Baterias HIMODEL

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Prego
membro

Re: RE

Mensagempor Prego » 02 Mai 2007 19:56

[quote:423878f0b7="acastro"]Amigo,
Outra coisa foi um tal motor emax de 1200kv (roxinho)
ele tem um rolamento menor que outro.
na realidade são dois rolamentos diferentes e o rolamento menor e muito fragil o reolamento menor do meu quebrou e não tenho como repor. o pior e que eu nunca nem coloquei o motor em um aero
estava apenas testando empuxo x amperagem. na bancada
derrepente ele travou . desmontei e vi que o rolamento estava excentrico.
removi ele mas não encontrei outro que o substituisse.
Ao contrario do meu motor rimifire que usa rolamentos e eixos de facil reposição.
ACastro[/quote:423878f0b7]

Acastro, quanto aos rolamentos do Emax meu colega vende a R$ 8,00 reais se não me engano e ele tem os 2 rolamentos. Procure por DJ Voador e mande MP pra ele, ok!

Quanto ao motor, sempre tive Emax, eu sempre tive e já vendi uns 6 deste motor aqui no E-voo e ninguém nunca reclamou dele, eu mesmo tenho em todos os meus aeros e nunca me deram problema... é claro que sempre tem uma primeira vez né! mas até agora nada! estão perfeitos...

Mas respondendo à pergunta, sempre tive Himodel e nunca tive problema nem de a bateria inchar, é claro que se vc ter os devidos cuidados sempre balanceando as células ela vai durar um bom tempo...
Eu comprei baterias com o Fred da RcTech, e nunca tive problemas, e se tivesse tenho certeza de que ele trocaria...
Eu recomendo HIMODEL.
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500

Ricardo_BH
membro

Mensagempor Ricardo_BH » 02 Mai 2007 20:01

Fred,

nao vem que nao tem..essa himodel ta caindo o padrao SIM.ta todo mundo reclamando.ë logico que nao é sua culpa.mas que ta caindo esta.Eu vou comprar de outro fabricante pra testar.

Ahh..recebi a asinha aqui direitinho, conforme combinado.Muito obrigado.

O Rico(Ricolucio) tambem mandou lhe agradecer.

DaReZzO
membro

Mensagempor DaReZzO » 02 Mai 2007 20:21

O meu esc é um EMAX de 25 A...
Será que precisa configurar algo ?

Odair Justo
membro

Mensagempor Odair Justo » 02 Mai 2007 20:46

O EMAX 25 tem 2 configurações programáveis para bateria:

Tipo de proteção de baixa voltagem: ( Cutoff Mode) Redução da potência ou corte. Vem programado para redução

Proteção para baixa voltagem (Cutoff Threshold): Baixa (2,6V/cel)/ Média (2,85V/Cel) /Alta (3,1V/cel)
Vem programada para média, isto é, 8,55V para 3S

Para evitar problemas com as baterias é melhor reprogramar para Alta ( 3,1v/cel)

scooth
membro

Mensagempor scooth » 03 Mai 2007 01:25

Lendo esse post to vendo que parece que muita gente pensa que o ESC corta em 3V por celula!
Mais é o seguinte, sao 3 celulas, entao tem que corta com 9V, correto né?
Mais oq acontece é o seguinte, quando o esc verifica que chego em 9V, ele vai corta, mais as celulas podem estar assim: 3,5 / 3,5 / 2,0! Entao, é certeza que a celula com 2V, vai inxar! Existe alguns escs no qual tu liga atravez d outro plug no conector de balanceamento, no qual fica monitorando as celulas para evitar que a celula fique com menos de 3V!
E foi como o Odair disse, tem escs no qual vem com a média voltagem configurada!
Procurem configurar seus escs antes do primeiro voo!
Os esc da Himodel mesmo tem escolha de corta pra 2,5 /2,75 e 3V! é so configurar!
Falow

rasec_jj
membro
Contato:

Mensagempor rasec_jj » 03 Mai 2007 09:30

Bem... Nunca tive problemas com baterias hyperion, polyquest, 3E e Footo Power. Nunca inchei uma bateria dessas! Mas a minha himodel inchou sem motivos aparentes!
Tem um monte de gente reclamando de baterias inchadas e só ouço dizer himodel, himodel, himodel... Porém outros estão satisfeitos!
O que pode ter acontecido é de essas pessoas e eu ter comprado um lote com defeito de fabricação. Mas como todo consumidor não gosta de perder dinheiro, não compro mais himodel!

