Baterias Himodel-problemas

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
vinicius ET
membro
Mensagens: 1523
Registrado em: Seg Ago 29, 2005 2:50 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Contato:

Mensagem por vinicius ET »

[quote:e64679ec69="Luiz Leite"]
É uma loteria, só tenho Himodel e já me incomodei um monte, a ponto de jurar (em falso) que não ia mais comprar dessa marca.

Como também tenho Himodel nova e antiga que estão perfeitas.

Por enquanto vou ficando com elas, até porque a incomodação maior é de quem vende, visto que quando dá problema, tem que trocar a encrenca.

Não sou o ET ( :lol: ) mas concordo contigo. Tenho 3 KH 2407-16 e são simplesmente fantásticos, não quebram e são econômicos com relação à bateria.

Vôo desde Starlite com 340 gr até Schoolmaster de 750 gr sem problemas.

Pena que sairam de moda...

abraço[/quote:e64679ec69]

Luiz, eu realmente prefiro ficar com o prejuízo do que ficar brigando com lojista...Os lojistas não têm culpa...
É nesta hora que concordo com o Fred de procurarmos mais sobre estas baterias e testes que já foram realizados com elas.
Eu prefiro acreditar que foi algum erro da minha parte(ainda não sei qual), já que grana para hyperion eu não vou ter para comprar o tanto de lipo que eu preciso (agora são 2 né!)...E continuo nas Himodels...
BELO HORIZONTE/MG -
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Faz umas duas semanas que estou carregando e descarregando packs de LiPo, assim como outros tipos de bateria, e descobri muitas coisas interessantes sobre elas.

Mais alguns dias carregando e descarregando descobrirei o resto que preciso para fazer um bom tutorial.

Mas adiantando, recomendo de cara aumentar o cutoff do ESC para o maior valor que puder, ou já se acostumar a pousar assim que a performance do motor começar a ficar ruim, não carregar após o vôo se só for voar no dia seguinte ou na semana seguinte, deixá-las bem ventiladas dentro do avião, e considerar que as baterias não devem passar de 60 graus Celsius, portanto se em um dia quente a quase 40 graus procure usar uma corrente de descarga bem menor do que usaria em um dia frio a 16 graus.
Avatar do usuário
vinicius ET
membro
Mensagens: 1523
Registrado em: Seg Ago 29, 2005 2:50 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Contato:

Mensagem por vinicius ET »

[quote:402c36ecf7="Ricardo_BH"]uai..ta doido Fred??para de implicar comigo..!!!!!!!!!


nao estou falando de voce e sim das baterias chinesas himodel.


vai implicar com outro.vai implicar com o Vinicius , Rasec, , Luiz, Kubo ,etc..pra variar vai..todos possuem himodel inchada..

eu agrego sim : agrego o que acho que presta!!

motores komodo sao top de linha.

baterias himodel nao sao.
ahh pelo amor de deus.ta cheio de bateria inchada..

e vc nunca falou pra eu devolver pack nenhum.falou pra eu medir a corrente.

para de encher o saco..desse jeito vc vai comer poeira..[/quote:402c36ecf7]

Brigar comigo não!!!!
Tô fora! :D

Mais um detalhe na minha vida baterística: himodel nova, com ESC 40A novo e motor novo. Esc frio, motor frio, bateria quente. Azar na bateria, sorte no amor.
:twisted:
BELO HORIZONTE/MG -
Avatar do usuário
vinicius ET
membro
Mensagens: 1523
Registrado em: Seg Ago 29, 2005 2:50 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Contato:

Mensagem por vinicius ET »

[quote:9e61b13b08="alexcmag"]Faz umas duas semanas que estou carregando e descarregando packs de LiPo, assim como outros tipos de bateria, e descobri muitas coisas interessantes sobre elas.

Mais alguns dias carregando e descarregando descobrirei o resto que preciso para fazer um bom tutorial.

