Carregadores para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.

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alexcmag
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Carregadores para leigos

Mensagempor alexcmag » 18 Out 2004 18:37

Continuando a analogia das baterias com tanque de combustível, vem a dúvida de como encher o tanque, isto é, como carregá-las.

Usando medidas do sistema internacional, a capacidade é expressa em mAh (miliampére vezes hora). A tensão em V (volts), e a corrente usada na carga em A (ampéres).

Para encher um tanque com um galão de gasolina (destes que tem pendurado em tudo quanto é jipe), sabe-se que o galão precisa estar acima do bocal do tanque. Com as baterias funciona do mesmo jeito. O nível de tensão do carregador precisa estar acima do nível máximo de tensão da bateria.

No caso das baterias de NiCd/NiMh (tensão nominal de 1,2V) o bocal (tensão máxima da bateria) fica a 1,6V, ou seja, precisa-se de 1,6V por célula para conseguir carregá-la.

Portanto, para carregar uma bateria de 8 células (9,6V), precisa-se no mímimo de 8*1,6V = 12,8V. Com menos do que isto a capacidade total nunca será conseguida.

Os carregadores de bateria geralmente são feitos para ligar na bateria de 12V da caixa de campo. Os mais caros têm um circuito interno que aumenta a tensão de 12V para em torno de 30V, permitindo carregar baterias de até 16 células sem problemas.

Os carregadores de bateria mais simples e baratos não têm este circuito, sendo necessário geralmente ligá-los em uma bateria de campo ou fonte de alimentação com no mínimo 13,8V.

Outro problema é saber em que velocidade pode-se bombear gasolina para o tanque. Se for bombeado mais lentamente do que o possível, perde-se mais tempo (mas não há risco).

Se for bombeado mais rapidamente do que o tanque aguenta, ele vai entornar, estufar ou explodir.

Para se adequar aos diferentes tamanhos de bateria geralmente os carregadores têm regulagem de corrente de carga.

Cada tipo de tanque ou bateria diferente tem uma velocidade máxima de carga, no caso da bateria, esta velocidade é expressa em C, sendo 1C a corrente equivalente à capacidade da bateria em mAh.

Assim, uma bateria de 1000mAh carregada a 1C receberá uma corrente de 1000mA. A 2C, 2000mA, e assim por diante.

As baterias de NiCd de alta descarga geralmente podem ser carregadas a 3C (uma bateria de 1000mAh pode receber uma carga de 3000mA). As de rádio são projetadas para cargas e descargas mais lentas, devendo ser carregadas a no máximo 1C.

As baterias de NiMh geralmente suportam cargas a 2C. Equivale a uma carga de bateria de 1000mAh com corrente de 2000mA.

As baterias LiIon e LiPo são as que têm o gargalo mais estreito, geralmente suportam bem cargas de até 0,7C. No exemplo da bateria de 1000mAh equivale a 700mA de corrente.

Um tanque de gasolina quente quando é enchido rapidamente no sol provavelmente vai ficar cheio de bolhas de ar, parecendo carregado quando na verdade não está. O ideal é encher frio, na sombra e sempre que possível lentamente.

O mesmo vale para as baterias, para evitar efeito memória, desbalanceamento e outros problemas deve-se carregá-las frias e sempre que possível deve-se usar carga lenta.

Cada tanque de combustível tem formato diferente, e em alguns casos é mais difícil saber até onde pode ser enchido. Em uma moto, pode-se ver o nível da gasolina olhando pelo bocal do tanque. Em carros, o bocal é estreito e a bomba para automaticamente quando percebe o aumento de pressão. O reservatório de partida a frio de carros a álcool é preenchido cuidadosamente olhando o nível.

Com as baterias também é assim.

As baterias NiCd/NiMh são parecidas com um tanque de carro, e podem ser carregadas de 3 maneiras:

[*]Carga lenta: se for colocada a conta-gotas, pode-se passar a vida toda colocando gasolina no tanque que ela não entornará, pois o excesso evapora. Isto equivale a carregar uma bateria de NiCd ou NiMh em 1/10C (isto é, uma bateria de 1000mAh carregada com 100mA, e assim por diante). A bateria demora 14 horas para carregar, mas se for deixada por uma semana não terá problemas.

