Cuidados e conservação de baterias

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Alvaro Sala, benites, Paulinho

Lucas
membro
Contato:

Mensagempor Lucas » 07 Mar 2009 08:44

Valeu pela ajuda Norton !!!

Quando ligar ele junto com o carregador, coloco a bateria para carregar primeiro e depois conecto ele ou conecto ele na bateria e depois coloco pra carregar ??

No manual não explica essas coisas básicas :D :D. ficaram devendo instruções desta vez :D

Valeu !

Golf Mike Charlie
membro

Mensagempor Golf Mike Charlie » 08 Mar 2009 22:07

Como posso carregar minha bateria de carro de 60 ampères, que uso na minha bancada, com o meu carregador "ICE" já que ele não tem a programação para chumbo-ácido. Eu uso a configuração de NiCd-10cell. Eu vou monitorando a tensão para não passar de 14,4V. quando vai chegando perto de 14,5V eu vou diminuindo a corrente gradativamente. Às vezes levo dias para completar a carga. O problema é que quando desligo tudo, a tensão da bateria cai para uns 13V, mas nunca fica acima de 14V. Eu posso carregá-la usando configuração de li-po para 4S (14,8V) lembrando que no ato da carga de baterias li-po a tensão chega a 16,8V ? Isso estragaria a minha Chumbo-ácido? Essa é minha grande dúvida.

Agora quero uma opinião sobre essa fonte da Hobbycity. O que acham. Ela é de 5 ampères. Será que vale a pena??? Apenas 10 dólares.
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6256

Grande abraço a todos.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 08 Mar 2009 22:21

Carga de chumbo-ácida é diferente, você tem de limitar tensão e corrente. É melhor comprar um carregador especifico ou dar uma boa estudada no assunto e montar um.

http://www.uoguelph.ca/~antoon/gadgets/labc.htm

http://www.uoguelph.ca/~antoon/gadgets/labc2.htm

E se ler um pouco a respeito das chumbo-ácidas verá que a tensão de uma totalmente carregada é 13,8V.

NORTON
membro

Mensagempor NORTON » 09 Mar 2009 00:36

[quote:e7317d95ae="Lucas"]Valeu pela ajuda Norton !!!

Quando ligar ele junto com o carregador, coloco a bateria para carregar primeiro e depois conecto ele ou conecto ele na bateria e depois coloco pra carregar ??

No manual não explica essas coisas básicas :D :D. ficaram devendo instruções desta vez :D

Valeu ![/quote:e7317d95ae]

Eu conecto primeiro na saída de balanceamento da lipo e depois ligo no deans do carregador, sem stress.

Não tem galho pois ele tem um circuito limitador de tensão que dispara em caso de um pico na hora de ligar no carregador acima de 4,23 v.

Grande abraço!

Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !

NORTON
membro

Mensagempor NORTON » 09 Mar 2009 00:40

[quote:f92ec555c5="Padero"][quote:f92ec555c5="NORTON"][quote:f92ec555c5="Lucas"]Estou com dúvida quanto ao balanceador, comprei um Bantam PB6, e vi que temos que comprar as Balancing Board, eu tenho baterias de diversas marcas, entretanto percebi qeu algumas tem o mesmo tipo de conector, como as Zippy e as E-flite por exemplo.

Existe algum tipo de padrão de conectores para as baterias ???

Outra dúvida é quanto a operação do PB6, comprei o balancing board para polyquest e coloquei um pack 2S para balancer "stand alone", ele acendeu dois leds vermelhos, indicando que há duas células, deu um bip e depois ficou piscando um led vermelho e o led verde de erro... é assim mesmo esse processo ?

Depois de um tempo os dois leds se apagaram..

Valeu pela ajuda pessoal ![/quote:f92ec555c5]

Lucas, é assim mesmo, o PB6 em stand alone descarrega a célula correspondente ao led ou leds vermelhos que permencem piscando, enquanto o led verde de error permanece "achando" algo errado até que ambos se apaguem, no fim do processo.

