LiFePO4 3.2V 2300 mAh
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[quote:1272eaa80a="caioect"]O motor CF2822 é para modelos leves de ~500g... para um modelo de porte médio ~ 1kg vc vai precisar de um motor mais forte... como os motores emax BL 2815 e o BL2820.... Dependendo do modelo até o Emax 2810 fique bom.
Agora para conseguir 20 min de vôo com um pack 3s 2300 mAh, o consumo deve ficar abaixo dos 10A... nesse caso terá que voar usando meio acelerador.
O emax BL2810 pode ser o mais adequado... deve dar um 1kg de empuxo consumindo no max 25A... Se voar com o motor todo acelerado terá apenas 6 min de vôo... mas se usar meio acelerador pode até chegar nos 20 min. Terá uma média de 10 -15min de vôo.[/quote:1272eaa80a]
Perfeito Caio, a intenção é fugir das Lipo e tambem montar um modelinho de porte médio mais estável, como ainda só comprei um carregador Imax estou lendo muito pra acertar de 1a. Bom uma ultima pergunta, Servos pra essa configuração, um SG90 daria conta?
Config:
Emax 2810
ESC 30A
Servos SG90 1,2kg
3S 2300
no inicio apenas pretendo montar um modelo mais calmo asa alta 1,20m umas 750g
Agora para conseguir 20 min de vôo com um pack 3s 2300 mAh, o consumo deve ficar abaixo dos 10A... nesse caso terá que voar usando meio acelerador.
O emax BL2810 pode ser o mais adequado... deve dar um 1kg de empuxo consumindo no max 25A... Se voar com o motor todo acelerado terá apenas 6 min de vôo... mas se usar meio acelerador pode até chegar nos 20 min. Terá uma média de 10 -15min de vôo.[/quote:1272eaa80a]
Perfeito Caio, a intenção é fugir das Lipo e tambem montar um modelinho de porte médio mais estável, como ainda só comprei um carregador Imax estou lendo muito pra acertar de 1a. Bom uma ultima pergunta, Servos pra essa configuração, um SG90 daria conta?
Config:
Emax 2810
ESC 30A
Servos SG90 1,2kg
3S 2300
no inicio apenas pretendo montar um modelo mais calmo asa alta 1,20m umas 750g
Marcus,
O motor emax CF2822 fica bom em modelos leves de até 500g... talves seja mais indicado usar um pack 3s A123 1100mAh... que possui ~ 130g. Em que modelo pretende colocar?
http://www.aircraft-world.com/shopexd.asp?id=5230
Cmt Rocha,
Para um treinador asa alta dá sim... mas recomendo colocar 1 em cada aileron. No profundor e leme seria bom um servo de 9g mais forte e confiável de 1.5kg/cm.
O emax 2810 (max de 25A) será mais do que o suficiente para um modelo de 750g... não esqueça de levar em conta que um pack de LiFe 3s 2300mAh possui ~ 250g.
Deve ficar muito próximo ao Taylorcraft 450 ARF da e-flite: ~850g, 117cm de env. motor eflite BL450 980kv, LiPO 3s 2100mAh, 4 Sub-Micro servos S75 1.2kg/cm
http://www.e-fliterc.com/Products/TechnicalSpecs.aspx?ProdID=EFL2625
Dê uma olhada neste outro modelo.... é um pouco maior ~1.1kg, 134 cm de env, utiliza um motor torque 2818 com LiPO 3s 2100mAh e servos Hitec HS65 de 1.8 kg/cm... Deve ficar muito bom com um pack LiFe 3s 2300mAh.
http://www.3dhobbyshop.com/detail.aspx?ID=2097
Abraços,
Caio
O motor emax CF2822 fica bom em modelos leves de até 500g... talves seja mais indicado usar um pack 3s A123 1100mAh... que possui ~ 130g. Em que modelo pretende colocar?
http://www.aircraft-world.com/shopexd.asp?id=5230
Cmt Rocha,
Para um treinador asa alta dá sim... mas recomendo colocar 1 em cada aileron. No profundor e leme seria bom um servo de 9g mais forte e confiável de 1.5kg/cm.
O emax 2810 (max de 25A) será mais do que o suficiente para um modelo de 750g... não esqueça de levar em conta que um pack de LiFe 3s 2300mAh possui ~ 250g.
