Carregar Bateria de Nimh do TX com carregador Futaba ?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

Encontrei!...

diga-se no site:
"Um dos sintomas de que seu pack não está bom é o aparecimento de uma oxidação azulada nos terminais do fio negativo (preto). Essa oxidação é devida ao deslocamento do eletrólito de alguma célula que tenha "ventilado". O aparecimento de um óxido branco nos terminais de um pack quase sempre indica que pelo menos uma célula "ventilou" e, portanto, está inoperante."

aproveitei e revisei essa historia do efeito memoria etc...

Meu Pack ainda não morreu, mas não vou utiliza-lo no TX, pois se uma Celula "falhar"
o que corre o risco sera meu aero que estara em voo, causando lenha ou infelizmente até um Incidente( incidente pois sei que não esta em condições de voo).

Aaaa aqui esta o link do Site para que possam saber da tal ''sindrome" e como cuidar de suas NiCd e NiMH > http://acamg.atspace.com/artigos/pack/packs.htm
uhm...
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Se tiver um carregador que meça a carga absorvida pela bateria (tipo Triton), faça alguns ciclos para verificar, se a capacidade estiver normal, abra o pack, remova toda a "oxidação" das células usando uma escova de dentes velha e álcool (cuidado pois o sulfato de cobre é venenoso). Substitua os fios e feche novamente.
Solução de pobre, pra quem não tem carregador inteligente (eu, por exemplo usei essa técnica durante uns 20 anos), carregue seu pack, retire a proteção plástica de modo que possa medir a tensão de cada célula, pendure uma carga que drene, digamos 1A (não precisa ser valor exato, algo em torno de 1A), e meça as tensões individuais a cada 5 minutos, até que a tensão das células se aproxime de 1V cada... Se não houver grandes diferenças de tensão duranta o processo de des carga, seu pack estará ok.
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

Certo....vou fazer isso...e enqaunto isso vou utilizar o pack novo...
faço uma vez só ou faço mais de uma vez....carregar e descarregar monitorizadamente. ?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Se tiver o carregador inteligente, faça alguns ciclos. Se não, basta um ... Se tiver alguma célula com problemas ficará BEEEEM evidente... heheeh.. a tensão das células de menor capacidade cairá antes que a das demais....
Avatar do usuário
Vinicius Fantini
membro
Mensagens: 2604
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Vinicius Fantini »

Claudio, quando a bateria começa a absorver mais energia que sua capacidade é sinal que está "morrendo"

Exemplo: A Bat do meu TX (600 mAh)eu sempre carrego quando o TX começa a apitar (8.5v ou 1.06v por célula) no Carregador antes aparecia uns 500 mA entrando nela, da ultima vez que eu carreguei apareceu 615mA.

Isto é sinal que ela está "disperdiçando" energia que entra nela? Ela está entrando em "óbito"? Não quero que ela falhe quando estiver voando (principalmente heli)

Abraço
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A capacidade absorvida varia com a temperatura e com o estado de descarga. Você só pode ter certeza da capacidade real se fizer ciclos carga-descarga monitorados com o carregador.
Avatar do usuário
Runnerba
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 2:22 pm
Localização: DF

Mensagem por Runnerba »

[quote:8f5cafc393="Vinicius Fantini"]Claudio, quando a bateria começa a absorver mais energia que sua capacidade é sinal que está "morrendo"

Exemplo: A Bat do meu TX (600 mAh)eu sempre carrego quando o TX começa a apitar (8.5v ou 1.06v por célula) no Carregador antes aparecia uns 500 mA entrando nela, da ultima vez que eu carreguei apareceu 615mA.

Isto é sinal que ela está "disperdiçando" energia que entra nela? Ela está entrando em "óbito"? Não quero que ela falhe quando estiver voando (principalmente heli)

Abraço[/quote:8f5cafc393]
Cara, ontem botei um pack quase novo excelente de 700mah ni-cd para ciclar 3 vezes.... primeiro ok, segundo ok, terceiro entrou 2100 mah.... acho que foi pro SAL..... :?
TREX600PRO/PULSE 125 DLE20CC/OSMOSE 70/TWIST 60/FUTABA10CHGX2/EXTRA30CC/BUPPO
Responder