Carregador simples

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
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edbmac
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Mensagem por edbmac »

obrigado cara eu não ia achar nunca este defeito tem agora é que avisar um tal de brump que postou na segunda página deste tópico, que é esta placa de circuitos que está errada. ou excluí-la do topico.
abraço.
Eduardo Barp Maciel
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claudiorfernandes
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Mensagem por claudiorfernandes »

Esse erro é frequente quando se usa o LM como fonte de corrente... parece estranho extrair a corrente do pino de referencia... Mas se olhar nas fotos que eu postei na página anterior verá como ligar..
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Tabajara_Top_Fuel
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Mensagem por Tabajara_Top_Fuel »

[quote:bbce13004a="alexcmag"][quote:bbce13004a="Ronin"][quote:bbce13004a="alexcmag"][quote:bbce13004a="Cassiusfxg"]O trafo pode ser de tensão inferior:Por exemplo 12 e 12 na saída?( os que disponho são esses).[/quote:bbce13004a]

Com 12V na saída a queda de tensão do regulador deixaria carregar no máximo baterias de 7,2V (6 células NiCd/NiMh).

Mas usar só as pontas do seu trafo de 12+12 e fazer uma ponte de diodos:[/quote:bbce13004a]

Desculpa a pergunta, mas como naum entendo de eletronica...

No lugar do trafo de 12V posso ligar no saída de 12V de um fonte de computador??[/quote:bbce13004a]

Pode, neste caso fica o circuito da ponte de diodos pra frente.[/quote:bbce13004a]

Alex, posso usar esse esquema na bateria do carro para carregar 7,2v certo??? Ai nesse caso ainda preciso do capacitor???

Outra coisa, para ter uma corrente de 1,2A, 0,6A e 200Mha, que valores eu tenho que usar no R1???
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Tabajara_Top_Fuel
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Mensagem por Tabajara_Top_Fuel »

[quote:617915df92="alexcmag"][quote:617915df92="joca"]Alex no circuito do carregador simples não esta faltando o resistor de controle como no circuito abaixo, que pode ser fixo ou variavel ?[/quote:617915df92]

Isto é para usar como regulador de TENSÃO. No nosso caso precisamos que ele seja um regulador de CORRENTE, por isto o circuito é diferente.[/quote:617915df92]

Alex, deixa ver se entendi...

- O LM317 é um regulador de tensão.
- Neste circuito ele atua como regulador de corrente.

Pergunta: Quem regula a tensão?? é a bateria??

Outra coisa, se o LM317 regula a tensão então se ligar um trimpot ou outra coisa semelhante entre o pino 1 e o terra vou poder regular a tensão de saída certo???
e tem como regular a corrente sem usar resistores???
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dspic18f
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Mensagem por dspic18f »

sem resistor nao poi o resistor e utilizado para controlar a corrente de saida
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claudiorfernandes
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Mensagem por claudiorfernandes »

Diversas respostas:
1- pode ligar na bateria do carro sem problemas para carregar até 7 células NiCd ou NiMh.
2- a corrente máxima admissivel no LM317 é 1,5A e os valores dos resistores podem ser calculados como já foi explicado mais de uma vez neste tópico, inclusive na página anterior.
3- OLm317 neste caso é usado como regulador de corrente. NÃO HÁ regulação de tensão. Se esquecer a bateria ligada ao circuito ela "frita"... É necessario calcular o tempo aproximado de recarga e então ficar de olho na temperatura das células. Assim que começar a subir, desligue o circuito.
4- NÃO TEM COMO REGULAR A CORRENTE SEM RESISTORES.
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Tabajara_Top_Fuel
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Mensagem por Tabajara_Top_Fuel »

