Qual hélice usar com Turnigy C3530?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

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Rafael Ritter
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Qual hélice usar com Turnigy C3530?

Mensagempor Rafael Ritter » 11 Out 2008 13:37

Pessoal,

comprei um Turnigy C3530 1100 para um modelo esportivo que deve ficar entre 1000 e 1100 gramas. Para ele comprei tb um ESC Turnigy de 40A.

Este é o motor:
[img:c87560688f]http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/catalog/TR3530-1100.jpg[/img:c87560688f]
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3883

Bom, na pressa por testar, coloquei ele no meu Pitts para avaliar e coloquei uma hélice APC 11x7, pois era a que eu tinha. O ESC é de 25A e a bateria é uma 3S. Resultado: ANIMAL!!!

Fui acompanhando e o ESC ficou friozinho, mas o motor esquentou bastante. Pergunto: se esta hélice não é adequada, qual seria? Procurei mas não achei nenhuma tabela que auxiliasse...

Obrigado :)
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
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Mensagempor Igor Souza » 11 Out 2008 17:00

uso uma 11x5.5 e dá +- 1.5kg de empuxo com 30A, acho que essa seria ideal no seu caso.

Abrcs!

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Mensagempor Rafael Ritter » 13 Out 2008 21:18

Valeu, vou testar essa. Obrigado.

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Mensagempor Alex_CAFR » 27 Jul 2010 12:41

estou com um motor desses e gostaria de saber quais seriam as helices para trabalhar com esse motor e se poderia trabalhar com um esc de 25 ?
tambem estou procurando as configuraçoes para ele e ainda nao encontrei.
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Mensagempor Abib » 27 Jul 2010 13:16

http://bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=64

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Mensagempor rbizetto » 27 Jul 2010 13:37

Cuide para que o motor tenha boa refrigeração, eu queimei um no ultimate com hélice 10x5 apc, no caso ele fica por trás da parece de fogo e esquenta bastante.

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Mensagempor Alefrangel » 27 Jul 2010 19:05

Eu tenho este motor e uso uma 10x5 APC Style e um ESC de Turnigy de 30A, sem problemas, o motor nem chega a ficar morno.

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Mensagempor Vitor Dias » 27 Jul 2010 19:25

Eu tenho um CAP232 10e e um Helios 10e da Hyperion e com esse motor e ficou show com APC E 10x5

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Mensagempor Gustavo Murad » 27 Jul 2010 19:39

Alex_CAFR,

Cuidado com o ESC 25A se for usar Lipo 4S, pois qualquer hélice maior que 10x5 (ou até menor se for SF) pode acabar queimando o ESC!

Com 3S mesmo com 12x6A ainda existe uma margem pequena de segurança, apesar de eu preferir trabalhar sempre com uma margem grande pois esses ESCs, principalmente os chineses, não costumam a aceitar bem nem a corrente contínua descrita!

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Mensagempor Alex_CAFR » 28 Jul 2010 08:08

obrigado ai galera pelas dicas, Abib obrigado pela tabela.
entao , no meu caso uma configuracao aceitavel seria helive 9x6, 10x5 ou 11x5.5 APC E, usando motor + esc 25A + bateria 3S 1300 ?
e nao iria torrar meu equipamento ...
Alex CAFR

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Mensagempor LaercioLMB » 28 Jul 2010 10:12

Mas tenha cuidado com essa configuração pois se usar um spinner, o motor vai queimar como os outros.
Motores elétricos só é recomendado usar spinner quando a capacidade do motor supera tranquilamente o exigido pelo aeromodelo.
Esse é um ítem muito importante a ser levado em conta, tendo em vista da necessidade obrigatória de circulação de ar através do motor e um spinner impede que isso ocorra.
Para você ter uma idéia, o P-51 que eu construí, tem motor suficiente para ótimos voos porém irá trabalhar quase no limite e com isso, o aquecimento se torna demasiadamente grande, não fiz os testes com o termômetro ainda, mas farei em seguida isso. Mas por esse motivo, não pude colocar um spinner nele que o deixaria muito melhor estéticamente, até mesmo por se tratar de um aeromodelo escala e o spinner é parte fundamental no acabamento final dele e sem um motor adequadamente à ele, não posso sequer pensar em tentar usar um spinner, tanto é que para o de balsa, estou bolando um sistema de refrigeração forçada ao motor através daquele duto de ar que ele tem na parte inferior do nariz na qual serve exatamente para isso, fluxo de ar ao radiador do original.
Se até comprares um motor superior ao que está usando no Ultimate e ou similares, não usar o spinner, não terá mais problemas de motor queimando em seus aeromodelos.

