Fonte para carregador

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Leovaldo-Bragança
membro
Mensagens: 375
Registrado em: Dom Jan 30, 2005 1:06 am
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem por Leovaldo-Bragança »

Qual a corrente média que consigo com uma fonte dessas? Estava lendo o manual do triton e ele diz que para utilizar todo o potencial do carregador é necessário uma corrente de 13A.. Será que é isso mesmo? Posso conseguir isso com um fonte de computador?

Ao testar a fonte esta estava variando muito a voltagem. Então coloquei um hd para tentar estabilizar e a voltagem ficou variando 0,02 volts. Isto é seguro?

Abs,

Leovaldo
Avatar do usuário
Ronin
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 660
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 8:32 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Ronin »

As fontes de PC não foram projetadas para funcionar sem nada ligada nelas. Portanto TEM que pendurar alguma coisa na saída de 5V, pode ser um HD, uma lâmpada de 12V (uso uma lâmpada dicróica), um resistor de fio, etc. Dae elas estabilizam o 12V, podendo variar até 5% pra cima ou pra baixo.

Depende da especificação da fonte, a saída de 12V pode variar de 8A a 40A.
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

Vem cá pessoal, eu conecto meu carregar no xicote da fonte da minha cpu! Passei o chicote pela trazeira da cpu, e deixei pra fora. QUando eu carrego minhas baterias, conecto meu carregador no xicote, com o positivo no fio amarelo e o negativo no fio preto. Só isso mais nada! To criando problemas fazendo isso? Com o multimetro tá dado 12v a saida do xicote
Vitaum
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mai 09, 2006 9:40 pm
Localização: Santos / Sao Paulo
Contato:

Mensagem por Vitaum »

Pessoal,
Depois de muito tempo estou voltando a brincar com esses elétricos. Este final de semana encontrei um pessoal voando elétricos, aki em Santos e eles me deram uma boa dica, para carregar as baterias com a fonte do PC, dentro de casa. Sempre carreguei na bateria do carro. Aí tentei mas não consegui. Acho q fiz alguma coisa errada. O meu carregador é um Graupner, Ultramat 5. Peguei uma fonte de um PC e liguei na tomada. Medi com o multimetro as saidas da fonte e elas tinham 12,7 volts. Aí liguei o carregador, mas nem sinal. Na bateria do carro, funciona sem problemas. Aonde estou errando?
Vlw pela ajuda pessoal.
Vitaum.
A gente leva da vida a vida que a gente leva. Viva como se fosse o último dia de sua Vida e aprenda tudo como se fosse viver eternamente.
Avatar do usuário
Ronin
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 660
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 8:32 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Ronin »

Meça a voltagem quando vc liga o carregador pra ver se a voltagem não baixou.

Se baixou, pendura alguma coisa na linha de 5V como explicado em alguns posts acima.
Avatar do usuário
mnovaes
membro
Mensagens: 1255
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:33 pm

Mensagem por mnovaes »

[quote:464efbdf8c="Ronin"]Meça a voltagem quando vc liga o carregador pra ver se a voltagem não baixou.

Se baixou, pendura alguma coisa na linha de 5V como explicado em alguns posts acima.[/quote:464efbdf8c]
ou entao faça como eu ....
costumo colocar o fio preto em curto com o verde .... ai ele mantem em 12v estavel
..............
Avatar do usuário
Ronin
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 660
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 8:32 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Ronin »

Numa fonte ATX, ligando o fio verde com o preto apenas liga a fonte.
Vitaum
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mai 09, 2006 9:40 pm
Localização: Santos / Sao Paulo
Contato:

Mensagem por Vitaum »

Entaum pessoAll,
Li os tópicos todos e tentei de novo, ligar meu carregador na fonte do PC. Mas naum adiantou. O meu carregador, é um Graupner, Ultramat 5. Ninguém tem um desse? Para funcionar, segundo o manual, ele precisa de 12V e no mínimo 20 Ah. Naum sei se a fonte do PC pode fornecer isso de amperagem. Pelo q medi, acho que dá no máximo uns 3 a 3,5 Ah, se é q medi certo. Se for isso mesmo, acho q naum tem jeito né.
Vlw e []s
Vitaum.
A gente leva da vida a vida que a gente leva. Viva como se fosse o último dia de sua Vida e aprenda tudo como se fosse viver eternamente.
Avatar do usuário
Ronin
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 660
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 8:32 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Ronin »

As fontes ATX genericas fornecem na linha de 12V uma media de 15A, depende muito da qualidade da fonte, chegando a 18A.
As mais caras, chamadas de fontes de potencia real (Thermaltake, Coolermaster, Zippy, 7Team, Enermax,etc) chegam a fornecer até 40A, mas divididos em 12V1, 12V2, 12V3, até 12V4. Mas essas fontes são caras, sendo as mais baratas custando a partir de R$ 200,00 até mais de 1000,00.
No seu caso, acho melhor procurar uma outra solução, pois nenhuma fonte ATX de computador de custo baixo vai te fornecer 20A na linha de 12V.
Responder