nosso shunts nao funciona

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
lelles
membro
Mensagens: 257
Registrado em: Sáb Mai 06, 2006 9:08 am
Localização: minas geraes

nosso shunts nao funciona

Mensagem por lelles »

Eu e o Lelles Fizemos o shunts conforme o esquema do artigo do Alexmag e esta acontecendo o seguinte:

1- estamos aferindo ele segundo minha tabela (abaixo) com 4 motores medidos com o emeters.

[img:4dd77d6422]http://sch.8bit.co.uk/binho00000/motores/emeters.JPG[/img:4dd77d6422]



1º -para conseguirmos a medida de 3,8 do komodo tivemos que deixar o fio de 1mm com uns 4 cm.
bem conseguimos os 3,8 amp e acreditamos que estava tudo certo.

2• -ai passamos para o 2º motor (emax) que deveria dar 13,8 segundo o emeters.Ai ele ja passou a dar 10 amp.


3º -ai passamos para o motor 450th que deveria dar 21 amperes ,pelo emeters e nosso shunts so marcou 15 amperes>.

Enfim alguem poderia me ajudar com isso?


Rick
Avatar do usuário
Luiz Eduardo
membro
Mensagens: 561
Registrado em: Sáb Out 02, 2004 1:01 am
Localização: Sao Paulo-SP
Contato:

Mensagem por Luiz Eduardo »

tente fazer os teste ligando o shunt junto com o e-meter e calibra com o maior consumo, deve ficar mais preciso e descarta o erro de testar com voltagem de bateria diferente.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Usar motores alheios para aferir o shunt não é uma boa idéia. Cada motor é único, sempre há diferenças.

Um jeito é você colocar um amperímetro normal em série e aferir o shunt pelo amperímetro.

A medida dos amperímetros é suficientemente precisa, o problema deles é que acrescentam muita resistência em série com o motor. É como se você tivesse um medidor de vazão com gargalo estreito, ele vai medir corretamente quanto passa, mas vai fazer passar menos.
kiev-locha
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Qua Out 05, 2005 11:44 pm
Localização: xxx

Mensagem por kiev-locha »

Gostaria de entender o que está acontecendo. Na tabela acima só consta dados do e-meter, e os dados comparativos do shunt, onde estão ?

Nikolas
Avatar do usuário
lelles
membro
Mensagens: 257
Registrado em: Sáb Mai 06, 2006 9:08 am
Localização: minas geraes

Mensagem por lelles »

[quote:bc9437be1a="lochagin"]Gostaria de entender o que está acontecendo. Na tabela acima só consta dados do e-meter, e os dados comparativos do shunt, onde estão ?

Nikolas[/quote:bc9437be1a] os dados do shunt deu muita diferença,não bateu com a tabela acima que foi feita comum e-meter,quando dava com um motor não dava com outro resultado,não funcionou.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

nao fui claro:

medi meu motor 450th com um emeter deu 21 amperes

medi meu motor komodo com emeter deu 3,8 amperes.

fizemos o shunts.acertamos ele ate dar os 3,8 amperes do komodo,mas ao medir o 450th deu apenas 15 amperes.nosso erro foi de 5 amperes.


esperavamos que ao medir o 450th o shunts desse os 21 amperes.

outro motor ,que tambem foi medido com o emeter tambem nao bateu com o shunt apos calibrado.

capitaram??

Rick
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Rick,

Está muito estranha essa coisa.

O fio que utilizaram foi de 1 mm2 de seção ou 1mm de diâmetro ?

A distância entre os pontos de medição começou em 9cm ?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A que o Alex disse é simples e correto: O shunt está inserindo uma resistência a mais em série com o consumo, assim a tensão cai, e a corrente também... E não se esqueçam que se o fio aqueceu durante a medição, sua resistência varia... Assim, se quiserem calibrar o shunt, têm de medir usando SIMULTANEAMENTE o shunt e o aparelho de referencia, seja ele qual for... Senão, ESTARÃO MEDINDO COISAS DIFERENTES...
kiev-locha
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Qua Out 05, 2005 11:44 pm
Localização: xxx

Mensagem por kiev-locha »

Lelles, agora entendi o que foi feito. Grato

Nikolas
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

Granato é de 1mm.muito estranho mesmo.

Acho que o Alex e o Claudio ainda nao entenderam o que fizemos.

o certo era que ao medir o motor450th deveria dar 21 amperes,pois o shunts ja estava calibrado.
Responder