Quando ligado junto à um carregador, no modo de balanceamento ativo, o mesmo fica com led de error apagado, mantendo apenas os leds vermelhos durnate o processo e até seu término.

Abs

Norton[/quote:f92ec555c5]

Bom dia Senhores!

Notei que quando inicio o processo de carga ou descarga no ICE juntamente com o processo de balanceamento através do PB6, este ultimo funiona somente por um determinado tempo, aproximadamente de 5 a 7 minutos, e depois deste tempo a luz verde indicativa de funcionamento se apaga, e acho também que para de funcionar. Acho que o PB6 só funciona bem após a carga ou descarga do pack e não durante.[/quote:f92ec555c5]

Estranho, no meu não ocorre...mas meus carregadores são todos Bantam ou Great Planes, não conheço o ICE, apesar de saber de sua ótima procedência, pode ser alguma incompatibilidade de gênios...heheheheh

Abraço, Vou testar em um Turnigy que tenho para campo e posto aquí depois.

Norton

NORTON
membro

Mensagempor NORTON » 09 Mar 2009 00:46

[quote:db0dd97057="Golf Mike Charlie"]Como posso carregar minha bateria de carro de 60 ampères, que uso na minha bancada, com o meu carregador "ICE" já que ele não tem a programação para chumbo-ácido. Eu uso a configuração de NiCd-10cell. Eu vou monitorando a tensão para não passar de 14,4V. quando vai chegando perto de 14,5V eu vou diminuindo a corrente gradativamente. Às vezes levo dias para completar a carga. O problema é que quando desligo tudo, a tensão da bateria cai para uns 13V, mas nunca fica acima de 14V. Eu posso carregá-la usando configuração de li-po para 4S (14,8V) lembrando que no ato da carga de baterias li-po a tensão chega a 16,8V ? Isso estragaria a minha Chumbo-ácido? Essa é minha grande dúvida.

Agora quero uma opinião sobre essa fonte da Hobbycity. O que acham. Ela é de 5 ampères. Será que vale a pena??? Apenas 10 dólares.
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6256

Grande abraço a todos.[/quote:db0dd97057]

Baterias automotivas exigem carregadores automotivos específicos, bem mas potentes que os nosso de aeromodelismo, utilizam taxas diferentes e conforme o mestre Cláudio disse, sua tensão nominal é de 13,8 volts.

Para ilustrar, um uno mille, vem de fábrica com uma bateria sem manutenção(selada)de 32A e o alternador trabalha em regime máximo de 50 á 60 A/h de recarga, oscilando a tensão entre 13,2 e 14,8 volts.

Sendo assim, se não quiser detonar seu carregador em breve, instale a bateria no seu carro e rode com ela por uns dois dias durante o uso normal do carro, estará carregada para um mês de uso na bancada, se estiver boa .

Norton

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 09 Mar 2009 15:29

Basicamente, se você montar uma fonte com tensão limitada em 14,8V e corrente limitada a uns 3A, pode deixar "espetada" na bateria quase que indefinidamente, mas isso vai levar dias para dar uma carga de 100% na sua bateria.

Golf Mike Charlie
membro

Mensagempor Golf Mike Charlie » 09 Mar 2009 16:02

Valew Norton pelos links.
Valew Claudior. Essa fonte que vc citou acima de 3A fazendo-se a regrinha de 3: 3A está para 1 hora, os 60A para 20 horas. Não seria esse o tempo de carga? Ou não é bem assim o cálculo?

Valew abraços.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 09 Mar 2009 16:34

Não, pois como a tensão é constane, à medida em que a tensão da bateria sobe, a corrente de carga cai. Pode aumentar a tensão de saída para uns 15,5V, mas nesse caso tem de vigiar a bateria para que não sobrecarregue. O sistema ou é simples ou é rápido... Não existe ambos num circuito só.

