Carregadores para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Poder, pode, a carga demoraria 30 minutos, mas este tipo de carregador geralmente não tem deteção de final de carga, pode danificar a bateria (mesmo as NiCd).
scizor
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 5:05 am

Mensagem por scizor »

[quote:61b55c144a="alexcmag"]Poder, pode, a carga demoraria 30 minutos, mas este tipo de carregador geralmente não tem deteção de final de carga, pode danificar a bateria (mesmo as NiCd).[/quote:61b55c144a]

OK! Eu acho inclusive que ele vai ter de dar 2 cargas com este carregador, visto que o carregador tem um timer fixo de 15minutos nele... Se bem que acho que ele não corta a carga ao fim dos 15 minutos... Então seria só marcar 30 minutos no relógio...

O carregador é Hobbico 900 AC/DC Auto Charger...

Mas para o condicionamento da bateria, só a carga normal, ou faz-se que nem celular, deixa-se carregando... Se fosse um carregador com detecção de final de carga seria diferente?

Abraços, obrigado...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:3046929635="scizor"][quote:3046929635="alexcmag"]Poder, pode, a carga demoraria 30 minutos, mas este tipo de carregador geralmente não tem deteção de final de carga, pode danificar a bateria (mesmo as NiCd).[/quote:3046929635]

OK! Eu acho inclusive que ele vai ter de dar 2 cargas com este carregador, visto que o carregador tem um timer fixo de 15minutos nele... Se bem que acho que ele não corta a carga ao fim dos 15 minutos... Então seria só marcar 30 minutos no relógio...

O carregador é Hobbico 900 AC/DC Auto Charger...

Mas para o condicionamento da bateria, só a carga normal, ou faz-se que nem celular, deixa-se carregando... Se fosse um carregador com detecção de final de carga seria diferente?

Abraços, obrigado...[/quote:3046929635]

Carregador com detecção de pico manda carga até a bateria estar completamente carregada.

Carregador com timer é um chute, se a bateria tiver um restinho de carga ela pode superaquecer na carga.

Na dúvida, acompanhe a carga e se a bateria começar a esquentar acima do que é confortável para segurá-la, desligue.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
scizor
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 5:05 am

Mensagem por scizor »

[quote:eceb7e6a3b="alexcmag"]

Carregador com detecção de pico manda carga até a bateria estar completamente carregada.

Carregador com timer é um chute, se a bateria tiver um restinho de carga ela pode superaquecer na carga.

Na dúvida, acompanhe a carga e se a bateria começar a esquentar acima do que é confortável para segurá-la, desligue.[/quote:eceb7e6a3b]

OK!

Muito Obrigado, vou passar as informações para meu amigo!

Abraços...
scizor
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 5:05 am

Mensagem por scizor »

Acabei esquecendo...
Pra condicionar uma bateria nova, cargas comuns nela?

Abraços...
Avatar do usuário
Gerson B.
membro
Mensagens: 1007
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 10:12 pm
Localização: Jundiaí - SP

Re: Carregadores para leigos

Mensagem por Gerson B. »

[quote:f73b45f12b="alexcmag"]
No caso das baterias de NiCd/NiMh (tensão nominal de 1,2V) o bocal (tensão máxima da bateria) fica a 1,6V, ou seja, precisa-se de 1,6V por célula para conseguir carregá-la.

Portanto, para carregar uma bateria de 8 células (9,6V), precisa-se no mímimo de 8*1,6V = 12,8V. Com menos do que isto a capacidade total nunca será conseguida.
[/quote:f73b45f12b]

Alexcmag

Neste exemplo de 8 células , a tensão do carregador de 12,8V é medida em carga, ou com o carregador em aberto?
\_______(((( o ))))_______/
Bons vôos e ótimos pousos!
Avatar do usuário
LOLOMAU
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:57 pm
Localização: Coruripe - AL
Contato:

Minha Bateria x Meu Carregador

Mensagem por LOLOMAU »

Sou iniciante em tudo.

Estou com muitas dúvidas. Acabei de receber esta bateria HiModel 11.1V 600mAh 15C 3 células (Foto Abaixo). Também acabei de receber este carregador ElectriFly (Foto Abaixo), no carregador tem uma chave com três posições 1000mA, 500mA e 250mA. A minha bateria tem 600mAh. Qual a posição mais correta da chave 1000mA ou 500mA.

Será que posso carregar esta bateria neste carregador :?:

Como faço para ligar este carregador, posso usar um transformador de parede e de 12V já que o carregador tem entrada de 11-15V? Posso ligar o transformador na bateria do carro? Na verdade não entendi onde eu ligo o carregador para poder carregar a bateria.

[img:b21ff88cc5]http://www.jocare.com.br/imagens/bateriafrente.GIF[/img:b21ff88cc5][img:b21ff88cc5]http://www.jocare.com.br/imagens/bateriacosta.GIF[/img:b21ff88cc5]
[img:b21ff88cc5]http://www.jocare.com.br/imagens/carregador.GIF[/img:b21ff88cc5]
Lolo querendo decolar.........
Avatar do usuário
pingua
membro
Mensagens: 385
Registrado em: Seg Abr 10, 2006 11:16 pm
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por pingua »

Não use a chave em 1000, pois vc estaria carregando em mais de 1c, o que é muito perigoso, acho que da pra vc usa qualque uma das outras posiçoes, vc pode liga em qualque fonte de 12v, que fornessa mais que uns 3a estabilizada, seja ela uma fonte de pc, bateria etc...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Quando não tiver pressa, carregue em 250mA. Quando tiver pressa, em 500mA, e como disse o pingua, nunca em 1000mA.
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

Para carregar essa bateria de 3s, será necessário uma fonte de +/- 15V para fornecer os 12,6V que o carregador joga na saida.

valeu
Responder