Cuidados e conservação de baterias

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

david loos
membro

Mensagempor david loos » 21 Fev 2010 22:16

eu li o post inteiro, e fiquei em dúvida, o melhor jeito de guardar LiPO é em geladeiras e com a carga entre 50 e 60%? fazendo isto poderei ter baterias a muito tempo?

abraço

filho
membro

Mensagempor filho » 24 Mai 2010 10:23

AMIGO TENHO UMA BATERIA DE 3000 COM 20C QUAL A MELHOR CARGA LENTA QUE DEIXO NO CARRAGADO E TENHO UMA 5500 35C E QUAL A MELHOR CARGA LENTA QUE DEIXO NO CARREGADOR PARA ESTA TBEM, OBRIGADO

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 24 Mai 2010 10:29

A carga lenta recomendada para a 3000mAh é de 1,5A a 2A.

Para a de 5500mAh seria de 2,7A a 3,8A.

Para obter estes números, multiplique 0,5 e 0,7 pela capacidade nominal da bateria.

P.S. Não grite, e procure separar as orações com vírgulas e pontos para ficar mais fácil de ler.

Ademilson
membro

Mensagempor Ademilson » 28 Jun 2010 20:56

Alex,

Comprei 4 baterias de 6s 2200 35c para utilizar em paralelo de 2 em 2 no meu tucano, mais o que acontecel e que ja no 3º voo notei que incharam um pouco,estou usando esc 100 amp., consumo esta sobre os 84 amp, poderia ter vindo com um defeito de fabrica o pode que ao carregalas acabei fazendo algo errado?, tenho um carregador Irmax B8, e tenho que confessar as duas priemeiras cargas fiz 2200, eu nao sei muito bem isso de ¨¨C¨¨ poderia explicarme por gentileza, e tem alguma forma de saber quantos descarrega de verdade a bateria.

EX.

Esc - 100 amp

2 baterias 6s 2200 35c x 2 = 4400 x 35 = 154 de descarga continua segundo o fabbricante.

Dos 154 estou comsumindo com aceleraçao a 100% 84 amp., assim que estao
trabalhando com uma folga de quasi 100%, se e que e assim.

Entao a pergunta porque se incharao, defeito de fabricaçao?.
Obs. no ultimo voo, usei somente 50 %da carga, e me apresentarao os mesmo inchaso, mais nao perderao força e nao estao desbalanceadas.

Obrigado,abraço.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 28 Jun 2010 22:41

Nas primeiras cargas a resistência interna das baterias ainda não está muito baixa, então é bom não abusar na carga e na descarga por uns 3 ciclos.

Outras coisas que causam estufamento são pouca ventilação (e consequentemente excesso de temperatura), desbalanceamento, guardar carregada e em lugar quente, entre outros.

Outras possíveis causas são idade (se armazenadas por muito tempo) e má qualidade.

heronkeller
membro

Mensagempor heronkeller » 27 Ago 2010 09:11

muito bom [b:4d5b919886]alexcmag[/b:4d5b919886], ótimo post! :wink:
"Esqueça tudo que você sabe sobre empuxo e arrasto, sustentação e gravidade; o que faz um helicóptero voar é dinheiro"

Vinicius Salmazo
membro

Mensagempor Vinicius Salmazo » 27 Ago 2010 17:55

Alex, tenho uma duvida.
Tenho uma Lipo 3s de 1800mah que esqueci ligada em um ESC durante toda a noite. :? Peguei ela e percebi que ela tinha inchado para os lados então com um multimetro medi sua células. Cada célula estava com mais ou menos 1.8v totalizando 5.4v.
Gostaria de saber se da para aproveitar. Se não, o que devo fazer com a mesma?

Obrigado.

cchiavegatti
membro
Contato:

Mensagempor cchiavegatti » 16 Set 2010 15:58

Alex,

Ciclei 2 bateria 2200 mAh que ja as tenho a mais de 1 ano, coforme seu procedimento.
Estas começaram a estufar apos o vôos recentemente, resultado:

- Apos 3 ciclos 1 delas ficou na media de 1900 mAh.
- Na outra no 1º ciclo estava acompanhando a descarga e em um certo momento estavam as 3 celulas com 3,65V, passados 5 min, eu desliguei pois estavam assim:
1 - 3,61 V ; 2 - 3,54V ; 3 - 3,0 V

Vi que cada um tem certa diferença e que não pode ser absurda, que acredito que não seja esse caso.

