Carregador simples
- alexcmag
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[quote:fe3afc5276="joca"]Alex no circuito do carregador simples não esta faltando o resistor de controle como no circuito abaixo, que pode ser fixo ou variavel ?[/quote:fe3afc5276]
Isto é para usar como regulador de TENSÃO. No nosso caso precisamos que ele seja um regulador de CORRENTE, por isto o circuito é diferente.
Isto é para usar como regulador de TENSÃO. No nosso caso precisamos que ele seja um regulador de CORRENTE, por isto o circuito é diferente.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- rgmanica
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Pequeno erro...
Olá pessoal
Como eng. eletrônico que pretendo ser, vou meter meu bedeio!
O trafo informa a tensão RMS, ou seja, a tensão média da onda senoidal de 60 hz. Depois de retificada, essa tensão rms, "vira" tensão de pico, ou seja, fica 1,4142 vezes maior (raiz quadrada de 2). Então um trafo de 12+12, sem center tap, fica 24, e depois de retificada e devidamente armazenada em um capacitor, vai ficar 24 x 1,4142, ou seja 33,94V
PORTANTO, CUIDEM DE SUAS BATERIAS!
Abraços
Como eng. eletrônico que pretendo ser, vou meter meu bedeio!
O trafo informa a tensão RMS, ou seja, a tensão média da onda senoidal de 60 hz. Depois de retificada, essa tensão rms, "vira" tensão de pico, ou seja, fica 1,4142 vezes maior (raiz quadrada de 2). Então um trafo de 12+12, sem center tap, fica 24, e depois de retificada e devidamente armazenada em um capacitor, vai ficar 24 x 1,4142, ou seja 33,94V
PORTANTO, CUIDEM DE SUAS BATERIAS!
Abraços
Rômulo
A Pare!
A Pare!
- alexcmag
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Re: Pequeno erro...
[quote:90093dbfe5="rgmanica"]Olá pessoal
Como eng. eletrônico que pretendo ser, vou meter meu bedeio!
O trafo informa a tensão RMS, ou seja, a tensão média da onda senoidal de 60 hz. Depois de retificada, essa tensão rms, "vira" tensão de pico, ou seja, fica 1,4142 vezes maior (raiz quadrada de 2). Então um trafo de 12+12, sem center tap, fica 24, e depois de retificada e devidamente armazenada em um capacitor, vai ficar 24 x 1,4142, ou seja 33,94V
PORTANTO, CUIDEM DE SUAS BATERIAS!
Abraços[/quote:90093dbfe5]
Também sou engenheiro, e já previ tudo isto.
Imagine uma bateria como um resistor, ao passar uma certa corrente limitada entre os pólos a tensão é a mesma (U=R*I) independente se a tensão fora é 10V, 100V ou 2000V.
A tensão entre os pólos da bateria NiCd ou NiMh quando se carrega a uma certa corrente é sempre a mesma, independente da tensão que entra no regulador, como potência é tensão vezes corrente, a potência sobre ela será a mesma tanto faz se o trafo for de 16V, 24V, ou 110V.
Quem sofre neste caso não é a bateria, mas o regulador, por isto recomendo que não se use um trafo muito maior que o necessário.
No caso dos 33,94V, a tensão inicial de um pack de 4,8V é de 3,2V, portanto a queda de tensão no regulador será de 33,94V-3,2V= 30,74V, o que está no limite da capacidade dele mas ele aguenta. Mesmo porque o capacitor não é tão bom a ponto de segurar o tranco.
Como a carga com o circuito recomendado é de menos de 0,1C, o pack pode ficar acima do tempo de carga necessário sem prejudicar o eletrólito. As referências variam, mas todas as fontes que encontrei, inclusive de fabricantes de baterias, afirmam que a 0,1C pode-se manter entre 48hs e 1 semana no carregador após a carga completa sem problemas. A 0,05C pode-se deixar eternamente.
Claro que se alguém usar um circuito deste com bateria de LiIon ou LiPo conseguirá uma bela explosão, por isto este circuito é apenas para NiCd/NiMh.
Como eng. eletrônico que pretendo ser, vou meter meu bedeio!
O trafo informa a tensão RMS, ou seja, a tensão média da onda senoidal de 60 hz. Depois de retificada, essa tensão rms, "vira" tensão de pico, ou seja, fica 1,4142 vezes maior (raiz quadrada de 2). Então um trafo de 12+12, sem center tap, fica 24, e depois de retificada e devidamente armazenada em um capacitor, vai ficar 24 x 1,4142, ou seja 33,94V
PORTANTO, CUIDEM DE SUAS BATERIAS!
Abraços[/quote:90093dbfe5]
Também sou engenheiro, e já previ tudo isto.
Imagine uma bateria como um resistor, ao passar uma certa corrente limitada entre os pólos a tensão é a mesma (U=R*I) independente se a tensão fora é 10V, 100V ou 2000V.
A tensão entre os pólos da bateria NiCd ou NiMh quando se carrega a uma certa corrente é sempre a mesma, independente da tensão que entra no regulador, como potência é tensão vezes corrente, a potência sobre ela será a mesma tanto faz se o trafo for de 16V, 24V, ou 110V.
