Como carregar 2 Baterias 3s de uma vez ?!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
roizidoro
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 20, 2008 2:44 am
Localização: São Paulo/SP
Contato:

Como carregar 2 Baterias 3s de uma vez ?!

Mensagem por roizidoro »

Olá amigos, mais uma vez venho pedir a ajuda de vcs...

Dessa vez estou tentando carregar minhas 2 baterias de 3S - 1000 mAh no meu carregador Turnigy Accucell-6.

Com isso adquiri os seguintes itens para tentar fazer o feito:

- Conector de 2x - 3S -> 6S (Balanceamento)
[img:53c9a6ae75]http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/catalog/AM-1201-R.jpg[/img:53c9a6ae75]

- Cabo de energia
[img:53c9a6ae75]http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/catalog/HXT-PC.jpg[/img:53c9a6ae75]


Minha dúvida é a seguinte:
- ligando as 2 baterias com o cabo de força, consegui manter os mesmo 11.1V, porem ao tentar ligar o cabo de balanceamento na 2 bateria, o mesmo deu uma faisca e aqueceu o cabo, despluguei pois não tinha certeza se está correto no que estou querendo fazer...

Com isso conto com a ajuda dos mais experientes, para que possam me dar uma ajuda de como devo proceder e tudo mais...

Abraços
Rodrigo Izidoro[img][/img]
Rodrigo Izidoro
F15 / Su-27 / SuperZaggy / Extra 260S / CAP / SuperCessna - Spektrum DX7

www.besthobbysite.com.br
MegaStore do Modelismo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não faça isto...

Pelo que parece, o cabo de balanceamento é em série, e o cabo com deans é paralelo, ao ligar ambos você colocou os packs em curto.

Faça isto uma bateria por vez que é bem melhor.
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Eu faria uma derivação do cabo de balanceamento e instalaria um Dean nele para ligar na saida principal do carregador, mas sempre com o auxílio de um multímetro para verificar a tensão de uma 6S. Meu carregador também precisa ligar os dois cabos para balancear.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
Sardaukar
membro
Mensagens: 227
Registrado em: Qui Out 25, 2007 12:38 am
Localização: Rio de Janeiro Rj

Mensagem por Sardaukar »

vc comprou item errado meu amigo da uma olhada nisso.

http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idproduct=6569
shoiti
membro
Mensagens: 2099
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

se transformar esse cabo com dean de paralelo em série funciona... pois o carregador reconhece como 6s e como balanceia, não tem perigo do pack com mais carga se estragar... meu hyperion faz isso tambem...

abraços
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não tem perigo em termos...

Se a corrente máxima que o balanceador drena for de 100mA, uma bateria estiver quase vazia e a outra quase cheia, e colocar para carregar a 2A de corrente, por exemplo, o balanceador vai ficar drenando do pack cheio que nem louco mas não vai conseguir evitar que exploda...

Portanto antes de fazer isto é bom garantir que estejam com a tensão próxima entre si.

Tem alguns packs que costumo usar em paralelo, e por isto também carrego em paralelo, mas sempre que uso separados carrego-os separamente também ou faço uma pequena carga no que estiver mais fraquinho para igualar os dois, e dali sigo em paralelo até completar.
Avatar do usuário
roizidoro
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 20, 2008 2:44 am
Localização: São Paulo/SP
Contato:

Mensagem por roizidoro »

[quote:5b955f500b="alexcmag"]Não tem perigo em termos...

Se a corrente máxima que o balanceador drena for de 100mA, uma bateria estiver quase vazia e a outra quase cheia, e colocar para carregar a 2A de corrente, por exemplo, o balanceador vai ficar drenando do pack cheio que nem louco mas não vai conseguir evitar que exploda...

Portanto antes de fazer isto é bom garantir que estejam com a tensão próxima entre si.

Tem alguns packs que costumo usar em paralelo, e por isto também carrego em paralelo, mas sempre que uso separados carrego-os separamente também ou faço uma pequena carga no que estiver mais fraquinho para igualar os dois, e dali sigo em paralelo até completar.[/quote:5b955f500b]

Alex, dá uma olhada nesse esquema e veja se e isso que tem que ser, para funcionar corretamente, levando em conta essas citações que vc falou acima.
Anexos
esquema.jpg
esquema.jpg (31.89 KiB) Exibido 3180 vezes
Rodrigo Izidoro
F15 / Su-27 / SuperZaggy / Extra 260S / CAP / SuperCessna - Spektrum DX7

www.besthobbysite.com.br
MegaStore do Modelismo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não, Repare que neste seu esquema, o negativo do conector de balanceamento é o do pack esquerdo, e o do conector principal é o do pack direito.

Se ligar assim, explode.

Tem que inverter a parte de baixo.
Anexos
esquema.GIF
esquema.GIF (16.87 KiB) Exibido 3164 vezes
Avatar do usuário
roizidoro
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 20, 2008 2:44 am
Localização: São Paulo/SP
Contato:

Mensagem por roizidoro »

[quote:64068c3620="alexcmag"]Não, Repare que neste seu esquema, o negativo do conector de balanceamento é o do pack esquerdo, e o do conector principal é o do pack direito.

Se ligar assim, explode.

Tem que inverter a parte de baixo.[/quote:64068c3620]

Não entendi... !!!
Poderia tentar me explicar novamente ou desenhar +/- como ficaria ??
Me ajudaria mto !!!

Abraços
Rodrigo Izidoro
F15 / Su-27 / SuperZaggy / Extra 260S / CAP / SuperCessna - Spektrum DX7

www.besthobbysite.com.br
MegaStore do Modelismo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Ué... mas eu desenhei como ficaria...

Repare no seu desenho que o fio preto do conector do balanceamento estava na bateria esquerda, e o fio preto do deans estava na bateria direita.

No desenho que postei já está acertado.
Responder