É normal ou melhor descarta-las?
Cleverson Chiavegatti

DAVIDlamaV4
membro

Mensagempor DAVIDlamaV4 » 08 Out 2010 11:41

pessoal, to com uma dúvida de iniciante, li o post inteiro, mas não achei uma resposta.

tenho um lama v4, a bateria original é de 800mAh, DR de 10C e 7,4V.

quero comprar uma nova, qual posso comprar? no carregador tem espaço para 11,1V, é aconselhável comprar uma bateria com essa tensão?

vi algumas opções de bateria, gostaria de saber qual vcs acham que seria a melhor compra, já vi gente falando mal e gente falando bem das mystery, mas vi que são de 900mAh e de 7,4V, aqui vão as minhas opções:

mystery: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154781637-bateria-lipo-mystery-74v-900mah-15c-mais-barato-_JM

genéricas: http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.10783

originais http://www.miracle-mart.com/store/index.php?main_page=product_info&products_id=1310

e por fim uma xtreme: http://www.miracle-mart.com/store/index.php?main_page=product_info&products_id=4525

só postei baterias de 7,4V

então, o que me dizem?

muito obrigado!

punk
membro

Mensagempor punk » 12 Out 2010 21:53

Boa Noite.... uma bateria de 3s que parou de funcionar uma celula, da pra usar normalmente como uma bateria de 7,4 ou tem que tirar a celula com defeito?

Lolata
membro
Contato:

Mensagempor Lolata » 12 Out 2010 21:56

Eu tambem tenho essa duvida.
Comprei uma Bateria, quando chegou, eu dei a primeira carga, aparentemente deu certo, mas na hora de voar ela não aguentou nada, coloquei no carregador e ele deu erro em uma das celulas, não está inchada, somente uma não funciona.
Posso eliminar essa celula, colocar um conector p/ 2S e continuar usando ?

Hérison Mercês de Aguiar
membro

Mensagempor Hérison Mercês de Aguiar » 03 Nov 2010 16:16

carreguei uma bateria turnigy 1800 20c(nova) para ligar na eletrônica e testar os componentes, porem a eletrônica apresentou problemas oque eu faço agora?

* Posso guardar a bateria carregada como esta? (por quanto tempo?)

marcelo_l
membro

Mensagempor marcelo_l » 16 Dez 2010 18:56

Apartir de hoje, essas baterias de Li-Po dormirão fora de casa e em 3,6V.

Agora para compartilhar um conhecimento (vai até parecer coisa do "Acredite se quiser" mas é verdade).
Tenho um barbeador da philips e eu sempre fui "enjoado" com relação a baterias, esse é o modelo 825 com baterias internas de Ni-Cd (nem peça se fabrica mais), tenho a 14 anos e a bateria continua praticamente com a mesma capacidade de carga, pouquíssima coisa foi perdida.
Lembro que quando usei a primeira vez, observei que ela durava em média de uma semana e meia a duas, hoje após os 14 anos, a bateria dura de uma semana a uma semana e meia.
Praticamente foi perdido apenas meia semana ou coisa de 25% em 14 anos.
E olha que faço barba todos os dias.

Como eu agi com esse barbeador:

Simplesmente nunca carreguei pela metade ou iniciei carga sem descarregar completamente.
De tempos em tempos, fazia a cilcagem, descarregava todo até o motor parar e depois carregava por 24hs.

Simples assim.

Já com as novas baterias de Ni-Mh já perdi uma penca, hoje estou um pouco mais cuidadoso com as Mh, faço umas ciclagens sempre que posso e evito descargas completas.

Agora é a saga das Li-Po, e já comecei fazendo caquinha, a original de meu heli eu estava guardando completamente carregada.
Vamos ver como vou me sair daqui para frente, rs...

Parabéns ao post, acredito que isso deva sanar 90% das dúvidas de todos.

djcharlesx
membro

Mensagempor djcharlesx » 23 Dez 2010 08:20

Como faço para medir a voltagem de cada célula ?
Dias atrás, eu desmontei uma rhino, de 1550, pois com o tombo do aero ela havia rompido o terminal q interligam as células. mas notei que nenhuma das celulas estavam perfuradas. então gostaria de medi-las e se possivel como fazer o esquema de ligacao entre elas para ver se consigo recupera-la.

Abraço

zzzz
membro

bateria com anomalia

Mensagempor zzzz » 01 Fev 2011 00:04

bem nesse post gostaria de dizer o que me ocorreu:
estava eu com um turnigy1000mha 2s 30c no meu heli usando

normalmente e carregando com um turnigy acucel 6
sempre em 1ah e tudo ia bem, isso durante ums 5 ciclos.

pois bem certo dia fui voar e um colega levou um helicoptero
desses da candide de 3 canais mais especificamente um phanter.

colocamos nesse heli e o mesmo usou até parar de rodar a helice
do mesmo e ele levou um tombo de mais ou menos 2 metros de altura,
mas o pack estava bem alocado no slot.

ocorreu que o pack deu uma inchada somente numa parte que é na traseira
onde tem as saidas dos fios, ela inchou tanto na face como nas costaas e laterais.

somente neste ponto aparece a anomalia tem mais ou menos 1,5cm de largura perfazendo uma especie de faixa no pack.

alguem ja teve uma experiencia destas em que o pack nao incha por inteiro?