[*]Por tempo: sabendo-se que o tanque está vazio, suporta 60 litros e que o gargalo aceita 1l de gasolina por minutos sem entornar, bombeia-se 1l por minuto por uma hora. O risco é não marcar bem o tempo, ou o tanque não estar totalmente vazio, e a gasolina entornar e estragar o carro. A carga de bateria por timer é assim, portanto só pode ser feita se houver certeza de que não há nenhuma carga e que a corrente de carga está perfeitamente ajustada.

[*]Detecção de pico: apesar do carregador (bomba) não saber se o tanque está cheio ou vazio, bombeia-se gasolina até perceber que a pressão (voltagem) no bocal aumentou repentinamente, indicando que a gasolina está subindo no bocal e a bateria está cheia. Com as baterias de NiCd (ou tanque de carro) este método é o mais seguro, pois não permite carga rápida sem deixa entornar, e não é necessário esvaziar o tanque antes de completá-lo.


As baterias de LiIon/LiPo são mais parecidas com o tanque de partida a frio dos carros a álcool. É possível saber se estão carregadas ou não pelo nível (voltagem), o nível máximo das LiIon é de 4,1V por célula, e de LiPo 4,2V por célula.

A carga é feita inicialmente a 0,7C (ou menos) até chegar bem perto da borda, diminuindo-se a corrente de carga até completar.

Como o tanque é pequeno, o bocal é largo e está do lado do motor, deve-se carregar com cuidado. Usando os carregadores adequados e escolhendo a corrente de carga correta não há riscos, mas o uso de carregador para NiCd com estas baterias poderá danificá-las e causar um incêndio. Imagine ligar o bocal da bomba de combustível do posto no automático neste tanquinho... Vai voar gasolina em cima do motor...
Editado pela última vez por alexcmag em 30 Jan 2005 15:46, em um total de 1 vez.

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Mensagempor alexcmag » 18 Out 2004 19:11

novelli escreveu:Alex esse tópico deveria ficar fixo, assim copmo o sobre baterias, que tenho certeza voce vai reescrever. :)


Vou reescrever sim, já surgiram várias dúvidas sobre bateria hoje. Pena que não achei o arquivo no temp como este :(

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Mensagempor André Ximenes » 25 Nov 2004 20:04

* * * * *
Alguêm tem um circuito de um carregador de NiCd/NiMh
para baterias de 6 a 12volts... de 250 a 1200mha... ???

Estou indo sabadão para StaFigênia..

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Mensagempor Eric » 04 Dez 2004 01:18

Deixa eu ver se eu saquei :wink: :Tenho uma bateria de 7,2v e 600mah NiMh, quero fazer 2 carregadores, um lento e um rapido.O lento tem q ser uma fonte de 9,6v e 60ma, carregando a bateria em 15 horas.O rapido tem que ser 9,6v e 1200ma, carregando a bateria em 45min.
Correto?
Valew!!

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Mensagempor alexcmag » 04 Dez 2004 15:50

Isso mesmo, só lembrando que a carga rápida sem detector de pico é perigosa, precisa ter certeza de que a bateria está zerada (0,8V por célula, 4,8V total) e ficar acompanhando o tempo todo, ok?
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Mensagempor Eric » 04 Dez 2004 17:11

ok, valew pela ajuda

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Mensagempor Rafael Cotrim » 05 Dez 2004 11:13

Eric escreveu:.O rapido tem que ser 9,6v e 1200ma, carregando a bateria em 45min.
Correto?
Valew!!


só uma duvida a esse respeito ai no rapido carregaria em 2C???
e tbm nao entendi porque 45min.
alguem pode me explicar... :)

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Mensagempor alexcmag » 05 Dez 2004 14:52

dark escreveu:
Eric escreveu:.O rapido tem que ser 9,6v e 1200ma, carregando a bateria em 45min.
Correto?
Valew!!


só uma duvida a esse respeito ai no rapido carregaria em 2C???
e tbm nao entendi porque 45min.
alguem pode me explicar... :)


Se fosse perfeito, sem perdas, daria 30 minutos de carga em 2C, mas uma parte da corrente fornecida para a bateria se transforma em calor, por isto precisa ser um pouco a mais de tempo.
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bateria NiCd

Mensagempor Cassiusfxg » 06 Dez 2004 03:42

Olá!

Só não entendi uma coisa!???
"Quando vc fala que uma bateria Nicd para ser carregada precisa ter 0,8V por célula": Estes 0,8 são medidos com carga ou sem carga?Ou seja: tensão medida com o multímetro direto na bateria ou na bateria alimentando o circuito????

