ele por completo pois notei que ele esquentava muito.

me ajudem galera! pois logo agora que aprendi a voar o danado quebra.

Paulo Cesar Klein
membro

Mensagempor Paulo Cesar Klein » 21 Ago 2013 09:18

boa tarde , bom estou com um problema sobre esc,s a algum tempo quando comecei a construir aeros comprei por engano um esc sbec e quando liguei no motor nada nao funcionou ai comprei outro esc com bec e deichei este de lado mas nunca tive a oportunidade de saber qual as diferenças deles se alguem puder me esclarecer sou muito grato
voar è MARA.............

ajuricaba
membro

Mensagempor ajuricaba » 21 Jan 2014 19:13

Pessoal, gostaria de saber o que fazer com o ESC (BEC opto only - 40A) que comprei na hobby king. Vou precisar de outra bateria para alimentar o receptor ou o melhor é comprar outro esc mas que seja UBEC?

alissonths
membro

Mensagempor alissonths » 09 Mai 2014 12:00

Alguem ja programou um Hobby King 20A ESC 3A UBEC?

Tem umas configurações deiferentes, como modo helicoptero entre outrous.

Alguem ja viu isso?

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”