nosso shunts nao funciona
- claudiorfernandes
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Em teoria qualquer fio com selo NBR serve, e na verdade nem precisa ser fio.. Qualquer metal condutor serve. Se você tiver um instrumento para comparar a medição, ainda que emprestado, pode fazer o shunt com fio mais grosso e ir limando a superficie, reduzindo assim a espessura, até dar o valor exato.
O Shunt nada mais é do que uma resistencia, que quando percorrida por uma corrente cria uma DDP (queda de tensão) entre seus terminais. O que o multimetro mede é essa queda. Se a queda for de 1mV por ampère, se medir 10mV terá uma corrente de 10A.
Ô mania de fugir das aulas de Física...
O Shunt nada mais é do que uma resistencia, que quando percorrida por uma corrente cria uma DDP (queda de tensão) entre seus terminais. O que o multimetro mede é essa queda. Se a queda for de 1mV por ampère, se medir 10mV terá uma corrente de 10A.
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- claudiorfernandes
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- oseiasslompo
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[quote:5e632f8aaf="Marcio H"]caramba , quanto "mistério" por tras destes shunts...
vamos lá...
o que é o shunt: um condutor normal , só que com uma resistencia tal para que seja possível a medição de tensão em cima dele em uma escala conhecida num instrumento de medição.
quanto de resistência? o mínimo possível. não queremos aquecimento nele e nem perdas. com isto a tensão medida em cima do shunt tambem vai ser pequena , daí precisamos de uma escala pequena.
qual instrumento e qual escala? praticamente todo mundo tem um multimetro digital. e grande parte deles tem escala de 200mv.
pra ler diretamente tensão mas refletindo corretamente a corrente elétrica (AMPERES) em cima dele , na escala de 200mv (ou 0,2 v), precisamos que ele tenha uma resistencia elétrica de 1 miliohm (0,001ohm)
pra que não tenhamos aquecimento no fio , escolhemos fio 2,5mm2 , nada menos do que isso... fio 1,5mm2 não dá , aquece e muda a leitura!!!
se pegarmos uma tabela de fabricante de fios , vamos ver que a resistencia eletrica de um fio 2.5mm2 rígido é da ordem de 7,41 ohms/kilômetro.
daí é simples , regra de 3:
se em 1000m ele tem 7,41 ohms ,
em qtos metros ele vai ter 0,001 ohm
1000--->7,41
x------->0,001
x=0,1349 metros = 13,5cm
daí é só pegar um pedaço de fio 2,5mm2 , cortar ligeiramente maior para que seja simples de soldar nos DEANS , coldar neles e depois soldar um fio em cima do fio , dando esta distancia de 13,5 cm entre as pontas. pode ser até fio telefônico fininho ou de cabo de rede...
liga os dois fios nas pontas de prova , e mede corrente diretamente na escala de 200mv
dependendo como se monta , fica bem pequeno.
confrontei a medição dele contra um Astro Flight AST101 e deu menos de 3% de diferença (para mais)
10A no astro davam uma leitura de 10,25 no shunt/multimetro
sinceramente a diferença real deve ser ainda menor e eu confio mais na medida de um shunt calculado assim do que de um produto comercial , a menos que este produto seja um amperímetro profissional de laboratório.[/quote:5e632f8aaf]
Márcio, como calibra este seu shunt? para termos segurança nas medições?...ou não é preciso?
vamos lá...
o que é o shunt: um condutor normal , só que com uma resistencia tal para que seja possível a medição de tensão em cima dele em uma escala conhecida num instrumento de medição.
quanto de resistência? o mínimo possível. não queremos aquecimento nele e nem perdas. com isto a tensão medida em cima do shunt tambem vai ser pequena , daí precisamos de uma escala pequena.
qual instrumento e qual escala? praticamente todo mundo tem um multimetro digital. e grande parte deles tem escala de 200mv.
pra ler diretamente tensão mas refletindo corretamente a corrente elétrica (AMPERES) em cima dele , na escala de 200mv (ou 0,2 v), precisamos que ele tenha uma resistencia elétrica de 1 miliohm (0,001ohm)
pra que não tenhamos aquecimento no fio , escolhemos fio 2,5mm2 , nada menos do que isso... fio 1,5mm2 não dá , aquece e muda a leitura!!!
se pegarmos uma tabela de fabricante de fios , vamos ver que a resistencia eletrica de um fio 2.5mm2 rígido é da ordem de 7,41 ohms/kilômetro.
daí é simples , regra de 3:
se em 1000m ele tem 7,41 ohms ,
em qtos metros ele vai ter 0,001 ohm
1000--->7,41
x------->0,001
x=0,1349 metros = 13,5cm
daí é só pegar um pedaço de fio 2,5mm2 , cortar ligeiramente maior para que seja simples de soldar nos DEANS , coldar neles e depois soldar um fio em cima do fio , dando esta distancia de 13,5 cm entre as pontas. pode ser até fio telefônico fininho ou de cabo de rede...
liga os dois fios nas pontas de prova , e mede corrente diretamente na escala de 200mv
dependendo como se monta , fica bem pequeno.
confrontei a medição dele contra um Astro Flight AST101 e deu menos de 3% de diferença (para mais)
10A no astro davam uma leitura de 10,25 no shunt/multimetro
sinceramente a diferença real deve ser ainda menor e eu confio mais na medida de um shunt calculado assim do que de um produto comercial , a menos que este produto seja um amperímetro profissional de laboratório.[/quote:5e632f8aaf]
Márcio, como calibra este seu shunt? para termos segurança nas medições?...ou não é preciso?
- robert_simon
- membro
- Mensagens: 816
- Registrado em: Qui Abr 02, 2009 8:28 am
- Localização: São Paulo - SP
Ola galera .............
para resistores de shunt existem ligas de metal proprios para isto , os de cobre não são os mais indicados e devem ser calibrados com um multimetro que mede corrente para se ter certeza da corente consumida e calibrar o indicador de corrente pela medição do multimetro . existem estes resistores prontos nas lojas da santa efigenia em são paulo .
As correntes indicadas acima pelo lelles são teoricas (nominais) e não quer dizer que o motor realmente esta comsumindo aquilo.
abraços
roberto
para resistores de shunt existem ligas de metal proprios para isto , os de cobre não são os mais indicados e devem ser calibrados com um multimetro que mede corrente para se ter certeza da corente consumida e calibrar o indicador de corrente pela medição do multimetro . existem estes resistores prontos nas lojas da santa efigenia em são paulo .
As correntes indicadas acima pelo lelles são teoricas (nominais) e não quer dizer que o motor realmente esta comsumindo aquilo.
abraços
roberto