Interferencia - Não sei + o q fazer

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

fabiofleal
membro
Contato:

Interferencia - Não sei + o q fazer

Mensagempor fabiofleal » 18 Mar 2007 21:46

Boa noite a todos,
Gostaria de saber se os demais que voam em capitais e / ou regioes metropolitanas tb vivem às voltas com essa companheira inseparável e como minimizá-la.

Já coloquei o Rx bem longe do ESC (Fiz um Piper Cub tb p/ isso, já que no 737 e no cessninha não foi possível, pelo tamanho deels), já coloquei a antena de tudo q é jeito, mas nada... Tem uns pontos dos locais onde voo q não tem como evitar e, mesmo assim, dependendo do dia, é quase impossível decolar e/ ou aterrisar, por causa das falhas de motor (todos os contatos estão ok) e dos servos que ficam loucos em pleno vôo.

Resultado: Só consigo voar bem lá nas alturas. Pousos e decolagens são sempre tensos.

Uma luz, por favor... desde que não seja da locomotiva p/ nos atropelar!

Valeu,
Fabio.
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 18 Mar 2007 22:21

Que receptor você está usando?

Ferrarinha
membro

Mensagempor Ferrarinha » 18 Mar 2007 22:34

Meu R6N também só vôa bem lá nas alturas , e com cristal soldado na placa.
no chão ele só pega até 50 metros de distância .

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 18 Mar 2007 22:42

[quote:fe4a96df1e="alexcmag"]Que receptor você está usando?[/quote:fe4a96df1e]

GWS R6N-II, canal 17 (72.130) Tive q encostar meu boeing 737 pq tinha sempre q rezar p/ o trajeto de decolagem coincidir com a direção (não o sentido) do vento e ambos passarem longe dos pontos de interferencia. Idem para o learjet 31 pusher. Decolar com meu Piper cub ? Depende muito do dia... Hoje, felizmente, não houve maiores problemas. Mas é triste decolar ouvindo a oscilação na rotação do motor e nas superfícies de controle.

Pior: O finado pico oz, apesar de ser IR, sofria o mesmo na minha ex-casa e em qq lugar. O X-twin tem q ficar longe de certos cantos das quadras.

Seria isso um carma eletromagnético ?
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.

Igor Souza
membro
Contato:

Mensagempor Igor Souza » 18 Mar 2007 23:51

Eu tb sofria no TC com o GWS r6n, tudo se resolveu qd fiz uma antena sintonizada para ele. No teste de alcance, a distancia subiu de 15-20 passos para 30-35, ehheheh, e olha q a antena deveria diminuir em 20% o alcance do RX.

Para o GWS R6N, 4 polegadas de fio + indutor 1,5 micro-henri + 8 polegadas de fio. Eu usei o fio 22AWG, acho q é o melhor entre resistencia e leveza. O indutor parece um resistor, mas tb tem um quadradinho azul, prefira o q parece o resistor, o meu é um verdinho meio claro.

Nunca mais tive a desculpa de que foi a inteferencia que derrubou o aviao, e olha que o meu canal é o 44, frequencia das operadoras de bip, o unico canal que tem harmonico todo tempo, hehehehhe.

Dá uma pesquisada no forum que vc ja achar algo do tipo.

Abrcs!

Ronin
Patrocinador
Patrocinador
Contato:

Mensagempor Ronin » 19 Mar 2007 12:40

eu uso os berg 4L e tb só funciona no TC com essa antena sintonizada. antes disso era só adrenalina pra voar pq vc nunca sabe pra q lado o avião vai. e nunca pro lado q vc qr. hehehe

fabio_sp
membro

Mensagempor fabio_sp » 19 Mar 2007 13:34

ronim por acaso esse berq q vc fala foi a quele q vc me vendeu?

Odair Justo
membro

Mensagempor Odair Justo » 19 Mar 2007 14:08

Já testei e comprovei..
O modelo do Alex com o R6N e cristal GWS pegava interferência de tudo quanto é jeito.
Trocamos o cristal por um Berg, mesma frequênciano, mesmo dia e mesma hora e...ADEUS interferência.
Nadica de nada.
Tenho vários R6N todos com cristal Berg. Nunca sofri interferência nenhuma.
Acredite quem quiser.

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 19 Mar 2007 23:11

Entao, o negocio é usar o cristal Berg. O que voces recomendam: Comprar um cristal Berg canal 17 e usar o meu cristal do Tx ou comprar logo um para de outra freq. Onde eu compro um par ? Só consigo achar o do Rx...

P/ dar uma idéia do que acontece (no incio, pensei q fosse ESC ou mau-contato, até testar várias combinações e eliminar as hipóteses):
http://www.youtube.com/watch?v=tgcsV5yKIeE

Em qq lugar q eu voe, é isso: Pura emoção! e, no mesmo lugar, a intensidade varia com o dia.

Ferrarinha
membro

Mensagempor Ferrarinha » 19 Mar 2007 23:24

OJ , o Rx do alex pegava interferência mesmo com cristal soldado?

Ronin
Patrocinador
Patrocinador
Contato:

Mensagempor Ronin » 19 Mar 2007 23:38

[quote:5f2ce8cea6="fabio_sp"]ronim por acaso esse berq q vc fala foi a quele q vc me vendeu?[/quote:5f2ce8cea6]

exatamente este modelo. por isso q jah te passei com a antena sintonizada.

com essa antena não pega interferencias. eu ainda uso esse modelo de RX nos meus aviões.
Estou fechando a loja e queimando o estoque. Tudo a preços abaixo do mercado. Visite.

Odair Justo
membro

Mensagempor Odair Justo » 20 Mar 2007 08:09

Fábio

Na Rtech tem, o Hyperion também serve. Não precisa trocar o xtal do TX.

Ferrarinha
Não soldo xstal.

ArthurB
membro

Mensagempor ArthurB » 20 Mar 2007 15:31

O meu receptor estava com problemas,e é um dual futaba.

fui olhar e a antena estava rompida logo onde ela sai do tx,o fio por fora tava inteiro,mas rompido internamente.

Foi só resoldar e já voltou a funcionar normal

Ferrarinha
membro

Mensagempor Ferrarinha » 20 Mar 2007 15:55

soltou a antena do tx ou rx?

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 20 Mar 2007 19:31

Legal... Tinha um problema e agra tenho 2:
Comprei o Berg canal 17, tudo certinho, na RcTech. Sai tudo ok na compra e, depois, recebo um e-mail do Sr. Fred em resposta a outro e-mail meu, informando uma falha do estoque eletronico e que só volta dos USA daqui a 15 dias com o Berg.

PeteRThomaSU
membro

Mensagempor PeteRThomaSU » 20 Mar 2007 19:37

Onde eu compro um Berg com cristais, no Asaseletricas so tem o receptor, nao tem os cristais!

Igor Souza
membro
Contato:

Mensagempor Igor Souza » 20 Mar 2007 19:46

[quote:8c45bc0c81="fabiofleal"]Legal... Tinha um problema e agra tenho 2:
Comprei o Berg canal 17, tudo certinho, na RcTech. Sai tudo ok na compra e, depois, recebo um e-mail do Sr. Fred em resposta a outro e-mail meu, informando uma falha do estoque eletronico e que só volta dos USA daqui a 15 dias com o Berg.[/quote:8c45bc0c81]

Cara, o fred é supergente fina, acho que se vc pedir para cancelar a compra pq vc esta com pressa, acho q ele nao vai se negar.

Resta ver se na AMB tem os cristais Berg.

Abrcs!
A bagunça gerada é proporcional ao espaço disponível para a mesma.
[Trex 700N2E; Trex 600E ("compactado"), KKminiQuad; KKTri, DX7]

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 20 Mar 2007 22:43

Pior q não tem não, Igor. verifiquei antes. Sempre dou preferencia à AMB e Asas Eletricas, por causa da rapidez deles, já que existem uns procedimentos meio estranhos nos correios daqui que fazem com que minutos de demora na postagem virem dias de atraso na chegada.

Já resolvi com ele. Preferi esperar os 15 dias, mesmo. Paciencia.

Ferrarinha
membro

Mensagempor Ferrarinha » 20 Mar 2007 23:29

fabio , não esqueça de postar os resultados com o cristal berg para agente !