Quem sofre neste caso não é a bateria, mas o regulador, por isto recomendo que não se use um trafo muito maior que o necessário.
No caso dos 33,94V, a tensão inicial de um pack de 4,8V é de 3,2V, portanto a queda de tensão no regulador será de 33,94V-3,2V= 30,74V, o que está no limite da capacidade dele mas ele aguenta. Mesmo porque o capacitor não é tão bom a ponto de segurar o tranco.
Como a carga com o circuito recomendado é de menos de 0,1C, o pack pode ficar acima do tempo de carga necessário sem prejudicar o eletrólito. As referências variam, mas todas as fontes que encontrei, inclusive de fabricantes de baterias, afirmam que a 0,1C pode-se manter entre 48hs e 1 semana no carregador após a carga completa sem problemas. A 0,05C pode-se deixar eternamente.
Claro que se alguém usar um circuito deste com bateria de LiIon ou LiPo conseguirá uma bela explosão, por isto este circuito é apenas para NiCd/NiMh.
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- Antonio Carlos
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CARREGADOR FUTABA
Pessoal, bom dia!
Gostaria de saber se posso utilizar o carregador Futaba que acompanha o rádio para carregar baterias de NimH de até 10,8v para uso nos aeromodelos.
Abs
Gostaria de saber se posso utilizar o carregador Futaba que acompanha o rádio para carregar baterias de NimH de até 10,8v para uso nos aeromodelos.
Abs
- alexcmag
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Re: CARREGADOR FUTABA
[quote:d965621f67="Antonio Carlos"]Pessoal, bom dia!
Gostaria de saber se posso utilizar o carregador Futaba que acompanha o rádio para carregar baterias de NimH de até 10,8v para uso nos aeromodelos.
Abs[/quote:d965621f67]
Meça a tensão do carregador. Se sair mais do que 14,4V pode carregar as NiMh (níquel-hidreto metálico) de 10,8V também. Caso contrário só até 9,6V.
Gostaria de saber se posso utilizar o carregador Futaba que acompanha o rádio para carregar baterias de NimH de até 10,8v para uso nos aeromodelos.
Abs[/quote:d965621f67]
Meça a tensão do carregador. Se sair mais do que 14,4V pode carregar as NiMh (níquel-hidreto metálico) de 10,8V também. Caso contrário só até 9,6V.
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- Celso Barsotti
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carregando plugado, futaba
Alex , posso colocar um plug no carregador daqui do tópico
e carregar direto no tx ?
E seria bom medir a tensão primeiro ?
não vou danificar otx?
Carreguei a bateria e ela dei uma aquecida , é normal ??
agradecido !!
e carregar direto no tx ?
E seria bom medir a tensão primeiro ?
não vou danificar otx?
Carreguei a bateria e ela dei uma aquecida , é normal ??
agradecido !!
- alexcmag
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Re: carregando plugado, futaba
[quote:fa31fa3c37="Celso Barsotti"]Alex , posso colocar um plug no carregador daqui do tópico
e carregar direto no tx ?
E seria bom medir a tensão primeiro ?
não vou danificar otx?
Carreguei a bateria e ela dei uma aquecida , é normal ??
agradecido !![/quote:fa31fa3c37]
Pode sim.
Quando você desliga o rádio, a bateria é desconectada do circuito do rádio e conectada no plug de carga, portanto o rádio nem sabe que você a está carregando.
A bateria esquenta um pouco no final da carga, é normal, mas na dúvida certifique-se que a corrente está em torno de 50mA, medindo com um multímetro.
e carregar direto no tx ?
E seria bom medir a tensão primeiro ?
não vou danificar otx?
Carreguei a bateria e ela dei uma aquecida , é normal ??
agradecido !![/quote:fa31fa3c37]
Pode sim.
Quando você desliga o rádio, a bateria é desconectada do circuito do rádio e conectada no plug de carga, portanto o rádio nem sabe que você a está carregando.
A bateria esquenta um pouco no final da carga, é normal, mas na dúvida certifique-se que a corrente está em torno de 50mA, medindo com um multímetro.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- Celso Barsotti
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- alexcmag
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[quote:3a1420fc16="Celso Barsotti"]Alex ;
Só mais uma !
Faço a medida , colocando as pontas do multimetro
em serie , entre o tx e a bateria , certo?
SE for , tem que ser no positivo ?
Ou em paralelo?
Isso p/ constatar 50mA
Obrigadão![/quote:3a1420fc16]
O mais seguro é colocar na escala de 20A, e medir entre o preto e o vermelho da saída do carregador, sem a bateria.
O circuito é um limitador de corrente, então ele tem que fazer o serviço dele direito nesta situação.
Só mais uma !
Faço a medida , colocando as pontas do multimetro
em serie , entre o tx e a bateria , certo?
SE for , tem que ser no positivo ?
Ou em paralelo?
Isso p/ constatar 50mA
Obrigadão![/quote:3a1420fc16]
O mais seguro é colocar na escala de 20A, e medir entre o preto e o vermelho da saída do carregador, sem a bateria.
O circuito é um limitador de corrente, então ele tem que fazer o serviço dele direito nesta situação.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- Celso Barsotti
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