Futabajara T4YF com "15" canais

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
scooth
membro
Mensagens: 930
Registrado em: Dom Out 03, 2004 3:29 am
Localização: Maringá/PR

Mensagem por scooth »

Olá Antonio,

So para ver se nao me perdi aki, mais na verdade tu ta mandando pulso no intervalo dos 1ms ate 2ms né? Isso, é para cada pulso equivale um comando(canal).
Isso é na parte de transmissao, mais e na recepcao? Pois o canal 5 q vai recebe todas as informacoes, ai tu via por um pic para decodificar o sinal e enviar para o servo, correto?
Eu montei um robo com 17 servos, e todos sao controlados por PIC via controle remoto com 16 botoes! So q para o robo cada botao tem uma programacao prontao para a posicao e movimendo de cada servo.
[URL=http://s73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/?action=view&current=PB230268.jpg][img:584a8d5bea]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_PB230268.jpg[/img:584a8d5bea][/URL]

Ja vi na net um cara q vez um circuito praticamente igual o seu, so q o dele ele ativa varios sons no aviao, como metralahdoras, barulho do motor e muitas outras coisas, so q ele utilizo apenas um decodificador no rx, pois ele selecionava pelo canal 6 no qual é um potenciometro, entao cada posicao equivalia um som diferente.

Abs
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

muito show...
deve está recebendo um bocado de mps por isso...
vc teria como programar um pic desses pra mim?!
pois não tenho condições para isso...
o resto é moleza pra mim...

e mais uma coisa...

ele pode ser usado em servos assim:

aperta o servo roda, solta o servo para na posião!?

ou ele volta pro neutro de novo!?

ou não

abraço
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

[quote:30b080d90f="lUCASLSK"]nus seu NERD do radio saueheueshuh( no bom sentido é claro)

ei qnto custou esse projeto que fez p vc ???

eu quero fazer com o meooo ... ;) (cocmo faço) levo seu esquema na eletronica e o cara faz p mim ??

a funcionalidade n mudou nada ficou ótimo como ele é originalmente ???

o painel é de uma camera ?? (só por curiosidade)[/quote:30b080d90f]


O custo é muito baixo. O componente mais caro é o PIC = R$ 6,00, o resto é baratinho. Aqueles resistores do circuito do painel, eu usei muitos SMD de sucata.

Quanto à funcionalidade, no início prejudicou o alcance do receptor e estava dando muitos glitches. Descobri que isto se dava ao acoplamento de RF no circuito do painel. Então abri novamente o TX e usei os próprios indutores que ficam logo ao lado do conector quadrado (trainer) para fazer o desacoplamento. Depois posto as fotos que tirei , mostrando como fiz. Agora tá tudo beleza.

A qual painel vc se refere ? O painel que está montado sobre o TX foi todo projetado (no Corel Draw) e montado por mim 8) O desenho foi feito a partir de uma foto do TX, para delimitar os contornos.
Anexos
"skin" do painel do TX.
"skin" do painel do TX.
painel.JPG (19.16 KiB) Exibido 8450 vezes
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

[quote:af94f6fb36="scooth"]Olá Antonio,

So para ver se nao me perdi aki, mais na verdade tu ta mandando pulso no intervalo dos 1ms ate 2ms né? Isso, é para cada pulso equivale um comando(canal).
Isso é na parte de transmissao, mais e na recepcao? Pois o canal 5 q vai recebe todas as informacoes, ai tu via por um pic para decodificar o sinal e enviar para o servo, correto?
Eu montei um robo com 17 servos, e todos sao controlados por PIC via controle remoto com 16 botoes! So q para o robo cada botao tem uma programacao prontao para a posicao e movimendo de cada servo.
[URL=http://s73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/?action=view&current=PB230268.jpg][img:af94f6fb36]http://i73.photobucket.com/albums/i224/rokdama/th_PB230268.jpg[/img:af94f6fb36][/URL]

Ja vi na net um cara q vez um circuito praticamente igual o seu, so q o dele ele ativa varios sons no aviao, como metralahdoras, barulho do motor e muitas outras coisas, so q ele utilizo apenas um decodificador no rx, pois ele selecionava pelo canal 6 no qual é um potenciometro, entao cada posicao equivalia um som diferente.

Abs[/quote:af94f6fb36]

Na posição de repouso do painel, o TX fica transmitindo pulsos de 1,5ms para o RX. Quando vc pressiona uma interruptor qualquer, isso faz com que o resistor correspondente seja conectado ao circuito do TX, mudando a largura do pulso para um valor entre 1 e 2ms.

