Carregador simples

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
guiocm
membro
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Mai 11, 2006 8:40 pm
Localização: Sorocaba

Mensagem por guiocm »

[quote:bcce0b4e37="Panarello"]Não tem problema carregar baterias de NiCd e NiMh nesse carregador que foi postado na primeira pagina ne.
Entao eu comprei uma bateria NiMh para meu Tx pq a de NiCd foi pro saco, e alguns modelistas me disseram q nao pode usar o carregador original do Futaba para carregar NiMh , ja outros falam q nao tem problema , entao estou no dilema... de comprar um carregador novo, construir um , ou usar meu antigo.

A bateria que comprei eh de 850mAh e o carregador original eh de 50mAh[/quote:bcce0b4e37]

Que eu saiba não tem problema nem usar esse do tópico e nem usar o da futaba
GMarques
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:4620ee95aa="guiocm"][quote:4620ee95aa="Panarello"]Não tem problema carregar baterias de NiCd e NiMh nesse carregador que foi postado na primeira pagina ne.
Entao eu comprei uma bateria NiMh para meu Tx pq a de NiCd foi pro saco, e alguns modelistas me disseram q nao pode usar o carregador original do Futaba para carregar NiMh , ja outros falam q nao tem problema , entao estou no dilema... de comprar um carregador novo, construir um , ou usar meu antigo.

A bateria que comprei eh de 850mAh e o carregador original eh de 50mAh[/quote:4620ee95aa]

Que eu saiba não tem problema nem usar esse do tópico e nem usar o da futaba[/quote:4620ee95aa]

Isto mesmo, NiCd e NiMh têm processo de carga idênticos, exceto que como as NiMh têm menos auto-descarga normalmente não são mantidas em tricke-charge depois de completada a carga.

Pode-se usar o carregador original do rádio tranquilamente com elas.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
shift_light
membro
Mensagens: 645
Registrado em: Qui Mar 09, 2006 6:29 pm

Mensagem por shift_light »

[quote:b905d4db9c="alexcmag"]Assim não funciona, tente o circuito abaixo.

É uma fonte com regulador de corrente.

A tensão não importa, ela pode carregar baterias de 4 a 8 células, como será uma carga muito lenta não sobrecarrega a bateria.

Mas não use com bateria menor que 600mAh.

Se precisar de 300mAh, por exemplo, troque o resistor de 40R por um de 80R.

A carga é de 1/10C, demora 14 horas, mas não precisa contar no timer porque se deixar a semana toda não estraga.

O led apenas indica que a bateria está conectada, não apaga quando completar a carga.

NÃO TENTE MAIS SIMPLES DO QUE ISTO.[/quote:b905d4db9c]


Olá...

Eu irei adiquirir um TX futaba 6VA com bateria de 600mah 9,6v

então pra eu poder carregar essa bateria eu teria que tira-la do TX e liga-la direto na saida do carregador certo?

e como eu poderei saber que a bateria já completou seu tempo de carga?

quais as modificações que eu teria que fazer pra poder carregala dentro do tx? (eu não entendi o link que o atari postou)





Tks!
Avatar do usuário
guiocm
membro
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Mai 11, 2006 8:40 pm
Localização: Sorocaba

Mensagem por guiocm »

Eu irei adiquirir um TX futaba 6VA com bateria de 600mah 9,6v

então pra eu poder carregar essa bateria eu teria que tira-la do TX e liga-la direto na saida do carregador certo?

[color=darkred:70a3fb57b7]Certo[/color:70a3fb57b7]

e como eu poderei saber que a bateria já completou seu tempo de carga?

[color=darkred:70a3fb57b7]Pela regra do tempo: Capacidade de carga (600 mAh) / Corrente de carga (por exemplo 300 mAh) = Tempo (no caso 2 horas)[/color:70a3fb57b7]

[color=darkred:70a3fb57b7] Abraço! [/color:70a3fb57b7]
GMarques
shift_light
membro
Mensagens: 645
Registrado em: Qui Mar 09, 2006 6:29 pm

Mensagem por shift_light »

Valeu ai guiocm!
shift_light
membro
Mensagens: 645
Registrado em: Qui Mar 09, 2006 6:29 pm

Mensagem por shift_light »

E sobre a tal modificação no TX pra poder carregar com a bateria dentro.. alguém pode me explicar como funciona?como faz? (eu não entendi aquele site)
shift_light
membro
Mensagens: 645
Registrado em: Qui Mar 09, 2006 6:29 pm

Mensagem por shift_light »

Olá eu estive analisando o esquema e vi... que ele é ligado a rede!

essa rede é de 110volts?

aqui na minha cidade a rede é de 220volts... então quais as modificações necessarias para poder ligar direto na tomada 220volts?

e eu também queria saber como que posso fazer para carregar a bateria sem ter que tira-la de dentro do TX um 6VA?

e existe algum jeito de fazer o carregador sem usar esse trafo?

Tks
Anexos
entrada de 110?
entrada de 110?
carregadorsimples_100.gif (6.76 KiB) Exibido 11885 vezes
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

1) Este carregador simples funciona com a bateria dentro do TX, basta colocar um plug adequado.

2) Quando a rede elétrica é de 220V, você compra um transformador com entrada de 220V, ou configura para isto (na caixa e no corpo deles tem a indicação de como fazer)
shift_light
membro
Mensagens: 645
Registrado em: Qui Mar 09, 2006 6:29 pm

Mensagem por shift_light »

então não existe nenhuma versão sem trafo?

e é possivél eu arrancar o transformador adequado de algum aparelho velho? qual?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

1) não, para ligar na tomada precisa-se de um trafo, ou o regulador explode. Para ligar na bateria do carro precisa-se de um charge-pump ou a bateria não carrega, além de que ninguém deixaria algo carregando 14hs no carro.

2) Sim, é possível tirar o transformador de algum aparelho velho, ou usar uma fonte que esteja encostada. Como projeto de aparelhos eletrônicos dependem de vários parâmetros, fica complicado determinar que "no aparelho X da marca Y" tem um trafo que serve. Quando algo não tiver conserto e for pro lixo, abra-o e veja o que tem.
Responder