Valew.

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Re: bateria NiCd

Mensagempor alexcmag » 06 Dez 2004 09:02

Cassiusfxg escreveu:Olá!

Só não entendi uma coisa!???
"Quando vc fala que uma bateria Nicd para ser carregada precisa ter 0,8V por célula": Estes 0,8 são medidos com carga ou sem carga?Ou seja: tensão medida com o multímetro direto na bateria ou na bateria alimentando o circuito????

Valew.


O ideal seria 0,8V por célula sem carga (medindo direto a bateria).

Aí vai dar uma diferença, porque dependendo do speed vai cortar em 0,8V por célula com carga, mas quando chegar neste ponto tem tão pouca energia residual que não deve ter problema.

O ideal é usar NiMh pra cima, pois as NiCad têm problema de efeito memória, e as NiMh de boa qualidade no mesmo peso terão mais que o dobro de energia e aguentarão a mesma descarga (o vôo durará o triplo e você não precisará se preocupar com isto).
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Mensagempor fernando-ric » 06 Dez 2004 09:20

Então NiMH sem carga devem estar medindo 0,8v, e com carga completa? 1,2v certinho ? Ou tem uma margem?
_

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Mensagempor alexcmag » 06 Dez 2004 11:35

fernando-ric escreveu:Então NiMH sem carga devem estar medindo 0,8v, e com carga completa? 1,2v certinho ? Ou tem uma margem?


Cada bateria tem uma curva de tensão x carga específica, mas geralmente funciona mais ou menos assim:

0% carregada: 0,8V
5% carregada: 1,1V
95% carregada: 1,3V
100% carregada: 1,6V

Quer dizer... ao tirar do carregador estará com 1,6V, mas depois de alguns segundos de motor ligado cai para cerca de 1,3V, e vai diminuindo proporcionalmente até chegar a 1,1V.

Deste ponto em diante a tensão cai rapidamente e o modelo fica invoável.
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Baterias NiCd

Mensagempor Cassiusfxg » 07 Dez 2004 04:14

Então pelo que eu entendi:Mesmo carregando uma bateria de NiCd corretamente, eu ainda corro o risco de ocorrer o efeito memória?Como faço para eliminar ele de vez?

Outra coisa: Onde consigo baterias alternativas de NiMH (fáceis de encontrar)?As de Nicd alternativas, sei que consigo comprando baterias de telefone sem fio.

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Re: Baterias NiCd

Mensagempor ATARI » 07 Dez 2004 05:03

Cassiusfxg escreveu:Então pelo que eu entendi:Mesmo carregando uma bateria de NiCd corretamente, eu ainda corro o risco de ocorrer o efeito memória?Como faço para eliminar ele de vez?

Outra coisa: Onde consigo baterias alternativas de NiMH (fáceis de encontrar)?As de Nicd alternativas, sei que consigo comprando baterias de telefone sem fio.


as baterias de telefone sem fio num tem descarga suficiente perto das apropriadas... fora o preço
costumam custar 15 reais de 2 ou 3 celulas ... vc precisaria de 8 celulas

4x15 = 60 reais ( 4 packs de telefone a 15 reais cada ) se num me engano um pack pronto de 8 celulas 300mah celulas minamoto de exelente descarga no PC custa 65 ou 70 reais

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Mensagempor Eric » 09 Dez 2004 00:01

Alquem conhece um circuito de detector de pico para eu fazer um carregador rapido?

9,6v e 1200ma
entrada 12v
Valew!!

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duvidas sobre as pilhas

Mensagempor jociel luciano » 25 Dez 2004 13:49

Ainda nao sei se as pilhas AAA sao peuenas ou sao AA que sao pequenas alguem pode tirar essa minha duvida?

Essas pilhas verdes sao AAA ou AA?
E as grandes ao seu lado AAA ou AA?
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com

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Mensagempor alexcmag » 25 Dez 2004 21:06

As pilhas AA são o formato das as famosas Ray-O-Vac amarelinhas pequenas de usar em rádio de pilha de camelô.

As pilhas AAA são conhecidas como palito, é comum vê-las em controles remotos, PalmPilots, são um pouco menores que as AA.
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carregador de campo caseiro

Mensagempor srpab » 19 Jan 2005 09:47

Ontem tirei umas duvidas com o Alex, sobre o efeito que minha bateria vem apresentando de so dar força total apos uns 3 minutos.