No RX o PIC fica conectado, via pino RB0 (veja circuito) ao canal 5, e o PIC fica o tempo todo medindo a largura do pulso que vem desse canal. Aí, em função da largura desse pulso, aciona o canal correspondente (sequencia de IF´s no programa). Para tabelar todas as larguras de pulso correspondentes a cada interruptor do painelzinho do TX, eu fiz um outro programinha auxiliar para me dar os valores definidos nos defines TMODE, TZIN, TZOUT etc.

Para acionar um servo, eu fico o tempo todo, logo após medir o pulso vindo do canal 5, gerando na saída do pino RB6 do PIC (PTILT) um pulso cuja largura varia entre 0,5 e 2,5ms (-90º a +90º de curso do servo). Pressionando a teclinha para cima ou para baixo eu aumento ou diminuo a largura do pulso em um deltazinho (no programa, DELTA_TILT) a cada 20 ms (intervalo entre um pulso e outro). Esse foi um teste que fiz e funciona. Para colocar mais servos, é só ir gerando mais pulsos seguintes a esse em pinos que ainda estejam vagos (no circuito, RB1, RB2, RB4 etc.).

Esse lance que vc citou dos sons, dá para fazer no meu também, acionados por teclinhas. Poderia fazer por exemplo, um outro painel no lado direito com essas teclas. Onde vc viu isso ?
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

[quote:7384d34e5e="bliberato"]muito show...
deve está recebendo um bocado de mps por isso...
vc teria como programar um pic desses pra mim?!
pois não tenho condições para isso...
o resto é moleza pra mim...

e mais uma coisa...

ele pode ser usado em servos assim:

aperta o servo roda, solta o servo para na posião!?

ou ele volta pro neutro de novo!?

ou não

abraço[/quote:7384d34e5e]

Posso gravar o PIC para vc, sem ônus do serviço, te cobraria apenas a peça e o frete, mas seria bom se vc se engajasse mesmo, e passasse até a programar PICs, para reforçar o time da eletrônica :) Eu posso te ajudar. Aqui: www.ic-prog tem esquemas de vários gravadores e um programa (ic-prog) para gravar PICs. Se não quiser montar um gravador, compre pronto, se os moderadores me permitem, eu comprei o picstar que tem à venda no ML, simples funcional e barato.

Essa função que vc citou, basta apenas programar o PIC para fazer. Facinho de fazer. Vc fica o tempo todo gerando um pulso de 1,5ms (ou qualquer outro valor entre 0,5 e 2,5ms que corresponda à posição de neutro que vc deseja para o servo) de saída no pino RB6, por exemplo (PTILT no programa). Quando detectar que a tecla correspondente foi pressionada (sequencia de IFs no programa), vc altera a largura do pulso para aquela que corresponda à nova posição do servo. SOltando a tecla, vc volta com a largura de pulso original, deu para sacar ?

Pessoal, para acionar servos, tem que ter em mente a maneira como os servos funcionam. Eles ficam recebendo do rx (ou do meu circuitim :) ), em intervalos de +/- 20ms, pulsos cuja largura varia, normalmente, de 1 a 2ms. Na posição de neutro (exemplo, leme alinhado), esse pulso tem largura de 1,5ms. Movimentando o stick do tx para um lado, a largura do pulso varia proporcionalmente na direção de um daqueles limites 1 ou 2ms (vai depender da chave de reversão no tx)
boogie_man
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Out 24, 2008 11:40 pm
Localização: Santa Cruz do Sul - RS

Mensagem por boogie_man »

Muito boa sua solução e implementação !
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

[quote:4326e795bf="Antonio Garcia"][quote:4326e795bf="bliberato"]muito show...
deve está recebendo um bocado de mps por isso...
vc teria como programar um pic desses pra mim?!
pois não tenho condições para isso...
o resto é moleza pra mim...

e mais uma coisa...

ele pode ser usado em servos assim:

aperta o servo roda, solta o servo para na posião!?

ou ele volta pro neutro de novo!?

ou não

abraço[/quote:4326e795bf]

Posso gravar o PIC para vc, sem ônus do serviço, te cobraria apenas a peça e o frete, mas seria bom se vc se engajasse mesmo, e passasse até a programar PICs, para reforçar o time da eletrônica :) Eu posso te ajudar. Aqui: www.ic-prog tem esquemas de vários gravadores e um programa (ic-prog) para gravar PICs. Se não quiser montar um gravador, compre pronto, se os moderadores me permitem, eu comprei o picstar que tem à venda no ML, simples funcional e barato.