Deve ficar muito próximo ao Taylorcraft 450 ARF da e-flite: ~850g, 117cm de env. motor eflite BL450 980kv, LiPO 3s 2100mAh, 4 Sub-Micro servos S75 1.2kg/cm
http://www.e-fliterc.com/Products/TechnicalSpecs.aspx?ProdID=EFL2625
Dê uma olhada neste outro modelo.... é um pouco maior ~1.1kg, 134 cm de env, utiliza um motor torque 2818 com LiPO 3s 2100mAh e servos Hitec HS65 de 1.8 kg/cm... Deve ficar muito bom com um pack LiFe 3s 2300mAh.
http://www.3dhobbyshop.com/detail.aspx?ID=2097
Abraços,
Caio
O Imax B6 carrega sim. Porém fornece no max 5A de carga e potência max de 50W!
pack 2300 / taxa max de carga / tempo de carga
3s -> 2.0C (4.6 A) -> ~ 30 min
4s -> 1.5C (3.5 A) -> ~ 40 min
5s -> 1.2C (2.8 A) -> ~ 50 min
6s -> 1.0C (2.3 A) -> ~ 60 min
Para carregar um pack em 15min a taxa de carga deve ser de 4C (9.2A)... logo precisrá de um carregador que forneça no mínimo 10A e alta potência de saída:
pack 2300 / potência
3s -> 103W
4s -> 137W
5s -> 172W
6s -> 205W
Abraços,
Caio
pack 2300 / taxa max de carga / tempo de carga
3s -> 2.0C (4.6 A) -> ~ 30 min
4s -> 1.5C (3.5 A) -> ~ 40 min
5s -> 1.2C (2.8 A) -> ~ 50 min
6s -> 1.0C (2.3 A) -> ~ 60 min
Para carregar um pack em 15min a taxa de carga deve ser de 4C (9.2A)... logo precisrá de um carregador que forneça no mínimo 10A e alta potência de saída:
pack 2300 / potência
3s -> 103W
4s -> 137W
5s -> 172W
6s -> 205W
Abraços,
Caio
Novos testes com o pack 3s: (motor emax 2820 / speed emax 60A)
Primeiro carreguei o pack com taxa de carga de 2C ( 4.6A ). Como já possuia uma certa quantidade de carga, carregou 700mAh em 9min! Após cada teste o pack foi recarregado com taxa de 2C ( 4.6A ).
pack 3s, hélice APC 11 x 5,5E, consumo max 17A, potência 148W, rotação 7200rpm -> ~1.0kg de empuxo
pack 3s, hélice APC 12 x 6E, consumo max 24A, potência 206W, rotação 6800rpm -> ~1.2kg de empuxo
pack 3s, hélice APC 12 x 8E, consumo max 25A, potência 212W, rotação 6400rpm -> ~1.2kg de empuxo
pack 3s, hélice APC 13 x 6.5E, consumo max 28A, potência 235W, rotação 6200rpm -> ~1.4kg de empuxo
pack 3s, hélice APC 13 x 8E, consumo max 30A, potência 250W, rotação 6000rpm -> ~1.5kg de empuxo
(Os valores de empuxo não foram medidos e sim calculados usando o AeroNuts_Calc)
Com a maior hélice (APC 13 x 8E) a descarga foi de ~13C (30A) e a tensão se manteve em 8.3V, o que dá 2.77V/célula! Com certeza estas células aceitam bem mais do que isto!
Para chegar nos 15C de descarga ou mais terei que usar:
1) uma hélice maior... porém terei baixa rotação.
2) um pack 4s... deve ficar perfeito neste motor!
3) um motor que tenha um kv mais elevado, na faixa dos 1200 - 1300kv... seria o ieal para um pack 3s!
Abraços,
Caio
Primeiro carreguei o pack com taxa de carga de 2C ( 4.6A ). Como já possuia uma certa quantidade de carga, carregou 700mAh em 9min! Após cada teste o pack foi recarregado com taxa de 2C ( 4.6A ).
pack 3s, hélice APC 11 x 5,5E, consumo max 17A, potência 148W, rotação 7200rpm -> ~1.0kg de empuxo
pack 3s, hélice APC 12 x 6E, consumo max 24A, potência 206W, rotação 6800rpm -> ~1.2kg de empuxo
pack 3s, hélice APC 12 x 8E, consumo max 25A, potência 212W, rotação 6400rpm -> ~1.2kg de empuxo
pack 3s, hélice APC 13 x 6.5E, consumo max 28A, potência 235W, rotação 6200rpm -> ~1.4kg de empuxo
pack 3s, hélice APC 13 x 8E, consumo max 30A, potência 250W, rotação 6000rpm -> ~1.5kg de empuxo
(Os valores de empuxo não foram medidos e sim calculados usando o AeroNuts_Calc)
Com a maior hélice (APC 13 x 8E) a descarga foi de ~13C (30A) e a tensão se manteve em 8.3V, o que dá 2.77V/célula! Com certeza estas células aceitam bem mais do que isto!
Para chegar nos 15C de descarga ou mais terei que usar:
1) uma hélice maior... porém terei baixa rotação.
2) um pack 4s... deve ficar perfeito neste motor!
3) um motor que tenha um kv mais elevado, na faixa dos 1200 - 1300kv... seria o ieal para um pack 3s!
Abraços,
Caio