Bateria não esta carregando! =(

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
DaReZzO
membro
Mensagens: 1175
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 5:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Bateria não esta carregando! =(

Mensagem por DaReZzO »

Ola amigos!
Eu tenho uma Himodel 3S 1300... Uso um Apache 2030 e ligado a ele um balanceador LBA6!!!

Eu estava fazendo um shock por esses dias, e toda hora dava uma testada nele, coisa de acelerar, verificar os comando e desligar... no meio disso tudo, conectei ela no balanceador, ele constatou que havia celula desbalanceada, fez o servicinho automatico e pronto... testei o shock mais umas 3 X e percebi que a bateria começou a ficar fraca...
Agora pouco fui la no carro pra carrega-la... mas nao consigo!

Eu ligo o carregador na bateria do carro, nele eu ligo o balanceador e depois a bateria... carrego balanceando!!! O LBA6 da 5 piscadas de 3 vezes ( que segundo o fred é sinal de muito desbalanceada) enquanto o apache pisca a luzinha de carregando... ali logo em seguida tudo para e nada acontece...

Alguem sabe me dizer o que pode estar acontecendo???

Abraços
acastro
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sex Set 29, 2006 11:41 am
Localização: Vila Velha E.S.
Contato:

bateria desbalanceada

Mensagem por acastro »

Caro colega,
Acredito que vc tem um pack de baterias onde uma delas esta arriada, furada, quebrada, torcida.
meça a voltagem,lembrando que tem que ter no minimo 3 volts por celula.
no meu caso eu recarreguei ela no carregador do radio(futaba) e quando atingiu 3 volts por celula eu coloquei no carregador de lipo.
Essa minha bateria perdeu uns 15% de sua capacidade real, mas ainda funciona.
outro caso e remover a celula, caso alguma celula esteja mesmo estourada, pois se vc continuar com a celula estourada o carregador que identifica a quantidade de celulas vai encontrar 3 em uma voltagem inferior demais para carregar então nada acontece.
Espero ter ajudado.
Conhecimentos adquiridos com os erros são mais preciosos!



zagis,inclusive uma glow/uglystick em deprom /motoplanador
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Darezzo, meça a tensão de cada célula, assim fica mais facil ajudar...
Avatar do usuário
DaReZzO
membro
Mensagens: 1175
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 5:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por DaReZzO »

p**a m***a, o b***a de bateria... me irritou agora... praticamente nunca usei esta m***a... só carreguei ela 3 vezes e ainda usando o LBA6!!!


Pra medir a tensao, só tirando o plastico que tem em volta né claudio???
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Meça a tensão pelo conector de balanceamento.
Avatar do usuário
DaReZzO
membro
Mensagens: 1175
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 5:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por DaReZzO »

desculpa os palavrões alex e amigos, mas realmente... estou muito zicado... esses dias era o rx, agora a bateria... vou medir agora e ja posto aqui!

Alex, me fala uma marca boa de bateria? Por favor cara!!!

abraços
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Tenho uma Himodel 2S 1300 12-18c, que aconteceu a mesma coisa.

Pifou uma célula, sem praticamente eu usar a bateria.

Qual a taxa de descarga da sua bateria ? 12-18c ou 20-28c ?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Darezzo,

Usei um monte de E-tecs que comprei numa promoção da ACW por anos, vendi apenas porque queria umas de maior capacidade de descarga para alimentar meus monstrinhos, quando vendi ainda estavam praticamente tão boas quanto quando comprei.

Já testei HiModel e gostei muito, funcionam direitinho aguentam a descarga especificada sem aquecer e têm ótima relação custo/benefício.

Já testei Polyquest, Thunder Power e outras marcas, também sem reclamações.

Mas algo que sempre cuido é de não guardar pack carregado, não descarregar até o fim, não guardar em lugar quente e não exceder a capacidade.

Na dúvida uso o esquema do shunt ( www.e-voo.com/tutoriais/shunt ) para medir qualquer configuração de motor/ESC/hélice que ainda não conheça e evitar surpresas.

E também sempre deixo ventilação para a bateria.

Até as LiIon velhinhas ainda tenho por aqui, só estraguei uma um dia em que coloquei para alimentar um motor 400 com 3S. As células esquentaram tanto que a capa plástica derreteu e uma das células ficou em curto. Esta perdi, mas a irmã ainda está funcionando até hoje.
Avatar do usuário
DaReZzO
membro
Mensagens: 1175
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 5:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por DaReZzO »

Alex, eu ainda uso aquela LiIon verdinha que vc comprou de alguém e me vendeu... lembra??? Uso no piper... motor 350... ics300... me da 25 minutos de voo...

Eu estava pensando, na descrição do emax, aconselha-se a usar baterias de 20C... e essa himodel era de 12C... mesmo eu não voando, só ligando pra testar, poderia ter estragado ela???

O estranho é que você também usou assim no seu bimotor né?

Eu estou tentando medir aqui, mas o meu multimetro é muito porcaria...
Em que posição eu devo colocar a chavinha???

[URL=http://img444.imageshack.us/my.php?image=dsc07071fc3.jpg][img:c67b8bbd47]http://img444.imageshack.us/img444/4977/dsc07071fc3.th.jpg[/img:c67b8bbd47][/URL]

[quote:c67b8bbd47="GRANATO"]Tenho uma Himodel 2S 1300 12-18c, que aconteceu a mesma coisa.

Pifou uma célula, sem praticamente eu usar a bateria.

Qual a taxa de descarga da sua bateria ? 12-18c ou 20-28c ?[/quote:c67b8bbd47]

12/18C... e a sua???
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Se você estiver usando o E-max 2822, pode usar esta bateria mas com hélice 9x5 e bem ventilada.

Usei nos bimotores, o Lúcio estava com um termômetro infravermelho, marcou 50 graus no final do vôo, tanto no motor quanto na bateria. Como a temperatura no dia estava em uns 30, 50 está ótimo.
Responder