Duvidas sobre o processo de carga de um carregador de parede

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Marco, tudo blz??

Seguinte, adquiri duas baterias de LI-PO de 11.1v 1800mha 3S 10C, e um carregador de parede inteligente para "quebrar o galho" até eu adquiri um carregador melhor, então analizei o funcionamento do carregador e verifiquei o seguinte:

Trata-se de uma fonte chaveada tipo de celular, com um circuito micro-processado e que utiliza o conector de balanceamento da bateria para realizar a carga, porém ele não balanceia a bateria, apenas monitora a tensão de cada célula, então eu acho que ele proibe a carga caso verifique que a tensão de uma célula esteja abaixo dos 2,5v, e o procedimento de carga é o seguinte: Ao conectar a bateria, ele libera a tensão de carga (se não me engano, 12,6v, o que dá 4,2v por célula) e então ao detectar o nível de carga, ele gradativamente vai dando pequenos cortes na tensão, estes cortes vão aumentando de amplitude até que no final o carregador esteja dando pequenos pulsos de tensão na bateria e finalmente não aplique mais nenhuma tensão.

O que pude constatar é que embora este carregador seja extremamente simples, ele carrega a bateria sem aquecê-la, e caso a bateria já esteja totalmente carregada, ele reconhece rapidamente e corta a tensão de carga, então presumo que ele seja seguro.

Você já viu algum carregador que utilize este método de carga??

Abraços!!
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:2bcdb8c5f3="Marco Antonio"][b:2bcdb8c5f3]pergunto o que isso tem a ver com o artigo que postei[/b:2bcdb8c5f3]. :evil:
Peço que perguntas sejam feitas de modo apropriado, isso é um artigo para explicar a anatomia da bateria.

Não posso havaliar esse carregador assim, ele é um carregador para li-po?????? Que marca? Se não for não use.[/quote:2bcdb8c5f3]

Calma aí amigão!! Não precisa ficar nervosinho!!!

Se fiz a pergunta no tópico errado, peço mil desculpas...

O carregador é para LI-PO sim, veio acompanhando as baterias, somente quis ilustrar o método de carga dele, utilizando pulsos cada vez menores para completar a carga, e queria saber se vc conhece algo parecido...

Mas se não estiver disposto a responder, blz, não precisa se exaltar!!

Abraços, e paz no coração!!! :wink:


Em tempo: A marca do carregador é BatteryHobby: http://www.batteryhobby.com porém no site do fabricante não existe informações sobre o carregador, por este motivo minha dúvida se alguém conhece algo do tipo...
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Bom, eu mesmo continuei analizando o carregador, e fiquei surpreso ao constatar que embora extremamente simples, este carregador carrega a bateria balanceando-a, em torno de 2:30H uma bateria de 1800mha 3S está totalmente carregada e balanceada, mesmo que estivesse desbalanceada no início da carga, desta forma, acho que pelo valor de U$7,99 + U$5,00 de frete é um carregador razoável.

Ao conectar a bateria, ele automaticamente inicia a carga, e começa a balancear as células, em alguns minutos a tensão das 3 células já está idêntica, então ele continua liberando corrente até a tensão da bateria atingir 12,3 volts (4,10 por célula), neste ponto, ele começa a enviar pulsos, que são longos no início mas vão ficando cada vez menores e mais espaçados entre si para finalizar o processo de carga sem ultrapassar o nível de tensão de 4,10 volts por célula, ao finalizar o processo então, a bateria está pronta p/ o uso.

Notar a pequena placa na ponta do fio do carregador, nela existe um microcontrolador PIC que monitora a tensão de cada célula e controla a tensão de carga:
[img:c354363832]http://i3.photobucket.com/albums/y86/Hiddendeep/Heli/batteryhobby_b01.jpg[/img:c354363832]


Adiquiri este carregador no site da ehirobo (vide link abaixo) e acho que é uma boa opção para quem ainda não pode adquirir um carregador melhor, de qualquer forma, ele até agora tem se apresentado seguro e funcional.

http://www.ehirobo.com/shop/product_info.php?cPath=82_90&products_id=3783

Acredito que muitos dos modelistas mais experientes abominam qualquer tipo de carregador como este, principalmente quando o assunto é carregar LI-PO, mas como esta tecnologia de baterias vem crescendo rapidamente, logicamente irão aparecer produtos simples e baratos que "dão conta do recado", eu na verdade comprei este carregador somente para quebrar o galho, pois nunca havia tido uma bateria de LI-PO, então precisava de algo que pudesse carregar a bateria, mas realmente eu estava bem preocupado que algum acidente pudesse ocorrer ou que minha bateria fosse danificada, mas o carregador em questão superou as minhas espectativas, embora posteriormente eu pretenda adquirir um carregador "quase" profissional.

Bem, acho que já me estendi demais,

Abraços!!
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

Olá Hidden,

Fiquei curioso sobre este Carregador/balanceador:

- Chegou abrir o termoretrátil? Se sim qual o pic que está usando?

- Tem com tirar foto do pic?

- Esses valores de tensão que você passou foi medido em cada célula?

Estou fazendo estas perguntas por achar muito pequena a "plaquinha" para conter um balanceador/carregador e também achar estranho esses pulsos no final da carga, que não são comuns em carregadores de liXX, pois não é uma característica de carga das mesmas.

até+
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:0051ccec47="Julio Cesar"]Olá Hidden,

Fiquei curioso sobre este Carregador/balanceador:

- Chegou abrir o termoretrátil? Se sim qual o pic que está usando?

- Tem com tirar foto do pic?

- Esses valores de tensão que você passou foi medido em cada célula?

Estou fazendo estas perguntas por achar muito pequena a "plaquinha" para conter um balanceador/carregador e também achar estranho esses pulsos no final da carga, que não são comuns em carregadores de liXX, pois não é uma característica de carga das mesmas.

até+[/quote:0051ccec47]

E aí Júlio, blz??

Seguinte, abri sim o termoretrátil, suponho que seja um PIC, pois o chip tem o símbolo da Microchip, que é a fabricante dos PIC, mas não me lembro se tem uma numeração visível, é um SMD de 8 terminais, depois vou tirar uma foto da placa e coloco aqui.

Abraços!!
Avatar do usuário
HOT_62
membro
Mensagens: 366
Registrado em: Seg Mai 22, 2006 12:32 pm
Localização: Limeira - SP
Contato:

Mensagem por HOT_62 »

Você comprou direto do site? Entregaram direitinho?
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:a12d00cffe="HOT_62"]Você comprou direto do site? Entregaram direitinho?[/quote:a12d00cffe]

Sim, me enviaram como carta registrada, e valor declarado de 10 dólares, comprei o carregador juntamente com 2 baterias de LI-PO, demorou 30 dias pra chegar e não paguei imposto, mas isto é loteria, embora uma encomenda em que vc seja taxado, é compensada por outra em que vc não é, na fritada dos ovos, compensa a espera, pois fica muito mais barato...


Abraços!!
Responder