Motor pendurar um aeromodelo não significa um motor sobrando, pois provavelmente ele está pendurando o aeromodelo quase no limite do torque dele.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Mensagempor Alefrangel » 28 Jul 2010 11:24

Os mais experientes que me corrijam, mas segundo Alexmarq, os testes de bancadas com motores não podem ultrapassar os 20 segundos porque o aeromodelo está parado e isto exige mais do motor. Isto seria outra possível causa para o motor esquentar bastante ou até ter queimado, caso você tenha feito o teste por muito tempo com o acelerador a toda.
No meu caso, tenho um piper de 1100g com este motor e uso hélice 10x5 APC e o motor apenas fica morno mesmo usando spinner.

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Mensagempor Gustavo Murad » 28 Jul 2010 12:10

Alefrangel,

Você está certo, em parte....

O teste de bancada realmente exige mais do motor, como não há avanço a refrigeração é menor e o motor é mais exigido mesmo!

Porém essa "regra dos 20 segundos" não é totalmente verdade, dependendo do motor, da configuração a ser testada e dos aparelhos de teste pode-se fazer testes do começo ao fim da bateria para ter uma relação de potência x corrente x rotação.

Vale também dizer que os testes de bancada não são nem de longe conclusivos !! Eles apenas servem para comparação entre motores, pois em vôo o motor rende mais e trabalha melhor!

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Mensagempor rbizetto » 28 Jul 2010 13:37

[quote:71a450b0db="LaercioLMB"]Mas tenha cuidado com essa configuração pois se usar um spinner, o motor vai queimar como os outros.
Motores elétricos só é recomendado usar spinner quando a capacidade do motor supera tranquilamente o exigido pelo aeromodelo.
Esse é um ítem muito importante a ser leado em conta, tendo em vista da necessidade obrigatória de circulação de ar através do motor e um spinner impede que isso ocorra.
Para você ter uma idéia, o P-51 que eu construí, tem motor suficiente para ótimos voos porém irá trabalhar quase no limite e com isso, o aquecimento se torna demasiadamente grande, não fiz os testes com o termômetro ainda, mas farei em seguida isso. Mas por esse motivo, não pude colocar um spinner nele que o deixaria muito melhor estéticamente, até mesmo por se tratar de um aeromodelo escala e o spinner é parte fundamental no acabamento final dele e sem um motor adequadamente à ele, não posso sequer pensar em tentar usar um spinner, tanto é que para o de balsa, estou bolando um sistema de refrigeração forçada ao motor através daquele duto de ar que ele tem na parte inferior do nariz na qual serve exatamente para isso, fluxo de ar ao radiador do original.
Se até comprares um motor superior ao que está usando no Ultimate e ou similares, não usar o spinner, não terá mais problemas de motor queimando em seus aeromodelos.

Motor pendurar um aeromodelo não significa um motor sobrando, pois provavelmente ele está pendurando o aeromodelo quase no limite do torque dele.[/quote:71a450b0db]

Isso é uma grande verdade, enquanto estava usando a apc sem spinner ele estava indo bem, quando resolvi usar a hélice original com spinner queimou no segundo voo, nem tinha me tocado nesse detalhe.
Cansei de alimentar os motores, agora quero freios e air bags!