Mas adiantando, recomendo de cara aumentar o cutoff do ESC para o maior valor que puder, ou já se acostumar a pousar assim que a performance do motor começar a ficar ruim, não carregar após o vôo se só for voar no dia seguinte ou na semana seguinte, deixá-las bem ventiladas dentro do avião, e considerar que as baterias não devem passar de 60 graus Celsius, portanto se em um dia quente a quase 40 graus procure usar uma corrente de descarga bem menor do que usaria em um dia frio a 16 graus.[/quote:9e61b13b08]

Alex, nem as baterias que eu mais judiei, foram menos de 10V.
Como eu vôo um Extra 1/2doido, faço vôos curtos, enquanto a bateria está mais carregada, depois que sinto que já não está tão carregada, eu pouso e vou pitar um cigarro...geralmente desligo o aero e vou sentar e bater papo...Só depois de uns 30 a 40 minutos que chego perto de meu aero novamente. Para você ter idéia, eu cheguei ao Jóckey 11 horas e fui embora as 18:30, já bem escuro e só fiz 1 vôo com o Extra lá pelas 14 horas e só fui recarregar a 22003s pelas 16:30.
Hoje em dia, minhas baterias NUNCA descarregam menos do que 11 volts.
Meu carregador deixa cada celula com 4.15 v, não mais do que isso.
Acho que tem algum macete que está me matando de raiva e eu ainda não descobri. Ou então, minha opinião anterior permanece, essa Himodel é phoda..
BELO HORIZONTE/MG -
Icaro
membro
Mensagens: 206
Registrado em: Ter Abr 13, 2004 10:01 am
Localização: Americana.sp

bateria

Mensagem por Icaro »

Eu comprei uma 3s 1300 mas confesso que to hesitando em adquirir outra desta marca.Pelo simples fato que as reclamações sobre elas estão aumentando e em caso de dúvida melhor não arriscar...
A humildade é a mãe das virtudes!
Avatar do usuário
vinicius ET
membro
Mensagens: 1523
Registrado em: Seg Ago 29, 2005 2:50 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Contato:

Re: bateria

Mensagem por vinicius ET »

[quote:1ead8cf085="Icaro"]Eu comprei uma 3s 1300 mas confesso que to hesitando em adquirir outra desta marca.Pelo simples fato que as reclamações sobre elas estão aumentando e em caso de dúvida melhor não arriscar...[/quote:1ead8cf085]

Aguarde os testes do Alex antes de comprar!!
E não apavore :D :D !

Vou aproveitar e te contar uma história triste..hehehe...
Estávamos na pista domingo. Minhas namorada voa com baterias 2s. ok.
Umas das 2 baterias dela está com problemas, é uma das que eu detonei com uns testes um tempo atras.
Ela acabou o vôo e depois colocou a bateria na sombra para aguardar um tempo para carregar novamente. Chegou uns meninos (uns 12 anos) não sei como e nem de onde e se sentaram mais a frente.
Eu nem havia percebido...Disse Mariana, cadê suas baterias, vou levá-las para carregar. - Tá alí na sombra....disse ela.
Quando fui ver, um dos meninos estava simplesmente torcendo a bateria..já tinha separado uma célula da outra e os pólos já haviam sido destruídos...
Quando vi aquilo, corri e gritei: SOLTA ISSO AÌ DOIDO!!!
O moleque me olhou assustado e eu mais ainda, pensando e agradecendo a Deus de m***a nehuma ter acontecido com aquela lipo... Imagine se essa porcaria pega fogo na mão no menino??
Ficamos pensando...a turma toda....menino é igual bicho. Se não tomar cuidado, eles vão fazer caca mesmo, e pior, podem se machucar, aí a coisa fica feia. Não era meu filho nem de nenhum aeromodelista, mas a responsa bate nas costas... Depois que vi que o menino estava são e salvo, o bicho pegou para o lado dele.

Fechei a cara, fiz pose de bravo e falei com ele: meu camarada, você sabia que você não pode sair fuçando nas coisas assim??
-não... achei lá no mato...
Você quase se machuca e ainda me deu um prejuízo de 80 reais (na verdade, estava pouco me fudendo para a bateria)??

-Aí ele ficou calado...e foi embora...

Eu ainda prefiro xingar um moleque do ter que levá-lo ao hospital....
A bateria que se dane, depois a gente compra outra.
BELO HORIZONTE/MG -
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

pior é que nao temos opçao de bateria para comprar.
eu estou importando uma htx pra ver no que da.ma nao ponho fé tambem.

