nosso shunts nao funciona

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
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claudiorfernandes
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Mensagem por claudiorfernandes »

Em teoria qualquer fio com selo NBR serve, e na verdade nem precisa ser fio.. Qualquer metal condutor serve. Se você tiver um instrumento para comparar a medição, ainda que emprestado, pode fazer o shunt com fio mais grosso e ir limando a superficie, reduzindo assim a espessura, até dar o valor exato.
O Shunt nada mais é do que uma resistencia, que quando percorrida por uma corrente cria uma DDP (queda de tensão) entre seus terminais. O que o multimetro mede é essa queda. Se a queda for de 1mV por ampère, se medir 10mV terá uma corrente de 10A.
Ô mania de fugir das aulas de Física...
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bliberato
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Mensagem por bliberato »

caludio!!
ainda não conseigi fazer meu shunt!!

tem como testar de outra forma, sem ser na batria do carro??
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claudiorfernandes
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Mensagem por claudiorfernandes »

Não entendi a pergunta...
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oseiasslompo
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Mensagem por oseiasslompo »

Bliberato, fiz conforme o que diz no início do tópico e "deu na veia". É só seguir os passos corretamente.
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NEWRJ
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Mensagem por NEWRJ »

[quote:5e632f8aaf="Marcio H"]caramba , quanto "mistério" por tras destes shunts...

vamos lá...


o que é o shunt: um condutor normal , só que com uma resistencia tal para que seja possível a medição de tensão em cima dele em uma escala conhecida num instrumento de medição.

quanto de resistência? o mínimo possível. não queremos aquecimento nele e nem perdas. com isto a tensão medida em cima do shunt tambem vai ser pequena , daí precisamos de uma escala pequena.

qual instrumento e qual escala? praticamente todo mundo tem um multimetro digital. e grande parte deles tem escala de 200mv.

pra ler diretamente tensão mas refletindo corretamente a corrente elétrica (AMPERES) em cima dele , na escala de 200mv (ou 0,2 v), precisamos que ele tenha uma resistencia elétrica de 1 miliohm (0,001ohm)

pra que não tenhamos aquecimento no fio , escolhemos fio 2,5mm2 , nada menos do que isso... fio 1,5mm2 não dá , aquece e muda a leitura!!!

se pegarmos uma tabela de fabricante de fios , vamos ver que a resistencia eletrica de um fio 2.5mm2 rígido é da ordem de 7,41 ohms/kilômetro.

daí é simples , regra de 3:

se em 1000m ele tem 7,41 ohms ,
em qtos metros ele vai ter 0,001 ohm

1000--->7,41
x------->0,001

x=0,1349 metros = 13,5cm

daí é só pegar um pedaço de fio 2,5mm2 , cortar ligeiramente maior para que seja simples de soldar nos DEANS , coldar neles e depois soldar um fio em cima do fio , dando esta distancia de 13,5 cm entre as pontas. pode ser até fio telefônico fininho ou de cabo de rede...

liga os dois fios nas pontas de prova , e mede corrente diretamente na escala de 200mv

dependendo como se monta , fica bem pequeno.

confrontei a medição dele contra um Astro Flight AST101 e deu menos de 3% de diferença (para mais)
10A no astro davam uma leitura de 10,25 no shunt/multimetro

sinceramente a diferença real deve ser ainda menor e eu confio mais na medida de um shunt calculado assim do que de um produto comercial , a menos que este produto seja um amperímetro profissional de laboratório.[/quote:5e632f8aaf]

Márcio, como calibra este seu shunt? para termos segurança nas medições?...ou não é preciso?
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Marcio H
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Mensagem por Marcio H »

comparando a medição dele com outro instrumento , usando cargas simples como lâmpadas automotivas 12v... quanto mais delas em paralelo , maior a corrente e melhor a precisão final da calibragem. vai ter que ajustar o comprimento do fio até chegar no mesmo resultado.
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NEWRJ
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Mensagem por NEWRJ »

Eu tenho aqui um estrobo daqueles com imã que cola em cima do carro, conhece?Tem uma lâmpada de um polo e um motor que faz a parte interna do estrobo girar....será que puxa muita corrente?Ou posso usar para tentar calibrar?
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Marcio H
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Mensagem por Marcio H »

melhor mesmo seriam lampadas automotivas... se vc for em uma auto eletrica , eles te arrumam de graça um monte de lampada de farol (com ou a alta ou a baixa queimada)... pelo menos aqui em Curitiba uma vez ao pedir o cara me deu um monte delas...
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robert_simon
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Mensagem por robert_simon »

Ola galera .............

para resistores de shunt existem ligas de metal proprios para isto , os de cobre não são os mais indicados e devem ser calibrados com um multimetro que mede corrente para se ter certeza da corente consumida e calibrar o indicador de corrente pela medição do multimetro . existem estes resistores prontos nas lojas da santa efigenia em são paulo .

As correntes indicadas acima pelo lelles são teoricas (nominais) e não quer dizer que o motor realmente esta comsumindo aquilo.

abraços

roberto
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NEWRJ
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Mensagem por NEWRJ »

Robert...., por favor, como se chamam estes resistores prontos? Eu chego na "eletrônica" e peço o q?
Obrigado
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