Transfomação em transmissor JR

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
jwildef
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 10:56 am
Localização: Santarém - Pará

Transfomação em transmissor JR

Mensagem por jwildef »

Saudações a todos

Recebi recentemente um rádio JR computadorizado completo PCM que foi comprado no Japão, acontece que os stick dos japoneses são invertidos, o acelerador e leme ficão do lado direito e o profundo e aileron ficam do lado esquerdo. Isso é facil de resolver pois creio que basta abrir o rádio e trocar os stick de posição, mas a minha dúvida mesmo é outra, ele trabalha na frenquencia de 40Mhz, será que teria como transformar ele para 72Mhz de uma forma não muito complicada para que eu possar usar ele junto com outros receptores que eu já tenho que são todos de 72Mhz ? Se não conseguir acho que vou vender ele.

Se alguem tiver alguma dica, me ajude.

Atenciosamente

José Wilde Fonseca
Santarém - PA
Avatar do usuário
Paulo Scheidegger
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Jul 03, 2004 10:18 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Transfomação em transmissor JR

Mensagem por Paulo Scheidegger »

jwildef escreveu:...ele trabalha na frenquencia de 40Mhz, será que teria como transformar ele para 72Mhz de uma forma não muito complicada para que eu possar usar ele junto com outros receptores que eu já tenho que são todos de 72Mhz ?


Infelizmente não há como trocar a banda de operação do rádio sem alterar o seu circuito.

Dentro da mesma banda dá pra trocar a freqüência em alguns kHz apenas trocando o cristal, mas passar de 40 para 72 MHz é muito complicado. Principalmente porque teria que aumentar a freqüência em vez de diminuir. Creio que mesmo que um técnico eletrônico ressintonizasse todas as etapas do transmissor, o desempenho ficaria muito comprometido (alcance).

Já usei um transmissor da banda de 75 MHz (terrestre) com um receptor de 72 MHz apenas colocando um cristal de 72 MHz no transmissor de 75 MHz. Era só um teste de bancada a curta distância, menos de um metro, e a diferença entre as frequências das bandas era bem menor do que a que vc pretende. Funcionou, mas não tive coragem de decolar com essa condição, esperei até chegar o equipamento certo e tenho meu modelo em perfeita saúde até hoje!

O que talvez dê pra fazer é trocar a etapa de rádio-freqüência, mas desconfio que custe quase tanto quanto um TX novo, a menos que vc encontre uma placa numa sucata que possa ser aproveitada. De qualquer maneira, é uma empreitada para quem entende, e muito, de eletrônica.

Tem alguém interessado num TX de 40 MHz? Esse pelo menos não vai ficar esperando sua vez num campo de vôo lotado... :wink:
Responder