Abraços

vinicius ET
membro
Contato:

Mensagempor vinicius ET » 03 Mai 2007 10:43

Poxa, quando eu pouso meu aero, a bat ainda está com mais de 11 volts...balanceada...e incha...hehehe...Vou começar a deixá-las na geladeira e levar balde de gelo para o campo...
BELO HORIZONTE/MG -

fred
Patrocinador
Patrocinador
Contato:

Mensagempor fred » 03 Mai 2007 11:58

Bom dia Rick.

Vamos por favor agir como adultos e sem insultos desnecessários,principalmente no fórum,o qual sempre me pronuncio em prol de ajudar.e instruir ...sempre .

Sabe que nunca me omito em relaçâo a problemas com produtos que vendo,dou todo o apoio .

Cheque seu speed e veja se não está descarregando as lipos a menos de 3 volts.

Faça também o teste que te passei e me fale.

Estou entre as melhores lojas de nosso hobby hoje graças a meus procedimentos e retidão nos negócios.

Não achei nada oportuna sua colocação,mas saiba que como empresário estou aqui para bem servir e realizar sonhos e não pesadelos.

Um abraço
FRED
RCTECH TEAM
www.rctechshop.com.br
AS MELHORES MARCAS , NA RCTECH.

Rodrigo Braugini
membro

Mensagempor Rodrigo Braugini » 03 Mai 2007 12:27

[quote:e33bd948c9="fred"]Bom dia Rick.

Vamos por favor agir como adultos e sem insultos desnecessários,principalmente no fórum,o qual sempre me pronuncio em prol de ajudar.e instruir ...sempre .

Sabe que nunca me omito em relaçâo a problemas com produtos que vendo,dou todo o apoio .

Cheque seu speed e veja se não está descarregando as lipos a menos de 3 volts.

Faça também o teste que te passei e me fale.

Estou entre as melhores lojas de nosso hobby hoje graças a meus procedimentos e retidão nos negócios.

Não achei nada oportuna sua colocação,mas saiba que como empresário estou aqui para bem servir e realizar sonhos e não pesadelos.

Um abraço
FRED
RCTECH TEAM[/quote:e33bd948c9]

Tenho 4 lipos , uma delas é himodel.. está funcionando perfeitamente, mais já tive uma que inchou , comprei do Fred e ele trocou sem problemas... eu uso e indico as himodel.

O unico problema delas é o peso, mas somente isso.

Abração
"De tudo que ganhei na vida, 90% eu bebi e 10% dei para o garçom"

betodebem
membro
Contato:

Mensagempor betodebem » 03 Mai 2007 15:59

Baterias pesadas e com muitas reclamações, é melhor evitar, é pra isso que serve a concorrência pessoal, estou fora das Himodel! :)

Tenho duas 3E que nunca me deram dor de cabeça, estou muito satisfeito com a marca...

Abraços,

Beto

Odair Justo
membro

Mensagempor Odair Justo » 03 Mai 2007 18:22

Eu só tenho 2 himodel, uma de 1000mAh e uma de 1300mAh ambas 3S e ambas a mais de 1 ano, estão perfeitas. Magrinhas e durinhas.
Um detalhe que citei acima é muito importante, a maioria dos ESC's vem de fábrica com voltagem de corte abaixo de 3,0V.
Isso não é problema para mim que muito raramente voo até o corte.
Pode também não ser problema para algumas marcas de baterias, mas pode ser para outras.
Eu entendo que se os fabricantes de ESC's dão a opção de corte abaixo de 3,0V tais como 2,6V, 2,8,etc, pelo menos teoricamente e ao meu ver, elas deveriam aguentar essas voltagens mais baixas.
Entretanto a maioria dos fabricantes de baterias recomendam não baixar de 3,0V, inclusive a Hyperion e Polyquest , portanto concluímos que:
Alguns nunca programaram seus ESC's para corte com 3,0V, e ainda, que alguns voam frequêntemente até o corte ( é o que mais vejo) e inadvertidamente acabam por danificar ou diminuir a vida útil das baterias.
Devo admitir que sempre deixei meus ESC's com corte default de fábrica, mas nunca danifiquei nenhuma por parar de voar ao menor sinal de falta de potência.
Vou reprogramar todos os meus ESC's para 3,0V pelo menos.

pt001
membro

Mensagempor pt001 » 03 Mai 2007 19:11

companheiros,

no rcgroups e wattflyer não tem himodel no ranking.

um abraço,
julio

DaReZzO
membro

Mensagempor DaReZzO » 03 Mai 2007 19:25

Odair, como eu programo o meu esc??? Não faço ideia!

