Baterias HIMODEL

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

Qualquer rádio serve.
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Esses tempos comprei uma himodel 1700mAh 3s 20C na asas elétricas.
Fiz uns 5 vôos para testar, e achei que ela estava durando menos do que a gws 1300mAh que eu usava antes no mesmo avião. Ciclei ela no triton e não deu outra: pegava só 1100mAh de carga, balanceei, e mesmo assim continuou igual.
Sorte que os caras são sérios e trocaram.
Avatar do usuário
Rmaia3D
membro
Mensagens: 275
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 2:17 pm
Localização: Campo Largo - PR
Contato:

Mensagem por Rmaia3D »

Sempre tive uma certa "restrição" quanto às HiModel, mas um belo dia resolvi comprar uma 3S de 1000 mAh para experimentar e ver se realmente valia a pena ou não.

O resultado foi que ela passou muito das expectativas. Em termos de manter voltagem por célula sob carga, ela se saiu muito melhor uma ThunderPower ProLite 910 mAh. Eu tenho os gráficos do wattmeter que comprovam isso, se algúem quiser ver eu posto aqui.

Aqui vai uma análise dos fatos mais detalhada, que já postei em outro tópico também:

[quote:15ff4a32de]Eu tenho uma 3S 1000mAh da HiModel 20/28C. Vamos aos fatos técnicos, friamente:
Prós:
- Capacidade de descarga: sob uma carga de 15C, começando 100% carregada ela mantém até 3.5 a 3.45 V por célula, o que é excelente. Começando com 50% carregada, ela mantém 3.3~3.2V por célula sob os mesmos 15C, também excelente.

Contras:
- Peso. A 3S 1000mAh pesa o mesmo (96 gramas) que uma Hyperion 1200 mAh LiteStormVX também 3S. Em termos de peso, a Hyperion vale mais a pena, pois pelo mesmo peso se tem mais capacidade de armazenagem.
- Dificuldade em manter o balanceamento, pricipalmente nas primeiras cargas. Durante os 4 primeiro ciclos, fiz como me foi recomendado pelo departamento técnico da Hyperion, ou seja, carregar a 0.5C e nunca exceder 10C em vôo e evitar descarragar abaixo de 40% da capacidade. Eu mantive uma média de no máximo 8C em vôo durante os 5 primeiros ciclos. E carregando sempre a 0.5C. Entre os três primeiros ciclos, não usei balanceador, mas monitorei de perto a voltagem individual de cada célula. Para começar, ela já veio "de fábrica" com 0.08V de diferença. Não muito crítico, mas longe do ideal 0.02V. Depois da primeira descarga (apenas 60% da capacidade), essa diferença subiu para 0.12V. No terceiro ciclo, alcançou 0.2V. Então pus no balanceador.
De maneira geral, a cada 2 ou 3 ciclos é essencial usar o balanceador. Ela perde balanceamento rapidinho.

Agora comprei uma 4S 3300mAh 15C da HiModel também. Ainda não a usei. Mas se for de interesse, posso postar minhas impressões depois dos primeiros ciclos com ela.[/quote:15ff4a32de]
- "O verdadeiro erro não está em tentar e fracassar, e sim ao tentar, não dar o melhor de si."
Avatar do usuário
Rmaia3D
membro
Mensagens: 275
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 2:17 pm
Localização: Campo Largo - PR
Contato:

Mensagem por Rmaia3D »

E ainda...

Não é só manter a amperagem do motor dentro das especificações da bateria que irá garantir um bom funcionamento da mesma. Existe uma enorme gama de outros cuidados necessários.

O primeiro e mais importante deles, que não é muito conhecido, mas basta enviar um e-mail para qualquer suporte técnico de fabricante de baterias que eles irão lhe recomendar é o [b:b2b977ee71]amaciamento[/b:b2b977ee71] da bateria. Sim, igualmente aos motores glow, as baterias precisam de um período de amaciamento. Só que amaciar uma bateria é bem mais simples que amaciar um motor glow, só exige paciência e disciplina.

Em geral, para os primeiros 5 ciclos da bateria evite drenar mais do que a metade da amperagem contínua especificada (exemplo, se for uma bateria para 20A contínuo, evite passar de 10A) e use apenas 60% da carga da bateria, ou seja, quando você pousar, ele ainda estará com mais de 3.5V por célula. Isso é essencial nesses primeiros ciclos.
Outra coisa é não terminar de voar e carregar imediatamente. Deixe a bateria "descansar" por 15 a 30 minutos (isso vale não só para o amaciamento mas para durante toda a vida útil da bateria) antes de carregá-la novamente. Também não carregue a 1C, programe o carregador para ficar entre 0.3C e 0.5C. Além disso, monitore o balanceamento das células a cada ciclo, se der uma diferença maior que 0.1V entre uma célula e outra, balanceie.

Depois do período de "amaciamento", outros cuidados são essenciais para uma vida longa da bateria. Primeiro é nunca exceder as recomendações do fabricante. Isso reduz drasticamente a vida útil das mesmas. Sempre considere um fator de segurança de 2 em relação à especificação contínua da bateria (ou seja, para um motor que irá consumir 15A, use uma bateria para 30A [u:b2b977ee71]contínuos[/u:b2b977ee71]).

Evite guardar as baterias carregadas 100% por mais que um ou dois dias. Para mais tempo, mantenha-as com 40% de carga apenas.

Evite a todo custo usar mais que 80% da capacidade da bateria. Por exemplo, se você tem uma bateria de 1000 mAh, não use mais do que 800 mAh. Em geral, usando até esse ponto, a voltagem de cada célula fica sempre acima de 3V. Nada de voar até o ESC cortar!!

Sempre balanceie as células quando a diferença de voltagem entre elas passar de 0.1V. Por aí dizem 0.2V, mas é bom ter essa margem de segurança. Passou de 0.1V, balanceador nela.

Sempre carregue a 1C ou menos (0.8C é o ideal).

Guarde as baterias em local seco e fresco, ao abrigo do calor e luz solar. Sim, frase de rótulo, mas que se encaixa perfeitamente para as baterias.

Esses são todos os cuidados que eu adoto, e até hoje, em dois anos de LiPo's, nunca tive problemas. :)

Embora muitos pensem assim, elétrico não é só carregar, plugar e voar...
:shock:
- "O verdadeiro erro não está em tentar e fracassar, e sim ao tentar, não dar o melhor de si."
Avatar do usuário
DaReZzO
membro
Mensagens: 1175
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 5:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por DaReZzO »

Poisé... A minha só estou carregando com o balanceador junto! Alguns reclamam que demora mais, mas pelo menos fica mais garantido!
Avatar do usuário
Tabajara_Top_Fuel
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Sáb Out 28, 2006 12:25 am

Mensagem por Tabajara_Top_Fuel »

Eu sempre usei Himodel, nunca me deixaram na mão. Tenho duas 1700 20c uma 1300 20c e duas 1000 12c todas 3S. Só que tem um detalhe: só carrego com balaceador e quase nunca ultrapasso 1C de carga.
Só uma estufou um pouco quando carreguei num carregador rápido GWS, esses de R$ 40,00 a R$ 50,00, por 15 min. Nunca use carregadores desse tipo, são uma porcaria.
Responder