Bateria Lipo caiu demais a Tensão ... o que eu faço ?!?!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
rogeriomila
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Dez 04, 2007 11:02 am
Localização: Jaraguá - São Paulo - SP

Bateria Lipo caiu demais a Tensão ... o que eu faço ?!?!

Mensagem por rogeriomila »

Galera,

Procurei algo a respeito mas não encontrei, por isso coloquei um tópico novo.
Estava usando 2 baterias 3S em serie e não sei por que uma delas baixou demais a tensão. Ai coloco no Bantam BC5 e ele dá erro de low voltage e não carrega, tem como recussitar essa bateria ?!

Valeu,
Rogério
Avatar do usuário
stefanletzow
membro
Mensagens: 989
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 3:40 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por stefanletzow »

tenta carregar celula por celula.
Outra gambiarra, seria ver a tensao que esta e tentar carregar como 2S, mesmo sendo 3S.
Exemplo, se a lipo esta com 7 Volts, carrega beeeem lento como 2S, ate passar dos 8 volts. Depois disso pare a carga, mude para 3S e tente continuar a partir dali.
rogeriomila
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Dez 04, 2007 11:02 am
Localização: Jaraguá - São Paulo - SP

Mensagem por rogeriomila »

Pra minha decepção ... quando peguei o multimetro pra medir ... a bateria está praticamente zerada ... dá menos de 1 volt.

Acho que essa morreu !!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Já consegui recuperar algumas LiPos nesta situação, fazendo uma carga lenta, pode ser como foi sugerido pelo stefanletzow.

Se conseguir fazê-la subir acima de 3V, faça vários ciclos de carga e descarga a 0,5C em cada célula anotando quanto foi carregado e quanto foi descarregado.

Se ficarem com capacidade próxima (diferença de até 5% vai bem, até 10% tolerável com cuidado), pode voltar a usar, mas sempre verificando o balanceamento.
rogeriomila
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Dez 04, 2007 11:02 am
Localização: Jaraguá - São Paulo - SP

Mensagem por rogeriomila »

Alex,
Como faço para carregar celula por celula?!
Tenho um carregador Bantam BC5 !!!
Estava pensando em usar um Apache 2030 e colocar para carregar a 100mah como NIXX até subir a tensão !!! O que acha ?!?!
Pois os carregadores dão erro pois as células tem menos de 2,8V.
Valeu ...
Avatar do usuário
Ronin
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 660
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 8:32 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Ronin »

carregando como NIxx dá certo. mas fica esperto q a voltagem sobe rapido. coisa de minutos já tem tensão suficiente pra ser reconhecido como lipo

jah ressucitei varias bateria assim. não minhas, mas de colegas de pista. hehehe
rogeriomila
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Dez 04, 2007 11:02 am
Localização: Jaraguá - São Paulo - SP

Mensagem por rogeriomila »

Mas ai carrega normalmente ... não precisa ser célula por célula !??!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Para carregar ou descarregar célula a célular, use um par de conectores banana no BC5, cada um com um fio (preto no negativo e vermelho no positivo de preferência) e um pino de jumper de placa mãe na ponta.

Ligue o negativo no extremo preto do conector de balanceamento, e o positivo no próximo pino.

Depois siga subindo um a um após os ciclos.

Até dá pra fazer isto balanceando, mas você nunca saberá a capacidade real de cada célula.
Avatar do usuário
Ronin
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 660
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 8:32 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Ronin »

[quote:76676aede7="rogeriomila"]Mas ai carrega normalmente ... não precisa ser célula por célula !??![/quote:76676aede7]

nesse caso não precisa ser celula por celula. conecta o pack e manda carga. monitora pra desligar quando a voltagem passar dos 9v. dae vc passa para carregar como lipo, nesse caso com balanceamento.
Estou fechando a loja e queimando o estoque. Tudo a preços abaixo do mercado. Visite.
perfumero2009
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Fev 01, 2009 11:34 pm
Localização: valinhos-são paulo

Mensagem por perfumero2009 »

ola aqui é renato, o q é bc5? o q é pino jumper?
Responder