Eu Também estou fazendo isso! Estou voando, mas quando vejo que esta perdendo força, desço e dou uma medida na bateria! A minha himodel, apesar do susto, ainda esta magrinha!
abraços

Ah, uma vez eu vi sobre uns cartões, é com eles que se configura??? Sem eles não tem jeito?

Odair Justo
membro

Mensagempor Odair Justo » 03 Mai 2007 19:46

Darezzo
Você pode programar pelo rádio ( creio que você deve ter o manual) ou então com um cartão de programação que por sinal é baratinho ( R$ 25,00).
Você pode também mandar pra mim com os parâmetros que quer eu programo para você.

DaReZzO
membro

Mensagempor DaReZzO » 03 Mai 2007 19:49

Mas o meu rádio é bem basicão Odair =/ !!! É aquele 4yf prateado!!! Eu ia trocar de rádio mas resolvi dar um $tempo$...

Ahhhh o cartão é barato mesmo! Vou procurar quem vende! Alias, você vende? Com um cartão deste eu programo ESC´s de qualquer marca ou só esse modelo da emax?

Odair Justo
membro

Mensagempor Odair Justo » 03 Mai 2007 20:28

Qualquer rádio serve.

coelho72
membro

Mensagempor coelho72 » 04 Mai 2007 09:44

Esses tempos comprei uma himodel 1700mAh 3s 20C na asas elétricas.
Fiz uns 5 vôos para testar, e achei que ela estava durando menos do que a gws 1300mAh que eu usava antes no mesmo avião. Ciclei ela no triton e não deu outra: pegava só 1100mAh de carga, balanceei, e mesmo assim continuou igual.
Sorte que os caras são sérios e trocaram.

Rmaia3D
membro
Contato:

Mensagempor Rmaia3D » 04 Mai 2007 10:29

Sempre tive uma certa "restrição" quanto às HiModel, mas um belo dia resolvi comprar uma 3S de 1000 mAh para experimentar e ver se realmente valia a pena ou não.

O resultado foi que ela passou muito das expectativas. Em termos de manter voltagem por célula sob carga, ela se saiu muito melhor uma ThunderPower ProLite 910 mAh. Eu tenho os gráficos do wattmeter que comprovam isso, se algúem quiser ver eu posto aqui.

Aqui vai uma análise dos fatos mais detalhada, que já postei em outro tópico também:

[quote:15ff4a32de]Eu tenho uma 3S 1000mAh da HiModel 20/28C. Vamos aos fatos técnicos, friamente:
Prós:
- Capacidade de descarga: sob uma carga de 15C, começando 100% carregada ela mantém até 3.5 a 3.45 V por célula, o que é excelente. Começando com 50% carregada, ela mantém 3.3~3.2V por célula sob os mesmos 15C, também excelente.

Contras:
- Peso. A 3S 1000mAh pesa o mesmo (96 gramas) que uma Hyperion 1200 mAh LiteStormVX também 3S. Em termos de peso, a Hyperion vale mais a pena, pois pelo mesmo peso se tem mais capacidade de armazenagem.
- Dificuldade em manter o balanceamento, pricipalmente nas primeiras cargas. Durante os 4 primeiro ciclos, fiz como me foi recomendado pelo departamento técnico da Hyperion, ou seja, carregar a 0.5C e nunca exceder 10C em vôo e evitar descarragar abaixo de 40% da capacidade. Eu mantive uma média de no máximo 8C em vôo durante os 5 primeiros ciclos. E carregando sempre a 0.5C. Entre os três primeiros ciclos, não usei balanceador, mas monitorei de perto a voltagem individual de cada célula. Para começar, ela já veio "de fábrica" com 0.08V de diferença. Não muito crítico, mas longe do ideal 0.02V. Depois da primeira descarga (apenas 60% da capacidade), essa diferença subiu para 0.12V. No terceiro ciclo, alcançou 0.2V. Então pus no balanceador.
De maneira geral, a cada 2 ou 3 ciclos é essencial usar o balanceador. Ela perde balanceamento rapidinho.

