tx hitec 4ch com canal 4 "tremendo", como resolver

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
amarantes2001
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 3:29 pm

tx hitec 4ch com canal 4 "tremendo", como resolver

Mensagem por amarantes2001 »

ola pessoal

estou com um problema no meu Hitec focus 4 4ch, a uns dias atrás o radio começou a tremer o ch 4 (como se tivesse ficando fora do alcançe), e é só o 4, os outros estão funcionando normalmente, não é os servos pois tentei com outros.

e o problema não é continuo, ou seja, o problema ocorre, dai para uns 5 minutos, dai ocorre novamente;

qdo troco a chavinha de inversão de servos de posição, dá uma melhorada mais piora novamente, ou as vezes nem diferença faz.

ai abri o rádio:
ele está como se tivesse todo oxidado nas trilhas próximo a chavetinha de inversão do ch 4, e a parte das soldas da bateria e do plug do carregador.

não vi nenhuma trilha rompida, medi com o multimetro para me assegurar, e a chavetinha numero 4 está com a resistencia em seus terminais igual as outras 3.

pergunta:
1 - posso banhar a chavetinha com alcool isopropilico (com uma escovinha de dente)?

2 - limpar as trilhas com alcool isopropilico (mesmo não estando rompidas, porém oxidadas) poderia ajudar? por que motivo ajudaria?

3 - alguém tem alguma idéia de onde pode estar o problema?

4 - tem algum componente no rádio que devo cuidar para não entrar em contato com o alcool?

5 - alguma idéia o que teria acontecido para a placa oxidar desta maneira? (OBS: comprei o rádio usado, e já tinha verificado esta oxidação, porém nunca atrapalhou).

obrigado pessoal pela ajuda, e desculpa o tamanho da mensagem.
Amarantes2001
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Uma vez vi um problema parecido com esse em um receptor futaba, mas bastava colocar ponta do osciloscópio no canal e o problema parava. Coloquei um capacitor de 33pf na saida do sinal e pronto, problema resolvido. Abra o receptor, compre um capacitor ceramico plate de 27 pf ou 33pf e com cuidado solde debaixo da placa.

Em tempo...

o capacitor vai entre o pino de sinal e o terra.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Dá uma lida na chamada "Síndrome do fio preto"...

http://acamg.atspace.com/artigos/pack/packs.htm
http://www.manorc.com.br/inicial_baterias.htm#fiopreto

Essa corrosão vem da bateria, e chega a destruir completamente as trilhas.... Se isso tiver acontecido só fazendo um monte de "pontes" de fio...
Avatar do usuário
amarantes2001
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 3:29 pm

Mensagem por amarantes2001 »

eu já tinha lido sobre a "sindrome do fio preto", e pelo que entendi a oxidação tem uma cor azulada, e no meu caso ela está com uma cor preta sobre as trilhas. No conector do pack com o plug (no próprio fio, antes de chegar na placa), não tem oxidação nenhuma, está legal. Considerando isto posso excluir a possibilidade de ser alguma bateria ventilada?

o pack está durando menos de 2 horas, porém está mantendo a voltagem legal, e a potência também, pois levo o aero longe...

e quanto ao capacitor, eu poderia tentar, porém não tenho idéia qual é a trilha / fio responsável pelo sinal... :(, tem alguma maneira facil de acha-lo? seria o sinal que passa pela chavinha de inversão?, posso usar outros tipos de capacitores (aqueles parecido com um bujãozinho, normalmente de 16V?)

vou tirar umas fotos, ai posto aqui, vou usar o alcool isopropilico também (que vou pegar amanhã, pois tive que mandar manipular :(), se acharem melhor não utiliza-lo, ou onde aplica-lo avisem-me.

obrigado pela ajuda pessoal
Amarantes2001
Avatar do usuário
amarantes2001
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 3:29 pm

Mensagem por amarantes2001 »

a marco, vc falou para colocar o capacitor no receptor, será que poderia ser o receptor? pois da uma parada ou muda o problema qdo abro o tx...

infelizmente moro numa cidade sem aeromodelistas para eu testar com outro receptor, e eu só tenho 1, mas acredito que seja o Tx mesmo...
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Pode usar o isopropilico sem medo, deixe secar e tudo bem...
O capacitor a que o Marco se refere é daqueles que parece uma lentilha, e terá numero gravados na lateral... Os valores sugeridos pelo Marco seriam impressos como 270 ou 330.... (é isso, né Tio Marco ??? ou eu já fiquei gagá de vez ????).
O fato de o fio do conector estar em ordem pode significar também que o fio foi trocado depois que o problema aconteceu....
Raspe o esmalte das trilhas mais comprometidas, exponha o cobre com cuidado, passe um pouco de pasta para soldar e recubra com solda de boa qualidade. Eu uso a marca "Best", 1mm, carretel azul, há uns 30 anos... nunca tive problemas.... Não exagere no aquecimento senão as trilhas se soltam... Se for o caso, coloque um "cabelo" de fio flexivel sobre a trilha e vá acrescentando solda. O fato de o problema parar quando vcê abre o Tx pode ser indicio de solda fria ou trilha rompida.... Examine com uma lupa e boa iluminação...
Abraços e estamos às ordens!
Avatar do usuário
amarantes2001
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 3:29 pm

Mensagem por amarantes2001 »

muito obrigado claudio

amanhã vou limpar com o alcool, depois vou fazer este exame atras de soldas frias e trilhas rompidas

amanhã posto as fotos e se o problema foi resolvido
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Não li que vc abriu o TX e encontrou oxidação.. limpe primeiro com alcool, vc poderia usar alcoo 98GLP mas tem quem secar bem depois, melhor se for isopropilico. Pode ser que a oxidação esteja causando micro-curtos na placa.
Claudio, fique tranquilo.. ainda vc não está gaga.

Ainda.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
amarantes2001
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 3:29 pm

Mensagem por amarantes2001 »

pessoal, fiz a limpeza com isopropilico, tirei toda aquela oxidação amarelada que fica na placa (alguem sabe o motivo desta?), e refiz a solda do conector do pack, pois tava feia a coisa.

o problema parou, vamos ver até quando...

também verifiquei o pack Nicd utilizado no TX, verifiquei celula por celula (utilizando agulhas para ter acesso dentro do termo retratil), e estão todas beleza

(desculpem o tamanho das fotos, mas não consegui deixar elas maiores sem estourar os 40 Kb).
Anexos
depois da limpeza
depois da limpeza
DSC04914 (Small) (Custom).JPG (35.91 KiB) Exibido 3425 vezes
antes da limpeza
antes da limpeza
DSC04910 (Small) (Custom).JPG (34.92 KiB) Exibido 3427 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Está aí um cara que entende do riscado !!! Eu já tive de explicar um monte de vezes essa técnica de verificar célula por célula... heeheh...
O ideal é fazer isso drenando alguma corrente do pack, digamos, uns 500 mA... A comparação fica muito mais realista..
Abraços!
Responder