Carregador simples

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Conferindo a corrente "teórica"...
Anexos
corrente medida.jpg
corrente medida.jpg (20.16 KiB) Exibido 11680 vezes
acastro
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sex Set 29, 2006 11:41 am
Localização: Vila Velha E.S.
Contato:

qual e o negativo?

Mensagem por acastro »

[quote:cdc6b2af93="alexcmag"][quote:cdc6b2af93="Ronin"][quote:cdc6b2af93="alexcmag"][quote:cdc6b2af93="Cassiusfxg"]O trafo pode ser de tensão inferior:Por exemplo 12 e 12 na saída?( os que disponho são esses).[/quote:cdc6b2af93]

Com 12V na saída a queda de tensão do regulador deixaria carregar no máximo baterias de 7,2V (6 células NiCd/NiMh).

Mas usar só as pontas do seu trafo de 12+12 e fazer uma ponte de diodos:[/quote:cdc6b2af93]

Nesse esquema eu ligo terra onde? ou é só pra ligar o 12v numa ponta e outro 12v na outra ponta??[/quote:cdc6b2af93]
quando vc faz uma ponte de diodos vc e quem determina qual seria o positivo e o negativo de acordo com a posição do diodo

Se você gosta de fio terra é outra história...

Ligue só as pontas do secundário, deixe o centro (terra) isolado.[/quote:cdc6b2af93]
Conhecimentos adquiridos com os erros são mais preciosos!



zagis,inclusive uma glow/uglystick em deprom /motoplanador
Avatar do usuário
Tabajara_Top_Fuel
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Sáb Out 28, 2006 12:25 am

Mensagem por Tabajara_Top_Fuel »

To carregando a bateria da minha furadeira 12v(10células) com uma fonte 12V 4A só que ele fornece 16,89v quando não está conectada. quando ligo na bateria a tensão cai para 12,45 e vai subindo aos poucos até chegar em 15,45, cerca de duas horas depois.
Pergunta; posso usar essa fonte para carregar essa bateria? vai estragar a bateria? a amperagem não está muito alta para a bateria que é de 1300mha?
Avatar do usuário
Tabajara_Top_Fuel
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Sáb Out 28, 2006 12:25 am

Mensagem por Tabajara_Top_Fuel »

Alex,

Queimei o trafo do carregador do ni-starter 1,2V, ele era 110v, qual trafo posso utilizar para transformar em 220V?
Acho que o esquema de ligação é uma ponte de diodos pois usa os três fios do trafo, tem 4 diodos e dois resistores.
Será que consigo recuperar meu carregador?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não é uma boa usar fonte direto para carregar bateria NiCd ou NiMh, vai acabar forçando. Mas pode usar emergencialmente, só preste atenção na temperatura, não deve passar de 42 graus.

Quanto ao carregador do NiStarter, pode usar trafo de 6V, ou uma fonte de celular (todo mundo tem alguma jogada em casa...)
Avatar do usuário
edbmac
membro
Mensagens: 129
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 10:26 am
Localização: Lages -Santa Catarina
Contato:

Mensagem por edbmac »

Olá alex eu montei o carregador simples na configuração que tu sugeriu na 1ª pagina para 4 a 8 celulas ta funcionando beleza pra 4 celulas mais quando coloquei pra carregar 8 celulas elas vazaram teve um grande aquecimento tbém.

os packs q eu montei é para o tx 900mha 8 cel. tamanho AAA 1,2V nimh

4 celulas para receptor tbém AAA 1,2v 900mha nimh

a montagem de ambos os packs está correta mais o pack de 8 celulas superaqueceu e vazou pior que eu fui carregar o pack original do radio e vazou tbém.
outro detalhe que percebi é que o led fica com a luz forte quando está carregando 4 celulas e fraco quando carrega 8 celulas?eu medi tbém a tensão durante o carregamento com pack4 fica entre 5v e com o pack 8 fica entre 10v e 11v. sepuder me auxiliar derrepente estou fazendo algo errado. obrigado
Eduardo Barp Maciel
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

TEm certeza de que os valores dos componentes estão certos? Especialmente o de R1 no circuito ? E os pinos do CI estão certos também ?
Avatar do usuário
edbmac
membro
Mensagens: 129
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 10:26 am
Localização: Lages -Santa Catarina
Contato:

Mensagem por edbmac »

sim está tudo ligado corretamente e o valor do resistor fecha com o valor da lista, e eu segui o esquema de ligação abaixo. o estranho é q ele carrega 4 celulas.
a unica modificação que eu fiz é que eu encontrei o resistor de fio de 39R então liguei ele em serie com um de 1R fechando os 40R os dois de 10W medi com multimetro e estava certinho.
a tensão na minha cidade é de 220V então comprei um trafo de 220V100V 16+16 e estou usando ele em 220V.por acaso teria que ligar em uma fonte chaveada em 110V ou não influencia?
Anexos
carregado_componente_930.jpg
carregado_componente_930.jpg (27.67 KiB) Exibido 11326 vezes
Eduardo Barp Maciel
dspic18f
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Sáb Jun 30, 2007 6:39 pm
Localização: sete lagoas ,MG

Mensagem por dspic18f »

oi sou novo aqui neste forum ...........

se querem mais corrente no carregador alem do transistor vcs pondem usa o lm350 no lugar do 317 o 350 da em torno de 3A
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Sua placa de circuito está errada... Confira a pinagem do LM com o esquema...
Responder