Golf Mike Charlie
membro

Mensagempor Golf Mike Charlie » 09 Mar 2009 20:17

Tem razão, conforme a BAT vai completando, a tensão também sobe. É verdade. Só para fechar então meu entendimento: eu tenho uma BAT selada dessas de bancada de eletrônica de 7A. Eu então não posso dar uma carguinha nela com o meu carregador ICE (é um excelente carregador, tem até gráficos, só peca por não ter programa para Chumbo Ácido) configurado para NiCad-10Cell programando ele para terminar a carga ao atingir 14V ? eu costumo fazer isso programando icicialmente com 500mAh. Aí como ela só tem 7A, carrega num dia só, em mais ou menos 16 horas.
Esse procedimento estragará meu carregador ICE como você mencionou acima?

Valeu Claudior
Abraços

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 09 Mar 2009 20:27

Não posso afirmar nada, nem quanto a danificar o carregador e/ou bateria.
O algoritmo de carga é TOTALMENTE DIFERENTE para Nixx e Pb. Se quiser fazer, é por sua conta e risco. Eu não faria.

flyodraude
membro

Mensagempor flyodraude » 28 Mai 2009 11:38

Ajudem-me!
Alguns anos atrás, comprei um pack de baterias junto com um motor. Esse pack é do tipo AA (pilhas médias), porém só fui perceber que não havia qualquer indicação da Voltagem, muito tempo depois. Não sei se o seu conjunto composto por 8 células, possui cada uma 1,2V ou 1,5V. Seu corpo é envolvido com termoretrátil de cor azul. Será que a cor influencia na diferença de voltagem (azul ou amarela)???

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 28 Mai 2009 12:48

Se você especificar para o carregador fazer corrente constante até a bateria atingir 14,5V, com corrente constante, na prática é o mesmo que um carregador de chumbo-ácido decente faz.

lenineds
membro
Contato:

Mensagempor lenineds » 27 Jun 2009 01:41

Alguém aí sabe me dizer se posso ligar duas baterias "tamanhos diferentes" em paralelo? estou querendo ligar duas baterias de 1300mah em paralelo, só que uma é 20c e outra é 25c... o que vai acontecer?

diegovkf
membro

Mensagempor diegovkf » 06 Ago 2009 14:35

Olá alexcmag!
Minha LiPo ta com uma celula que eu acredito estar danificada pois ela esta com 1.30v, ela ainda teim chance ou so outra mesmo?
O negocio do carregador NiMh, eu tenho uma aki que era de um aero muito antigo, era de uma bateria de 600mah 6v, output: 6vDC 250, da pra usar esse carregador para concertar a celula?
Abraço

derioeng
membro

Mensagempor derioeng » 09 Ago 2009 13:20

Bom dia pessoal,

Sou novo no assunto , mais pretendo adiquirir um aero, porem estou estudando o assunto, e estou em duvida entre o eletrico e combustão.
Uma informação que tive é que só e´possível carregar uma bateria de "LiPo" com um carregador plugado na bateria de um carro por aproximadamente 6 horas. Esta informação procede?
E que um bateria de 1300ma/h não dura mais que uns 10 ou 12 minutos, é verdade?

Obrigado pessoal.

Abraço,

Dério.

ale varella
membro

Mensagempor ale varella » 06 Set 2009 16:03

Ola,
Comprei um aeromodelo da art-tech faz uns 2 meses e estava decidindo se vendia ou ficava com ele,ainda nao mexi em nada esta na caixa;e ai como ficam essas regras de conservaçao da bateria pois a minha nunca recebeu carga ,nem da caixa saiu.Tenho que dar carga ou monitora-la?
abç
Ale

JManoel
membro

Mensagempor JManoel » 06 Set 2009 21:59

Olá,
Coloquei um pack de baterias de NiMh 9,6v 300mAh no carregador apache 2030, ele só estabilizou o led vermelho em 110 mA, nas outras configurações ele estava piscando, o que creio que caracterize erro. Deixei a bateria carregando por mais de 14 horas, mas o led verde de carga completa não se acendia.
Exite meio de medir afim de saber se a bateria está carregada?
Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
Vale saber que é a primeira vez que carrego esse pack, acabei de monta-lo.
Pq o led pisca (erro) quando aumento a amperagem?
Essa coisa de baterias sempre me deixou confuso, foi o motivo de eu ter me afastado do hobby na primeira ocasião.

