ICS480 esquentando

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: 05 Dez 2006 14:39

ICS480 esquentando

Mensagempor Pardal » 16 Fev 2007 12:07

Fala pessoal!!!
estou com um pequeno problema com um ESC ICS480. Estou usando uma configuração com um Lipo 3s, ICS480 e um 400br e hélice 5x3. Eu acho estranho o ESC esquentar em demasia, a ponto de queimar o dedo. eu usava uma configuração com um motor speed 370 e mesma hélice e o esc nem esquentava. alguem pode me dizer se o problema é do FET?? Eu medi a corrente do motor em 9,6V e tava dando cerca de 10A.

ArthurB
membro
Mensagens: 572
Registrado em: 31 Ago 2006 22:39
Localização: Novo hamburgo,RS

Mensagempor ArthurB » 16 Fev 2007 12:27

ele tem o disipador

Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: 05 Dez 2006 14:39

Mensagempor Pardal » 16 Fev 2007 12:32

sim, ele tem dissipador...

Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14817
Registrado em: 13 Fev 2004 12:13
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagempor alexcmag » 16 Fev 2007 13:35

Se tiver mais de 3 servos ou se eles forem muito gastões, pode ser que o BEC esteja arriando, aí o FET não satura e esquenta.

Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: 05 Dez 2006 14:39

Mensagempor Pardal » 16 Fev 2007 14:05

Eu só tenho 2 servos e ele são pequenos, aqueles q vêm no radio JR sport de 4 canais.

Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14817
Registrado em: 13 Fev 2004 12:13
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagempor alexcmag » 16 Fev 2007 14:15

Humm... Pode ser que o diodo schotky esteja queimado ou em curto.

Tens multímetro?

Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: 05 Dez 2006 14:39

Mensagempor Pardal » 16 Fev 2007 14:24

tenho sim....inicialmente eu imaginei que a resistencia do FET tinha aumentado, fazendo com que a potencia dissipada também aumentasse. Estava até na procura de um IRF3205, mas o melhor q achei foi o IRF640. Mas se o diodo queimou, os picos de tensão gerado pelo chaveamento do indutor do motor pode causar esse aquecimento??

Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14817
Registrado em: 13 Fev 2004 12:13
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagempor alexcmag » 16 Fev 2007 14:59

Sim, podem. E o diodo é mais fácil de queimar do que o FET.

Veja com o multímetro se há sinal de diodo do negativo da bateria para o positivo, e se não está em curto. Com meu multímetro em modo de teste de continuidade costuma mostrar no display entre 300 e 900 se está tudo bem.

No sentido contrário (do positivo da saída do motor para o negativo) não deve conduzir.

Você pode também identificar o diodo schotky e verificar se não está trincado, se fica em curto ele trinca ou faz bolha devido ao aquecimento.

Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: 05 Dez 2006 14:39

Mensagempor Pardal » 16 Fev 2007 15:12

Não entendi direito o teste... eu n tenho o esquematico do ICS480, mas creio que o diodo fique em paralelo com o motor, com o catodo ligado no positivo da bateria e o anodo ligado no dreno do FET. se eu fizer o teste de continuidade entre os terminais da bateria, eu vou encontrar o diodo em série com o FET, assim sempre terei um impedancia alta. Você n quis dizer p fazer o teste entre os terminais do motor?

Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14817
Registrado em: 13 Fev 2004 12:13
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagempor alexcmag » 16 Fev 2007 15:25

Desculpe, é para medir na saída do motor mesmo, não sei porque escrevi bateria no começo... Pior que no terceiro parágrafo escrevi certo...

Já que tens o esquema, tá mais fácil...

Meça a tensão no gate do FET, com o stick a 100% deve dar 5V.

Faça teste de diodo com o schotky.

Se não descobrir nada por aí, meça a queda de tensão no FET com o motor no máximo, deve ser pequena, mas dá pra deduzir a resistência interna dele e saber se está saturando.

Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: 05 Dez 2006 14:39

Mensagempor Pardal » 16 Fev 2007 15:42

Tá ok...mas eu não disse q tinha o esquema. Eu andei pesquisando e vi um application note da microchip e creio que é mais ou menos a mesma coisa. Eu creio q deve ser o diodo, pois o ESC responde ao comando de aceleração. Obrigado pela ajuda!!!

Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14817
Registrado em: 13 Fev 2004 12:13
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagempor alexcmag » 16 Fev 2007 16:10

Ooops, falha minha... O diodo realmente fica em paralelo com o motor, é fácil de achar.

Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14817
Registrado em: 13 Fev 2004 12:13
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagempor alexcmag » 20 Fev 2007 01:03

Pardal,

Eu sabia que já tinha visto o esquema dele... foi na página do Bruce Abbott: http://homepages.paradise.net.nz/bhabbott/bits.html

Veja se isto ajuda.

[img:49d832621f]http://homepages.paradise.net.nz/bhabbott/circuits/ICS-480li.gif[/img:49d832621f]

Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: 05 Dez 2006 14:39

Mensagempor Pardal » 26 Fev 2007 12:30

Diodo trocado, problema resolvido! Como a corrente em um indutor( no caso, o motor) deve variar de forma continua, o diodo é necessário para manter a corrente circulando no mesmo quando o FET é desligado. No caso do meu ESC, com o diodo queimado, essa corrente era forçada a circular no FET quando o mesmo estava em corte (e assim com alta resistencia). E corrente alta atravessando resistencia alta, alta potencia dissipada, muito calor no FET! isso serve para termos mais experiencia qdo acontecer problemas. Então sugiro a todos que enfrentarem problemas e depois solucioná-los a postá-los para aprendermos mais! Alex, muito obrigado pelas dicas! Valeu!!!


Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes