Carregador p/ baterias de cx de campo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Matheus
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Sáb Jul 31, 2004 12:03 pm
Localização: Americana-SP

Carregador p/ baterias de cx de campo

Mensagem por Matheus »

Olá Pessoal...

Alguem sabe como posso carregar a bateria de gel (aquelas usadas em alarmes) de minha caixa de campo???

Posso carregar com carragador de NiCad???(esqueminha c/ LM317T)???

Qual é a regra de carga??? o máximo de corrente e a tensão necessária???

Obrigado

Matheus
Matheus C. Kinchin / Americana - SP
Canais: 39 72.570 Pico Stick Elétrico
............ 44 72.670 Ugly Stick Glow
Abras
membro
Mensagens: 214
Registrado em: Qui Mar 03, 2005 10:30 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Abras »

Tem varias maneiras.

Você pode comprar um carregador de tomada em uma loja de eletronica qualquer, custa na faixa de R$35

Ou se você tiver um carregador inteligente, você pode ligar o carregado na bateria do carro, e o carregador carrega a bateria de campo. (Assim que eu faço)

Ou você pode pegar uma fonte velha de PC que tenha, AT ou ATX, e pegar um esquema na internet que ela carrega a bateria para você.
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: Carregador p/ baterias de cx de campo

Mensagem por Julio Cesar »

Matheus escreveu:Posso carregar com carragador de NiCad???(esqueminha c/ LM317T)???


Sim, mas terá que usar 2 lm317, um como regulador de corrente (nicad)e outro como regulador de tensão (o datasheet ensina como calcular). Cada regulador tem uma queda de tensão de ~2V, logo vc terá que usar uma fonte de tensão maior que 19V.

Matheus escreveu:Qual é a regra de carga??? o máximo de corrente e a tensão necessária???


Corrente limitada (700mA) até chegar a 14,4V, pode deixar carregando por no máximo 2 dias, ou passa-la para uma fase de flutuação (manutenção) 13,5V, que pode ser deixada por meses.

O fabricante "Power" recomenda no máximo 1,2A, mas use algo em torno de 700mA para carga rápida.
Júlio César
Responder