Por que um ESC de 60A queimou?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
araripe
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 10:44 pm
Localização: Salvador,BA

Por que um ESC de 60A queimou?

Mensagem por araripe »

Amigos,
Tive um problema com um ESC de 60A da Mystery e estou tentando entender a causa. Gostaria de saber a opinião de quem tiver experiência com o assunto.

A situação é a seguinte:
Motor 3714
KV (RPM/V) 893
Operating Power 720W
Operating Voltage 2S ~ 5S (6V-20V)
Operating Current 40A-50A
Recommended ESC 50A
Recommended propeller 10x5, 12x6

Max. Thrust 2.25kg / 80oz (12*6props @ 14.8v, 50A max drain)
Typical thrust 1.15kg / 41oz (10*5 props @ 11.1v / 20A)
1.55kg / 42.3oz (12*6 props @ 11.1v / 32A)
1.85kg / 65.3oz (10*5 props @ 14.8v / 34A)

Modelo: EDGE 540 com 120M de envergadura e 1,130 kg total.

No primeiro vôo, com uma hélice 10x6 (notem que os testes acima mencionam 10x5 e 12x6), bateria 4S e um ESC 60A Mystery (comprado junto com o motor), tanto o ESC quanto o motor se mantiveram frios, mesmo voando muitas vezes a 100% (o empuxo medido na bancada a 60% do stick foi de 1,6kg),

Na semana seguinte, na mesma configuração, após dois minutos de vôo (sem muito exagero no acelerador) o motor parou. O ESC queimou dois MOSFET.

O que aconteceu? Qual parâmetro estava fora dos limites? Se com uma 10x5 o consumo previsto é de 34A e com 12x6 o consumo previsto é de 50A, o consumo com uma 10x6 não deveria estar entre 34A e 50A?

O que pode ter feito o ESC queimar?

Detalhe: a bateria e o motor não esquentaram, mas o ESC estava pelando e a temperatura aumentando até que eu desliguei a bateria.

Obrigado

Araripe
Alexandre Araripe
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Hum...

Você usou BEC externo ou só ligou os servos e ESC no RX e voou assim???
araripe
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 10:44 pm
Localização: Salvador,BA

Mensagem por araripe »

Grande Guru e Xará.

O ESC que eu comprei junto com o motor tem um BEC externo que já vem conectado (soldado) ao ESC. Detalhe é que quando o motor cortou o avião estava muito alto, preparando para uma arremetida final em busca do stall para depois descer em parafuso mas antes que eu desse motor pleno o motor cortou. Felizmente estava muito alto e conseguí planar e trazer o avião para a pista e pousar em segurança. Ou seja, o BEC não foi afetado (até mesmo por ser externo) e todas as superfícies de controle estavam funcionando.
Sds
Araripe
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Eu não confio nessas tabelas! Você chegou a medir o consumo?
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Estou acompanhando para ver a opinião dos mais entendidos!

Essa questão de ESC queimando abaixo da corrente máxima leva muita gente a usar ESC para correntes maiores, tentando evitar o problema. No meu caso estou agora montando o ESC do lado de fora do modelo, pensando em garantir o máximo de ventilação e evitar que superaqueça.

O seu caso é interessante, porque o motor e a bateria estavam frios. O motor pode eventualmente ter sido esfriado pelo vento, na aproximação para pouso, mas a bateria teria que estar aquecida se a corrente tivesse ultrapassado o limite, logo se foi corrente só pode ter sido por pulsos, tipo faiscamento em alguma conexão ou componente mal soldado.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Possíveia causas da queima do esc.

Mensagem por Junior »

Oi, araripe.

Bom... tem muitos motivos que podem causar a queima de um esc.
O mais comum é falta de ventilação adequada, mesmo que se use um esc com corrente contínua maior que a consumida pelo motor.
Mas, tratando-se de um Edge 540, creio que não seja esse o problema.
Você já checou se existe curto-circuito nas espiras do motor?
Também pode ser mau-contato, ou fiação com bitola menor que a exigida para a corrente de trabalho, ou comprimento excessivo da fiação.
Este último caso pode gerar faíscas destrutivas que detonam o esc.
Ficam aí algumas dicas para começar a investigação.
Se foram só dois fets queimados, ainda vale a pena consertá-lo.
Boa sorte.

JR.
Junior
araripe
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 10:44 pm
Localização: Salvador,BA

Mensagem por araripe »

Respondendo a todos acima.
Medi o consumo e empuxo antes de colocar o motor no avião (portanto antes do vôo de estréia). A 60% do strick eu abortei porque o empuxo já estava em 1,6kg e fiquei com medo da geringonça que montei não aguentar. A corrente estava em pouco mais de 40A. Portanto não sei qual foi o consumo com 100% do motor com a hélice 10x6.
Infelizmente não embarquei o elogger no modelo para fazer as medidas em vôo.

o ESC fica do lado de fora do avião, em baixo, embutido mas com o dissipador exposto.

Não tive problemas no primeiro vôo. Voei até a bateria acabar.

Ontem a noite me ocorreu que talvez o motor tenha entrado em curto. Só hoje a noite vou poder testar. Vou postar o resultado aqui.

O segundo vôo a que me refiro foi na semana seguinte. A bateria foi a mesma (a única 4S que tenho).

Entretanto, o Junior (acima) chamou a atenção para um fato. Comprimento dos fios.
A bateria que estou usando foi montada (por um colega) a partir de uma 3S + uma célula adicional. A montagem que ele fez resultou em que o fio do positivo está 50% menor que o negativo.
De qq maneira, após a carga as 4 células estão com a mesma tensão. Após a descarga tb (+ ou -).

Acho que não dá mesmo para considerar uma hipótese mais provável antes de saber se o motor curtou ou não.

De qq maneira gostaria que o Alex Magalhães ou quem entender mais do assunto esclareça como o ESC funciona no que concerne ao dreno de corrente da bateria. Quem comanda esse dreno? A aceleração do stick? O motor é quem pede a corrente (em função da hélice)? No caso do motor exigir mais (se for o caso) o ESC não tem mecanismos de defesa? O que acontece se o motor curtar? Coisas deste tipo.
E em função destas respostas, até que ponto é bom ter o ESC com uma capacidade de corrente maior do que o especificado para o motor?

Obrigado
Araripe
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Mystery, Align... enfim... acho que muito disso é uma questão de sorte, meu ESC de 75A do 600 queimou durante o soft start, não tinha dado nenhuma volta do rotor.

Abrcs!
araripe
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 10:44 pm
Localização: Salvador,BA

ESC

Mensagem por araripe »

Como testar o motor?

Medí a resistencia entre as espiras e todas deram o mesmo valor: 0,03 ohm no fundo de escala 200ohm (o menor que tenho).

Pensei em colocar um ESC (40A) com uma 3S e botar para rodar. O problema é que se tiver algum curto não vai pifar o ESC?

Araripe
Alexandre Araripe
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

acho difícil queimar, ainda mais se mediu as espiras. Eu testaria com um wattmeter ligado e acompanharia a corrente, se o motor não partir e/ou a corrente subir muito, é só cortar o motor e desligar a bateria.

É um risco controlado, mas sinceramente acho que o motor está ok.

Abcs!
Responder