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 01 Fev 2011 00:17

Se voou até o heli cortar já condenou sua LiPo, pois o corte desses helis com bateria NiMh é baixo demais para as LiPo....

zzzz
membro

Mensagempor zzzz » 01 Fev 2011 21:52

[quote:c319d51f1d="claudiorfernandes"]Se voou até o heli cortar já condenou sua LiPo, pois o corte desses helis com bateria NiMh é baixo demais para as LiPo....[/quote:c319d51f1d]

obrigado pela resposta.

com meu carregador lipo é um turnigy acucel 6 tenho como fazer uma mediçao precisa da bateria ou precisarei de um medidor especifica?

outra coisa depois dela ter passado por esse incidente é possivel recupera-la ou essa condenaçao é de morte?

realmente este seu diagnostico confere tinha outra lipo velinha e testamos tambem ate cortar e o veridito é o mesmo.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 01 Fev 2011 22:15

A "recuperação" de LiPo é EXTREMAMENTE perigosa e de resultados duvidosos. Se errar é incêndio na certa, e fogo de LiPo não é brincadeira (ah, e se jogar água para apagar o fogo ela provavelmente explode na sua cara...), assim, eu pelo menos NUNCA digo o que fazer para tentar recuperar LiPo com sobredescarga.... Para dar uma idéia da coisa, a tensão-limite de carga de uma célula de LiPo é 4,2V. Chegando a 4,3V ela explode em chamas....

zzzz
membro

Mensagempor zzzz » 02 Fev 2011 22:03

[quote:491ee4032e="claudiorfernandes"]A "recuperação" de LiPo é EXTREMAMENTE perigosa e de resultados duvidosos. Se errar é incêndio na certa, e fogo de LiPo não é brincadeira (ah, e se jogar água para apagar o fogo ela provavelmente explode na sua cara...), assim, eu pelo menos NUNCA digo o que fazer para tentar recuperar LiPo com sobredescarga.... Para dar uma idéia da coisa, a tensão-limite de carga de uma célula de LiPo é 4,2V. Chegando a 4,3V ela explode em chamas....[/quote:491ee4032e]

e ai qual melho jeito de medir a tensao dela?

e como saber se ela esta totalmente perdida?

melhor custo beneficio é descartar antes que ocorra o pior?

se descartar qual melhor forma de fazer? colocar imersa na agua com sal?

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 02 Fev 2011 22:26

1 - usando um multimetro

2 - [quote:ff1e026bba="claudiorfernandes"]Se voou até o heli cortar já condenou sua LiPo, pois o corte desses helis com bateria NiMh é baixo demais para as LiPo....[/quote:ff1e026bba]

3 - sim

4 - sim

sandrobqsps
membro

Mensagempor sandrobqsps » 12 Fev 2011 17:47

Alex antigamente voava de qualquer jeito hoje em dia antes de concluir um aero costumo fazer teste de bancada com toda a eletrônica pra chegar aquecimento consumo, empuxo torque do motor etc.. para não super aquecer uma lipo com certo tipo de hélice essas coisas mas acho que valem a pena!!!!!!!!!

sandrobqsps
membro

Mensagempor sandrobqsps » 12 Fev 2011 17:51

Já vi karas voando com hélices maiores que o recomendado pelo fabricante do motor: resultado lipos estufadas e superaquecidas na minha opnião estragando o equipamento, somente pra ganhar mais empuxo,mas todos sabem que existem motores para cada faixa de peso de cada aero!!!!!!!!!!!!

Rickremers
membro

Mensagempor Rickremers » 14 Mai 2011 08:13

Duvida...estou montando meu 1° aero e peguei um futaba 6ex que vem com bateria nicd 600mah...tenho caregador imax b6, devo carregar a bateria a 0,6A, com duração de 14 horas? neste caso o caregador corta o carregaento quando chega em 120 minutos....posso mudar esse tempo para 14 horas? sem perigo? qual seria uma forma de carega-la mais rapido sem judiar da bateria..a quantos A? desde ja agradeço
Rickremers \o/ "Mentes são como pára-quedas, só funcionam se estiverem abertas”
Bons Pousos!!!

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 14 Mai 2011 08:41

[quote:bf5eb5846b="Rickremers"]Duvida...estou montando meu 1° aero e peguei um futaba 6ex que vem com bateria nicd 600mah...tenho caregador imax b6, devo carregar a bateria a 0,6A, com duração de 14 horas? neste caso o caregador corta o carregaento quando chega em 120 minutos....posso mudar esse tempo para 14 horas? sem perigo? qual seria uma forma de carega-la mais rapido sem judiar da bateria..a quantos A? desde ja agradeço[/quote:bf5eb5846b]

Não. 14 horas a 0,6A dá 8,4Ah, umas dez vezes mais que o necessário para carregar a bateria.

14 horas seria com 0,050A, não com 0,6A.

Configure o carregador para ciclo de NiCd, descarga de 0,4A até 0,8V seguida de carga a 0,4A. Faço assim nas minhas e duram muito tempo.

O tempo de 2h que fica configurado é o limite de segurança, não necessariamente o tempo que vai durar a carga.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

Rickremers
membro

Mensagempor Rickremers » 14 Mai 2011 20:28

ok.. eu nunca fiz ciclagem, pois é minha 1° nicd...nesta função ciclagem o carregador descarrega e inicia carga sozinho?

Eu carreguei a bateria hoje...coloquei a 0,6A quando chegou em 12,8V o carregor cortou a carga que durou uns 70 minutos...

Voltar para “Baterias, carregadores, rádios e eletrônica”