O Dé meu amigo ,ate por minha recomendaçao, comprou uma BAt do AMB.de 1500mha 20 c.seu motor era de consumo 15 amperes pelo medusa analyser.
resultado: 1 celula inchada no primeiro voo.

a nem....ta dificil.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

ja uma coisa absolutamente estranha foi o Vinicius novato aqui do forum.Conseguiu fazer mágica:

comprou uma himodel de 1300,20c, esc emax,colocou no seu planador com um motor emax 2812(1500kv) e por falta de orientaçao usou uma helice folder 8x alguma coisa.quase torrou o motor.deve ter chegado nos 20 amperes facil.nao vi ele voando e como voou.Ai expliquei a ele que o motor so aguenta helice ate 7..

so sei que a himodel dele por um milagre de cristo nao inchou.agora ele comprou mais uma bat e outro emax 2822.vai usa-lo no planador e passar o 2812 para uma zagi com helice 6x4.mesmo a zagi consumindo 9 amperes aposto 10 a 1 que vai inchar em voo.vamos aguardar e ele postar aqui.pois a do fernando que é uma 1700mha 20 c voando com 12 amper de gasto ta mais inchada que um balao.ta aqui na minha mao..
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Ah, Vinicius, numa situação dessa eu preferia ter à mão um tubinho de gel ky... "vem cá, menino, você quer essa bateria mesmo??????" :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Avatar do usuário
Tabajara_Top_Fuel
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Sáb Out 28, 2006 12:25 am

Mensagem por Tabajara_Top_Fuel »

[quote:058d99ad2b="Ricardo_BH"]É EVIDENTE que o problema é da baixa qualidade dessa marca de bateria:

tenho 2 himodel 2200mha.

uso as 2 na mesma asa ou seja[u:058d99ad2b] :mesmo motor e mesmo speed[/u:058d99ad2b].O [u:058d99ad2b]carregador é o mesmo[/u:058d99ad2b] (hyperion inteligente).

[u:058d99ad2b][b:058d99ad2b]SO UMA INCHOU.[/b:058d99ad2b][/u:058d99ad2b]

se fosse o speed ,as 2 inchariam;
se fosse o carregador, as 2 inchariam;
se fosse o motor as 2, inchariam;

Obs: [u:058d99ad2b][b:058d99ad2b]inchou voando.[/b:058d99ad2b][/u:058d99ad2b]

Nenhuma bateria minha nunca inchou carregando.

Eu vou na ideia do vinicius: se nao quer que inche compre uma que descarregue 20 amperes mas use um motor que puxe no maximo 9amp.Pode ser que funcione.

Meu amigo Roberto, tem uma asa com motor hyperion, speed Other , carregador hyperion, balanc hyperion .suas 2 bateria sao de 2200mha 20c.seu motor puxa apenas 23 amperes.[u:058d99ad2b][b:058d99ad2b]AMBAS as baterias estao inchadas.[/b:058d99ad2b][/u:058d99ad2b]

Obs: [u:058d99ad2b][b:058d99ad2b]incharam voando.[/b:058d99ad2b][/u:058d99ad2b]

Quem nao tem uma himodel inchada ainda vai ter..é so ir comprando..Nao cumprem a capacidade de descarga que prometem nem aqui nem na china.[/quote:058d99ad2b]

Será que vc já tentou fazer isso:

"Baterias de Lipo em geral precisam de alguns cuidados especias.
Precisam ser "amaciadas" (os componentes internos devem se ajustar de forma ordenada).

Esse "amaciamento" de ser feito com carga balanceada em 0,5C e descarga controlada de forma que a bateria não esquente 1 ou 2C.

É preciso repetir esse ciclo por pelo menos 3 vezes (eu faço 4 ciclos).
A cada ciclo a bateria vai pegar mais carga e aumentar a capacidade de descarga.

Assim a bateria vai ter a vida util e capacidade de carga maiores.

O maior erro ao comprar uma lipo é ligar no triton (sem balanceador) e botar logo 1C de taxa de carga e depois de uma hora colocar no aero e debulhar a bateria.
Primeiro que as baterias nem sempre vem balanceadas de fábrica;
Segundo que a taxa de carga de é de "até 1C"(0,7C é uma boa taxa);
Terceiro que se vc abusar logo no primeiro voo, sem "amaciar", a bateria pode inchar, perder capacidade de carga ou encurtar a vida útil."

Outra coisa, nunca vi baterias incharem quando estão em descarga, já dei um curto em uma footpower inchada por 4 seg e ela misteriosamente desinchou....
E mais, de todas as que apresentaram problemas TODAS não foram balanceadas a "amaciadas" como deveriam.
Só entende quem voa!!!!
Responder