Achando que a minha bateria era kokam, perguntei no topico errado, e ele esclareceu, minha bateria eh kam. ok.

Ontem desmontei o modelo e chequei conexao por conexao, e adivinha, o problema estava numa folga do conector da bateria ao modelo.

Ou seja minha bateria ainda esta boa, mas lendo este topico aqui, percebi que eh questao de tempo para eu destrui-la, pois montei um carregador de campo e dou carga rapida nela de no maximo 7 minutos, mais que isso ela aquece d+.

DUVIDA: Esta carregando muito rapido e isso nao eh bom, entra 12 v da bateria do carro passa e alimenta o circuito que eh composto de 1 diodo para 12 amperes e 2 resitores de 1 ohms em serie. Se eu reduzir a entrada para 9,6 v ( 6 x 1,6 ) terei um carregador mais confiavel ?
Ou a melhor maneira de voar mais, eh ter 2 baterias, sempre carregadas em lenta? aponsento meu carregador?

veja meu carregador em :
http://br.f2.pg.briefcase.yahoo.com/bc/ ... co&.view=l

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Mensagempor alexcmag » 19 Jan 2005 09:58

De qualquer jeito isto não está legal, sua bateria já está falecida.

Não veio carregador com o modelo? Use-o.
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carregador de campo caseiro

Mensagempor srpab » 19 Jan 2005 10:12

Oi Alex.

Ainda nao esta falecida, como disse ainda esta boa, utilizei o carregador 4x, mas estou aposentando-o.

O carregador que veio, leva em torno de 6 horas para carregar, por isso tentei escapar com a alternativa do carregador rapido caseiro.

Mas entendi o recado, e nao existe milagre, o jeito eh comprar pelo menos mais uma bateria, ae da para brincar em torno de 1hr por dia de voo...(30 min +/- cada) ...e nao terei problemas com a bateria.

Os carregadores de campo, que sao vendidos em loja, nao aceleram o carregamento? nao vale a pena te-los? na pratica o q c deve fazer eh carga lenta sempre?
Esta duvida acho que encerra a ideia de trabalhar com cargas rapidas...
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Mensagempor alexcmag » 19 Jan 2005 10:21

Os carregadores de campo vendidos em loja geralmente são de deteccção de pico, como descrevi no primeiro post.

Eles carregam NiMh em cerca de meia hora e são totalmente seguros, pois sabem quando parar.

O seu, além da carga rápida demais não sabe quando parar, aí que está boa parte do problema.
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Mensagempor Rafael Cotrim » 19 Jan 2005 14:17

Alexmag como q se faz um detector de pico??
é é especifico para cada bateria??

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Mensagempor alexcmag » 19 Jan 2005 15:55

dark escreveu:Alexmag como q se faz um detector de pico??
é é especifico para cada bateria??


Tem um circuito rolando aí no site, dá uma olhada no tópico do metalk sobre carregador.

Não sei dizer muito sobre isto porque minha praia é eletrônica digital, e baterias, carregadores, etc. são analógicos...
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Re: Baterias NiCd

Mensagempor CaioMix » 23 Jan 2005 14:52

ATARI-2600 escreveu:
Cassiusfxg escreveu:Então pelo que eu entendi:Mesmo carregando uma bateria de NiCd corretamente, eu ainda corro o risco de ocorrer o efeito memória?Como faço para eliminar ele de vez?

Outra coisa: Onde consigo baterias alternativas de NiMH (fáceis de encontrar)?As de Nicd alternativas, sei que consigo comprando baterias de telefone sem fio.


as baterias de telefone sem fio num tem descarga suficiente perto das apropriadas... fora o preço
costumam custar 15 reais de 2 ou 3 celulas ... vc precisaria de 8 celulas

4x15 = 60 reais ( 4 packs de telefone a 15 reais cada ) se num me engano um pack pronto de 8 celulas 300mah celulas minamoto de exelente descarga no PC custa 65 ou 70 reais





Que tipo de fonte eu deveria usar para caregar uma bateria de 6 células daquelas de telefone (Tensão, corrente, etc.)?

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Re: Baterias NiCd

Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2005 15:53

CaioMix escreveu:Que tipo de fonte eu deveria usar para caregar uma bateria de 6 células daquelas de telefone (Tensão, corrente, etc.)?


Nenhum.

Você deve usar um carregador, que é um circuito feito para carregar a bateria.
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