Agora comprei uma 4S 3300mAh 15C da HiModel também. Ainda não a usei. Mas se for de interesse, posso postar minhas impressões depois dos primeiros ciclos com ela.[/quote:15ff4a32de]
- "O verdadeiro erro não está em tentar e fracassar, e sim ao tentar, não dar o melhor de si."

Rmaia3D
membro
Contato:

Mensagempor Rmaia3D » 04 Mai 2007 10:48

E ainda...

Não é só manter a amperagem do motor dentro das especificações da bateria que irá garantir um bom funcionamento da mesma. Existe uma enorme gama de outros cuidados necessários.

O primeiro e mais importante deles, que não é muito conhecido, mas basta enviar um e-mail para qualquer suporte técnico de fabricante de baterias que eles irão lhe recomendar é o [b:b2b977ee71]amaciamento[/b:b2b977ee71] da bateria. Sim, igualmente aos motores glow, as baterias precisam de um período de amaciamento. Só que amaciar uma bateria é bem mais simples que amaciar um motor glow, só exige paciência e disciplina.

Em geral, para os primeiros 5 ciclos da bateria evite drenar mais do que a metade da amperagem contínua especificada (exemplo, se for uma bateria para 20A contínuo, evite passar de 10A) e use apenas 60% da carga da bateria, ou seja, quando você pousar, ele ainda estará com mais de 3.5V por célula. Isso é essencial nesses primeiros ciclos.
Outra coisa é não terminar de voar e carregar imediatamente. Deixe a bateria "descansar" por 15 a 30 minutos (isso vale não só para o amaciamento mas para durante toda a vida útil da bateria) antes de carregá-la novamente. Também não carregue a 1C, programe o carregador para ficar entre 0.3C e 0.5C. Além disso, monitore o balanceamento das células a cada ciclo, se der uma diferença maior que 0.1V entre uma célula e outra, balanceie.

Depois do período de "amaciamento", outros cuidados são essenciais para uma vida longa da bateria. Primeiro é nunca exceder as recomendações do fabricante. Isso reduz drasticamente a vida útil das mesmas. Sempre considere um fator de segurança de 2 em relação à especificação contínua da bateria (ou seja, para um motor que irá consumir 15A, use uma bateria para 30A [u:b2b977ee71]contínuos[/u:b2b977ee71]).

Evite guardar as baterias carregadas 100% por mais que um ou dois dias. Para mais tempo, mantenha-as com 40% de carga apenas.

Evite a todo custo usar mais que 80% da capacidade da bateria. Por exemplo, se você tem uma bateria de 1000 mAh, não use mais do que 800 mAh. Em geral, usando até esse ponto, a voltagem de cada célula fica sempre acima de 3V. Nada de voar até o ESC cortar!!

Sempre balanceie as células quando a diferença de voltagem entre elas passar de 0.1V. Por aí dizem 0.2V, mas é bom ter essa margem de segurança. Passou de 0.1V, balanceador nela.

Sempre carregue a 1C ou menos (0.8C é o ideal).

Guarde as baterias em local seco e fresco, ao abrigo do calor e luz solar. Sim, frase de rótulo, mas que se encaixa perfeitamente para as baterias.

Esses são todos os cuidados que eu adoto, e até hoje, em dois anos de LiPo's, nunca tive problemas. :)

Embora muitos pensem assim, elétrico não é só carregar, plugar e voar...
:shock:
- "O verdadeiro erro não está em tentar e fracassar, e sim ao tentar, não dar o melhor de si."

DaReZzO
membro

Mensagempor DaReZzO » 04 Mai 2007 10:55

Poisé... A minha só estou carregando com o balanceador junto! Alguns reclamam que demora mais, mas pelo menos fica mais garantido!

Tabajara_Top_Fuel
membro

Mensagempor Tabajara_Top_Fuel » 21 Mai 2007 14:24

Eu sempre usei Himodel, nunca me deixaram na mão. Tenho duas 1700 20c uma 1300 20c e duas 1000 12c todas 3S. Só que tem um detalhe: só carrego com balaceador e quase nunca ultrapasso 1C de carga.
Só uma estufou um pouco quando carreguei num carregador rápido GWS, esses de R$ 40,00 a R$ 50,00, por 15 min. Nunca use carregadores desse tipo, são uma porcaria.

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”