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Mensagempor Candido » 28 Jul 2010 13:51

Eu tenho este motor e uso uma 9x5 APC Style e um ESC de Turnigy de 25A , +- 1kg de empuxo ( bateria 3s2200)

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Mensagempor Candido » 28 Jul 2010 13:53

Performances du moteur Turnigy SK3530-1100
ID Batterie Marque Type Volts Hélices Amp Volts W in RPM Thrust Rend Bat sol Vitesse Essai(s)

2093 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 12x6 APC E 21.50 A 10.98 v 236 W 6960 t/mn 1298 g 72 % 10.8C 50.9km/h EasyCub

2094 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 11x4.7 GWS SF 20.20 A 10.99 v 222 W 7050 t/mn 1297 g 76 % 10.1C 40.4km/h EasyCub

2090 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 11x5.5 APC E 17.70 A 11.19 v 198 W 7620 t/mn 1094 g 75 % 8.9C 51.1km/h EasyCub

2095 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 11x5 TUN WOOD 17.10 A 11.17 v 191 W 7680 t/mn 1106 g nc 8.6C 46.8km/h EasyCub

2096 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 10x5 TUN WOOD 14.60 A 11.3 v 165 W 8190 t/mn 861 g nc 7.3C 49.9km/h EasyCub

2091 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 10x5 APC E 14.40 A 11.25 v 162 W 8325 t/mn 963 g 80 % 7.2C 50.7km/h EasyCub

2092 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 9x6 APC E 14.60 A 11.37 v 166 W 8340 t/mn 786 g 67 % 7.3C 61km/h EasyCub

2103 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 12x6 APC E 29.70 A 14.18 v 421 W 7950 t/mn 1724 g 63 % 13.5C 58.2km/h EasyCub

2100 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 11x5.5 APC E 25.50 A 14.27 v 364 W 8350 t/mn 1512 g 67 % 11.6C 56km/h EasyCub

2106 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 10x7x3 MAS 3-blades 26.30 A 14.37 v 378 W 8860 t/mn 1410 g nc 12C 75.6km/h EasyCub

2104 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 10x4.7 APC SF 26.00 A 14.62 v 380 W 9180 t/mn 1610 g 72 % 11.8C 52.6km/h EasyCub

2105 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 11x5 TUN WOOD 24.80 A 14.52 v 360 W 9240 t/mn 1605 g nc 11.3C 56.3km/h EasyCub

2101 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 10x5 APC E 19.90 A 14.07 v 280 W 9660 t/mn 1313 g 75 % 9C 58.9km/h EasyCub

2104 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 10x5 TUN WOOD 21.60 A 14.77 v 319 W 10020 t/mn 1288 g nc 9.8C 61.1km/h EasyCub

2102 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 9x6 APC E 22.20 A 14.91 v 331 W 10080 t/mn 1158 g 61 % 10.1C 73.7km/h EasyCub

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Mensagempor LaercioLMB » 28 Jul 2010 18:18

[quote:046d21dce1="Candido"]Performances du moteur Turnigy SK3530-1100
ID Batterie Marque Type Volts Hélices Amp Volts W in RPM Thrust Rend Bat sol Vitesse Essai(s)

2093 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 12x6 APC E 21.50 A 10.98 v 236 W 6960 t/mn 1298 g 72 % 10.8C 50.9km/h EasyCub

2094 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 11x4.7 GWS SF 20.20 A 10.99 v 222 W 7050 t/mn 1297 g 76 % 10.1C 40.4km/h EasyCub

2090 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 11x5.5 APC E 17.70 A 11.19 v 198 W 7620 t/mn 1094 g 75 % 8.9C 51.1km/h EasyCub

2095 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 11x5 TUN WOOD 17.10 A 11.17 v 191 W 7680 t/mn 1106 g nc 8.6C 46.8km/h EasyCub

2096 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 10x5 TUN WOOD 14.60 A 11.3 v 165 W 8190 t/mn 861 g nc 7.3C 49.9km/h EasyCub

2091 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 10x5 APC E 14.40 A 11.25 v 162 W 8325 t/mn 963 g 80 % 7.2C 50.7km/h EasyCub

