Por que um ESC de 60A queimou?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Correção: As consequencias é que são devastadoras. O efeito Joule vai acontecer de um jeito ou de outro. a diferença é que o fluxo de ar remove o excesso de calor e compensa o aquecimento, mantendo a temperatura em um patamar menos agressivo.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Todo avião tem abertura em algum lugar, portanto mesmo que seja para fazer escala é possível refrigerar o ESC e a bateria, nem que seja um pouco.

Em modelos a pistão as aberturas são mais óbvias, entrada de ar no cowl e saída pela lateral, por baixo, escapamento, etc.

Em caças a jato dá para derivar é possível desviar um pouco do ar no intake para passar pelo ESC, deixar entrar um pouco de ar por uma entrada NACA ou por uma fenda na porta da bequilha dianteira para passar pela bateria.

Em airliners dá para fazer uma pequena entrada de ar na bequilha dianteira e a saída na cauda, no lugar da APU. Se o ESC ficará na asa, dá para aproveitar a porta do trem principal para deixar alguma abertura.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Foi o que eu fiz no meu 737. O ESC ficava no lugar das rodas do trem quando "baixado e travado". Foi o fim dos meus problemas de ESC naquele modelo. Agora, vou fazer outro LJ31 p/ aproveitar umas EDF64 escovadas, no mesmo esquema.
araripe
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 10:44 pm
Localização: Salvador,BA

ESC

Mensagem por araripe »

O ESC em questão estava de lado de fora do avião. O Fabio diz que o fato de que o dissipador estar tranversal ao eixo do avião interfere na dissipação do calor. Conversei com alguns colegas no Instituto de Física e eles foram unânimes em dizer que neste caso, um dissipador colocado do lado de fora do avião, a orientação teria pouca influência.

Ademais, após o vôo do primeiro dia, aquele que me deixou sorrindo como uma criança, o ESC estava muito frio. Ainda brinquei com Orison dizendo que dava para gelar uma cerveja no ESC.

Sou mais a teoria de que o vôo puxado (arregaçando) do primeiro dia, nos momentos de pico do acelerador, tenha degradado os dois MOSFET e no segundo dia eles já estavam perto de pifar. E pifaram.

Outra coisa: fiz a medida do motor com a furadeira e as três bobinas deram a mesma tensão. Acho portanto que o motor está legal e não foi a a causa do curto do ESC.

Araripe
Alexandre Araripe
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Re: ESC

Mensagem por fabiofleal »

[quote:29f0a79996="araripe"]
Sou mais a teoria de que o vôo puxado (arregaçando) do primeiro dia, nos momentos de pico do acelerador, tenha degradado os dois MOSFET e no segundo dia eles já estavam perto de pifar. E pifaram.

Araripe[/quote:29f0a79996]

E o que foi que eu disse que aconteceu com os meus ESCs, criatura ? Meu Deus....!

Agora essa aí do dissipador ter pouca influencia... vou jogar meu diploma fora depois dessa. A mecanica ds fluidos que me ensinaram está errada, bem como a transferencia de calor. Aliás, o Sr. Incropera está errado. Fox, McDonald, Victor Streeter, Reynolds... Ramalho... tá todo mundo errado!

Pode até ter contribuido pouco p/ o mal-resfriamento global do ESC, pelo fato de ele estar exposto. Mesmo assim, com todo aquele termoretrátil e só ficando o dissipador exposto, a troca termica se dá essencialmente por ele. A menos que a condutividade do termoretratil seja altissima.. Ainda assim, se a turbulencia criada enter as aletas tivesse sido suficiente p/ ele cumprir a função, o excesso de calor dos Mosfets teria sido removido. Não são coisas distintas e, sim, uma contribuindo para a outra. Desde que cimecei a desconfiar disso, tratei de resfriar adequadamente meus ESCs e não tive mais problemas. E apsear do vôo papi-e-mamãe do 737 e do Cessnão, ambos voam no limite de seus ESCs.

