Carregador simples

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não, não tem problema. Na verdade, você pode carregar com quase 1A sem problemas, desde que vigie a carga e desligue após o tempo certo (isso se as baterias estivetem realmente descarregadas). Na prática, você percebe que a temperatura da bateria começa a aumentar depois de um certo tempo. Isso é indício de que a carga está chegando ao final, pois se não há mais "reagentes" disponíveis para converter a energia elétrica que entra em energia potencial química, a energia que você fornece à bateria só pode ser cvonvertida em calor.
Abraços e estou às ordens!
Claudio
Avatar do usuário
blackhawk
membro
Mensagens: 169
Registrado em: Qua Mai 04, 2005 3:43 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por blackhawk »

[quote:a3d361f9f4="claudiorfernandes"]Não, não tem problema. Na verdade, você pode carregar com quase 1A sem problemas, desde que vigie a carga e desligue após o tempo certo (isso se as baterias estivetem realmente descarregadas). Na prática, você percebe que a temperatura da bateria começa a aumentar depois de um certo tempo. Isso é indício de que a carga está chegando ao final, pois se não há mais "reagentes" disponíveis para converter a energia elétrica que entra em energia potencial química, a energia que você fornece à bateria só pode ser cvonvertida em calor.
Abraços e estou às ordens!
Claudio[/quote:a3d361f9f4]


obrigado pela ajuda vou construir esse carregador e testar na minha bateria q axo q nun ta carregando com um outro o que eu fiz(contei a histáoria nesse post http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=13393 mas não hove resposta). So + 1 coisa, para descarregar compeltamente a bateria eu posso ligar o motor sem a hélice e diaxar até ele parar de girar?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não, se você fizer isso corre um grande risco de danificar sua bateria. Uma célula de NiCd ou NiMh nunca deve ser descarregada abaixo de 0,9V, em hipótese alguma, e assim, no TX você terá uma tensão mínima de 7,2V e no RX 3,6V. Se manjar um pouquinho de inglês e de eletrônica, dê uma olhada nisso aqui:
http://www.uoguelph.ca/~antoon/gadgets/cycler.htm
Eu uso um desses há um ano e meio com excelentes resultados.
Abraços!
Avatar do usuário
blackhawk
membro
Mensagens: 169
Registrado em: Qua Mai 04, 2005 3:43 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por blackhawk »

[quote:71114b6e83="claudiorfernandes"]Não, se você fizer isso corre um grande risco de danificar sua bateria. Uma célula de NiCd ou NiMh nunca deve ser descarregada abaixo de 0,9V, em hipótese alguma, e assim, no TX você terá uma tensão mínima de 7,2V e no RX 3,6V. Se manjar um pouquinho de inglês e de eletrônica, dê uma olhada nisso aqui:
http://www.uoguelph.ca/~antoon/gadgets/cycler.htm
Eu uso um desses há um ano e meio com excelentes resultados.
Abraços![/quote:71114b6e83]


Vlw pela ajuda.

Vou descarregar a minha bateria para algo entre 6V e 5,5V (0,9*6=5,4) e colocar para carregar com um carregador rápido (5h) e ver se dessa vez ela carrega.
Avatar do usuário
blackhawk
membro
Mensagens: 169
Registrado em: Qua Mai 04, 2005 3:43 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por blackhawk »

[quote:e3785a7930="claudiorfernandes"]O proceso de carga da NiCd é ENDOTÉRMICO, ou seja, a bateria tende a esfriar levemente duarnte a carga, e torna a aquecer quando a carga estiver completa. Já nas NiMh, o processo é EXOTÉRMICO, ou seja, a bateria permanece "morna" durante toda a carga, e aquece ainda mais no final do processo. Isso é mais facilmente notado com correntes de carga da ordem de C/10.
Abraços![/quote:e3785a7930]

eu carreguei a minha bateria de 7,2V 1300mAh NiMh com +-390mA o que da um tempo de carga de 5h, mas durante todo o processo de carga a bateria não esquentou. Quando coloquei para carregar ela estava com 6V e terminado o tempo de carga ela estava 7,2V. Isso é normal??
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Uma bateria de 7,2V (nominal) totalmente descarregada tem 4,8V, totalmente carregada chega a 9,6V.

Se chegou a 7,2V foi só meia-carga.
Avatar do usuário
blackhawk
membro
Mensagens: 169
Registrado em: Qua Mai 04, 2005 3:43 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por blackhawk »

[quote:57af0e621a="alexcmag"]Uma bateria de 7,2V (nominal) totalmente descarregada tem 4,8V, totalmente carregada chega a 9,6V.

Se chegou a 7,2V foi só meia-carga.[/quote:57af0e621a]

Obrigado pela ajuda. Vou colaca-la novamente para carregar e ficar medindo a tensão. Tem como saber se ela está carregada medindo a tensão durante a carga?

PS: estou usando o carregador que está nese post, mas com +- 390mA (no lugar de R1 coloquei 3,5R 1R+1R+1R//1R+1R)e alimentado por 12V de uma fonte de computador.
amigosdevoo
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:04 pm
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Carregador rápido para campo.

Mensagem por amigosdevoo »

Olá, sou novo por aqui e gostaria de saber se vcs tem algum esquema simples para montagem de um carregador rápido para uma bateria de 6 células de 600mA (7V/600mA), tenho pouca noção de eletrônica e gostaria de ligar o carregador na minha caixa de campo 12v 7Am ou no carro. Atualmente uso o carregador do próprio helicoptero que gasta 3 Horas para carga total (carga em casa), e 15 mintos de vôo apenas.... :( ... quero fazer um que regarregue rápido para a brincadeira não acabar em 15 minutos mais.... :P. Visitem nosso site... www.amigosdevoo.ubbi.com.br... será um prazer...
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Aqui neste tópico mesmo tem as informações para isso...
Avatar do usuário
Danico
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Dez 28, 2006 11:09 pm
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por Danico »

Olá!
Se eu quiser por exemplo ligar esse carregador na bateria do carro, posso usar esse circuito http://web.telia.com/~u85920178/power/vconv_01.htm ???

Só gostaria de saber se é bom porque pretendo usá-lo em um carregador rapido! nao vou usar com o circuito desse tópico, é claro! (14 horas no carro?? hahaha)

Estou colocando o endereço aqui também, porque se for bom, pode ser útil para muitas coisas, nao???
Responder