2092 R 2000 Zippy Lipo 21-32C 11.1v (3S) 9x6 APC E 14.60 A 11.37 v 166 W 8340 t/mn 786 g 67 % 7.3C 61km/h EasyCub

2103 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 12x6 APC E 29.70 A 14.18 v 421 W 7950 t/mn 1724 g 63 % 13.5C 58.2km/h EasyCub

2100 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 11x5.5 APC E 25.50 A 14.27 v 364 W 8350 t/mn 1512 g 67 % 11.6C 56km/h EasyCub

2106 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 10x7x3 MAS 3-blades 26.30 A 14.37 v 378 W 8860 t/mn 1410 g nc 12C 75.6km/h EasyCub

2104 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 10x4.7 APC SF 26.00 A 14.62 v 380 W 9180 t/mn 1610 g 72 % 11.8C 52.6km/h EasyCub

2105 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 11x5 TUN WOOD 24.80 A 14.52 v 360 W 9240 t/mn 1605 g nc 11.3C 56.3km/h EasyCub

2101 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 10x5 APC E 19.90 A 14.07 v 280 W 9660 t/mn 1313 g 75 % 9C 58.9km/h EasyCub

2104 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 10x5 TUN WOOD 21.60 A 14.77 v 319 W 10020 t/mn 1288 g nc 9.8C 61.1km/h EasyCub

2102 HXT2200 Hextronik Lipo 20-30C 14.8v (4S) 9x6 APC E 22.20 A 14.91 v 331 W 10080 t/mn 1158 g 61 % 10.1C 73.7km/h EasyCub[/quote:046d21dce1]
Boa a sua tabela, porém ela é do SK e o motor que o rafael está usando é o TR.
Embora ambos sejam 3530 - 1100, o TR tem desempenho inferior ao SK.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Mensagempor Alex_CAFR » 28 Jul 2010 20:19

link para o motor TR3530

http://bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=63

entao , configuracao aceitavel seria helive 9x6, 10x5 ou 11x5.5 APC E, usando motor + esc 25A + bateria 3S 1300 ?

e nao iria torrar meu equipamento ... ok ?

ele teria algum problema de desempenho com uma bateria de 1300 ma ?
Alex CAFR

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Gustavo Murad
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Mensagempor Gustavo Murad » 28 Jul 2010 21:38

Vou falar denovo:

Não dá pra confiar em ESC e bateria chinês, controle de qualidade desses produtos é 0!

Vem escrito que aguenta 25A mas geralmente mal aguenta 20A, isso serve pra bateria, pro ESC, pro motor e até pros servos.

Então com hélice 11x5.5 é melhor não arriscar, se a hélice estiver desbalanceada gasta mais, se entrar sujeiro no rolamento gasta mais, se der uma lenha e entortar um décimo de milímetro que seja gasta mais energia!

Aconselho usar no máximo hélice 10x5E e mesmo assim só se sua bateria tiver uns 20C pelo menos...

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johnny2008
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Mensagempor johnny2008 » 28 Jul 2010 21:58

[quote:83b23b73a9="Alex_CAFR"]link para o motor TR3530

http://bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=63

entao , configuracao aceitavel seria helive 9x6, 10x5 ou 11x5.5 APC E, usando motor + esc 25A + bateria 3S 1300 ?

e nao iria torrar meu equipamento ... ok ?

ele teria algum problema de desempenho com uma bateria de 1300 ma ?[/quote:83b23b73a9]

Não , este equipamento não é adequado para este motor !

Use esc de no minimo 40A , helice 9x6 ou 10x5 e 3s de 2200ma de no minimo 30c .... ou 3s 3000ma 25c .... 3s 3300ma 20c .... ele gasta bemmm !

T+

rogeriognomo
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Mensagempor rogeriognomo » 15 Abr 2011 19:35

boa noite
comprei um motor 3530 Use esc de no minimo 40A , helice 9x6 ou 10x5 e 3s de 2200ma de no minimo 3 ele gasta bemmm ! mas apos ligado o moto começou a soltar fumaça nao era a ex quadrilha desliguei e liguei novamente o moror estava quente mas nao quiz virar.

