Speed control para leigos
- alexcmag
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O speed control deve sempre ser ligado com o stick do acelerador para baixo. Se o rádio for Futaba, é preciso inverter o canal 3.
Fazendo isto, deve funcionar.
Veja também se não tem nenhum jumper (conector com 2 pinos) sobrando.
Praticamente todos os casos de speed apitando direto que tivemos foram por não ligar no mínimo ou por programação para tensão maior.
Fazendo isto, deve funcionar.
Veja também se não tem nenhum jumper (conector com 2 pinos) sobrando.
Praticamente todos os casos de speed apitando direto que tivemos foram por não ligar no mínimo ou por programação para tensão maior.
- alex colombo
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"O speed control recebe a posição do stick do acelerador e liga/desliga continuamente a alimentação do motor para diminuir a tensão média recebida pelo motor."
Alguém poderia me informar que forma de sinal é esse que o ESC recebe do receptor. A partir desse sinal ele gera o PWM do motor, não é?
É que estou usando um controle diferente, e queria simular esse sinal de controle do PWM.
Fico no aguardo, até mais!
Alguém poderia me informar que forma de sinal é esse que o ESC recebe do receptor. A partir desse sinal ele gera o PWM do motor, não é?
É que estou usando um controle diferente, e queria simular esse sinal de controle do PWM.
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- claudiorfernandes
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Emanuel, dê uma pesquisada para obter mais detalhes, tem muito material no fórum e também na net, mas em resumo, os sinais que o receptor entrega ao ESc (e aos servos) são pulsos de largura variável entre 1 e 2 ms, sendo 1,5 ms a posição "central" e 1 e 2 ms os extremos. Esses pulsos se repetem a uma frequência aproximada de 50 Hz.
- wolverinehj
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Boa noite, gostaria de saber como faço para instalar dois speeds diferentes, porque eu tenho um titan 80 opto com bec e outro jet advanced 77 plus sem bec, para dois motores typhoon 2w 20 e uma ou duas baterias que já tenho 4s twenty 20c 14,8 de 3700, estou pensando em colocar o rx normal com a sua propria bateria e bec, pois o meu su-27 que estou construindo, pesará em torno de 1500g, se for possivel me mande um esquema completo para eu poder fazer este teste. muito obrigado
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- alexcmag
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Dê uma lida em http://www.e-voo.com/perguntas/index.php?id=1627 e veja estas figuras.
Só adiantando que é altamente recomendável usar 2 ESCs iguais, caso contrário a diferença de potência entre eles poderá atrapalhar o vôo.
Para 4S geralmente o BEC do ESC tem que ser desativado, exceto se for chaveado. Neste caso, pode usar um UBEC externo ou uma bateria extra no receptor, a seu critério. Como seu setup será meio complexo, talvez seja mais fácil mesmo a bateria adicional do que ficar passando mais fios para chegar do UBEC até a bateria principal.
[img:506de56386]http://www.e-voo.com/perguntas/imgs/2escs.gif[/img:506de56386]
[img:506de56386]http://www.e-voo.com/perguntas/imgs/2escs2bats.gif[/img:506de56386]
Só adiantando que é altamente recomendável usar 2 ESCs iguais, caso contrário a diferença de potência entre eles poderá atrapalhar o vôo.
Para 4S geralmente o BEC do ESC tem que ser desativado, exceto se for chaveado. Neste caso, pode usar um UBEC externo ou uma bateria extra no receptor, a seu critério. Como seu setup será meio complexo, talvez seja mais fácil mesmo a bateria adicional do que ficar passando mais fios para chegar do UBEC até a bateria principal.
[img:506de56386]http://www.e-voo.com/perguntas/imgs/2escs.gif[/img:506de56386]
[img:506de56386]http://www.e-voo.com/perguntas/imgs/2escs2bats.gif[/img:506de56386]
- wolverinehj
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Muito obrigado meu amigo. O titan é chaveado o bec, deixa ligado ou desligado, e qual seria melhor, uma bateria ou duas, essa parte de eletronica eu não entendo muito, manjo muito mesmo é na parte da construção. O que eu faço é de fibra e asa chapeada, todo feitio por mim, antigamente eu voava glow, ficou mais caro. Por isso que tenho dois speed diferentes, um estava neste avião e o outro em um f-16, estou querendo fazer este teste, pois comprar outro speed sairá muito caro em trono de R$ 400,00. Se precisar de alguma coisa estarei disponível.
- alexcmag
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Neste caso você pode usar o BEC do Tital alimentar tudo, nem precisa se preocupar com bateria externa.
Você pode testar com 2 ESCs diferentes, mas faça o teste em várias condições diferentes, eles têm que dar partida mais ou menos ao mesmo tempo e manter potência semelhante conforme você acelera, senão o avião vai ficar "puxando" para um lado.
Se você está pagando 400 reais por um ESC, acho que você deve pesquisar melhor antes de comprar.
QUanto a usar uma bateria ou duas, se uma só aguentar, pode usar, se for pouco, use duas em paralelo para alimentar os dois ESCs em paralelo.
Cuidado com o posicionamento e corrente das baterias. Muitas vezes é necessário posicionar a bateria longe do ESC, neste caso para esta corrente é preciso um fio bem grosso.
Já vi casos em que o fio necessário para colocar a bateria próxima do nariz e não precisar de lastro para acertar o CG acabava ficando mais pesado do que deixar a bateria onde o fio do ESC alcançar e colocar lastro no nariz.
Você pode testar com 2 ESCs diferentes, mas faça o teste em várias condições diferentes, eles têm que dar partida mais ou menos ao mesmo tempo e manter potência semelhante conforme você acelera, senão o avião vai ficar "puxando" para um lado.
Se você está pagando 400 reais por um ESC, acho que você deve pesquisar melhor antes de comprar.
QUanto a usar uma bateria ou duas, se uma só aguentar, pode usar, se for pouco, use duas em paralelo para alimentar os dois ESCs em paralelo.
Cuidado com o posicionamento e corrente das baterias. Muitas vezes é necessário posicionar a bateria longe do ESC, neste caso para esta corrente é preciso um fio bem grosso.
Já vi casos em que o fio necessário para colocar a bateria próxima do nariz e não precisar de lastro para acertar o CG acabava ficando mais pesado do que deixar a bateria onde o fio do ESC alcançar e colocar lastro no nariz.
- wolverinehj
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