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 21 Mar 2007 02:57

Blz.

ezequiel PY7NQ
membro
Contato:

Mensagempor ezequiel PY7NQ » 26 Mar 2007 13:20

na minha longa experiencia com circuitos de RF (radio frequencia) como tecnico em eletronica e no meu hobby radioamador, nunca soube de cristais serem responsaveis por interferencias.

olhe que ja montei dezenas de transmissores e receptores!!

a nao ser que esse berg entre mais justo sem deixar folgas no soquete, vai ver ele tem os pinos de um diametro diferente!

como so pega bem nas alturas, o problema deve ser de interferencia estatica muito comum nos grandes centros urbanos proximos a redes de alta tensao, aparelhos de raio-X e outros.

talvez mudando de frequencia melhore, tente outros canais, peça cristais enprestado a os amigos para voce fazer o teste antes de comprar!!

boa sorte e um abraço!!

==========================

Odair Justo
membro

Mensagempor Odair Justo » 26 Mar 2007 13:49

Ao contrário, já li que a pureza dos cristais podem interferir na qualidade da recepção. Está certo?
Porque uma fábrica iria vender seus cristais pelo dobro do preço se poderia concorrer com a metade do preço?

ezequiel PY7NQ
membro
Contato:

Mensagempor ezequiel PY7NQ » 26 Mar 2007 18:48

[quote:c1d9c87cad="Odair Justo"]Ao contrário, já li que a pureza dos cristais podem interferir na qualidade da recepção. Está certo?
Porque uma fábrica iria vender seus cristais pelo dobro do preço se poderia concorrer com a metade do preço?[/quote:c1d9c87cad]

Bom eu já vi sistemas de alto grau de dificuldade em recepçao no meu outro hobby (radioamadorismo) entre eles a recepção de satélites, comunicação via reflexão lunar, via chuva de meteoros.

Tenho livros sobre recepção alguns com mais de 500 paginas, livros de renome como o ARRL RADIO HANDBOOK e outras literaturas importadas.

Em matéria de transmissão e recepção o radioamadorismo como você pode ver tem bastante experiência, inclusive trabalhos em conjunto com a NASA.

Ai como já disse antes nunca ouvi falar de algo assim!!

Um abraço Odair.

Odair Justo
membro

Mensagempor Odair Justo » 26 Mar 2007 21:06

Òtimo
Continue usando seus receptores lunares, e eu continuo usando BERG.
Como já disse antes acredita quem quer.
Não informou nada técnico que prove qualquer coisa.
Tenho livros antigos, que dizem que a mais de 60KM/h não possivel sobreviver por falta de O².
Tchau.

Ferrarinha
membro

Mensagempor Ferrarinha » 26 Mar 2007 23:32

Brigas á parte , gostaria de deixar minha opinião;

é lógico que a qualidade do cristal interfere na oscilação do circuito receptor!!
ele é formados por grandezas capacitivas,resistivas e indutivas , se uma delas sair do parâmetro em sua fabricação ou após uma lenha , com certeza o circuito irá oscilar em uma frequência diferente , recebendo apenas harmônicas do transmissor , piorando assim sua sensibilidade e imunidade á interferências.

Em RF qualquer alteração mínima , como temperatura acaba fazendo o circuito sair da frequência, o ideal seria usar o sistema PLL , que é usado na maioria dos radinhos de fm comerciais (até os FM de 1,99 usam esse sistema), onde um circuito integrado corrige as falhas.

Os receptores de aeromodelos caminham muito devagar nesta questão , eles usam os princípios dos mesmos radios valvulados inventados á varios anos , como os heterondinos e os superheterondinos(chamam isso de dual conversion aqui no aeromodelismo para dar uma impressão de tecnologia de ultima geração e qualidade de ponta!)

Uma coisa que eu acho que atrapalha bastante nesse fórum são os "fanatismos-monopolizantes" , onde uma pessoa faz uma baita propaganda á favor de um produto sem ter testado outros para comparar ou sem levar em conta as especificações técnicas. como por exemplo os fanatismos de algumas pessoas em relação aos produtos americanos (será alguma ideologia?)
Existem pessoas aqui no nosso fórum que só postam os defeitos dos produtos americanos lá no RCGROUPS , eu lembro que um membro no nosso fórum falava muito bom dos berg , e quando começou á dar problemas ele só postou no RCGROUPS!!.

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”