Obrigado.

Luiz Phelipe
membro

Mensagempor Luiz Phelipe » 16 Dez 2009 00:45

minha bateria ta acusando 1v por celula, tem salvação ou morreu?

Turnyng 30c 3s 1.6.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 16 Dez 2009 01:11

Provavelmente morreu... Melhor descarregar por completo deixando alguns dias dentro de um copo de água com sal e depois jogar no lixo.

Luiz Phelipe
membro

Mensagempor Luiz Phelipe » 17 Dez 2009 19:11

que dr***, a bateria comprei zero.
Obrigado Pela Resposta.

jpedro_jau
membro

Mensagempor jpedro_jau » 21 Fev 2010 00:21

Alex, primeiramente parabéns pelas matérias que posta no e-voo, me ajudam muito e tenho certeza eu ajuda muita gente tambem!!! Continue....

Cara, eu iniciei esse ano no aero eletrico, peguei um Extrinha Red Shark no asaseletricas e montei com motor 3530 + ESC de 30A.
Eu entrei nessa de Lipo pra lá, Lipo pra cá, sensacional, até um CAP grande a combustao qeu eu tenho aqui soquei um BEC de 8A nele com dissipador, animal com Lipo FligthPower EON 2S 2100mhA, sensacional. Se tá nublado um dia antes do voo eu nem carrego a bateria, deixo pra carregar (lento) na manha do dia em que vou a tarde voar.
Eu tenho automodelo tambem e participo de competiçoes. Preciso inventar algum tipo de proteço para esse pack do auto, uma vez que porradas e capotes fortes (noauto) sao inevitáveis. Por mais que o local da bateria é raletivamente protegido, tenho medo, por isso ainda nao coloquei a lipo no auto (Kyosho V-one RRR Evo2). Eu até vi uma materia ensinando a fazer proteçao para a lipo de plastico, tipo de fazer pasta plastica, mas nao sei se funciona.
Voce teria algum conselho para eu proteger o pack, uma vez que o pack do auto fica a uns 2cm do tanque de combustivel? Aí preocupa hein... ehhehe...
Valeu, grande abraço....

jpedro_jau
membro

Mensagempor jpedro_jau » 21 Fev 2010 00:26

Já abusando da sua boa vontade. Como eu faço para saber quanto tempo de voo posso fazer com meu extrinha sem ter qeu fazer pouso sem motor?

Aviao: https://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=16_53&products_id=2287

Motor: http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3883

ESC: http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=658

Lipos 1: http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6307

Lipo2: http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9274

Valeuuu mais uma vez, obrigado!!!

Abraço, Joao Pedro Jaú...

OBS: Faço voos bem curtos, tipo 5 minutos no maximo e manerando no motor!!!

Pedro Pithan
membro
Contato:

Mensagempor Pedro Pithan » 21 Fev 2010 00:26

Se você quiser mesmo usar essa LiPo no seu Automodelo, é bom fazer algum tipo de proteção, mas recomendo que você compre uma LiPo pra Autos, elas já vem com um case plástico de proteção pra LiPo.

jpedro_jau
membro

Mensagempor jpedro_jau » 21 Fev 2010 12:00

Entao cara, eu tava olhando, mas as baterias Lipo para auto com proteção são desenvolvidas para auto que o motor é elétrico tambem, nao vi nenhum com um tamanho compatível com meu Auto, tem que ser pequena e leve.
Comprei uma na Deal para testar, em questão de tamanho e peso essa é perfeita, ganho brincando 1 segundo na volta, em dia de corrida.

http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.7621

Relaçao peso e tamanho sao perfeitos para o auto, poderia até ser um pouco mais comprida, mas a largura é essa e o peso nem se fale. Bem mais leve que os pack's com 5celulas AAA que agente do auto está acostumado a usar...

Valeu...

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”