[quote:b1b0b5ea35="claudiorfernandes"]Diversas respostas:
1- pode ligar na bateria do carro sem problemas para carregar até 7 células NiCd ou NiMh.
2- a corrente máxima admissivel no LM317 é 1,5A e os valores dos resistores podem ser calculados como já foi explicado mais de uma vez neste tópico, inclusive na página anterior.
3- OLm317 neste caso é usado como regulador de corrente. NÃO HÁ regulação de tensão. Se esquecer a bateria ligada ao circuito ela "frita"... É necessario calcular o tempo aproximado de recarga e então ficar de olho na temperatura das células. Assim que começar a subir, desligue o circuito.
4- NÃO TEM COMO REGULAR A CORRENTE SEM RESISTORES.[/quote:b1b0b5ea35]

Obrigado Claudio, mas ainda fiquei com duvidas:

1- Posso remover o capacitor do circuito?

2- O Alex disse que:
[quote:b1b0b5ea35="alexcmag"]

Mas não use com bateria menor que 600mAh.

Se precisar de 300mAh, por exemplo, troque o resistor de 40R por um de 80R.

.[/quote:b1b0b5ea35]

Não entendi como trocar um resistor de 40R por um de 80R pode dar 300mha, se a resistência é maior não teria que passar menos corrente?

O Cassius disse;
[quote:b1b0b5ea35="Cassiusfxg"]Olá Alex:

Hoje comprei os componentes para este carregador.Para R1 comprei os valores de 1R, 10R,47R e 82R.(valores que encontrei)

Seguinte:

Colocaria no circuito uma chave comutadora para selecionar o resistor,
assim poderia carregar baterias de 300mA, acima de 300mA e quando tivesse mais pressa haveria a possibilidade de se fazer carga rápida usando os resistores de 1R ou 10R.Medindo a corrente de saída seria capaz de calcular aproximadamente o tempo da carga rápida.(corrente bateria/corrente carregador *1,4)

O que vc acha?[/quote:b1b0b5ea35]

Ai é que tah a confusão, o Alex diz que para ter mais corrente precisa trocar o de 40R por um de 80R e o Cassius diz o contrário.

Quem tah certo???

Outra coisa, 40R é 40 Ohms???
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

[quote:0469efb30e="Tabajara_Top_Fuel"][quote:0469efb30e="alexcmag"][quote:0469efb30e="joca"]Alex no circuito do carregador simples não esta faltando o resistor de controle como no circuito abaixo, que pode ser fixo ou variavel ?[/quote:0469efb30e]

Isto é para usar como regulador de TENSÃO. No nosso caso precisamos que ele seja um regulador de CORRENTE, por isto o circuito é diferente.[/quote:0469efb30e]

Alex, deixa ver se entendi...

- O LM317 é um regulador de tensão.
- Neste circuito ele atua como regulador de corrente.

Pergunta: Quem regula a tensão?? é a bateria??

Outra coisa, se o LM317 regula a tensão então se ligar um trimpot ou outra coisa semelhante entre o pino 1 e o terra vou poder regular a tensão de saída certo???
e tem como regular a corrente sem usar resistores???[/quote:0469efb30e]

O LM317 é um regulador de tensão, mas neste circuito o pino de referência é ligado a um resistor, e a queda de tensão é que é regulada.

Como a queda de tensão é proporcional à corrente, ele vira um regulador de corrente neste setup.

Para carga de NiMh e NiCd, o importante é a corrente, a tensão só precisa ser maior que a máxima atingida pelas células.

Para LiPo, após o regulador de corrente, pode-se usar um regulador de tensão. Ou usar um circuito ligeiramente diferente como o carregador de LiPo sugerido em algum outro tópico, na verdade um regulador de tensão com corrente limitada.
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TERG
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Mensagem por TERG »

Alexcmaq,

no esquema do carregador da primeira pagina pode ser ligado à saida do conversor 12V - 18V que o amigo Kubo fez, assim a fonte será de 18V???? Se puder, haverá alguma mudança na ponte de diodos do esquema 1 ????
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Tabajara_Top_Fuel
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Mensagem por Tabajara_Top_Fuel »

É possível utilizar dois LM317 em paralelo, para ter mais corrente, tipo 2A com segurança?
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