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LaercioLMB
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Mensagempor LaercioLMB » 15 Abr 2011 19:56

[quote:71914e5b42="rogeriognomo"]boa noite
comprei um motor 3530 Use esc de no minimo 40A , helice 9x6 ou 10x5 e 3s de 2200ma de no minimo 3 ele gasta bemmm ! mas apos ligado o moto começou a soltar fumaça nao era a ex quadrilha desliguei e liguei novamente o moror estava quente mas nao quiz virar.[/quote:71914e5b42]

Se queimou o seu motor, eu compro ele queimado, gostei desse motor e rebobinei já um aqui.
O original eu uso com uma hélice GWS1260HD, com bateria 3S 2200mA e com um
ESC de 30A Turnigy Plush e funciona tudo que é uma maravilha e com um empuxo de 1352g em um aeromodelo de 1120g. Tenho motor sobrando pra dedéu e voo quase o tempo todo com menos de meio motor e decolo com meio motor.
Em pico máximo ele chega a 28A, mas trabalha a maior parte do tempo com algo em torno de 20A.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

rogeriognomo
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Mensagempor rogeriognomo » 15 Abr 2011 20:03

[quote:0597945a7a="LaercioLMB"][quote:0597945a7a="rogeriognomo"]boa noite
comprei um motor 3530 Use esc de no minimo 40A , helice 9x6 ou 10x5 e 3s de 2200ma de no minimo 3 ele gasta bemmm ! mas apos ligado o moto começou a soltar fumaça nao era a ex quadrilha desliguei e liguei novamente o moror estava quente mas nao quiz virar.[/quote:0597945a7a]

Se queimou o seu motor, eu compro ele queimado, gostei desse motor e rebobinei já um aqui.
O original eu uso com uma hélice GWS1260HD, com bateria 3S 2200mA e com um
ESC de 30A Turnigy Plush e funciona tudo que é uma maravilha e com um empuxo de 1352g em um aeromodelo de 1120g. Tenho motor sobrando pra dedéu e voo quase o tempo todo com menos de meio motor e decolo com meio motor.
Em pico máximo ele chega a 28A, mas trabalha a maior parte do tempo com algo em torno de 20A.[/quote:0597945a7a] ma vc sabe o que pode aconteceu pois acelerado para ver a potencial e saiu fumaça e parou

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Mensagempor LaercioLMB » 15 Abr 2011 20:49

[quote:5b1e08ed5f="rogeriognomo"] Mas vc sabe o que aconteceu? Pois acelerado para ver a potencial e saiu fumaça e parou.[/quote:5b1e08ed5f]

Bom, a hélice que uso é uma GWS1260HD, por isso resistiu bem, se eu usar uma APC 12X6 E, o motor vai torrar mesmo.
Entre as variedades de hélices, existem as marcas e com isso de marca para marca, muda muito o desempenho de uma hélice e se colocar uma hélice 12X4.7 SF, ele torra já na saída, pois esse motor não é tão bom para hélice SF, seja de 9 polegadas ou de 10 polegadas, hélice SF nele é só problema.
Só que com seus erros de escrita, é bem complicado saber o que você escreveu exatamente, sei que ligou o motor e ele esquentou e pelo jeito queimou e testar motor em bancada, tem que se certificar que o motor será bem refrigerado, pois aquele ventão todo que a hélice faz, é gerado mais nas extremidades da hélice e não no centro dela o que faz o ar que circula pelo motor, ter uma vazão bem menor.
Com a hélice 9X6 APC, esse motor nem iria amornar, roda folgado, com a 10X5, se for APC, ele já sente o tranco trabalhando na bancada.
Testar motor estaticamente no aeromodelo é píor ainda, pois a circulação de ar no cowl do motor se torna mais crítica já que o aeromodelo está parado, pois como eu disse antes, a vazão de ar maior está nas extremidades da hélice e não no centro dela.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.


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