Essa função que vc citou, basta apenas programar o PIC para fazer. Facinho de fazer. Vc fica o tempo todo gerando um pulso de 1,5ms (ou qualquer outro valor entre 0,5 e 2,5ms que corresponda à posição de neutro que vc deseja para o servo) de saída no pino RB6, por exemplo (PTILT no programa). Quando detectar que a tecla correspondente foi pressionada (sequencia de IFs no programa), vc altera a largura do pulso para aquela que corresponda à nova posição do servo. SOltando a tecla, vc volta com a largura de pulso original, deu para sacar ?

Pessoal, para acionar servos, tem que ter em mente a maneira como os servos funcionam. Eles ficam recebendo do rx (ou do meu circuitim :) ), em intervalos de +/- 20ms, pulsos cuja largura varia, normalmente, de 1 a 2ms. Na posição de neutro (exemplo, leme alinhado), esse pulso tem largura de 1,5ms. Movimentando o stick do tx para um lado, a largura do pulso varia proporcionalmente na direção de um daqueles limites 1 ou 2ms (vai depender da chave de reversão no tx)[/quote:4326e795bf]

caramba..

manja muitoo..
eu não sei programar o pic..
mas acabei de fazer o meu gravador..
por enquanto vou só pegar os arquivos prontos :D

se tu poder disponibilizar o arquivo de gravação...:D
abraçoo
viva o rei sol >P
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Sem comentarios. Impressionante isso. Tanto botão e tanta seta me lembrou o macete de SFII p/ o SNES: P/ baixo + R, P/ cima+L, YBXA
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

[quote:70d9b4ced0="fabiofleal"]Sem comentarios. Impressionante isso. Tanto botão e tanta seta me lembrou o macete de SFII p/ o SNES: P/ baixo + R, P/ cima+L, YBXA[/quote:70d9b4ced0]

As setas não estão em uso ainda pois não fiz o mecanismo de pan/tilt. Acabei descambando para a eletrônica e estou investindo mais tempo nela. No momento estou mexendo com OSD.
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

[quote:568ffd5880="bliberato"][quote:568ffd5880="Antonio Garcia"][quote:568ffd5880="bliberato"]muito show...
deve está recebendo um bocado de mps por isso...
vc teria como programar um pic desses pra mim?!
pois não tenho condições para isso...
o resto é moleza pra mim...

e mais uma coisa...

ele pode ser usado em servos assim:

aperta o servo roda, solta o servo para na posião!?

ou ele volta pro neutro de novo!?

ou não

abraço[/quote:568ffd5880]

Posso gravar o PIC para vc, sem ônus do serviço, te cobraria apenas a peça e o frete, mas seria bom se vc se engajasse mesmo, e passasse até a programar PICs, para reforçar o time da eletrônica :) Eu posso te ajudar. Aqui: www.ic-prog tem esquemas de vários gravadores e um programa (ic-prog) para gravar PICs. Se não quiser montar um gravador, compre pronto, se os moderadores me permitem, eu comprei o picstar que tem à venda no ML, simples funcional e barato.

Essa função que vc citou, basta apenas programar o PIC para fazer. Facinho de fazer. Vc fica o tempo todo gerando um pulso de 1,5ms (ou qualquer outro valor entre 0,5 e 2,5ms que corresponda à posição de neutro que vc deseja para o servo) de saída no pino RB6, por exemplo (PTILT no programa). Quando detectar que a tecla correspondente foi pressionada (sequencia de IFs no programa), vc altera a largura do pulso para aquela que corresponda à nova posição do servo. SOltando a tecla, vc volta com a largura de pulso original, deu para sacar ?

Pessoal, para acionar servos, tem que ter em mente a maneira como os servos funcionam. Eles ficam recebendo do rx (ou do meu circuitim :) ), em intervalos de +/- 20ms, pulsos cuja largura varia, normalmente, de 1 a 2ms. Na posição de neutro (exemplo, leme alinhado), esse pulso tem largura de 1,5ms. Movimentando o stick do tx para um lado, a largura do pulso varia proporcionalmente na direção de um daqueles limites 1 ou 2ms (vai depender da chave de reversão no tx)[/quote:568ffd5880]

caramba..

manja muitoo..
eu não sei programar o pic..
mas acabei de fazer o meu gravador..
por enquanto vou só pegar os arquivos prontos :D

se tu poder disponibilizar o arquivo de gravação...:D
abraçoo[/quote:568ffd5880]

Posso disponibilizar o arquivo .HEX aqui, mas espere um pouco pq deu um virus filho d´uma égua aqui e tive que reinstalar o windows nos meus dois micros e ainda estou me reorganizando.
Responder