O problema do seu ESc foi, com certeza, degradação progressiva dos FETs. Isso não é teoria. É fato, salvo algum problema na fabricação, o que até agora não foi constatado. Estamos com um problema sério em nosso campo: Muito palpite e quase nenhuma atenção às leis da Física, resultando em uma série de achismos e prejuizos. No ultimo ESC que perdi, eu sabia desse risco. Paguei p/ ver e me dei mal sabendo que ia me dar mal: Erro Crasso.
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Na verdade com o ESC do lado de fora duvido que tenha muita influência a posição do dissipador mesmo...

O ideal é com as aletas na direção do vôo, claro, mas mesmo que estejam perpendiculares a turbulência do ar passando por elas a uma boa velocidade gera uma área de baixa pressão e o ar vai ter que vir de algum lugar para compensar, portanto vai acabar refrigerando de qualquer jeito.
araripe
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 10:44 pm
Localização: Salvador,BA

Mensagem por araripe »

Obrigado pelo socorro Alex. Fabio é preciosista. Ele não entende a diferença entre teoria e prática. Longe de mim dizer que a posição de dissipador não faz diferença na teoria. Tb conheço "um pouco" de mecânica dos fluidos e termologia. O que disse é que, repetindo agora as palavras de Alexcmag "duvido que tenha muita influência a posição do dissipador". Posso, se vc quiser, listar uma centena de possíveis variáveis que podem ter gerado o problema. Entre elas, uma ou outra pode ter sido a responsável. Com CERTEZA não foi a dissipação do calor.

Alex, vc teria uma foto do ESC reparado com as trilhas de potência reforçada com fio de cobre?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Infelizmente não tirei foto. Mas não foi difícil.

Basicamente troquei os FETs e testei com um motor menor.

Depois de funcionando, tirei o fio de entrada do ESC, peguei um fio com capa de silicone bem mais mais grosso, descasquei e estanhei o suficiente para atravessar a placa e soldei ao longo da trilha que leva estas tensões a cada ramo da placa, usando um pedaço adicional para chegar nos FETs do meio.

Aí tirei os fios de saída para o motor, peguei fios mais grossos também, descasquei e soldei entre o drai e o source de cada par de FETs.

Com esta ligação direta não se perde energia na placa, que geralmente também é fina (num ESC de 20A obviamente não é projetada para aguentr 60A passando...)

O desenho mostra mais ou menos como ficou.

Enquanto procurava uma foto do Jeti20, achei a do Hyperion 80A.

A foto mostra o que eu disse sobre ele. Neste lado da placa tem 24 FETs, mas repare que tem outra embaixo, e ainda tem mais FETs do outro lado da placa de baixo.

Todos eles o SI4410 (Rds de 0,020 ohm a 4,5V).

Quando eles lançaram este produto eu já usava o IRF7809AV (Rds de 0,007 ohm a 4,5V) há pelo menos 2 anos, o que seria o suficiente para fazer muito melhor com 1/3 dos FETs, o que permitiria usar uma placa só melhorando a dissipação. E não era um produto barato...
Anexos
reforco_esc_dpak.gif
reforco_esc_dpak.gif (27.95 KiB) Exibido 6039 vezes
Copy of FETs_Hyperion80A_DSC03520.JPG
Copy of FETs_Hyperion80A_DSC03520.JPG (61.81 KiB) Exibido 6039 vezes
araripe
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 10:44 pm
Localização: Salvador,BA

Mensagem por araripe »

Valeu!

Vou tirar uma foto do meu ESC e colocar para vc ver.

Outra dúvida. O BEC externo que veio preso ao meu ESC pode ser utilizado em outro ESC diferente que não tem BEC?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Normalmente o BEC externo é externo mesmo, totalmente indepentente.

Serve com qualquer ESC que não tenha BEC ou que esteja com o BEC desabilitado.
Responder